CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Este facão é controlado por uma planta que produz um braço robótico

bracorobo110/02/2022 - O que isso significa para a área de robótica? Algumas invenções são tão estranhas que simplesmente não podem deixar de chamar a atenção. Esse é o caso do facão de plantas de David Bowen, relatado pela primeira vez pelo designboom na sexta-feira. Um facão cedido por uma planta - O robô-máquina vê um facão sendo cedido por uma planta. Bowen, um artista, inventor, disse o seguinte sobre seu projeto em seu site: https://www.dwbowen.com/plant-machete ! Esta instalação permite que uma planta viva controle um facão. O Plant Machete possui um sistema de controle que lê e utiliza os ruídos elétricos encontrados em um filodendro vivo. O sistema usa um microcontrolador de código aberto conectado à planta para ler vários sinais de resistência nas folhas da planta. Usando um software personalizado, ...

esses sinais são mapeados em tempo real para os movimentos das articulações do robô industrial segurando um facão. Dessa forma, os movimentos do facão são determinados com base na entrada da usina. Essencialmente, a planta é o cérebro do robô que controla o facão, determinando como ele balança, golpeia, fatia e interage no espaço.

A tecnologia, embora impressionante, não é totalmente nova. Muitos engenheiros antes de Bowen tentaram fazer robôs controlados pelo cérebro.

Outros robôs controlados de forma autônoma

Em junho de 2018, cientistas do MIT desenvolveram uma nova maneira de os humanos treinarem robôs usando sinais cerebrais e gestos corporais. A técnica significava que os robôs podiam ser controlados e treinados usando sinais cerebrais inconscientes e gestos manuais intuitivos. A equipe responsável pela descoberta desenvolveu uma maneira de aproveitar os sinais cerebrais chamados "potenciais relacionados ao erro" (ErrPs), que ocorrem inconscientemente quando as pessoas observam um erro.

Em novembro de 2020, cientistas japoneses criaram um dispositivo que permite a qualquer pessoa controlar um mini robô Gundam de brinquedo, um dos robôs de batalha fictícios mais populares do anime, com a mente. Os pesquisadores conseguiram isso por meio de um dispositivo semelhante a uma faixa de cabeça que sincroniza com o robô que foi programado para enviar dados de atividade cerebral para um aplicativo, que acionou os movimentos do robô.

Leia também - Cientistas ingleses inventam roupa em spray

bracorobo2

Em março de 2021, os inventores quenianos David Gathu e Moses Kiuna desenvolveram um braço robótico que pode ser controlado por ondas cerebrais, potencialmente revolucionando a maneira como as pessoas com deficiência interagem com o mundo.

Em dezembro de 2021, uma equipe de pesquisadores da Faculdade de Engenharia e TI da Universidade de Tecnologia de Sydney criou um biossensor que se agarra à pele do rosto e da cabeça para detectar sinais elétricos transmitidos pelo cérebro e traduzi-los em comandos para controlar robôs autônomos. sistemas.

Claro, todas essas invenções funcionaram com ondas cerebrais e não com sinais de plantas. Bowen não indica se sua invenção pode ser ampliada para funcionar em humanos, mas o projeto oferece a promessa de que uma entidade robótica pode ser controlada autonomamente por um corpo externo.

Na verdade, a invenção destaca os muitos desenvolvimentos feitos na robótica, aproximando-se cada vez mais das máquinas controladas por humanos que podem servir como uma extensão das pessoas. Qual é o próximo passo para este facão de planta? Só o tempo irá dizer.

Fonte: https://interestingengineering.com