Cromossomo Y pode estar desaparecendo em humanos, segundo novo estudo

cromosome topo12/09/2022 - Embora a maioria dos mamíferos tenha um sistema baseado em cromossomos X e Y semelhante ao dos humanos, muitas espécies tiveram um declínio gradual nos cromossomos Y. O sexo humano há muito é decidido pelos cromossomos X e Y – as mulheres nascem com dois cromossomos X, enquanto os homens nascem com um cromossomo X e um Y. Esse futuro pode estar em risco, pois os cromossomos Y continuam a desaparecer gradualmente em diferentes espécies de mamíferos, segundo um novo estudo.

O estudo, que foi publicado na revista científica multidisciplinar PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences), analisou o ornitorrinco – um mamífero que tem cromossomos sexuais diferentes, enquanto a maioria dos mamíferos tem um sistema baseado em cromossomos X e Y semelhante ao dos humanos.

O ornitorrinco australiano, no entanto, tem pares de cromossomos XY que normalmente ditariam que o mamífero era um macho – sugerindo que o emparelhamento XY era típico de espécies de mamíferos não muito tempo atrás.

Como outros mamíferos superaram a perda de seu cromossomo Y?

cromosome1
Um ornitorrinco é um mamífero com cauda de castor e bico de pato.

Enquanto os pesquisadores temem que os humanos sejam a próxima espécie a perder os cromossomos Y, a comunidade científica global já está ciente de um mamífero que determinou o sexo por meio da genética mesmo depois de perder seus cromossomos Y – duas espécies de roedores.