Usando apenas células da pele, laboratório israelense produz embriões sintéticos de camundongos com corações pulsantes

camungeno topo01/08/2022, por Nathan Jeffay - Um embrião sintético de camundongo cultivado no Weizmann Institute of Science, retratado diariamente, desde o primeiro dia no canto superior esquerdo, até o dia oito no canto inferior direito. Em um avanço revisado por pares, embriões cultivados a partir de células-tronco; grupo diversificado de cientistas diz que o método pode um dia ser usado para crescer eticamente células para substituição de órgãos humanos.

Um laboratório israelense cultivou embriões sintéticos de camundongos com cérebros e corações batendo – em um procedimento sem óvulos e sem espermatozoides que usou células-tronco retiradas da pele. A descoberta, publicada na segunda-feira na revista Cell, representa a primeira vez que um embrião avançado de qualquer espécie foi criado apenas a partir de células-tronco, disse o biólogo celular Prof. .

Hanna, cuja equipe de pesquisadores inclui judeus e árabes israelenses, bem como um estudante de doutorado palestino, disse que tentativas anteriores levaram apenas a blastocistos, ou seja, as estruturas formadas no início do desenvolvimento dos mamíferos. Os blastocistos têm uma pequena fração das mais de um milhão de células que estão em seus embriões.

“É notável”, comentou. “Não havia espermatozoides, óvulos e úteros, mas conseguimos embriões formados apenas a partir de células-tronco por oito dias – um terço do período de gestação de um camundongo – com o coração batendo.” Ele disse que a pesquisa poderia um dia ser usada para cultivar estruturas artificiais semelhantes a embriões humanos para gerar células para soluções médicas futuristas.

Os cientistas estão constantemente trabalhando em maneiras de usar células para cultivar órgãos para transplante. A fonte óbvia para tais células – embriões regulares – é vista como repleta de problemas éticos.

camungeno
Um embrião sintético de camundongo cultivado no Weizmann Institute of Science, retratado diariamente, desde o primeiro dia no canto superior esquerdo, até o oitavo no canto inferior direito.

Hanna disse que estruturas sintéticas semelhantes a embriões podem ser vistas de maneira muito diferente. Eles são semelhantes aos embriões normais, mas não são viáveis ​​para implantação. Ele prevê um dia em que pacientes doentes poderão doar células da pele ou do sangue para o crescimento de estruturas artificiais semelhantes a embriões, que por sua vez poderiam produzir as células necessárias para o desenvolvimento de órgãos.

Leia também - O que é na realidade a "Imagem Meramente Ilustrativa" e a Guerra do Photoshop

A chave para a conquista de Hanna é um sistema de incubadora especial no qual cada embrião está em uma garrafa com líquido, e a garrafa está girando para garantir que não se prenda ao lado. A incubadora cria todas as condições necessárias para o desenvolvimento do embrião, incluindo concentração de gás, pressão e temperatura. O líquido – desenvolvido em seu laboratório – dá aos embriões todos os nutrientes, hormônios e açúcares de que precisam.

Em março de 2021, o laboratório de Hanna usou a incubadora para cultivar embriões de 250 células em fetos de camundongos com órgãos totalmente formados usando úteros artificiais. “A diferença entre essa pesquisa e o que alcançamos agora é de onde vêm os embriões”, explicou Hanna. “No estudo anterior, eram embriões naturais que vieram de camundongos e se originaram como óvulos fertilizados por espermatozoides. Agora, os embriões são feitos puramente de células-tronco.”

Ele acrescentou: “Nós estávamos perguntando no momento do estudo anterior o que aconteceria se pegássemos apenas células-tronco e as colocássemos nesta máquina. Agora sabemos a resposta – embriões com órgãos em forma inicial, incluindo um cérebro inicial, um coração pulsante, células-tronco sanguíneas. Eles até imitam todo o embrião, e os tecidos ao redor incluem a placenta e o saco vitelino”.

“Ninguém fez embriões avançados a partir de células-tronco, então isso é significativo. Isso avançará na compreensão de células-tronco e órgãos em mamíferos e provavelmente terá significado prático no futuro”.

Fonte: https://www.timesofisrael.com/