QUALIDADE DE VIDA

Estrela dos comerciais do Marlboro morreu de câncer no pulmão

mallbo1Será verdade que Eric Lawson é o quinto garoto-propaganda dos comerciais de cigarros Marlboro a morrer de câncer no pulmão? A notícia apareceu na internet no dia 27 de janeiro de 2014. De acordo com a manchete, Eric Lawson – que fez publicidade para a famosa marca de cigarros Marlboro de 1978 a 1981 – teria falecido em decorrência de complicações respiratórias por causa de um câncer no pulmão. O texto afirma também que Lawson estava com 72 anos e fumava desde os 14 anos de idade. A doença que teria vitimado o cowboy tem forte relação com o tabagismo e, conforme publicado em diversos sites e blogs, já teria matado outros garotos-propagandas dessa mesma marca de cigarros!

A notícia é real! O ator norte-americano Eric Lawson foi um dos Marlboro Man entre 1978 e 1981 e faleceu no dia 10 de janeiro de 2014, vitima de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – uma doença fortemente relacionada ao tabagismo. A Organização Mundial de Saúde estima que atualmente existam cerca de 210 milhões de pessoas no mundo com essa doença (cerca de 6 milhões só aqui no Brasil). Somente 12% dos pacientes são diagnosticados e desses apenas 18% recebem tratamento.A viúva Susan Lawson disse em entrevista aos jornais americanos que seu marido fumava desde os 14 anos de idade e que “ele sabia que os cigarros estavam lhe matando, mas ele não conseguia parar“. Lawson morreu em casa, na Califórnia, e deixou seis filhos, 18 netos e 11 bisnetos. Na última década, Eric estava trabalhando arduamente para ajudar a divulgar os perigos do fumo. Fez, inclusive, anúncios de utilidade pública para a American Cancer Society na década de 1990.

A “maldição” Marlboro

Reza a lenda que todos os atores que encenaram o papel do cowboy nas propagandas dos cigarros Marlboro morreram de câncer de pulmão, mas o que há de verdade nisso? De fato, cinco homens que apareceram em anúncios dessa marca cigarros faleceram por causa de doenças pulmonares. Desses, apenas um não era fumante: Wayne McLaren, o primeiro a interpretar o Marlboro man, morreu de câncer de pulmão em 1992, aos 52 anos. Após fumar por 30 anos, Wayne se tornou um ativista antitabaco, depois de ser diagnosticado com câncer de pulmão em 1990.

David Millar Jr. morreu de enfisema em 1987

David McLean morreu de câncer de pulmão aos 51 anos

Dick Hammer, o único da lista que não era um cowboy na vida real, morreu de câncer de pulmão, em 1999, aos 69 anos de idade (ah! ele não era fumante). Eric Lawson, que era fumante desde os 14 anos e foi garoto-propaganda dos cigarros Marlboro de 1978 a 1981 morreu com câncer no pulmão, aos 72 anos. Claro que isso não serve de base para provar que basta fazer uma propaganda de determinado cigarro (e fumar que nem um louco) para morrer com câncer. Vários atores e modelos já participaram de comerciais desse tipo e não morreram (pelo menos, não ainda) vitimadas por essa doença.

No entanto, inúmeras pesquisas comprovam que fumar faz mal à saúde. Que fique bem claro isso!

Dados do Ministério da Saúde apontam que o tabaco possui mais de 4720 substâncias nocivas e que esse monte de “entulho” é responsável por aproximadamente 50 doenças diferentes como, por exemplo:

hipertensão arterial;
aneurismas arteriais;
úlcera do aparelho digestivo;
infecções respiratórias;
trombose vascular;
osteoporose;
catarata;
impotência sexual no homem;
infertilidade na mulher;
menopausa precoce;
complicações na gravidez;

Fonte: http://www.e-farsas.com/