CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Este enorme chip de IA tem o poder de computação de um cérebro humano

chipmente124/08/2021, por Mark Hachman - A tecnologia Cerebras será usada para melhorar os modelos de processamento de linguagem natural, disse o Cerebras. A Cerebras Systems disse hoje que a empresa alcançou o equivalente computacional do cérebro humano, ou o equivalente a 100 trilhões de sinapses. A Cerebras fabrica o que chama de Wafer Scale Engine-1 e -2, um enorme chip de 46.225 mm quadrados mais parecido com o tamanho de um teclado de computador do que com a CPU que fica dentro do seu PC.

A empresa basicamente monta esse chip dentro de um sistema autônomo CS-2, do tamanho de um refrigerador de dormitório. Agora, a empresa diz que conseguiu cercar o CS-2 com várias tecnologias diferentes para permitir que o poder computacional em escala cerebral atinja 120 trilhões de sinapses equivalentes, também chamadas de parâmetros.

A Cerebras não está sozinha na tentativa de modelar o aprendizado de máquina no nível do chip, em um esforço para duplicar o funcionamento do cérebro humano. Em 2020, a Intel agrupou 768 de seus “chips cerebrais” Loihi para formar um cluster “Pohoiki Springs” com o poder aproximado de um rato-toupeira. Em 2019, o objetivo do Loihi era habilitar 100 bilhões de sinapses, sobre o poder computacional de um cérebro de rato.

O chip Cerebras Wafer Scale Engine Gen 2 está várias ordens de grandeza acima disso, assim como o sistema CS-2 no qual está alojado. Embora a maneira pela qual o Cerebras disse ter alcançado esse nível de complexidade envolva várias tecnologias diferentes, ela essencialmente “desagrega” ou separa o armazenamento e a memória do mecanismo de computação do chip, armazenando os modelos fora do chip e transmitindo-os. projetou uma maneira de fornecer até 2,4 petabytes de memória fora do chip para cálculos também.

Leia também - Robôs Militares

Uma das formas de utilização da tecnologia do Cerebras é no Processamento de Linguagem Natural (PLN), a forma como as máquinas interpretam a fala humana, agem sobre ela e comunicam os resultados. Essencialmente, o que o sistema CS2 faz é aumentar drasticamente o número de parâmetros aos quais um modelo de IA tem acesso, tornando o entendimento da IA ainda mais sofisticado.

“As invenções da Cerebras, que fornecerão um aumento de 100 vezes na capacidade de parâmetros, podem ter o potencial de transformar a indústria”, disse Rick Stevens, diretor associado do Argonne National Laboratory, em comunicado. “Pela primeira vez, seremos capazes de explorar modelos do tamanho de um cérebro, abrindo novos e vastos caminhos de pesquisa e percepção”.

Fonte: https://www.pcworld.com/