CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Cientistas propõem plano controverso para recongelar os pólos norte e sul pulverizando dióxido de enxofre na atmosfera

recongela19/09/2022, por Thomas Moore - Uma frota de 125 navios-tanque militares de reabastecimento ar-ar liberaria uma nuvem de partículas microscópicas de dióxido de enxofre a uma altitude de 43.000 pés (13 km) e uma latitude de 60 graus em ambos os hemisférios, sombreando ligeiramente a superfície da Terra abaixo. Os cientistas delinearam um plano controverso para recongelar os pólos norte e sul e diminuir o termostato global. Eles dizem que jatos voando alto podem pulverizar partículas microscópicas de aerossol na atmosfera para refletir a luz solar e resfriar as calotas polares derretidas. Seriam necessários cerca de 175.000 voos ...

por ano, liberando milhões de toneladas de dióxido de carbono. Mas um ex-cientista-chefe do Reino Unido apoiou os planos, dizendo à Sky News que o aquecimento polar agora é crítico - e o recongelamento do gelo pode conter o aumento do nível do mar global. O novo estudo foi liderado por Wake Smith, da Universidade de Yale, nos Estados Unidos. Ele alertou que o plano trataria um sintoma importante da mudança climática, não a causa.

"É aspirina, não penicilina. Não é um substituto para a descarbonização", disse ele.

Segundo o plano, uma frota de 125 navios-tanque militares de reabastecimento ar-ar liberaria uma nuvem de partículas microscópicas de dióxido de enxofre a uma altitude de 43.000 pés (13 km) e latitude de 60 graus em ambos os hemisférios, aproximadamente equivalente às Ilhas Shetland em ao norte e as Malvinas ao sul.

As partículas flutuariam lentamente em direção aos pólos em ventos de alta altitude, sombreando ligeiramente a superfície da Terra abaixo. Pouco mais de 13 milhões de toneladas de partículas liberadas na primavera e no verão seriam suficientes para resfriar as regiões polares em 2°C, com resfriamento mais moderado em latitudes médias, de acordo com a pesquisa publicada na revista científica Environmental Research Communications.

O plano é controverso, até porque o grande número de voos - equivalente a mais de dois dias de tráfego aéreo global em 2021 - liberaria gases de efeito estufa na atmosfera superior, onde são mais prejudiciais. Outros cientistas também estão cautelosos em liberar o sombreamento solar porque isso pode ter consequências não intencionais, como reduzir o rendimento das colheitas.

Um plano para liberar partículas de um balão no norte da Suécia no ano passado foi abandonado após protestos de ambientalistas. Um programa de liberação em larga escala precisaria de um acordo internacional. Mas os pesquisadores argumentam que apenas 1% da população humana vive na zona de implantação alvo. E o custo anual de £ 10 bilhões do programa seria muito menor do que a captura de carbono ou outros meios de mitigar ou se adaptar às mudanças climáticas, acrescentam.

"Se a equação risco-benefício valesse a pena em algum lugar, seria nos polos", disse Smith.

"Qualquer giro intencional do termostato global seria de interesse comum para toda a humanidade."

Leia também - NASA desenvolve material capaz de se autoregenerar

Os pólos estão aquecendo várias vezes mais rápido do que a média global, com ondas de calor recorde registradas no Ártico e na Antártida no início deste ano. Se as vastas camadas de gelo da Groenlândia e da Antártida Ocidental atingirem um ponto de inflexão - agora visto como provável nas projeções atuais do aquecimento global -, o nível do mar aumentaria vários metros.

Sir David King, ex-cientista-chefe do governo e fundador do Center for Climate Repair (CCR) da Universidade de Cambridge, disse à Sky News que é necessária uma ação radical para salvar o gelo polar.

"Estamos bem aqui, agora", disse ele.

"A ideia é ganhar tempo enquanto reduzimos as emissões de gases de efeito estufa profunda e rapidamente.

"Isso é essencial. Se continuarmos emitindo no ritmo atual, estamos fritos."

Shaun Fitzgerald, diretor do CCR, disse que o grande número de voos poderia ser justificado se lidasse com o problema imediato da elevação do nível do mar.

"Usar aeronaves não é nada bom, mas o impacto desses gases de efeito estufa é um efeito de longo prazo.

"Estamos preocupados com os impactos (das mudanças climáticas) neste momento. É realmente urgente."

O CCR está trabalhando em uma estratégia em seus laboratórios para clarear as nuvens sobre o Oceano Ártico com uma frota de navios bombeando água do mar para a atmosfera. As nuvens refletiriam a luz solar de volta ao espaço, resfriando o gelo na região.

O CCR apóia uma moratória das Nações Unidas sobre a tentativa de qualquer forma de geoengenharia em escala até que experimentos mostrem que é seguro e há um acordo de que há uma necessidade crítica de usá-lo.

Fonte: https://news.sky.com/