CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Segurança Informática: A simbiose da sua vida

infosegura125/04/2023 - Após um surto de inovação tecnológica a partir do final do século XX, o século XXI trouxe uma grande evolução sociobiológica que nem mesmo Charles Darwin teria sonhado: o homo sapiens sapiens digitalensis, humanos sociologicamente inseridos em redes de comunicação digital, “cyborged” com smartphones em suas mãos, exportando memórias para discos cheios de bits e bytes e vivendo em simbiose com seus dispositivos digitais. Enquanto eles eram “apenas” homo sapiens sapiens, os humanos corriam o risco de se tornar “apenas” presas físicas.

Vítimas em potencial para ladrões e criminosos, agressores e mafiosos. Mas como homo sapiens sapiens digitalensis, eles também se tornaram presas digitais. Vítimas em potencial para cyberpunks e cibercriminosos de todos os tipos. O lado sombrio da simbiose da sua vida.

Simbiose, a fusão de sua vida física e digital. Uma mudança de foco para o seu smartphone e laptop. Comunicando. Navegação. Informando. Comprando e pagando. Fotografar e gravar. Ouvindo música. Monitoramento da saúde e prática de esportes… Existem apenas algumas áreas de nossas vidas pessoais em que nossos smartphones ou laptops não importam. Você vive em simbiose com todos os dados armazenados nesses dispositivos digitais. Suas fotos, filmes e TikToks. Seus bate-papos, tweets e postagens. Seus jogos, loot boxes e pontuações de jogos. Suas pastas, arquivos e documentos. Seus cartões de crédito e informações de contas bancárias. Resumindo: sua vida digital. Dados que provavelmente são muito pessoais, provavelmente muito importantes, provavelmente muito valiosos. Dados que são potenciais presas digitais para cibercriminosos.

E essa simbiose é profunda. Pense naqueles momentos de palma suada quando você não consegue encontrar seu smartphone no bolso ou na bolsa. Quando o seu laptop não inicia, mesmo quando você pressiona o botão liga / desliga repetidamente. Quando você não consegue encontrar aquele documento precioso em nenhuma das suas pastas! Quando seu Wi-Fi não deixa você entrar (ou, pior, seu ISP está inoperante)*. A funcionalidade também é uma presa digital em potencial para os cyberpunks.

Essa simbiose é uma presa. Os cibercriminosos estão à espreita de sua vida digital. Obter acesso aos seus dispositivos. Seguindo os aplicativos, páginas da web e chats que você acessa. Gravando cada tecla e movimento do mouse. Espionando suas conversas habilitando o microfone embutido. Assistindo você em casa (em qualquer lugar!) Ligando a câmera embutida. Examinando todos os seus dados, arquivos e pastas. Monitorando suas atividades e hábitos – quando você faz login, quando faz uma pausa, quando sai. Atividades privadas e relacionadas ao trabalho. Perfilando você por suas ações maliciosas. Você é uma presa.

Essa simbiose precisa de proteção. Sua vida digital precisa de proteção. Seus dispositivos simbióticos, smartphone e laptop precisam de proteção. Como homo sapiens sapiens digitalens, você deve:

- Tenha uma senha forte e complexa diferente para cada uma das contas de computação que você usa para acessar seu trabalho, dados pessoais ou financeiros ou qualquer outro valor valioso para você. Fórmulas matemáticas, poemas ou refrões fazem bem. Não reutilize essas senhas em outro lugar. Tente memorizá-las ou use um cofre de senhas, mas certifique-se de que a senha mestra do cofre seja extremamente forte e complexa.

- Empregue a melhor solução de proteção de conta: autenticação de dois fatores. Seu banco e muitos serviços em nuvem já o utilizam.

- Ative a atualização automática do seu sistema operacional e todos os outros aplicativos em execução nos seus dispositivos (cuidado: “Quando a atualização automática não é tão automática”).

- Execute permanentemente um bom software antivírus e proteção de ponto final.

- Certifique-se de que seu laptop ou Macbook esteja criptografado por Bitlocker e Filevault, respectivamente. Caso contrário, seus dispositivos são apenas um livro aberto nas mãos do mal malicioso;

- Instale apenas software de fontes confiáveis (sim, isso é difícil! ─ aparecer no topo da sua pesquisa do Google não significa nada). Atenha-se às lojas Apple iTunes e Google Play, respectivamente. E respeite os direitos autorais e certifique-se de possuir a licença correta.

- “PARE ─ PENSE ─ NÃO CLIQUE” quando não tiver certeza de que o URL para o qual deseja navegar é legítimo. O mesmo vale para códigos QR, links em mensagens, chats e SMS e anexos em e-mails.

- Mantenha um backup de todos os seus dados importantes. Teste esses backups regularmente. E não os deixe permanentemente conectados (pois eles também podem ficar comprometidos). Se você trabalha para o CERN, o CERNBox é seu amigo.

Esta simbiose é a sua vida. Ele vem com muitos benefícios e desvantagens. Seguir as dicas acima pode tornar sua vida digital mais segura e segura. Você é um homo sapiens sapiens digitalensis: comporte-se como um. Aja como um. Responda como um. Proteja como um.

Fonte: https://home.cern