CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Primeiro produto de clara de ovo sem frango chega aos mercados dos EUA

frangoovo127/02/2022 - Um dos primeiros produtos feitos com uma nova clara de ovo sem origem animal já está disponível nos Estados Unidos. Os macarons exclusivos são os primeiros a serem feitos com uma proteína de clara de ovo proveniente de fermento químico, projetado para ser indistinguível do que é encontrado em ovos de galinha. The Every Company, fundada em 2014 sob o nome de Clara Foods, é uma das várias empresas de tecnologia de alimentos que trabalham para criar proteínas reais sem origem animal usando um método chamado fermentação de precisão. A ideia por trás do processo é quebrar certos produtos de origem animal, como leite e ovos, em seus ...

componentes moleculares e, em seguida, usar microorganismos para produzir esses componentes. No início deste ano, o primeiro leite sem vaca usando esse método chegou às prateleiras dos supermercados nos Estados Unidos. Esse produto foi criado usando proteínas de soro de fungo modificado, enquanto outras empresas estão trabalhando em produtos lácteos semelhantes usando fermento químico para produzir as proteínas do leite desejadas.

A The Every Company passou os últimos anos focando no uso da mesma técnica para produzir clara de ovo sem frango, trabalhando com fermento engenheirado para produzir proteínas encontradas na clara de ovo. A empresa não divulgou a combinação específica de proteínas usada para criar seu produto final de clara de ovo, mas é provável que a ovalbumina – o principal componente proteico da clara de ovo – desempenhe um papel importante na receita.

Arturo Elizondo, CEO da Every Company, disse que o novo produto de clara de ovo funciona exatamente como uma clara de ovo derivada de frango. Ele bate, areja e assa de maneira idêntica às claras de ovos tradicionais, e a empresa se associou à padaria Chantal Guillon, de São Francisco, para lançar o produto em uma linha de icônicos macarons franceses.

“A clara do ovo é uma das joias da coroa da indústria alimentícia, conhecida por suas propriedades funcionais únicas que a tornam quase impossível de substituir – até hoje”, disse Elizondo. “Hoje também é a primeira vez que os consumidores em qualquer lugar dos EUA podem experimentar CADA EggWhite™ e o fruto de sete anos de pesquisa e desenvolvimento profundos.”

Leia também - EGO: um semi-submarino elétrico e compacto

A clara de ovo sem frango é o terceiro produto sem origem animal criado pela Every Company. Seu primeiro produto totalmente comercializado foi uma pepsina sem origem animal, lançada no início de 2021. A pepsina é uma enzima usada em centenas de produtos alimentícios comerciais, principalmente como um elemento em cápsulas farmacêuticas. A enzima é mais comumente proveniente do revestimento do estômago do porco. A versão de pepsina da The Every Company permite a fabricação farmacêutica vegana.

A Every Company não é a primeira a explorar a fermentação de precisão de proteínas de clara de ovo. No início deste ano, uma equipe de pesquisadores da Universidade da Finlândia revelou a produção bem-sucedida de ovalbumina a partir de fungos modificados. Os pesquisadores estimaram que a fabricação de proteínas de ovos dessa maneira poderia reduzir as emissões de gases de efeito estufa pela metade em comparação com o atual impacto ambiental da criação de frangos. Muito mais trabalho será necessário para aumentar a produção desses tipos de proteínas sem origem animal, mas Elizondo está otimista que os métodos precisos de fermentação transformarão a forma como fabricamos alimentos.

“Nossas proteínas são proteínas animais reais e equivalentes à natureza (não baseadas em plantas ou células) feitas sem o uso de um único animal”, disse Elizondo. “A capacidade da tecnologia de fermentação de precisão para substituir as proteínas de hoje ainda está em sua infância. Acreditamos que essa tecnologia realmente transformará nosso sistema alimentar e, consequentemente, nosso mundo”.

Fonte: The Every Company See More