CURIOSIDADES

A casa mais estreita do mundo

casa605/12/2012 - Espremida num beco formado entre um velho casarão da época da Segunda Guerra e um prédio mais moderno, no centro de Varsóvia, foi construída a casa mais estreita do mundo. A casa é um projeto do arquiteto polonês Jakub Szczesny e, para a sua construção, foram utilizadas apenas peças metálicas e plástico. Quem passa na calçada e ...

vê a estrutura metálica fechando o beco, não consegue imaginar que se trata de uma casa de dois pisos que, em seu ponto mais largo, não tem mais de 152 cm de largura. Sem janelas, a claridade entra pela fachada de aço perfurado.

Internamente, a construção triangular tem entre 72 e 122 cm de largura. Em seu ponto mais alto, a casa tem 10 metros de altura e a base do triângulo tem 9 metros de profundidade. A casa fica suspensa por uma base e a porta de entrada fica por baixo, sendo alcançada por uma escada de metal. O arquiteto está animado pois sua criação já passou a fazer parte de alguns mapas turísticos da capital polonesa. À princípio, a estrutura irá permanecer ali por dois anos mas, com o sucesso, pode até ficar definitivamente.

Nenhum espaço é desprezível

casa2

25/11/2012 - A casa fica na Varsóvia. Segundo arquiteto responsável pela obra, objetivo é provar que nenhum espaço é desprezível. A arquitetura de Varsóvia é uma heroína de guerra. A velha capital da Polônia foi totalmente reconstruída depois da Segunda Guerra Mundial. Tijolo a tijolo, seguindo as fotos e a memória, Varsóvia ressurgiu renovada, sem resquícios do tempo em que os nazistas invadiram o país e transformaram os guetos judeus em infernos na Terra. É nesta cidade que sobreviveu ao Holocausto que surge um símbolo da modernidade: a casa mais estreita do mundo. O endereço é surpreendente: Rua Klodna, 22.5. Se o carteiro ou o visitante estiver apressado, acaba passando.

casa3

A casa, estreitinha, fica no meio de dois prédios. Para facilitar o acesso, existe um interfone com câmera de vídeo. É só apertar o botão que o morador enxerga quem está do lado de fora. Na frente, há uma escada. E a porta não é convencional; ela abre para cima. E, depois de fechada, vira parte do assoalho da casa. O cubículo tem 14 metros quadrados e a parte mais larga fica no segundo andar: 1,22 metro. No restante da casa, são apenas 72 centímetros de largura. No primeiro andar, há uma mesa de jantar com espaço para duas pessoas e uma terceira pode até se instalar no corredor. Ao lado, bem apertada, fica a cozinha, com um fogão de duas bocas, uma pia e um armário. Nos fundos, fica o banheiro, com chuveiro e vaso sanitário.

casa4

No segundo andar, fica o quarto de casal. É preciso um certo esforço e cuidado para chegar lá em cima, onde tem uma bancada – que podemos chamar de miniescritório – e, no fundo, a cama. Há espaço para duas pessoas ficarem bem juntinhas, sem poder se espreguiçar de manhã. No momento, a casa não tem morador, recebe apenas curiosos. São cerca de 300 visitas por dia, entre estudantes de arquitetura, profissionais da área e gente interessada em alugar o imóvel a partir do ano que vem, depois que a prefeitura de Varsóvia registrar a casa mais estreia do mundo no livro dos recordes.

casa5

“Eu adoraria morar aqui, é um excelente lugar para recém-casados”, diz uma moça.

A prefeitura ainda não sabe quanto vai cobrar. A ideia é alugar apenas por temporadas de, no máximo, seis meses. O arquiteto que bolou a casa explica que o objetivo é espalhar o conceito de que nenhum espaço é desprezível. “Essa casa é uma ponte entre o passado e o futuro”, afirma.

Desde que a casa foi inaugurada, há um mês, quem mora lá é a modernidade.

Fonte: http://bocaberta.org
          http://g1.globo.com