CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Cientistas usaram cogumelos para fazer chips de computador biodegradáveis

coguchip115/11/2022 - Londres mCNN — A busca por fungos pode não significar apenas que os cogumelos estão no cardápio. Novas pesquisas mostraram que as cascas de cogumelos podem fornecer uma alternativa biodegradável a alguns plásticos usados em baterias e chips de computador, tornando-os mais fáceis de reciclar. Pesquisadores da Universidade Johannes Kepler, na Áustria, estavam trabalhando em eletrônicos flexíveis e elásticos, ...

com foco em materiais sustentáveis para substituir materiais não degradáveis, quando fizeram sua descoberta, publicada na revista Science Advances Friday. Houve uma boa dose de serendipidade envolvida”, disse Martin Kaltenbrunner, chefe da Divisão de Física de Matéria Mole da universidade e coautor do artigo, à CNN. Na época, um membro da equipe procurava usar materiais derivados de fungos para uso em outras áreas. Este trabalho deu origem ao mais recente estudo, que mostra como a pele do cogumelo Ganoderma lucidum pode funcionar como um substituto para o substrato usado em circuitos elétricos. Um substrato é a base de um circuito que isola e resfria os metais condutores que estão sobre ele. Normalmente, são feitos de plásticos não degradáveis, que são descartados após o uso.

A equipe, liderada por Doris Danninger e Roland Pruckner, do Instituto de Física Experimental da universidade, descobriu que o cogumelo – que normalmente cresce em árvores de madeira em decomposição na Europa e no Leste Asiático – forma uma película protetora compacta feita de micélio, uma rede semelhante a uma raiz , para proteger seu meio de crescimento (a madeira).

“Eles fazem isso para se protegerem da entrada de outros fungos ou bactérias”, disse Kaltenbrunner, explicando que a equipe conseguiu colher essa proteção isolante descascando a pele e secando-a.

coguchip2

Segundo o trabalho de pesquisa, a pele é um pouco menos isolante do que o plástico, mas ainda funcionou com segurança e sucesso nos circuitos elétricos, com espessura semelhante ao papel e capacidade de suportar temperaturas superiores a 200° Celsius (392° Fahrenheit), tornando é um bom substrato.

Leia também - Buraco da Guatemala intriga geólogos brasileiros

A pele tem muitas propriedades que a diferenciam de outros materiais biodegradáveis, disse Kaltenbrunner, “mas o mais importante, ela pode simplesmente ser cultivada a partir de resíduos de madeira e não precisa de energia ou processamento de alto custo”.

“Nosso micélio está no ponto ideal” porque pode durar muito tempo se for mantido seco, mas em apenas um composto doméstico padrão, ele se degradaria totalmente em duas semanas ou menos, acrescentou.

Embora o trabalho da equipe seja atualmente experimental e esteja longe de ser colocado em produção em massa, eles acreditam que as peles biodegradáveis podem ser um material alternativo sustentável para uso em eletrônicos que não exigem circuitos elétricos de longa duração, como monitores de saúde vestíveis e etiquetas de comunicação de campo próximo (NFC) para dispositivos eletrônicos.

coguchip3

Mas também vislumbram uma utilização mais ampla se conseguirem controlar o crescimento do micélio para que seja uniforme e reprodutível. Existem grandes quantidades de resíduos de madeira, como lascas de serragem industrial, Kaltenbrunner disse à CNN, que é muito alimento para cogumelos.

Fonte: https://edition.cnn.com