QUALIDADE DE VIDA

As Verdades escondidas sobre o ovo, medicina nutricional, envelhecimento, etc - Parte 4

geleiarGeléia Real - Ela nao tem o mesmo efeito em nós seres humanos. E tem um porém, ela foi feita para a fêmea, para a mulher. Então ela tem bastante hormônio feminino e eu não aconselho ao homem fazer uso da geléia real a longo prazo porque ele vai ter consequencias, ele é um alimento extritamente feminino. Na mulher tem um efeito benéfico, nada grandioso, mas ajuda. Tem muita coisa que a natureza faz que ajuda. Isso se chama xenormese, que é um conceito descoberto por um professor de Harvard recentemente.

Ele mostrou que, por exemplo, se você deixar uma uva sem dar agrotóxico para ela, que ela se vire, problema dela...ela vai nascer uma uvinha murcha e vai lutar contra as pragas, os fungos, etc, e nessa luta ela vai desenvolver um fator chamado de X, que nós chamamos hoje de resveratrol, que o homem ingere e isso vai estimular o gene da longevidade que se chama sintoína...hoje se usa o resveratrol para prolongar a vida humana, Existem estudos e pesquisas de mihões de dólares estudando os efeitos do resveratrol na longevidade e na prevenção de câncer.


O "normal" de laboratório


Isso é uma questão estatística. A palavra normal na estatística significa uma média com dois desvios padrões para cada lado. Traduzindo isso em miúdos, quando você faz um normal e estatística sobra 2,5% para um lado e 2,5% para o outro, ou seja, quando você faz um exame de sangue e vem o resultado dizendo que é "normal", o laboratório tem um banco de dados onde ele compara o seu sangue com esse banco de dados, ali tem gente doente, tem gente saudável, tem gente jovem, tem gente velha, tem de tudo. Entao quando você diz que seu exame de sangue esta normal não necessariamente, do ponto de vista médico ele está ótimo. Nós da medicina devemos trabalhar como que é ótimo e não como o que é normal. Então aquilo que é desejável eu quero estar no extremo direito, aquilo que é indesejável eu quero estar no extremo esquerdo.

Vou dar um exemplo, o chumbo "normal" é de 1 a 8. Para mim o meu chumnbo tem que estar ZERO ! Eu nao tenho culpa que a população esteja contaminada com chumbo, por isso que o normal da estatística qunando faz um exame é que o chumbo seja de tanto a tanto. O ser humano não é para ter chumbono corpo, TEM QUE SER ZERO !!!

Antigamente se trabalhava com sangue, hoje o ideal é saliva. Na hora em que se vai medir no sangue ele é centrifugado e se separa o plasma das hemácias e o hormônio vai junto com a hemácia e ai quando ele é medido ele esta baixo e ai você suplementa e ele continua baixo e voce suplementa mais....até você saturar as hemácias para ele poder subir no plasma ai a pessoa ja esta com excesso de hormônio. Então para monitorar tem que ser a saliva. Por exemplo, você vai medir o cortisol, saber o quanto essa pessoa tem de estress. Se você mede o cortisol la no laboratório a pessoa levanta, dirige, emfremta o trânsito, briga com a mulher, a enfermeira tem dificuldade em pegar a veia, quando voce pega esse cortizol ele não vale mais nada.

Agora quando você pega a saliva, depois que vocÊ acorda antes de levantar você gospe num tubinho, fechou, mandou para o laboratório. Aquilo ali é o seu cortizol válido, o basal, depoi s de uma noite de sono, ai voce esta realmente medindo. Ai sim o médico vai poder dizer com segurança se o seu cortizol esta alto, baixo, etc.


Quando começar a pensar em fazer modulação na mulher


Infelizmente cada vez mais cedo. A mulher hoje começa a tomar a pílula aos 14, 15, 16 anos. Com 10 anos de pílula, você pega uma moça com 25 anos ela ja esta menopausada há 10 anos, porque uma mulher que esta tomando pílula ela esta bioqumicamente menopausada, os hormônios dela estão todos baixos, principalmente a progesterona. Uma jovem de 25 anos quer engravidar ela tem que fazer tratamento de fertilidade para isso. Ela atrofiou o seu ovário durante 10 anos e o hormônio mais importante para engravidar é a progesterona, quando a mulher não tem a quantidade suficente dela, ela não mantém a gravidez, primeiro ela não ovula, ela não engravida, se engravidar ela perde o bebê, principalmente no primeiro trimestres. A progesterona é necessária para seguar o bebê no útero, então essas mulheres que estão fazendo inceminação artificial, muitas delas NÃO PRECISARIAM se eles tivessem feito um tratamento com a progesterona bioedêntica.

A Organização Mundial e saúde, classificou a pílula anticoncepcional com um cancerígeno no mesmo grau do tabaco, igual!!!! O risco de uma pessoa que fuma e de uma mulher que toma anticoncepcional via oral, o risco de câncer classificado pela OMS É O MESMO ! No caso do anticoncepcional intradérmico, depene do que foi implantando. Se foi implantado o bioidêntico, o estrago é menor do que se for implantado o nao bioidêntico. Eu digo menor, porque o corpo da mulher tem uma inteligência, ela tem um ciclo e isso hoje é muito debatido mas eu sou da escola que diz que mulher deve menstruar quando ela estiver no período para isso, ela faz uma limpeza. Na medicina chinesa a mesntruação é uma desintoxicação. Existem escolas hoje que não deixam a mulher mesntruar e acham que deve ser assim, na minha opinião estao errados. Claro, existem casos emque a mulher tem uma tensão pré-mestrual tão grande que talvez nesse caso específico, por um período, o médico pode escolher em deixa-la 4 meses sem mesntruar, por exemplo, isso até é aplicável. Mas fazer uma moça de vinte e poucos anos não mesntruar mais é complicado.


A Dificuldade em entender a progesterona


Nòs temos um livro de fisologia chamado GAYTOR e livro de farmacologia chamado Goodman e Gilman, e ai houve um erro que foi institucionalizado na área médica porque esses dois livros tiveram esse erro por 30 anos. Eles misturaram, eles puseram o progestágeno e a progesterona dentro da mesma classificação, então eram considerados sinônimos. Uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa. Então quando o médico fala em progesterona em 99% das vezes ele esta falando em progestagem então é muitco comum um colega chegar nos meus cursos e dizer que a sua experiencia com progesterona náo foi boa e eu digo, sinto dizer mas vocÊ nunca trabalhou com progesterona na vida! O progestágeno engorda, a progesterona emagresse, progestágeno causa câncer, progesterona é anticancer, o progestágeno retém líquidos, a progesterona é diurética, o progestágeno causa depressão, a progesterona a progesterona é antidepressiva, e assim vai, tudo é ao contrário.

Como a indústria farmacêutica não quer colocar no mercado a progesterona, porque ela não pode ter patente pois é produzida pelo ovário, ele criam algo parecido o progestágeno. Só que ele é parecido mas não tem a mesma função. Quando ele chega no receptor da progesterona ele até que encaixa, mas encaixa mal. É como se você fosse abrir a sua casa com uma chave diferente, que não é da sua casa. Ela até que encaixa e voce empura, mexe dali mexe daqui e de repente abre, mas estraba a chave e a fechadura.

Antigamente a pessoa usava o remédio que é o conjugado equino, o remédio que vinha da urina da égua prenha, que existe até hoje nas farmácias para vender e te gente que toma infelizmmente, esse remédio causa câncer de útero. Descobriu-se que o progestágeno e a progesterona também, não deixa ter câncer de útero. Então quando a mulher ia tomar o hormônio de cavalo o médico passava o progestágeno para não deixar ter câncer de útero, só que ele causa câncer de mama. Era como se o paciente chegasse no meu consultorio e eu perguntasse: A senhora prefere câncer de mama ou câncer de útero? Então você queria tomar o remédio que dava câncer de útero e o médico dava um progestágeno para não ter câncer de útero. Quando o seu útero era removido ai o médico dizia que tinha uma boa notícia: agora eu posso tirar o progestágeno.

Então ficou na cabeça do estudante de medicina que a mulher sem útero não toma progesterona, porque o progestágeno era chamado de progesterona, entao quando um médico encontra um colega receitand progesterona para uma mulher em útero ele fala que é um crime pois ela não tem útero. Uma coina não tem nada a ver com a outra. Tem receptor para a progesterona no cérebro, no coração, no fígado, tem em todos os lugares do corpo da mulher.


O Tireóide e o iodo

tireóide15


A tireóide é uma glândula muito mal entendida na medicina. O nutriente mais mal entendido da medicina é o iodo. É uma coisa absurda, não se aprendeu nada na faculdade e é uma coisa impressionante porque voce ingere metade do iodo que sua mãe ingeria na sua idade. Nos ultimos 30 anos a concentração de iodo caiu 50% dos nutrientes ta faltando iodo no corpo das pessoas. E a pessoa tem erradamente o conceito de que iodo destrói a tireóide. O idodo radiotivo destrói a tireóide ! Aliás é um absurdo você tratar um nódulo na tireóide com iodo radiotivo, porque ele DESTRÓI a tireóide e DESTRÓI os ovários. Porque os ovários também são ricos em iodo. Quando eu aplico numa jovem iodo radioativo eu estou acabando com a tireóide dela e estou também DESTRUINDO os ovários dela. Ela vai ter menopausa muito mais cedo ou s vezes vai menopausar depois do tratamento, vai ter dificuldade em engravidar, porque nao vai ter óvulo mais. As pessoas pensam que iodo é só na tireóide....a tireóide, a pele, a mama,o ovário, a próstata, o estômago, o esôfago, TODOS dependem muito de iodo.

A Mulher que tem hipotiroidismo subclínico que o médico não consegue fazer o diagnóstico porque, entre aspas, os exames tiroidianos no sangue estão normais, que nao que dizer NADA, porque se pode ter TODOS os exames "normais" e ter hipotiroidismo, ela vai de médico em médio e diz a mesma coisa, que não come nada e engorda, e o médico acha que ela esta mentindo. A mulher que tem hipotiroidismo só dela cheirar a comida ela engorda.


Modulação Hormonal masculina


Testosterona é também um hormônio sexsual, mas ele é muito mais que sexual. O órgão que mais tem receptor para testosterona é coração. Se voce tem dificuldades em subir escadas, voce tem problemas de testosterona, na maioria das vezes. Nos ossos, nos músculos, o cérebro....o homem quando começa a perder testosterona e com 35 ja começa aperder, ele começa a tropeçar em manequim no shoping e pedir desculpas. Ele começa a ter dificuldade de estacionar o carro, começa a bater com o parachoque, ele perde essa noção tridimensional do pensamento. O homem tem um pensamento tridimensional bem elaborado, ele tem noção de norte sul , leste, oeste, isso é característica masculina, isso é a testosterona que dá, ele perde a habilidade de fazer contas de cabeça, iso é a parte não sexual.

Na parte sexual, a testosterona interfere na ereção , na libido, no orgasmo e na ejaculação. O homem pode ser comprometido com um desses ou todos juntos, O segredo é medir. Eu pego jovens de 30 nos de idade que estão com a testosterona baixa e eu ja peguei individuo com 75 anos coma testosterona normal. Isso vafria muito da alimentação, que tipo de comida a pessoa come, que tipo de óelo ela usa na cozinha , que faz uma diferença enorme. Se ela usa soja ou nao usa soja, o óleo de soja para o homem é um problema seríssimo, é também para a mulher mas principalmente para o homem, porque ele é muito feminilizante ele tem muito hormônio feminino, se usa o óleo de soja o tempo todo para cozinhar o homem começa a perder testosterona. E ai ele perde a autoconfiança, a capacidade de decisão, ele chuta o pau da barraca ele quer vender tudo que ele tem ele não quer se preocupar com mais nada, ele não quer construir nada novo,.

Quando você pega um paciente que esta com deficiencia de testosterona e você faz a modulação coma testosterona com a testoterona bioidêntica, surge uma outra pessoa na sua frente, é imprssionante diferença a resposta, e nao é só da parte sexual. E eu sempre digo o seguinte, sempre que você for fazer uma modulação com testosterona num homem você tem que tomar cuidado com a dinâmica do casal. Por exemplo, um casamento que não tem sexo a 10 anos e de repente voce modula o homem e ele começa a ter ereção toda manhã, isso pode perturbar o relacionamento. Entao o melhor é trazer a esposa para que ela também faça a modulação.

A andropausa, a menopausa masculina acontece bem antes da mulher. Na mulher acontece tudo entre os 45 a 55 anos, é a média, no Brasil a mulher entra na menopausa aos 52 anos, média. O homem ja começa devagarinho aos 35 anos, vai decaindo. Os anabolizantes, as bombas, que são usados eles não são bioidênticos, eles causam danos epáticos, atrofia testicular eles tem uma série de efeitos colaterais. Quando falamos em testosterona o médico que não esta treinado, não é qualquer médico que vai saber trabalhar com os hormônios, os médicos experiente nisso também usam o método, é a unica epecialidade que eu conheço em que os médicos também são pacientes. Geralmente começa assim o médico faz nele mesmo, ve o resultado espetacular que é ai começa a fazer nos familiares e clientes.


Testosterona e coração


A testosterona é na realidade um hormônio, sobretudo cardíaco. Ela provoca vasodilatação coronariana, ela é usada no tratamento de insuficiência cardíaca congestiva, com sucesso, ela é usanda na prevenão de angina com sucesso. Eu nao tenho nada no coração, mas se tivesse eu andaria no bolso com uma testosterona sublingual, mais do que um Isordil sublinguál, porque o efeito é espetacular tanto do ponto de vista de dilatar a coronária, quanto do ponto de vista de aumentar a contratividade cardíaca.

A nossa cardiologia esta muito complicada, porque temos muitos remédios que são veneno na cardiologia, que prejudicam muito. Eu trabalhei oito anos e meio na indústria farmacêutica, quando foi lançada a estatina no mundo eu era o diretor médico da empresa que lançou, eu tenho conhecimento de causa. E hoje existe um exagero muito grande no uso da estatina porque ela , antes de baixar o colesterol ela baixa uma coisa chamada coenzima Q10. As pessoas que tomam estatina que não estão tomando coenzima q10 elas tem fadiga, dor muscular, dificuldade de locomoção, começam a ficar deprimidas e isso é por falta de coenzima q10, que a cardiologia, por incrivel que pareça, ainda não descobriu isso. Isso está no mundo inteiro, é uma coisa fabulosa, é um suplemento, não existe geração de energia de atp no corpo sem coenzima q10 e a maioria dos médicos ainda não sabe como trabalhar com ela.

PARTE 5