CURIOSIDADES

Descoberta uma gigantesca cratera de asteróide no Congo

conggoasteroide15/03/2010 - O desmatamento revelou uma cratera gigantesca escondida no coração da República Democrática do Congo na África Central. O buraco tem entre 36 e 46 km de largura e, segundo o grupo de cientistas italianos que tem se dedicado a estuda-la, foi causada quase certamente, pelo impacto de um ...

grande asteróide ou cometa a aproximadamente 145 milhões de anos atrás. A cratera, localizada em Wembo Nyama, é impressionante, uma das maiores descobertas na última década.Giovanni Monegato, da Universidade de Pádua, apresentou o estudo realizado por sua equipe na conferência científica de Ciência Lunar e Planetária que está sendo realizado nestes dias no Texas (E.U.A.).

Conforme explicou, a cratera foi detectada após as árvores desaparecerem da área na última década, devido ao desmatamento.

O rio Unia corre ao redor da silhueta do anel, destacando ainda mais a sua forma, claramente visível na imagem do satélite TerraMetrics.

A parte central do círculo é irregular e tem cerca de 550 metros de altura. Esta área se eleva a cerca de 60 m sobre a depressão que circula o rio, o que normalmente ocorre em crateras de impacto.

Leia também - Sushi de inseto

Falta uma borda exterior bem definida, o que poderia ser explicado pelo profundo desgaste e erosão no clima tropical.

Monegato e equipe viajarão à região para continuar suas investigações. Examinarão as rochas em busca de pistas para confirmar definitivamente que este é o impacto de um meteorito.

Uma chave pode ser o quartzo deformado, uma forma que o mineral adquire quando recebe a pressão de uma força enorme.

De qualquer forma, para o cientista há poucas dúvidas. "Estou bastante otimista de que a origem do anel foi um impacto", disse à BBC. Os investigadores acreditam que a rocha que caiu no Congo media cerca de 2 km de largura.

Possivelmente, ainda precisarão de mais estudos para confirmar a brutal queda que aconteceu no período final do jurássico, a cerca de 145 milhões de anos, uma época em que os dinossauros e crocodilos já tinham aparecido.

Tradução: Carlos de Castro


fonte:  http://www.abc.es/20100310/ciencia-tecnologia-espacio-sistema-solar/