QUALIDADE DE VIDA

O Vinagre

vinagre1O vinagre tem baixo valor calórico, substâncias antioxidantes em sua composição, além de ser um coadjuvante contra a hipertensão. Com o nome derivado do francês vin aigre, vinho ácido, o vinagre é o resultado de atividade bacterial, que converte líquidos alcoólicos como vinho, cerveja e cidra em uma fraca solução de ácido acético. É um produto conhecido há muito tempo, pois se trata de um condimento muito aproveitado devido às suas propriedades benéficas ao organismo e à sua importância na alimentação. Nas guerras, o vinagre era recomendado aos soldados, principalmente quando atuavam em ambientes úmidos, para prevenção de possíveis contaminações microbiológicas, para desinfetar e temperar os alimentos.

Atualmente, existem diversos estudos sobre suas possíveis ações benéficas no organismo. É fundamental dizer que a quantidade consumida será um fator essencial para ele se tornar mocinho ou vilão - o excesso pode ser prejudicial à saúde e causar sintomas como azia e queimação.

Conheça alguns tipos de vinagre

Vinagre agrin - o mais utilizado na cozinha brasileira. É o tipo mais ácido, pois contém acético de álcool na composição. Não traz muitos benefícios à sua saúde.

Vinagre de vinho - quando o vinho não está muito bom para o consumo, transforma-se no vinagre de vinho. Possui sabor acentuado, por isso é muito utilizado como tempero para saladas e marinar carnes.

Vinagre Balsâmico ou aceto balsâmico - é o mais nobre de todos os tipos. É um condimento refinado de aspecto denso e escuro e com sabor acentuado agridoce.

Vinagre de maçã - obtido a partir do suco fermentado de maçãs. É o tipo menos ácido. É interessante para a saúde quando há grande quantidade de maçãs na fermentação, de onde vem o seu poder antioxidante.

Vinagre orgânico - produzido com alimentos orgânicos. Possui diversos benefícios por manter as propriedades nutricionais.

Os benefícios

Baixo valor calórico, uma colher de sopa tem em torno de 1,28kcal. Pessoas hipertensas que precisam diminuir o consumo de sal podem utilizar o vinagre como substituto, com moderação. Digestão, o balsâmico é o mais refinado de todos os tipos, feito a partir da fermentação de uvas. Tem propriedades estimulantes que favorecem a secreção do suco gástrico, colaborando assim no processo de digestão.

Os vinagres feitos da fermentação de frutas, possuem características antioxidantes, que combatem os radicais livres, retardam o envelhecimento e previnem contra o aparecimento de tumores cancerígenos. Não existe uma quantidade definida a ser consumida por dia para que se tenha estes benefícios, mas considero uma colher de sopa, uma boa quantidade.

Importante ressaltar que se você tem gastrite ou algum tipo de restrição a produtos ácidos não consuma, siga sempre as recomendações do seu médico.

Por: Roberta dos Santos Silva . Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113


10 Benefícios do vinagre


1. Reduz a hipertensão.

2. Ajuda a aliviar dores de cabeça.

3. Alivia as picadas de insectos (vespa, abelha).

4. Saúde da pele do rosto: combate as espinhas e acne.

5. Ajuda no tratamento da tosse.

6. Alivia os calos.

7. Acalma erupções cutâneas e micoses.

8. Melhora os problemas do coração e da circulação.

9. Melhora a saúde dos cabelos.

10. Destrói os micróbios dos alimentos.


7 benefícios do vinagre de maçã


Muita gente acha que vinagre é vinagre, tudo igual, só serve para temperar a salada! Mas não é bem assim... deixa eu te mostrar porque:

Primeiro temos que deixar claro que se vinagre tem umas partículas acumuladas no fundo, não jogue fora! Não está estragado, são apenas as enzimas. Prefira os vinagres mais caseiros, aqueles que não são pasteurizados, assim mantém todas as enzimas e boas bacterias que tanto procuramos nesse tipo de alimento.

1 - Você pode comer ou beber o vinagre

O vinagre de maçã ajuda a estabilizar os níveis de glicose no sangue (sendo coadjuvante no tratamento de diabéticos). Ajuda a desintoxicar e até auxilia nas dietas de perda de peso. Ajuda também a povoar nossos intestinos de boas bacterias, controlando por exemplo o crescimento exagerado de candida.

Além de comer na salada você pode beber: misture 1 colher de sopa em uma xícara de chá (não fervendo) e tome. Não tome uma colher pura, misture com algo. Para saladas adoro misturar com sucos, geleia de frutas e azeite de oliva... use a criatividade.

2 - Ajuda a aliviar azia e gases

Para isso, tome 1 colher de sopa de vinagre diluido na água ou chá logo antes das refeições. O vinagre estimula a produção de ácido no estômago, ajudando a fazer a digestão de forma correta (o que na grande maioria das vezes é a causa desses sintomas desagradáveis).

3 - Ajuda a deixar o sangue alcalino

O gosto é ácido, mas o resíduo da digestão do vinagre é básico, isso ajuda a deixar o pH do nosso sangue equilibrado, e como muitos especialistas sabem, pH sanguíneo desequilibrado pode ajudar no desenvolvimento de várias doenças como osteoporose e cancer.

4 - Pode ser usando para limpar a casa

Você pode trocar muitos produtos de limpeza super químicos por vinagre de maçã. Use 1 colher de sopa para 1L de água, coloque em uma garrafinha com borrifador e use. Para ser sincera nunca experimentei usar, mas vou tentar.

5 - Deixa seus cabelos saudáveis

Quando usado para enxaguar os cabelos, ajuda as madeixas a ficarem mais brilhantes, sedosas. Ajuda ainda a tartar coceiras e caspa. Eu confesso que quando era mais nova tentei passar no cabelo mas o cheiro do vinagre é bem forte! Me incomodou um pouco e nunca mais tentei.... porém me falaram que é só esperar o cabelo secar que o cheiro sai! Vamos tentar?

Misture 1 colher de sopa em 1 copo de água mineral e depois que acabar de lavar os cabelos, enxague com essa água e depois com mais água do chuveiro (enxague bem).

6 - Deixa sua pele linda

Já li varios comentários falando que realmente é ótimo para a pele! Use a mesma proporção para os cabelos (faça uma quantidade menor) e passe no rosto com a ajuda de um algodão. Parece ser ótimo para todos os tipos de pele, com acne, eczemas, etc.

7 - Ajuda a aliviar queimaduras solares

Se você ficar muito tempo no sol ao ponto de gerar queimaduras de primeiro grau, use vinagre de maçã. Dilua em um copo de água mineral e passe pelo corpo.


Vinagre traz benefícios à saúde e ajuda a emagrecer

vinagre5


08/01/2011 - Escrito por: Wilson Rondó Medicina Ortomolecular e Nutrologia - Todo o começo de ano penso em como ter uma alimentação mais saudável e conseguir melhorar também a dieta de meus pacientes. Para conseguir alcançar essa meta, é preciso ingerir nutrientes que façam bem ao nosso corpo sem trazer efeitos colaterais. Nesses tempos é comum que, na busca por uma vida mais saudável e sem doenças, procuremos remédios caros e nem sempre eficientes criados em laboratório.

Como sempre digo aos meus pacientes, produtos criados em laboratório quase nunca são a melhor opção, por isso, vale procurar alementos naturais para fortalecer o nosso organismo, desde que tenham sido testadas com sucesso, claro. É o caso do vinagre, que mostrou ser muito mais que um simples tempero para saladas.

Ele possui mais de trinta elementos nutritivos importantes, uma dúzia de minerais, de vitaminas, de ácidos essenciais e várias enzimas como a pectina, boa para o coração. Igualmente encontra-se ferro, vitamina B12, ácido fólico (bom no combate à anemia) e cálcio.

Entre esses vários benefícios que o vinagre traz ao nosso organismo, dois estudos merecem destaque por apresentarem resultados significativos relacionando o consumo de vinagre para diabéticos do tipo 2 e para quem precisa emagrecer.

Um grupo de diabéticos tipo 2, de pessoas com propensão à doença, e outro de pessoas saudáveis foram testados. Cada grupo consumiu vinagre derivado da maçã, pronto para beber, ou uma substância com efeito placebo antes de um café da manhã rico em carboidratos. Verificou-se que ingerir uma colher de chá desse vinagre com alta concentração de ácido acético reduz taxas de insulina e glicose, que se elevam sempre após a alimentação, e que podem trazer efeitos negativos aos diabéticos.

Em outro estudo foi descoberto que o vinagre pode ser uma boa arma contra a epiedemia de obesidade que ronda por aí. Nessa pesquisa um grupo de pessoas tomou o mesmo tipo de vinagre antes das duas principais refeições do dia e outro grupo recebeu apenas placebo. Os resultados foram surpreendentes: em um mês, o grupo do vinagre apresentou perda de quatro a sete quilos, enquanto o peso das pessoas tratadas com placebo não se alterou de forma significativa.

Vamos procurar ter um ano mais saudável, ingerindo menos produtos industrializados e ficar cada vez mais próximos da natureza. E nesse esforço não podemos esquecer que até mesmo os temperos, como o vinagre, influenciam na nossa alimentação.


Vinagre, o Santo remédio

vinagre3


Por Samantha Cerquetani - Ao escolher o vinagre para a salada, muitos não sabem que estão usando um ingrediente poderoso. O vinagre é considerado um dos primeiros remédios da humanidade, e já serviu para conservar alimentos e até foi utilizado como produto de limpeza. Diversos estudos revelam que incluir uma pequena quantidade do líquido na dieta auxilia no combate de diversas doenças. Dentre seus nutrientes destacam-se: potássio, magnésio, fósforo e cálcio, vitaminas, ácidos orgânicos, proteínas, ferro e ácido fólico. Para Érika Teixeira, nutricionista do Hospital Albert Einstein (SP), o vinagre é um coadjuvante no combate à hipertensão, ajuda a digestão, retarda o envelhecimento e previne contra o aparecimento de tumores cancerígenos, além de ter baixo teor calórico.


Benefícios à saúde


Com apenas uma colher de sopa de vinagre, a digestão é estimulada, pois o condimento favorece a secreção do suco gástrico e aumenta a ação dissolvente do estômago. Por ser derivado do vinho, ele possui antioxidantes e flavonoides, substâncias que reduzem o envelhecimento precoce e os riscos de desenvolvimento de doenças crônicas, como as cardiovasculares. Também preserva a elasticidade e flexibilidade das artérias.

O vinagre balsâmico, por exemplo, elimina os radicais livres, desobstrui as artérias, reduz o colesterol e previne o câncer. Em relação ao diabetes, já foi comprovado que seu consumo controla o índice glicêmico. Em 2007, no Japão, foi realizado um estudo com ratos diabéticos. Os pesquisadores incluíram vinagre de maçã nas rações, o que resultou na redução dos níveis de colesterol e do diabetes.

O condimento também diminui a pressão arterial e, por aumentar a solubilidade do cálcio, contribui para a melhor absorção do mineral pelo organismo, protegendo a saúde dos ossos e músculos. As pessoas hipertensas que precisam consumir sódio com moderação podem utilizar o vinagre como substituto do sal. E, por ser altamente diurético, possui também qualidades antissépticas e antibióticas e também é rico em sais minerais importantes para os processos bioquímicos do organismo. “O vinagre contribui para o equilíbrio do metabolismo e também ajuda a eliminar toxinas e bactérias do organismo. Por conter vitaminas do complexo B, é metabolizado rapidamente, não acidificando nem sobrecarregando as vias urinárias”, explica Rosilene Melo, nutricionista do Hospital 9 de julho (SP).

O “santo remédio” também pode ajudar a restaurar a textura natural da pele, resolver problemas de ressecamento, coceira, acne e descamação. Alivia também os pruridos e dores musculares. “É muito importante ressaltar: os benefícios somente serão efetivos no organismo, se houver regularidade no consumo”, esclarece Sandra Ososhi, nutricionista do Hospital São Camilo (SP).

Hipertensos que precisam diminuir o sódio na dieta podem utilizá-lo como substituto do sal

Escolha o tipo certo

Além das saladas e maioneses, o vinagre pode atuar como conservante e agente de amaciamento de carnes temperadas, legumes em conserva, bem como molhos de pratos quentes. Ele pode ser utilizado em peixes, frutos do mar, aves e risotos. Os cítricos são ideais para pratos com pimenta vermelha, temperos de folhas e também queijos. Os de arroz combinam com pratos japoneses como sushis e sashimis. Os de vinho branco e de frutas proporcionam o equilíbrio harmônico entre doçura e acidez. Existem vinagres para todos os gostos no mercado, mas, na hora de escolher qual comprar, é primordial averiguar rótulo, embalagem e validade, para obter um alimento seguro. Fique atento no aspecto do produto, se está límpido e sem substâncias ao fundo da embalagem; a cor deve estar de acordo com a matéria-prima de origem e o odor precisa ser característico. “Ao comprar, verifique a procedência, data de embalagem e se o vinagre está estocado ao abrigo da luz e calor. Considere sempre a recomendação do fabricante, para o modo e tempo de conservação do produto após aberto para que não perca suas propriedades”, expõe Érika.

Há poucas restrições para o consumo do vinagre. Ele pode ser consumido por todos os indivíduos, mas não é indicado àqueles com intolerância a alimentos ácidos ou problemas estomacais. Estudos comprovam que, por ser ácido, em excesso, ele pode corroer o esmalte dos dentes. A substância pode causar reações alérgicas em pessoas sensíveis ao líquido e trazer dores de cabeça ou abdominais.

Vinagre de maçã: um aliado da sua saúde

Com o sabor mais suave, o vinagre de maçã é obtido do suco fermentado da fruta, o que confere a ele menos acidez e maior poder antioxidante. Mas esse é apenas uns dos benefícios da substância. Composto por sais minerais como fósforo, potássio, cloro, sódio, magnésio, cálcio, enxofre, ferro, flúor e silício, o vinagre de maçã possui também vitaminas B12, ácido fólico e peptina. O seu consumo frequente auxilia no combate aos radicais livres (que em excesso podem causar doenças como câncer e problemas cardíacos). Altamente diurético, atua contra os problemas inflamatórios, facilita a digestão de gorduras e proteínas, renova a vitalidade, alivia a fadiga, combate dores reumáticas, azia, fortalece o sistema imunológico e prolonga a vida. Além disso, melhora a circulação sanguínea. “O vinagre de maçã apresenta muitos benefícios para a saúde: influencia na redução do colesterol, auxilia na circulação sanguínea, pode ajudar o funcionamento do metabolismo, facilita a digestão e contribui para a manutenção de uma pele saudável”, afirma Érika.


Benefícios do vinagre branco para a saúde

vinagre2


Incluído em alimentos ao longo dos séculos, o vinagre branco, que é fonte natural de ácido acético destilado, fornece benefícios significativos para a saúde quando consumido com moderação. A evidência anedótica sugere possíveis benefícios ainda mais surpreendentes, inclusive melhorando a absorção de cálcio e moderação de diabetes tipo 2, e até mesmo alguns tipos de câncer.

Tipos de vinagre

O vinagre chega ao mercado em diversos sabores. A fermentação de carboidratos produz o vinagre. Se as maçãs são usadas para os hidratos de carbono, isto produz vinagre de cidra. Se as uvas vermelhas são usadas, o processo produz vinagre de vinho tinto. Se qualquer vinagre colorido (ou impuro) for destilado, em seguida, torna-se vinagre branco.

Ácido acético

O principal composto no vinagre é o ácido acético, que é um ácido suave que pode realçar o sabor de muitos alimentos, proporcionando benefícios para a saúde de muitas pessoas, especialmente as mulheres mais velhas com necessidades de cálcio. O ácido acético pode ser produzido artificialmente usando bactérias especialmente cultivadas, muito parecido com a produção de queijo e vinho.

Benefícios da dieta

O vinagre branco adiciona um sabor maravilhoso a muitos alimentos, além de poder substituir mais ingredientes gordurosos. Faça salada de repolho com vinagre, em vez de maionese. Maionese contém muita gordura, mais do que a dieta das pessoas necessita. Vinagre pode temperar muitos alimentos, bem como outros condimentos. Troque o ketchup, cheio de açúcar, por vinagre de baixa caloria. Assim, você pode reduzir calorias e gordura e tornar sua dieta mais saudável.

Absorção de minerais essenciais

Vinagre branco pode ajudar o organismo na absorção de minerais essenciais. Em particular, pode ser potencialmente muito útil para mulheres que não estão absorvendo o cálcio suficiente para manter seus ossos saudáveis. Se alguém não consegue digerir produtos lácteos, então, o cálcio deve vir de outra fonte. A alternativa para produtos lácteos de cálcio é uma dieta constante de folhas verdes. No entanto, algumas destas plantas têm compostos que tornam mais difícil absorver o cálcio. Algumas pitadas de vinagre ou molho vinagrete que contém ácido acético, podem ajudar a neutralizar os compostos que tornam mais difícil absorver o cálcio. Há um outro efeito que só agora está sendo explorado, mas com provas científicas conclusivas: o ácido acético pode restabelecer o equilíbrio para o sistema digestivo, retardando a absorção rápida de alimentos ricos em carboidratos refinados.

Benefícios alegados

Embora não haja nenhuma prova científica dessas alegações, algumas pessoas acreditam que o vinagre branco também pode ajudar a pressão arterial elevada e a luta contra o câncer. Pessoas que acreditam que o vinagre branco pode ajudar a reduzir a pressão arterial elevada sugerem que o vinagre branco pode ser um substituto mais saudável de condimentos gordurosos e colesterol alto como maionese ou molho "ranch". Muitos afirmam que usar vinagre branco regularmente previne e retarda ainda outras doenças, incluindo câncer do trato digestivo. A razão pode ser que vinagre branco equilibra a digestão, contra os danos dos açúcares refinados e farinhas brancas em dietas ocidentais.

Benefícios para a saúde das pessoas com Diabetes

Existem estudos de nutrição aplicada e química de alimentos da Universidade de Lund, na Suécia, que sugerem que o vinagre branco pode ser capaz de ajudar as pessoas com diabetes tipo 2 a controlar o açúcar no sangue. O vinagre pode ajudar a inativar enzimas digestivas que quebram os alimentos em açúcar. Limitar as enzimas digestivas significa retardar a absorção de açúcar no sangue. Isso evita picos repentinos nos níveis de açúcar no sangue.


POR QUE O VINAGRE NÃO É SAUDÁVEL


A história do vinagre é tão antiga quanto à do vinho; a palavra vinagre deriva do termo francês "vinaigre", que quer dizer "vinho azedo". O vinho não acondicionado devidamente entra em contato com o oxigênio que favorece a reprodução de leveduras e bactérias, produzindo um ácido que dá o gosto picante.

Atualmente a produção do vinagre envolve dois tipos de alterações bioquímicas: uma fermentação alcoólica de um carboidrato e uma oxidação deste álcool até ácido acético. Emprega-se uma fermentação por leveduras para a produção do álcool.

A concentração alcoólica é ajustada entre 10 a 13%, sendo, então, exposta às bactérias do ácido acético, que vai oxidar a solução alcoólica até que se produza o vinagre na concentração desejada.

Existem diversos tipos de vinagres produzidos dependendo do tipo de material usado na fermentação alcoólica (sucos de frutas, xaropes contendo amiláceos hidrolisados).

De acordo com o FDA (Food and Drug Administration) a definição e padronização de um dos tipos de vinagres são: vinagre de vinhos, vinagre de cidra, vinagre de maçã - produto obtido pelas fermentações alcoólica e subsequentemente acética do suco de maçãs.

O vinagre na realidade é considerado um contaminante indesejável na fabricação de vinhos; mas sempre foi aplicado na culinária como condimento. O vinagre na realidade é uma solução de ácido acético de 4-6 %.

Esse ácido tem propriedades corrosivas acentuadas, particularmente o ácido acético glacial (o ácido na sua forma pura e não diluída), cuja dose letal para o homem situa-se em torno de 20 ml.

É um produto da indústria química, mas como é reproduzido nas reações do vinho em escala orgânica, pelas bactérias, é utilizado em baixas concentrações (4-6%) na culinária.

Os efeitos do Vinagre na digestão

A saliva tem um ph entre 6,0 e 7,0 variação favorável à ação digestiva da ptialina (alfa-amilase) (1) responsável pela digestão dos amidos, ainda na boca; o vinagre, um ácido por excelência, altera todo o ph da saliva e interrompe a digestão dos amidos, que deveria ser ali iniciada.

O ph do Vinagre é idêntico ao do suco estomacal, ou seja de ph = 3,0 (2). O ph estômago tem como objetivo dissolver os alimentos para serem absorvidos no intestino. Mas a concentração da solução ácida no estômago é regulada para favorecer a digestão, e um acréscimo da concentração de ácidos pode causar azia, úlceras e mal estar.

O aumento da concentração de ácidos que o Vinagre promove no trato digestivo pode também desfavorecer a digestão dos alimentos no segmento intestinal. Todo o quimo (massa alimentar processada no estômago) que é enviado para o duodeno sofre a ação de outro suco digestivo, o entérico, com substâncias para digerir proteínas, carbohidratos e gorduras (3).

A secreção dessas substâncias são para neutralizar o ácido estomacal do quimo e para criar um ph adequado para a ação das enzimas pancreáticas (amilase, tripsina, quimotripsina, lípase etc (4)). Se o ph neste processo é alterado em sua concentração por alimentos excessivamente ácidos (o caso do vinagre), há o comprometimento das enzimas do pâncreas.

Já no século XIX se conhecia a ação do vinagre e seus efeitos indesejados; um relato de uma educadora que se preocupava com sanitarismo, demonstra como a ação do vinagre já era identificada como problemática a digestão dos alimentos - “As saladas são preparadas com óleo e vinagre, há fermentação no estômago, e a comida não é digerida, mas decompõe-se ou apodrece; em conseqüência, o sangue não é nutrido, mas fica cheio de impurezas, e surgem perturbações hepáticas e renais” (5).

As interferências nas várias etapas da digestão dos alimentos impedem a ação das várias enzimas da saliva, estômago e as entéricas. O alimento é processado parcialmente, não é absorvido totalemnte pelo intestino, e a ação da flora bacteriana nos vários segmentos intestinais, se encarrega de produzir metabolitos indesejados.

A ação do Vinagre no Tecido Ósseo

Uma experiência simples e fácil de realizar e muito utilizada na escola para os principiantes nos estudos da Química, é a do ovo imerso no vinagre. Os professores instigam os alunos com a seguinte pergunta: Como retirar um ovo de dentro do seu invólucro, sem quebrar a sua casca?

A solução do problema se dá através da reação química do Ácido Acético do vinagre sobre o Cálcio da casca do ovo.

A casca do ovo é constituída por um composto químico chamado carbonato de cálcio. O vinagre, este sendo uma solução diluída de ácido acético que reage com o carbonato de cálcio contido na casca do ovo, origina como produto de reação o dióxido de carbono; toda a casca é perdida na reação, e a clara e a gema permanecem intactas; isso é devido à existência de uma membrana que não reage com o vinagre.

No entanto, esta membrana tem a capacidade de permitir a migração do vinagre do exterior para o interior do ovo através desta. O fato do ovo estar maior no final da experiência é devido à migração do vinagre para o interior do ovo e à inexistência de migração de gema e clara para o exterior.

Queremos destacar aqui a ação do vinagre sobre o tecido ósseo, especialmente nos dentes. Alimentos regados com o vinagre, ou as conservas, irão permitir a reação deste ácido com o cálcio dos dentes, permitindo um desgaste maior e uma ação bacteriana mais favorável, devido a perda do esmalte dentário e fissuras que o ácido cria nos dentes.

As supostas propriedades curativas do Vinagre

O Vinagre além das aplicações na culinária, possui uma suposta aplicação terapêutica que traria benefícios para artrite, osteoporose, reumatismo, pressão alta, gota, bursite, arteriosclerose, enfartos, derrames, fadiga crônica, dores de cabeça crônica, diabetes, rinites, doenças degenerativas e acúmulo de cálcio no sangue.

Todas as afirmações curativas do vinagre são baseadas nos ácidos orgânicos que são oferecidos ao organismo. Mas o Ácido Acético não é um ácido de reposição orgânica, como é o Ácido Ascórbico e outros.

As propriedades curativas dos ácidos orgânicos podem ser oferecidos de forma natural através dos alimentos naturalmente ácidos – as frutas ácidas e vegetais com propriedades similares (veja tabela).

Mas o Ácido Acético é um metabólito de uma ação bacteriana, e sua reposição fisiológica pode ser substituída por ácidos orgânicos naturais (ac. ascórbico, ac. pantotênico, ac. Fólico) como uma ação fisiológica saudável.

Outras aplicações do Vinagre ou Ácido Acético

Na Europa o consumo deste ácido por pessoa situa-se em 4 litros por ano e no Brasil em 0,6 litro por ano. Lá, o produto é utilizado na higienização de cachorros, na limpeza de carpetes e como conservante na indústria de alimentos.

Destacamos a eficiência do ácido acético para limpar metais, cristais e avivar as cores das roupas. Ele também pode ser usado como desodorizador de ambientes poluídos com fumaça de cigarro e odor de frituras; basta colocar um prato com o vinagre sobre alguns pontos estratégicos no ambiente e os vapores do ácido irão neutralizar as partículas e moléculas que causam o odor.

Ph de Secreções em vários compartimentos digestivos:
Saliva 6,0 – 7,0
Secreção Gástrica 1,0 – 3,5
Secreção Pancreática 8,0 – 8,3
Bile 7,8
Suco Entérico 7,8 – 8,0
Séc. Intestino Grosso 7,5 – 8,0


Alimentos com Ph ácido:
Azeitonas (verde) 3.6 - 3.8
Manga 3.9 - 4.6
Ameixa seca 3.1 - 5.4
Tangerina 4.0
Limão 2.2 - 2.4
Laranja 3.1 - 4.1
Pêssego 3.4 - 3.6
Abacaxi 3.3 - 5.2
Obs. Esses alimentos não podem estar combinados aos amidos ou carbohidratos, pois interferem no ph da saliva, não favorecendo a sua digestão inicial na boca.

Outras utilidades do Vinagre:


1) Para o arroz ficar bem soltinho, coloque uma colher de vinagre na água do arroz na hora do cozimento; o calor irá vaporizar o ácido, mas deixará o arroz soltinho;

2) Para tirar a gosma da carne do frango, lave o frango, corte os pedaços e cubra-os com água fria e duas colheres de sopa de vinagre. Depois é só lavá-las com água corrente que o ácido será retirado;

3) Batatas murchas, com cascas escuras e enrugadas ficarão como novas misturando-se um pouco de vinagre à água em que forem cozidas; o calor irá vaporizar o ácido;

4) O bolo de chocolate ficará úmido se acrescentarmos uma colher de chá de vinagre de álcool ao bicarbonato estipulado na receita; o calor do forno irá vaporizar o ácido;

5) Na falta de uma geladeira, pode-se conservar carnes cruas por período curto embrulhando-as num pano embebido em vinagre;

6) Se quiser guardar salsichas frescas até por cinco ou seis dias, deixe-as mergulhadas dentro de uma tigela contendo água com uma colher de chá de vinagre (ou mais dependendo da quantidade de salsicha), e um pouquinho de sal. Guarde na geladeira, na hora de usar é só lavar em água pura e corrente em abundância;

7) Muitas cozinheiras colocam um recipiente contendo vinagre perto do lugar onde se está fritando cebolas; assim, não exalam seu cheiro característico, que muitas pessoas não suportam;

8) A polpa do abacate, depois de aberta, escurece logo, isto pode ser evitado passando um pouco de vinagre na superfície;

9) Para que o caqui amadureça mais depressa, faça um furinho junto ao cabinho e coloque ali uma gota de vinagre;

10) Se as mãos ficarem manchadas de frutas, uma mistura de limão e vinagre bem esfregada as eliminará;

11) O limão partido também se conservará fresquinho colocando a parte cortada num pires contendo vinagre;

12) As massas fritas não ficam gordurosas se for acrescentada a elas (durante o preparo) uma colher (sopa) de vinagre;
13) Para higienizar verduras que possam conter ovos e cistos de parasitas, as deixem mergulhadas em água com vinagre (5 colheres de vinagre para cada litro de água); o ácido irá desfazer as membranas dos ovos, cisto e larvas. Depois de 10 minutos de molho, lave bem em água corrente e abundante.


Fonte: http://www.utildicas.com
http://nutrindopordentroeporfora.blogspot.com.br
http://www.minhavida.com.br/
http://revistavivasaude.uol.com.br
http://www.ehow.com.br
http://reformadesaude.blogspot.com.br