CURIOSIDADES

Conheça Hum, a menor cidade do mundo

cimeno111/09/2018 - Hum com seus míseros 17 residentes (em alguns sites o numero é 23) está incluída no Guinness Book of Records como a menor cidade do mundo. Nos seus melhores momentos, este lugar remoto chegou a ser o lar de apenas 300 pessoas. Esta pequena cidade do mundo está localizada no coração de Istria, na Croácia. Faz parte do distrito de Buzet e se localiza a exatos 14km de Buzet. O número de construções na cidade suplanta o numero de moradores: 20. Os critérios para ser classificada como cidade diferem de país para país. Muitos consideram a Cidade do Vaticano como a menor cidade do mundo. Na verdade, a Cidade do Vaticano é um Estado soberano, então é realmente um país! Hoje, Hum é uma cidade-monumento, um dos raros exemplos de desenvolvimento urbano dentro das muralhas da cidade.

Segundo a lenda, a cidade de Hum foi criada por um acidente – os gigantes que construíram as cidades vizinhas no vale do rio Mirna, na península de Ístria, decidiram usar as poucas rochas restantes e construir uma cidade em miniatura por diversão. A cidade da Croácia pode ser alcançada de carro ou a pé, como é feito por muitos turistas, que quer ir lá só pra tirar a onda que foram na menor cidade do planeta. E claro, para passear e apreciar a bela paisagem.

A maneira mais interessante para se chegar em Hume é, naturalmente, o chamado “Caminho Glagolítico”, que se estende desde as montanhas até Hum, e em todo o percurso é ladeado por grandes pedras, como monumentos, cada uma das quais representa uma letra do alfabeto Glagolítico. Hum foi um dos mais famosos centros de glagoleas desde o século XI. Glagolitsa foi usada aqui no início do século XX. Atualmente um Glagolitico é apresentado em Hum e arredores em monumentos antigos e durante os vários eventos atuais.

Leia também - Homem morre por fazer uma tatuagem e entrar no mar

História: Sua aparência atual é praticamente idêntica a que tinha na Idade Média, ou melhor, no século 11. Hum foi criada no século XI e não mudou muito desde então, pois foi construída como um castelo medieval e seu desenvolvimento urbano, na época, se deu apenas dentro de seus muros. Atualmente, existe do lado de fora dos muros, apenas um estacionamento e uma loja de souvenir, mais nada.

cimeno2

cimeno3

Foi sobre as ruínas de uma antiga fortaleza em Hum que o castelo foi erguido, e em torno dele a primeira linha do que seriam as casas da cidade foi construída. Naquela época, a Istra fazia parte de um grande reino francês. Até o século 17 em documentos históricos, Hum é referida como “castrum”, que significa “fortaleza”. Ainda hoje, as ruas estreitas de paralelepípedos parecem um cenário de Lord of The Rings. A sensação é que vamos dar de cara com um cavaleiro ou mago em qualquer esquina. Cada passo, parece acompanhado pelos espíritos do passado e da história.

Hum é um monumento a uma era antiga. Também interessante é o costume local de escolher o prefeito da cidade – todos os homens da paróquia da cidade esculpem o nome do candidato em uma equipe especial de madeira. O costume, enraizado na história antiga, foi revivido em 1977. As eleições para o novo prefeito são todo mês de julho. Após a cerimônia, o antigo prefeito declara o nome do novo prefeito, que recebe uma equipe e chaves da menor cidade do mundo. Após cada eleição, segue-se um Festival Folclórico, especialmente interessante para os turistas, incluindo as bebidas.

Leia também - Necropants, a calça macabra da fortuna

cimeno4

cimeno5

Particularmente famoso é o conhaque de uma tradicional marca da Ístria chamado “Bisca”, bem como a comida caseira da Ístria. Entretenimento, excursões e atrações em Hum: Hoje, Hum é uma cidade monumental e um dos raros exemplos bem preservados da cidade, o desenvolvimento dos quais ocorreu exclusivamente dentro das primeiras muralhas medievais. Desde o início de sua fundação até os dias de hoje, em Hume nada foi construído fora das muralhas. A população continuou a viver dentro dos limites estabelecidos lá no início da Idade Média.A Hum Medieval recebe os hóspedes com portões que foram feitos “sob os velhos tempos”. Atravessando o portão, você não precisa passear pelo labirinto de ruas medievais estreitas – você se encontrará imediatamente na praça principal da cidade, que é o santuário da Catedral do século XII.

Além das paredes, do portão e da igreja, em Hume há um posto de correios, um restaurante de cozinha croata e um museu. Afrescos, criados na segunda metade do século XII, estão perfeitamente preservados em Hume. Naquela época, Hum pertencia à dinastia Aquiléia, que, muito provavelmente, ordenou sua fabricação. O autor desses afrescos é desconhecido, mas sua habilidade nos mostra que estamos falando de um profissional de alta classe cujas criações não podem ser comparadas a outras como na Ístria e nas regiões vizinhas. Afrescos são feitos no espírito do Ocidente romântico e, ao mesmo tempo, sob a influência da arte bizantina. Na capela romana de St. Hierolim, no cemitério de Khoum, pinturas antigas de alta qualidade foram parcialmente preservadas.

Leia também - O envenenamento dos doces em Bradford, Inglaterra (1858)

cimeno7

cimeno8

As dimensões diminutas de Hum foram mais uma vez ironicamente sublinhadas quando sua cidade-irmã foi escolhida: Pequim, a maior metrópole do planeta. Um é um bom lugar pra se esconder do mundo. Mas se for até lá, sugiro combinar uma viagem de um dia a Hum com visitas a algumas das cidades das colinas vizinhas, como Draguc, Groznjan ou Motovun, para aproveitar uma refeição descontraída no simpático restaurante konoba de Hum. Também vale a pena uma visita nas imediações, onde existe a pequena e pitoresca aldeia de Kotli, que experimentou um novo renascimento depois de ter sido completamente destruída, e é conhecida pelos seus encantadores moinhos de água e cascata.Belos cenários para filmes de fantasia.

Fonte: https://www.coloursofistria.com
https://pastuh83.livejournal.com
http://www.mundogump.com.br