CURIOSIDADES

Minecraft e Terrorismo: O caso do Adolescente Russo Condenado a 5 Anos de Prisão

terrorjogo1Adolescente russo, de 16 anos, é sentenciado a cinco anos de prisão após a tentativa de replicar o prédio de um órgão federal russo no jogo Minecraft, sendo acusado de planejar um ato de terror. As autoridades alegam que o jovem planejava reconstruir o edifício do Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) no jogo para posteriormente simular uma explosão. O Primeiro Tribunal Militar do Distrito Leste da região de Krasnoyarsk considerou o jovem culpado por posse ilegal de armas e participação em atividades relacionadas à preparação de atos de terrorismo. O advogado de direitos humanos Pavel Chikov, entrevistado pelo The Guardian, forneceu essa informação, destacando que o jovem, líder do projeto, será encaminhado para uma colônia penitenciária, local onde os condenados realizam trabalhos manuais durante a sentença, em vez de ser detido em uma prisão comum.

Os outros dois jovens envolvidos foram liberados por colaborarem com as autoridades durante a investigação. Eles revelaram que os planos de recriar e explodir o prédio do FSB no jogo estavam registrados em seus dispositivos móveis. O tribunal também concluiu que os adolescentes estavam se instruindo na confecção de explosivos caseiros para serem utilizados em residências abandonadas na cidade de Kansk. Isso incluía a leitura de livros proibidos pelo governo russo e críticas ao FSB em conversas online. Mesmo após a sentença, o jovem líder do grupo persiste em negar as acusações e afirmou sua disposição em "cumprir a pena com integridade e dignidade" caso seja preso.

Em 2020, antes de enfrentarem acusações de suposta ameaça terrorista no contexto do jogo Minecraft, os três adolescentes russos haviam sido detidos por espalhar panfletos em suporte a Azat Miftakhov, um ativista anarquista envolvido em atos de vandalismo na cidade de Moscou. Naquela ocasião, os jovens fixaram cartazes no edifício do FSB. Por serem menores de idade, com apenas 14 anos na época, eles não foram presos, mas foram identificados como possíveis ameaças pelas autoridades do governo russo.

REFERENCIAS: OBVERVATÓRIO DE GAMES

                        YOUTUBE

                        A REFERENCIA

                        TECNOBLOG