CIÊNCIA E TECNOLOGIA

'Eu criei isso só de pensar': homem paralisado, 62 anos, é a primeira pessoa a twittar uma mensagem usando sua MENTE graças a um minúsculo implante cerebral

implancere127/12/2021 - Um paralítico na Austrália se tornou a primeira pessoa a twittar uma mensagem via pensamento direto graças a um minúsculo implante cerebral do tamanho de um clipe de papel. Philip O'Keefe, 62, que sofre de esclerose lateral amiotrófica (ALS), que o deixou incapaz de mover os membros superiores, twittou: 'Não há necessidade de teclas ou vozes. Eu criei este tweet apenas pensando nisso.' #helloworldbci. Ele foi diagnosticado com ELA, uma forma de doença do neurônio motor, em 2015, e transformou com sucesso seu pensamento direto ....

em texto usando a interface de computador cerebral Stentrode (BCI) em 23 de dezembro. A interface, criada pela Synchron, com sede na Califórnia - uma empresa de medicina bioeletrônica neurovascular - permite que os pacientes realizem tarefas em um computador apenas usando sua mente.

Um homem paralisado na Austrália se tornou a primeira pessoa a twittar uma mensagem (acima) via 'pensamento direto' graças a um minúsculo implante cerebral do tamanho de um clipe de papel. Philip O'Keefe, 62, sofre de esclerose lateral amiotrófica (ALS), que o deixou incapaz de mover os membros superiores. Para compartilhar a notícia, ele assumiu o comando do Twitter do CEO da Synchron, Thomas Oxley, usando a hashtag #HelloWorldBCI - onde BCI significa interface cérebro-computador.

implancere2

O'Keefe (acima) foi diagnosticado com ELA, uma forma de doença do neurônio motor, em 2015, e transformou com sucesso seu pensamento direto em texto usando a interface de computador cerebral Stentrode - feita pela Synchron, com sede na Califórnia - em 23 de dezembro

'Quando ouvi pela primeira vez sobre esta tecnologia, eu sabia quanta independência ela poderia me devolver. O sistema é surpreendente, é como aprender a andar de bicicleta - requer prática, mas uma vez que você está rolando, torna-se natural', disse O'Keefe

Os sinais cerebrais são enviados por meio de uma unidade de telemetria para um pequeno computador colado no peito do paciente, que interpreta quais ações o indivíduo deseja realizar no PC próximo, como mensagens de texto, e-mail e compras online.

implancere3

O'Keefe disse: 'Quando ouvi pela primeira vez sobre essa tecnologia, sabia quanta independência ela poderia me devolver.

'O sistema é surpreendente, é como aprender a andar de bicicleta - requer prática, mas uma vez que você está rolando, torna-se natural.

'Agora, só penso em onde quero clicar no computador e posso enviar e-mail, fazer transações bancárias, fazer compras e enviar mensagens para o mundo via Twitter.'

Para compartilhar a notícia, ele assumiu o comando do Twitter do CEO da Synchron, Thomas Oxley, usando a hashtag #HelloWorldBCI. O objetivo do Sr. O'Keefe era compartilhar sua experiência de recuperar a independência com o mundo e oferecer inspiração para o futuro.

'Minha esperança é que eu esteja abrindo caminho para que as pessoas twittem através de pensamentos', foi sua declaração final.

Ele recebeu a interface cérebro-computador em abril de 2020, após paralisia progressiva causada por ELA, que o deixou incapaz de se envolver em atividades relacionadas ao trabalho ou outras atividades independentes. A equipe Synchron usa os vasos sanguíneos como uma via natural para o cérebro, que são atados com sensores que registram a atividade. O dispositivo Stentrode implantado no cérebro mede 40 mm de comprimento. Desde então, ele tem usado a tecnologia para se reconectar com sua família e colegas de trabalho - continuando as trocas de e-mail e mantendo-se ativamente envolvido em sua consultoria e outros projetos de negócios.

implancere4

Oxley disse: 'Esses divertidos tweets de férias são, na verdade, um momento importante para o campo de interfaces implantáveis de computadores cerebrais.

“Eles destacam a conexão, a esperança e a liberdade que os BCIs dão a pessoas como Phil, que tiveram grande parte de sua independência funcional retirada devido à paralisia debilitante.

"Estamos ansiosos para avançar nossa interface cérebro-computador, Stentrode, no primeiro estudo em humanos dos EUA no ano que vem."

Mensagens de texto pelo poder do pensamento: como funciona o implante cerebral

Usando a interface do computador cerebral Stentrode, os pacientes alcançaram uma precisão média de cliques de 92% e 93% e velocidades de digitação de 14 e 20 caracteres por minuto - sem levantar um dedo. A equipe está usando os vasos sanguíneos como uma via natural para o cérebro, que são atados com sensores que registram a atividade. Esses sinais são enviados por uma unidade de telemetria para um pequeno computador colado no peito do paciente, que interpreta quais ações o indivíduo deseja realizar no PC próximo, como mensagens de texto, e-mail e compras online.

Os testes humanos bem-sucedidos ocorrem em um momento em que muitas empresas trabalham incansavelmente para desenvolver o primeiro chip cerebral – especificamente o Neuralink de Elon Musk, que só demonstrou seu dispositivo em um porco. O dispositivo Stentrode de 40 mm de comprimento é pequeno e flexível, permitindo que ele passe com segurança pelos vasos sanguíneos curvos do cérebro. A equipe observa que o procedimento é semelhante ao de um marca-passo e não requer cirurgia cerebral aberta.

implancere5

Depois que o chip é implantado, os sensores são colocados nos vasos e inseridos em uma unidade de telemetria interna que se conecta a um transmissor sem fio preso ao peito do paciente. A atividade cerebral é coletada pelos sensores, que são enviados ao transmissor que os interpreta em tarefas de computador. O sistema também inclui um rastreador ocular para navegar o cursor na tela do computador.

Fonte: https://www.dailymail.co.uk