CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Estamos construindo um “cérebro em nível de espécie” com big data e sensores onipresentes

cerebrodata120/08/2022 - Obter dados limpos e rotulados para treinar nossas IAs não é uma tarefa difícil em si; é apenas um terrivelmente lento e demorado. Por causa disso, todos os lugares onde poderíamos aplicar a IA estão esperando sua vez para obter seus dados todos resolvidos. Se toda a inovação em IA parasse hoje, teríamos décadas de trabalho apenas para fazer as coisas que já sabemos fazer com IA. Existem aplicações de IA onde não somos o gargalo, onde os dados são inequívocos e limpos – porque são dados registrados por sensores.

Sensores são dispositivos projetados para coletar tipos específicos de informações. Eles têm uma gama mais ampla de recursos do que nossos sensores biológicos e podem operar em ambientes mais hostis. Eles são governados por sua própria forma de lei de Moore, então estão sempre melhorando enquanto seus preços caem constantemente. Até o momento, implantamos cerca de um trilhão deles. Antes dos sensores, os computadores eram lacrados em caixas sem acesso ao mundo exterior, contando com humanos para lhes dar dados. Quando os sensores estão conectados às máquinas, eles podem ver e ouvir. Eles podem coletar seus próprios dados sem nosso envolvimento.

Os sensores abrem uma vasta gama de novas aplicações para computadores. Por exemplo, um smartphone típico tem cerca de uma dúzia de sensores que o conectam ao mundo exterior. Um deles é um sensor de localização baseado em GPS. Muitos telefones transmitem constantemente sua localização, de forma totalmente anônima. Quando um número suficiente de pessoas faz isso, o fluxo de tráfego para todo o país pode ser registrado em tempo real. Com efeito, os computadores estão replicando nosso mundo analógico em sua memória digital, operando como uma espécie de espelho digital. Assim, enquanto o tráfego flui em torno das ruas reais, ele também flui simultaneamente em torno de uma rua virtual. Claro, tudo é apenas um monte de uns e zeros, mas é assim que se parece um reflexo digital do nosso mundo analógico.

Com este espelho digital, os computadores podem direcionar o tráfego de forma otimizada para todo o país. Se eles virem que há uma centena de telefones em um determinado ponto da interestadual que estão se movendo a apenas cinco quilômetros por hora, eles podem razoavelmente supor que houve uma colisão lá. Se eles perceberem que o tráfego na estrada de acesso adjacente não foi afetado, eles podem encaminhar o tráfego da interestadual para a estrada de acesso.

Leia também - Volta cataclísmica de "A Grande Serpente" anunciada para breve

Mas nem todo o tráfego, apenas o suficiente para equilibrar as coisas. As máquinas podem fazer isso sem nunca tocarmos nos dados. Esta aplicação de computadores e sensores já está sendo utilizada e é tremendamente benéfica. A cada dia que o sistema é executado, mais dados são coletados para treinar ainda mais os algoritmos, para que eles sempre melhorem. Percebi que o programa que uso no meu telefone para passar pelo trânsito geralmente obtém minha hora de chegada com precisão de um minuto ou dois. Fale sobre ver o futuro.

Com o preço dos sensores caindo, em alguns casos, para uma fração de centavo, seremos capazes de construir sistemas como esse para cada vez mais partes de nossas vidas, não apenas para o tráfego. Não vamos apenas informatizar tudo, mas também sensoriá-lo. Já conectamos cinquenta bilhões de dispositivos inteligentes à Internet e estamos a caminho de cinquenta trilhões.

Como exploramos anteriormente, costumávamos armazenar dados apenas no DNA. Então, com a escrita, os dados se expandiram exponencialmente, criando nosso genoma virtual. Tipos móveis e papel barato significaram que o genoma cresceu mais e, com o advento da era digital, voltou a crescer exponencialmente. Agora você costuma ver estatísticas como: “Criamos mais dados todos os dias do que criamos desde o início dos tempos”. Essas estatísticas são bastante sem sentido, pois realmente são maçãs para laranjas, mas chegam a algo grande, que o genoma da Agora está se expandindo rapidamente. Onde isso acaba levando?

Imagine por um momento se produzíssemos tantos sensores que pudéssemos registrar tudo – isto é, se criássemos um reflexo digital não apenas de nosso tráfego, mas de todo o nosso mundo. O que provavelmente gravaremos? Tudo. Comece com cada palavra que você diz, cada lugar que você for. Cada pessoa que você conhece, e tudo o que eles dizem para você. Tudo o que seu olho rastreia, junto com sua resposta fisiológica a ele. Imagine se cada respiração que você toma fosse registrada, e cada batida do seu coração. Cada objeto que você possui seria animado com sensores. Suas roupas, suas jóias, seus móveis, até sua escova de dentes. Cada panela e frigideira, cada aparelho. Cada utensílio seria carregado com sensores que registrariam os nutrientes de cada mordida que você der. Quando você vai a uma loja, tudo o que você manuseia, mas não compra, será registrado; quando você jantar fora, exatamente o que você pediu e quanto você comeu também será. Cada interação com cada pessoa, cada flor que você para para cheirar, o quanto você bate palmas em um show. Cada palavra que você digita, cada dólar que você gasta.

Isso vai acontecer, não porque o Big Brother vai nos forçar, mas porque vamos exigir isso. Se uma colher pode me impedir de pegar Salmonella, eu quero uma. Se uma escova de dentes pode me dizer que estou ficando resfriado, quero uma dessas também.

Talvez esta seja a sua ideia de uma distopia. Em caso afirmativo, segure esse pensamento por um minuto. Por enquanto, apenas considere o bem que isso poderia fazer.

Lembre-se das cinco deficiências dos humanos que limitam nossa capacidade de ver o futuro, de sermos donos de nosso próprio destino. Somos ruins em matemática, ruins em raciocínio, ruins em coletar dados, limitados na quantidade de dados que podemos manipular e incapazes de compreender a complexidade do mundo em que estamos. seu raciocínio. Eles podem coletar uma quantidade ilimitada de dados e analisá-los também. E com poder de processamento suficiente, eles podem descobrir a maneira como tudo está conectado a todo o resto.

Que tipo de conexões são essas? Ninguém fazia ideia de que a deficiência de iodo era tão terrível e tão prevalente nos EUA. Mas depois que o sal iodado foi introduzido em 1924 sob a promessa de que eliminaria o bócio, o QI de todo o país subiu 3,5 pontos. Nos estados com altos níveis de deficiência de iodo, subiu quinze pontos. Nos Estados Unidos, o estereótipo dos sulistas como letárgicos e estúpidos era muitas vezes verdadeiro entre os pobres que andavam descalços e pegavam ancilostomídeos do solo. Era uma epidemia nas áreas rurais do sul, e um estudo de 1926 sobre o assunto dizia que uma pessoa infectada com ancilostomíase parecia estar “vivendo em outro mundo totalmente separado, e está apenas remotamente em contato com o mundo cotidiano ao seu redor”. Por que isso se refere apenas ao Sul? De acordo com o censo americano de 1940, naquela época 94% das pessoas em Massachusetts tinham vasos sanitários com descarga, enquanto apenas 19% os tinham no Mississippi. Cavar os buracos nas dependências um pouco mais fundo reduziu drasticamente a incidência de ancilostomídeos. Resolver esse problema elevou o QI de toda a região. Uma praga semelhante no Sul foi a deficiência de niacina devido a uma dieta amplamente baseada em milho. Fortificar a farinha de milho com niacina aumentou ainda mais o QI geral e resolveu uma série de outros problemas de saúde. A remoção do chumbo da tinta aumentou o QI em todo o país, enquanto a remoção da gasolina teve um impacto ainda maior. Como as cidades tinham a maior densidade de automóveis, elas também tinham a maior densidade de chumbo ambiental. Acredita-se que o chumbo dos carros tenha causado o aumento da criminalidade urbana nas décadas de 1960 e 1970. Após sua eliminação, a criminalidade caiu e, mais uma vez, os QIs subiram.

Um espelho digital do nosso mundo teria facilmente descoberto tudo isso. O iodo, os ancilostomídeos, a niacina, o chumbo – tudo está lá nos dados, apenas gritando para nós. Mas nosso mundo é uma cacofonia de dados todos gritando para nós, e as coisas só aumentam aleatoriamente acima do barulho, como quando alguns fumantes do antidepressivo Wellbutrin relataram que seus desejos por cigarros diminuíram, e descobriu-se que a droga é um poderoso tabagismo auxílio cessação. Agora é vendido como tal sob o nome comercial Zyban.

A história está cheia desses tipos de descobertas aleatórias. As pessoas na Rússia e na Finlândia costumavam manter um sapo marrom no leite para evitar que ele estragasse. Só mais tarde descobrimos que as secreções do sapo são antibacterianas. Na Segunda Guerra Mundial, soldados alemães na África relataram que os habitantes locais curavam a disenteria consumindo esterco de camelo fresco e quente, que agora sabemos conter um poderoso antibiótico.

Alguém se pergunta como tudo isso foi descoberto. Quem foi a primeira pessoa a colocar um sapo marrom no leite e perceber que o leite durou mais? Ou quem gostava de comer fezes frescas de camelo e um dia notou que sua disenteria estava curada? Quem sabe o que ainda não descobrimos? Talvez yodeling ao fazer chutes de agachamento russo adicione dez anos à sua vida. E, inversamente, imagine o que podemos estar fazendo hoje que está deixando todos nós estupefatos. Talvez em alguns anos acordemos com uma manchete como “Maçãs: Assassinos Silenciosos da Natureza”.

Ninguém pode escrever tudo o que sabe. E mesmo que o fizessem, quem poderia ler tudo isso? Quem sabe quantas vezes alguém descobriu a cura de esterco de camelo antes que ela pegasse? Antes, só podíamos salvar as coisas realmente boas. Assim, a escrita de Platão sobreviveu, mas a cura de joanete de sua tia se perdeu ao longo dos tempos. Agora, imagine se coletivamente nada fosse esquecido.

Imagine se a experiência de vida de cada pessoa que vive deste momento em diante fosse preservada para sempre, e esses dados fossem usados ​​para melhorar a vida de todos que estão por vir. Basta pensar em como a vida seria diferente se essa tecnologia tivesse sido inventada há mil anos, e hoje vivemos em um mundo onde nossas escolhas podem ser informadas por cada uma das escolhas, boas e ruins, dos bilhões de pessoas que vieram antes de nós.

Tendo acesso a essa tecnologia, nossos descendentes ficarão maravilhados por termos feito algum progresso. Para eles, nossas vidas parecerão como se fôssemos marinheiros bêbados de licença em terra, cambaleando pela vida tomando decisões caprichosas com base em raciocínio falho e dados anedóticos. Só de vez em quando um de nós comia esterco de camelo ou colocava um sapo no leite e aprendia algo novo.

Precisamos de computadores e sensores para melhorar nossas vidas, para permitir que todos tenham acesso à sabedoria de todos os tempos. Não podemos coletar todos os dados sozinhos e tentar entendê-los sem máquinas porque nossos cérebros não estão à altura da tarefa. Imagine se cada pequena decisão que todo mundo tomou nos últimos mil anos, juntamente com seu resultado, tivesse sido registrada em fichas e armazenada em uma instalação gigantesca em algum lugar. Lembra daquele armazém gigante no final do primeiro filme de Indiana Jones, onde eles acabaram armazenando a Arca da Aliança? É aí que os cartões de índice AA a AC estão alojados. Imagine mais cinco mil desses para armazenar todos esses dados. O que poderíamos fazer com isso? Nada útil.

Leia também - Tenda que vira concreto apenas com a adição de água

Os computadores podem fazer apenas uma coisa: manipular uns e zeros na memória. Mas eles podem fazer isso em velocidades de tirar o fôlego com precisão perfeita. Nosso desafio é colocar todos esses dados no espelho digital, para copiar nossas vidas analógicas em seus cérebros digitais. Sensores e computadores baratos farão isso por nós, com preços que caem a cada ano e capacidades que aumentam.

Acoplar o poder de processamento maciço com os sensores criará um cérebro e memória em nível de espécie. Em vez de sermos bilhões de pessoas separadas com conhecimento em silos, nos tornaremos bilhões de pessoas que compartilham um único e vasto intelecto. Comparações com Matrix são fáceis de fazer, mas não são realmente apropriadas. Não estamos falando de um mundo sem agência humana, mas com agência aprimorada, agência baseada em informações.

Tomar decisões informadas por dados é incomensuravelmente melhor. Mesmo que alguém ignore a sugestão do espelho digital, fica mais rico por conhecê-lo. Imagine ter uma IA que pudesse não apenas dizer o que você deve fazer, mas permitir que você insira seus próprios valores no processo de decisão. Na verdade, o sistema aprenderia seus valores por meio de suas ações, e as sugestões que ele daria a você seriam diferentes daquelas que daria a todos os outros, como deveriam ser. Se conhecimento é poder, tal sistema é, por definição, o máximo em empoderamento. Cada pessoa no planeta poderia efetivamente ser mais inteligente e sábia do que qualquer um que já viveu.

Considero este sistema uma coisa boa, e considero-o inevitável. Além disso, o que poderia dar errado?

Fonte: https://bigthink.com/