CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Este robô de armazém lê a linguagem do corpo humano

roboarma120/06/2022 - Máquinas que entendem o que seus companheiros humanos estão fazendo podem aumentar a produtividade sem tirar empregos.RODNEY BROOKS SABE um pouco sobre robôs. Além de ser um pioneiro da pesquisa acadêmica em robótica, ele fundou empresas que deram ao mundo o aspirador de pó robô, o bot de eliminação de bombas e um robô de fábrica que qualquer um pode programar. Agora Brooks quer apresentar outro tipo revolucionário de robô auxiliar – um robô móvel de armazém com a capacidade de ler a ...

linguagem corporal humana para dizer o que os trabalhadores ao seu redor estão fazendo. Os robôs estão trabalhando cada vez mais próximos aos humanos, e encontrar maneiras de maximizar o trabalho em equipe homem-máquina pode ajudar as empresas a aumentar a produtividade e talvez levar a novos tipos de empregos, em vez de robôs substituindo pessoas. Mas dar aos robôs a capacidade de ler pistas humanas está longe de ser fácil.

A nova empresa de Brooks, a Robust AI, apresentou seu robô móvel, Carter, projetado para trabalhar em armazéns, na semana passada. “A analogia aqui é um cão de serviço”, diz Brooks por videochamada. “Ele obedece a você; você pode modificar seu comportamento, e ele está lá para ajudá-lo.”

O robô robusto da IA, Carter, parece o tipo de carrinho que você encontraria em uma loja de artigos para a casa, mas tem uma base motorizada, uma tela sensível ao toque montada acima do guidão e um periscópio com várias câmeras. Ele usa essas câmeras para escanear a cena ao redor, permitindo que seu software identifique trabalhadores próximos e tenta inferir o que eles estão fazendo a partir de sua pose e como estão se movendo. Se um trabalhador humano precisa mover várias caixas, por exemplo, ele pode se aproximar de um robô Carter se movendo de forma autônoma e, segurando o guidão, assumir o controle manual. O robô pode ser configurado para executar uma variedade de tarefas diferentes usando uma interface gráfica “sem código” – por exemplo, para seguir uma pessoa em um armazém, carregando itens que são retirados das prateleiras.

Brooks tem um histórico de ser cedo para explorar novas direções na robótica que varrem o campo, e ele tem sido um crítico aberto do recente hype sobre o progresso da inteligência artificial. Mas sua carreira também ilustra os desafios que surgem com a comercialização de pesquisa em robótica avançada.

Na década de 1990, Brooks ajudou a tornar os robôs mais práticos, mostrando os benefícios de uma abordagem que criava comportamentos complexos e práticos ao programar robôs com regras relativamente simples sobre como responder ao ambiente. Seu laboratório também realizou um trabalho pioneiro em interações humano-robô. Ele foi cofundador da iRobot, uma empresa que desenvolveu robôs de limpeza de pisos, incluindo o Roomba, bem como máquinas usadas pelos militares para tarefas como eliminação de bombas. Em 2008, ele fundou a Rethink Robotics, uma empresa que construiu dois robôs no local de trabalho, chamados Baxter e Sawyer, que foram projetados para serem mais fáceis de usar do que os bots existentes. Mas a empresa faliu em 2018 alegando falta de vendas.

Ler e responder à linguagem corporal humana pode ser um salto para o tipo de robô se a nova empresa de Brooks puder convencer outras empresas a comprar suas máquinas. Os grandes robôs industriais ainda trabalham dentro de gaiolas para evitar que machuquem alguém. Embora fábricas e armazéns usem cada vez mais robôs com rodas para transportar itens e braços robóticos de baixa potência projetados para trabalhar com segurança ao lado de pessoas, trabalhadores humanos e robôs ainda permanecem em grande parte separados.

As vendas de robôs de trabalho em todo o mundo estão crescendo de forma constante após uma recente desaceleração no crescimento devido à pandemia, de acordo com dados da Federação Internacional de Robótica, um grupo do setor. As vendas de “robôs colaborativos”, ou seja, robôs que trabalham no mesmo espaço físico que humanos sem necessariamente auxiliá-los diretamente, cresceram 6% em todo o mundo em 2020, em comparação com 0,5% para todos os robôs industriais no mesmo período.

Leia também - Biopirataria

Na semana passada, a Amazon revelou um novo robô móvel, chamado Proteus, que tem sua própria capacidade rudimentar de detectar humanos. Enquanto outros robôs nas instalações da Amazon trabalham em espaços físicos separados dos humanos – por exemplo, para mover prateleiras cheias de mercadorias ao alcance de trabalhadores humanos – o Proteus pode navegar pelas áreas em que as pessoas estão trabalhando. Ele usa sensores para procurar humanos ou outros obstáculos e para se detectar que pode esbarrar em alguém. O anúncio da Amazon “indica que eles estão fazendo investimentos para uma colaboração cada vez maior”, diz Brad Porter, que trabalhou anteriormente como vice-presidente de robótica na Amazon e agora é o fundador e CEO da Collaborative Robots, outra startup que trabalha em robôs projetados para funcionar mais próximo dos humanos.

A IA robusta espera ir além da Amazon desenvolvendo robôs que podem ver o que os trabalhadores humanos estão fazendo e ajudá-los. Brooks diz que isso deve tornar o trabalho humano menos repetitivo e pode ajudar os trabalhadores a assumir novas responsabilidades. “Não estamos tentando substituir as pessoas aqui”, diz ele. “Queremos fazer os robôs trabalharem para as pessoas e não o contrário.”

Clara Vu, cofundadora e CTO da Veo Robotics, uma empresa que desenvolveu um software que torna até mesmo robôs grandes e poderosos seguros para trabalhar, diz que as oportunidades para o trabalho em equipe humano-robô estão crescendo porque a tecnologia necessária para detectar, mapear e mover-se pelos locais de trabalho humanos está se tornando mais comum. “Estamos encontrando mais robôs e pessoas trabalhando juntos”, diz ela. “As pessoas estão começando a olhar para as capacidades humanas e robóticas como realmente muito complementares.”

A IA robusta está direcionando sua tecnologia para armazéns menores que atualmente não usam muita automação. Matt Beane, professor assistente da UC Santa Barbara que estuda como as organizações usam a IA e a robótica, e que foi consultor da Robust AI, diz que muitas empresas são incapazes de redesenhar completamente suas operações em torno da automação convencional que não combina bem com as pessoas. As empresas nessa posição podem estar mais propensas a investir em algo como Carter, diz ele, mas pode ser complicado medir o retorno que uma operação obtém com esse tipo de trabalho em equipe humano-robô.

Bilge Mutlu, professor da Universidade de Wisconsin-Madison, fez pesquisas mostrando que a colaboração entre humanos e robôs às vezes pode melhorar a produtividade. Ele fez um trabalho com a Boeing que envolve robôs realizando um procedimento como depositar revestimentos ou lixar para fazer peças de aeronaves enquanto um humano supervisiona o trabalho e intervém apenas se necessário. Mas Mutlu diz que a colaboração nem sempre melhora as coisas e nem sempre está claro a melhor forma de implementá-la. “Na academia, criamos essas demonstrações impressionantes e outras coisas, mas a ciência não está lá”, diz ele. O mais recente robô de Brooks já é uma ótima demonstração, mas terá que ajudar mais empresas a saltar para a automação para ter sucesso.

Fonte: https://www.wired.com/