CURIOSIDADES

Dubai tem um problema de carros de luxo abandonados

duluxo3Uma das principais características da urbanização acelerada sem o devido controle e planejamento é o inchaço das cidades, desencadeando graves consequências econômicas e sociais. Esse fenômeno acaba por gerar poluição, engarrafamentos, ...

violência, desemprego, desigualdade social, locais inadequados para moradia, ineficiência na saúde, educação, infraestrutura, etc. Aos quais se junta mais um problema agora: o abandono de carros velhos. Irresponsáveis donos de carros antigos, ao se deparar com multas ou preços de consertos com valores mais altos que o valor do veículo, não têm melhor ideia do que abandoná-los na rua para enferrujar e morrer. E tal fenômeno não é somente verificado em cidades brasileiras, senão que por todo o mundo, inclusive em Dubai. Só que enquanto aqui os carros abandonados são fuscas, chevettes, opalas, monzas e outras fubicas, no Emirado são carros esportivos de ponta que estão sendo abandonados e deixados ao tempo em parques de estacionamento de aeroportos e à beira da estrada em toda a cidade.

duluxo2


Relatórios recentes destacaram que os carrões esportivos tomando poeira em Dubai e em Abu Dhabi são de expatriados em pânico fugindo do país para evitar as penas de prisão pelo dinheiro devido. Sob a lei islâmica, que é observada em todo o Oriente Médio, o não-pagamento de uma dívida é uma ofensa criminal.

duluxo4

 

Como os Emirados Árabes Unidos não tem leis de falência, não há proteção para aqueles que ficam devendo mais do que podem pagar, mesmo que acidentalmente. Já aconteceram inclusive alguns casos de estrangeiros sendo impedidos de deixar os Emirados depois que seus nomes foram colocados na lista negra por falta de pagamento do cartão de crédito ou emissão de cheque sem fundos.

duluxo5

 

Mas a onda de carros de luxo abandonados, dos quais mais de 3.000 foram descobertos só no ano passado, não é uma tática exclusiva de expatriados em fuga. Um britânico que fugiu de Dubai disse que os carros abandonados não são só dos estrangeiros, já que muitos moradores também sofreram com o rescaldo da crise financeira global, que afetou pessoas de todas as esferas, não apenas expatriados e trabalhadores.

duluxo6

 

- "Muitos dubaienses fizeram grandes empréstimos para financiar carros super chamativos para impressionar seus pares. Mas quando a coisa ficou feia eles se esforçaram para pagar suas dívidas e não conseguiram. Estrangeiros e moradores locais foram pegos da mesma forma e muitos deles também fugiram."

duluxo7

 

O grande problema é que esses carros abandonados estão ocupando espaços necessários em parques de estacionamento. O lado positivo? Muitos deles são leiloados pela polícia que investe em equipamentos e novos carros de ponta. Isto explica o porque a polícia de Dubai tem a mais rápida e cara frota de viaturas policiais do mundo.

duluxo9

 

Uma vez que um veículo seja suspeito de ter sido abandonado -as pessoas geralmente delatam-, os inspetores do governo local emitem um aviso de alerta. Se o proprietário não responder no prazo de 15 dias, o carro é levado para um ferro-velho da polícia onde ele ainda pode ser recuperado por uma pequena taxa. Os veículos mais apreendidos, no entanto, nunca são recuperados, e centenas deles são leiloados a cada ano.

Ironicamente, os mais vadios que deixam seu carro tomando poeira na rua ou nos estacionamentos dos prédios onde moram, escrevem sobre a poeira para dizer que estão ali sim. Na última foto é possível ler no vidro do carro:

duluxo8

- "Eu não deixei Dubai... Apenas uso metrô.", aliás, de longe, o melhor metrô do mundo.

Fonte: http://nedhardy.com/