Castração retarda o envelhecimento do DNA

castraovelha1Novas pesquisas mostram que a castração de ovelhas macho atrasa o envelhecimento do DNA em comparação com machos intactos. A maioria de nós está familiarizada com o fato de que as mulheres vivem mais do que os homens. Mas amigos, se disséssemos que há uma coisa que pode ser feita para aumentar sua expectativa de vida, vocês fariam? Em um estudo publicado hoje na eLife, pesquisadores da Universidade de Otago, juntamente com colaboradores dos Estados Unidos, ...

mostraram que a castração de ovelhas macho atrasa o envelhecimento do DNA em comparação com machos intactos, e que também impulsiona as características femininas do DNA e as marcas químicas que ele contém. detém, conhecido como metilação do DNA.

"Tanto os fazendeiros quanto os cientistas sabem há algum tempo que ovelhas machos castradas vivem em média muito mais tempo do que suas contrapartes intactas; no entanto, esta é a primeira vez que alguém olhou para o DNA para ver se ele também envelhece mais lentamente", diz o primeiro autor do livro. o estudo, estudante de doutorado em anatomia da Universidade de Otago, Victoria Sugrue.

Para fazer isso, os pesquisadores primeiro tiveram que gerar um 'relógio epigenético' de um grande número de ovelhas para que pudessem medir o envelhecimento do DNA. Eles então olharam para o relógio epigenético de machos castrados e intactos e descobriram que sua 'taxa de tique-taque' é diferente; o que significa que a vida mais longa das ovelhas castradas, ou 'wethers', como são chamados pelos agricultores, se reflete em seu DNA. A base deste estudo é o rápido desenvolvimento de ferramentas para estudar o envelhecimento do DNA. Recentemente, tornou-se possível estimar a idade de humanos e outros mamíferos usando apenas DNA e relógios epigenéticos.

Inventor do relógio epigenético e co-autor do estudo, o professor Steve Horvath, da Universidade da Califórnia em Los Angeles explica; "Desenvolvemos uma maneira de medir a idade biológica em uma ampla gama de mamíferos - analisamos mais de 200 espécies até agora e descobrimos uma semelhança surpreendente na idade dos animais. Mas o estudo com ovelhas foi único porque isolou especificamente os efeitos dos hormônios masculinos. no envelhecimento." Dr Tim Hore, co-líder da equipe de pesquisa e professor sênior do Departamento de Anatomia de Otago, diz que as descobertas do estudo fornecem novos caminhos para entender o mecanismo do envelhecimento acelerado masculino.

"Descobrimos que machos e fêmeas têm padrões muito diferentes de envelhecimento de DNA em ovelhas; e que, apesar de serem machos, os castrados (wethers) tinham características muito femininas em locais específicos de DNA.

"Curiosamente, esses locais mais afetados pela castração também se ligam a receptores de hormônios masculinos em humanos a uma taxa muito maior do que seria de esperar por acaso. Isso fornece uma ligação clara entre castração, hormônios masculinos e diferenças específicas do sexo no envelhecimento do DNA", disse. Dr. Hore diz.

Para entender quais tecidos são fortemente afetados pelos níveis hormonais, os pesquisadores analisaram os efeitos sexuais em camundongos. Nos tecidos onde os receptores hormonais masculinos são encontrados (por exemplo, pele, rim e cérebro) foram observadas grandes diferenças entre os padrões de DNA em machos e fêmeas. Em contraste, tecidos sem expressão de receptores hormonais masculinos pareciam os mesmos em machos e fêmeas.