CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Autoridades de companhias aéreas dos EUA alertam para crise 'catastrófica' na aviação com novo serviço 5G

aviacaog117/01/2022 - A introdução da nova tecnologia perto de aeroportos pode interferir em instrumentos críticos do avião, como rádio altímetros. Os chefes das companhias aéreas dos EUA alertaram que a introdução de um novo serviço 5G poderia fazer com que o comércio dos EUA “parasse” devido à possibilidade de aterrar um número significativo de aeronaves e poderia “encalhar dezenas de milhares de americanos no exterior”.

Os avisos de uma iminente crise “catastrófica” na aviação vieram em uma carta enviada ao diretor do conselho econômico nacional da Casa Branca, Brian Deese, ao secretário de transporte, Pete Buttigieg, ao administrador da Federal Aviation Administration (FAA), Steve Dickson, e à Federal Communications Commission (FCC). ), Jessica Rosenworcel, informou a Reuters na segunda-feira.

“A menos que nossos principais hubs sejam liberados para voar, a grande maioria do público de viagem e transporte estará essencialmente em terra”, a carta, assinada pelos executivos-chefes da American Airlines, Delta Air Lines, United Airlines, Southwest Airlines e Jet Blue, bem como transportadoras de cargas e encomendas UPS e FedEx, disse.

Eles alertaram que a nova tecnologia C-Band 5G pode interferir em instrumentos críticos do avião, como rádio altímetros – que avaliam a distância do solo ao fundo da embarcação voadora – e ter impacto nas operações de baixa visibilidade.

“Isso significa que em um dia como ontem, mais de 1.100 voos e 100.000 passageiros estariam sujeitos a cancelamentos, desvios ou atrasos”, advertiu a carta, acrescentando um apelo para que ações urgentes sejam tomadas.

“Para ser franco, o comércio do país vai parar”, disseram os executivos.

A Airlines for America, o grupo de lobby que organizou a carta, e agências governamentais não estavam imediatamente disponíveis para comentar. Em uma carta datada de 4 de janeiro, o grupo agradeceu a Buttigieg, Dickson e Deese por “chegar a um acordo com a AT&T e a Verizon para atrasar a implantação planejada da banda C 5G em certos aeroportos por duas semanas e se comprometer com as mitigações propostas”.

“A segurança é e sempre será a principal prioridade das companhias aéreas dos EUA”, afirmou. “Continuaremos a trabalhar com todas as partes interessadas para ajudar a garantir que o novo serviço 5G possa coexistir com a aviação com segurança.”

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Como parte do acordo – que foi datado de 3 de janeiro – a AT&T e a Verizon concordaram em criar zonas de amortecimento em torno de 50 aeroportos dos EUA para reduzir os riscos de interferência e tomar outras medidas para reduzir a interferência potencial por seis meses. Mas o acordo para adiar a implementação mais ampla da tecnologia para 19 de janeiro está prestes a expirar. As companhias aéreas solicitaram “que o 5G seja implementado em todo o país, exceto dentro dos aproximadamente 3,2 km das pistas do aeroporto” em alguns aeroportos importantes.

“É necessária uma intervenção imediata para evitar interrupções operacionais significativas para passageiros aéreos, transportadores, cadeia de suprimentos e entrega de suprimentos médicos necessários”, informou a Reuters na carta. Também alertou que as restrições de voo não se limitarão a operações climáticas ruins.

“Vários sistemas de segurança modernos em aeronaves serão considerados inutilizáveis, causando um problema muito maior do que sabíamos…
de castigo."

As companhias aéreas pediram ações para garantir que “o 5G seja implantado, exceto quando as torres estiverem muito próximas das pistas dos aeroportos, até que a FAA possa determinar como isso pode ser realizado com segurança sem interrupções catastróficas”. No domingo, a FAA disse que liberou cerca de 45% dos aviões comerciais dos EUA para realizar pousos de baixa visibilidade em muitos aeroportos onde a banda C 5G será implantada a partir de quarta-feira.

O alerta segue alertas anteriores de que helicópteros Medevac ou aeronaves que hospitais e missões de resgate também podem ser afetados pela tecnologia. De acordo com um relatório da Bloomberg, a interferência 5G em altímetros de rádio em helicópteros de emergência pode aterrar as operações. O 5G não necessariamente desligará o altímetro, mas poderá fazer com que ele forneça leituras imprecisas.

Fonte: https://www.theguardian.com/