CIÊNCIA E TECNOLOGIA

A transmissão da localização da Terra pode provocar invasão alienígena, alerta cientista de Oxford

invasaoali117/04/2022, Por Tom Ough - Os acadêmicos de Oxford sugerem que o "fator de risada" em torno da busca por alienígenas leva a ignorar o risco em torno da "proporção de civilizações pacíficas e hostis". O plano da Nasa de enviar a localização da Terra para o espaço sideral pode provocar um ataque alienígena, alertaram cientistas de Oxford. Pesquisadores da agência espacial dos EUA apoiaram uma mensagem de transmissão, apelidada de "Farol na Galáxia", destinada a saudar inteligências extraterrestres. É uma forma atualizada da mensagem de Arecibo, difundida em 1974 com o mesmo propósito. Melhorias na tecnologia digital significam que mais informações podem agora ser transmitidas. A nova mensagem proposta inclui conceitos matemáticos ...

e físicos básicos para estabelecer um meio de comunicação universal, seguido de informações sobre a composição bioquímica da vida na Terra. Também inclui a localização do sistema solar em relação aos principais aglomerados de estrelas, juntamente com representações digitalizadas do próprio sistema solar, da superfície da Terra e de humanos masculinos e femininos. A mensagem termina com um convite para que as inteligências respondam.

Mas Anders Sandberg, pesquisador sênior do Future of Humanity Institute (FHI) de Oxford, alertou que compartilhar essas informações com a vida inteligente apresenta um risco que deve ser considerado. Sandberg disse ao The Telegraph que, embora a chance de a mensagem chegar a uma civilização alienígena fosse baixa, “ela tem um impacto tão alto que você realmente precisa levá-la muito a sério”. Ele disse que o “fator de riso” em torno da busca por inteligência extraterrestre significava que “muitas pessoas simplesmente se recusam a levar a sério qualquer coisa relacionada a isso. O que é uma pena, porque isso é uma coisa importante”.

No geral, disse o Dr. Sandberg, tanto o risco quanto o benefício potencial foram pequenos. Dada a dificuldade de atravessar vastas extensões do espaço interestelar, uma mensagem recebida mesmo por uma civilização muito avançada pode ser pouco além, como disse Sandberg, “um cartão postal dizendo: ‘Gostaria que você estivesse aqui’”. A mensagem de Arecibo é uma das várias transmissões, incluindo alguns anúncios, já enviados por humanos ao espaço. “Os pobres alienígenas já podem estar recebendo várias mensagens enviadas por vários motivos”, disse Sandberg. Uma abordagem melhor do que grupos individuais disparando missivas ad-hoc, sugeriu Sandberg, seria a humanidade coordenando-se como espécie. “Não somos bons em coordenação, mas acho que é um bom exercício”, disse ele.

Toby Ord, colega de Sandberg na FHI, apresentou argumentos semelhantes em The Precipice, um livro publicado em 2020 no qual analisa os riscos existenciais enfrentados pela humanidade. Ord sugeriu que seria sensato ter “discussão pública” antes de enviar mensagens a alienígenas, apontando que “mesmo o SETI passivo (ouvir suas mensagens) pode conter perigos, pois a mensagem pode ser projetada para nos aprisionar.

Leia também - Supercomputador chinês é o mais rápido do mundo

“Esses perigos são pequenos, mas mal compreendidos e ainda não bem administrados.”

‘A desvantagem pode ser muito maior’

No geral, escreveu o Dr. Ord, “a principal questão relevante é a proporção entre civilizações pacíficas e hostis. Temos muito pouca evidência sobre se isso é alto ou baixo, e não há consenso científico. Dado que a desvantagem pode ser muito maior do que a vantagem, isso não me parece uma boa situação para tomar medidas ativas em direção ao contato.”

Os cientistas da Nasa propuseram que a mensagem fosse transmitida a partir do FAST (China’s Five-hundred-meter Aperture Spherical Radio Telescope) e do Allen Telescope Array do SETI Institute, no norte da Califórnia. Nenhuma data foi oferecida para a transmissão. Cientistas, incluindo Stephen Hawking, alertaram no passado que essas mensagens podem ser arriscadas. Em um documentário lançado em 2010, o professor Hawking apontou que, na Terra, as interações entre civilizações em diferentes níveis de avanço tecnológico tendem a não funcionar muito bem para o grupo menos avançado.

“Só temos que olhar para nós mesmos para ver como a vida inteligente pode se transformar em algo que não gostaríamos de encontrar”, disse o professor Hawking, citando a chegada de europeus às Américas.

Fonte: https://www.telegraph.co.uk/