QUALIDADE DE VIDA

Plantas, frutas, Ervas e seu uso medicinal - Parte 6

MaaMAÇÃ (Pyrus malus) -  Digestiva e exerce um controle sobre a flora intestinal. Recomendada contra febres e inflamações, e dietas curtas nos casos de diarréias. Contra febres, má digestão e prisão de ventre, pode-se confeccionar a AGUA DE MAÇÃS: Misturar uma maçã grande, descascada, mondada (livre de partes inúteis, sementes, cabo e muito bem lavada) e cortada em fatias bem finas, com 10gr de folhas de erva cidreira (melissa, a de folhas não a de capim), suco de meio limão e um pedaço de canela. Acrescentar duas colheres de mel e meio litro de água fervente, deixando repousar por dez minutos. Passar o preparado por uma peneira, bebendo o liquido no final das refeições.

 

No caso de febres e inflamações intestinais, consumir a água no decorrer do dia. Pode-se ainda confeccionar o VINHO DE MAÇÃS, que é indicado para distúrbios digestivos e prisão de ventre: Colocar uma colher de açúcar e um pedaço de casca de limão em um cálice e meio de vinho, nele cozinhando uma maçã mondada e descascada. Passar tudo pela peneira e beber esse vinho logo após as refeições.

A maçã é uma das frutas mais consumidas no mundo. Devido a sua facilidade de cultivo e não possuindo sazonalidade, ou seja, sendo colhida durante todo o ano, pode ser usada de forma ampla na culinária. Conheça as propriedades nutricionais da maçã.

A composição nutricional da maçã merece destaque, principalmente pelo seu alto valor de vitaminas do complexo B, vitamina C e E, além do mineral potássio. Além disso, sua composição de fibras, principalmente da pectina, fornece aproximadamente 10% das necessidades diárias de fibras. O consumo regular da pectina, tem se mostrado eficaz no controle da glicemia, auxiliando os portadores de diabetes a manter a boa saúde. O consumo aproximado de 2 maçãs pequenas ao dia, fornece a dose de pectina necessária. A pectina auxilia também na redução do mau colesterol, pois forma uma barreira de fibra na parede intestinal impedindo a absorção do colesterol e de outras gorduras.

Há quem diga que a maçã costuma “abrir” o apetite, mas na realidade o que os estudos demonstram é um efeito importante na saciedade. As fibras presentes na casca são do tipo insolúvel, ou seja, não são digeridas e desta forma ficam presentes por mais tempo no estômago, induzindo a sensação de saciedade.

As maças exercem uma função benéfica e protetora para toda a mucosa do trato digestório, pois além das fibras possui agentes cicatrizantes, portanto indicada para os que sofrem de problemas como azia, gastrite e úlceras, além de auxiliar no funcionamento intestinal.

As vitaminas do complexo B colaboram com a saúde do sistema nervoso, no crescimento infantil, na saúde da pele. É uma excelente fonte de nutrientes para o cérebro, pois é rica em vitamina C e ácido fosfórico. É ainda uma poderosa arma desintoxicante e antioxidante, pois é fonte de ácido málico, essencial para o processo de detoxificação hepática e para a neutralização dos radicais livres.

Os Taninos e os Flavonóides, fitonutrientes presentes na maçã, possuem ação antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce, adstringente e principalmente antiinflamatória.

Inclua a maçã na sua alimentação diária e desfrute de toda a saúde que ela oferece!

Recentemente um estudo publicado no Journal of Medicine Food, analisou os efeitos do consumo de maçã e suco de maçã sobre os níveis de LDL oxidado. Conhecido como colesterol ruim, o LDL provoca danos cardiovasculares, e quando oxidado, forma placas ao longo das paredes da artéria coronária, causando a aterosclerose.
Nesse estudo participaram 25 pessoas que durante 12 semanas consumiram cerca de 400ml de suco de maçã (100%) ou duas maçãs diariamente. As variedades das maçãs usadas no estudo foram: Fuji, Golden Delicius, Granny Smith e Red Delicius. Após as 12 semanas, os níveis de oxidação foram avaliados e verificou-se diminuição de 20% em média, nos níveis de LDL oxidado.

Outro estudo realizado na Universidade de Cornell e que foi publicado em na Revista Nature, mostrou que 100g de maçã fresca pode ser mais benéfico que um comprimido de 1500mg de vitamina C. Os antioxidantes naturais presentes na maçã fresca seriam mais eficazes do que aqueles encontrados em suplementos dietéticos.

Testes laboratoriais também foram realizados e mostraram que extratos retirados da casca da maçã inibiram o crescimento de células cancerígenas em cerca de 43% e os da polpa 29%. Em células de câncer de fígado, os testes foram ainda mais eficazes. Os extratos da casca reduziram o crescimento dessas células em 57% e os da polpa 40%.

São mais de 2500 tipos de maçãs cultivadas só nos Estados Unidos, e dentre essa infinidade de variedades, todas contêm quantidades consideráveis de nutrientes e substâncias benéficas à nossa saúde. A Fuji e a Gala estão no topo do ranking das maçãs mais consumidas no Brasil. Analisadas quanto à capacidade de reduzir o colesterol, a Gala abriu vantagem no páreo. Isso porque essa variedade oferece mais quercetina, um antioxidante que dificulta o acúmulo de gordura nas artérias. Graças a essa substância, que é da família dos flavonoides, a Gala impede com muita eficácia a absorção do colesterol no intestino. Verificou-se que com a ajuda dessa maçã, os excessos da molécula gordurosa são” varridos” do organismo.

Além disso, uma maçã Gala fornece a metade de toda a vitamina C que você precisa ao longo do dia.

Ambas apresentam características muito semelhantes, dificultando esclarecimentos de prós e contras. Por exemplo, a época de colheita é em períodos semelhantes (fevereiro até maio), estão disponíveis no comércio durante o ano inteiro (mesmo em períodos de entressafra, em que são disponibilizadas maçãs armazenadas em câmaras de atmosfera controlada) e apresentam preços próximos também. Ambas apresentam sabor adocicado, no entanto, a variedade Fuji pode apresentar alguma vantagem no que diz respeito ao seu menor teor de acidez.

Sendo essa fruta de baixa caloria, rica em fibras e substâncias antioxidantes, ela atua beneficamente na nossa saúde na redução de doenças. E esse benefício aumenta quando ingerida também a casca da fruta, pois há maior concentração de substâncias ativas.

A pectina é a principal fibra presente na maçã, é uma fibra solúvel (geralmente usada para engrossar gelatinas) e ajuda na redução de doenças cardiovasculares e prevenção de prisão de ventre. Além disso, essa fibra influencia favoravelmente as taxas de colesterol no sangue e funciona como um agente natural contra substâncias tóxicas, incluindo a contaminação por metais tóxicos. Têm sido mostrados ainda os efeitos benéficos da pectina da maçã tanto na redução do chumbo como na do mercúrio no trato gastrintestinal e respiratório.

Estudos investigaram pacientes com risco de doenças cardiovasculares, e eles tiveram uma redução de 7,6% no colesterol plasmático, a partir do consumo de maçã e de sua pectina. E em crianças foi benéfico seu consumo para o combate a diarreia.

Cerca de 100g de maçã encontramos de 1.5 a 2.5 gramas de pectina. Estudos mostraram que o consumo de 5 a 6g por dia dessa fibra é o necessário para se obter efeito na redução do colesterol, pois quantidades inferiores não mostraram efeitos significativos. Uma maçã média pesa entre 180/200g, podemos afirmar que a ingestão de uma unidade por dia fornece cerca de 3 a 5g por dia de pectina.

As substâncias antioxidantes presentes na fruta (casca e polpa), flavonoides e polifenois são capazes de preservar as células dos danos provocados pela ação dos radicais livres; com isso retardam o envelhecimento e protegem o organismo de uma série de doenças, inclusive o câncer.

Outro ponto positivo para a maçã é a presença de frutose, seu açúcar, que é absorvido de forma mais lenta pelo organismo em relação à sacarose (açúcar de cana usado diariamente). Isso beneficia as pessoas diabéticas, pois elas podem comer uma maçã diariamente sem aumentar os níveis de glicose do sangue.

Além de todos os benefícios que citamos, essa fruta pode ainda ser considerada como uma escova de dente natural, ajudando na higiene bucal. Morder e mastigar maçãs estimula as gengivas e aumenta a quantidade de saliva, diminuindo o número de bactérias na boca e ajudando no combate as cáries. Mas isso não significa abandonar a escova de dente, nem tão pouco o fio dental.


MELANCIA - Cucúrbita citrullus

Melancia



Diurética e nutritiva. Indicada para doenças nos rins, purifica o fígado, combate resfriado e bronquites.Seu consumo é altamente indicado em casos de obstrução renal pois seu suco promove a rápida eliminação do ácido úrico. Em estado natural auxilia no tratamento de artrite, reumatismo, acidez gástrica, dispepsia, afecções dos rins e da bexiga.

A melancia é uma fruta saborosa, barata e refrescante, sendo usada até como uma sobremesa de baixa caloria. Embora ela seja conhecida há décadas como uma ótima fonte de vitaminas C, A e B6, estudos recentes descobriram que a melancia, que tem origem na África, também é um excelente antioxidante e pode fazer bem para a saúde sexual.

O Departamento de Agricultura norte-americano divulgou um estudo que indicava que o consumo regular de melancia é benéfico para homens e mulheres e previne a disfunção erétil, a hipertensão, melhora a sensibilidade à insulina e a degeneração macular. Isso porque a fruta é rica em licopeno, que é um poderoso antioxidante carotenoide que neutraliza radicais livres, que por sua vez, são substâncias nocivas ao corpo.

A inclusão da melancia na dieta tem como benefício ainda diminuição do colesterol e das chances de desenvolver artrite reumatoide e ortoartrite, além de proteger o corpo de alguns cânceres, como o de próstata, endométrio, pulmão e mama.

Pessoas que trabalham com a indústria sexual já conheciam os benefícios da melancia. Assim como os aspargos fazem o espermatozoide adquirir um cheiro forte e ficar com o gosto amargo, a melancia age justamente de maneira oposta. Por ser uma fruta rica em água e açúcares naturais, ela colabora para tornar os fluidos do corpo mais adocicados e perfumados. Essa lista inclui a saliva, o sêmen e a secreção vaginal. E o efeito pode ser notado algumas horas após a ingestão da melancia.

Estudos indicam ainda que os benefícios do licopeno e do betacaroteno presentes na fruta melhoram quando ela é consumida em temperatura ambiente. Por isso, vale o sacrifício de deixá-la um tempinho fora da geladeira.

No calor, nada melhor que comer algo com poucas calorias como sobremesa. Além dos efeitos refrescantes e saborosos da melancia, existem outros cinco importantes motivos de adicionar essa fruta em sua dieta. O ideal é mantê-la em seu cardápio por no mínimo, duas semanas. Confira quais são os benefícios:

1. Dieta de desintoxicação

A melancia é composta por 95% de água. Em dietas de desintoxicação, você está autorizado a consumir até dois quilos de melancia, com a recomendação importante: a última “refeição” deve ser antes das 19h. Além disso, é proibido associar a melancia com carnes, alimentos enlatados ou fritos porque pode causar indigestão. Para eliminar a constipação, coma duas fatias de melancia pela manhã e mais nada por duas horas.

2. Propriedades anti-cancerígenas

O licopeno, substância que proporciona a cor vermelha da melancia, é muito eficiente na prevenção do câncer. Sementes de melancia estão cheias de “gorduras boas” e magnésio. Além disso, têm alguns outros nutrientes que melhoram a visão.

3. Curvas definidas

A melancia não tem colesterol nem gordura. Em 100 gramas de fruta, são apenas 25 calorias. Para manter as curvas, escolha dois dias da semana em que somente consumirá melancia e água mineral. Nos outros cinco dias, troque uma refeição por um grande pedaço da fruta. Mas não se esqueça de manter uma dieta equilibrada com proteínas e lipídios também.

4. Limpeza dos rins

A melancia tem grande quantidade de potássio, que é ótimo para limpeza dos rins, e muitos antioxidantes, que ajudam a mantê-los saudáveis. Além disso, a melancia reduz a quantidade de ácido úrico no sangue, diminuindo o risco de cálculo renal.

5. Protege o coração

Melancia tem a capacidade de reduzir a pressão sanguínea e temperatura corporal. Por isso, recomenda-se consumir melancia em dias quentes, porque reduz o risco de ter um derrame. O licopeno auxilia o coração a funcionar melhor e beta-caroteno mantém seu coração jovem e previne as doenças cardíacas normais que vêm com o passar dos anos.


MORANGO - Fragaria vesca

Morango



Mais rico em vitamina C do que a laranja ou limão, portanto bastante indicado para prevenção de gripes e resfriados. Cozido não tem nenhum valor e cru atua na purificação do organismo e combate reumatismos. O consumo de morangos facilita a digestão, estimula as funções hepáticas e o apetite; combatem a gota e o reumatismo articular. Uma dieta á base de morangos traz inúmeros benefícios a quem sofre de hemorróidas, perturbações circulatórias, afecções renais.

Torta de morango, sorvete de morango, merengue. Essa frutinha vermelha é apreciada por muitos, tanto em receitas quanto ela em si. E agora, alguns motivos para você não deixar de comê-la.

O consumo de morango traz diversos benefícios ao organismo, principalmente para quem deseja emagrecer. Ele diminui a fome, pois graças às fibras, ele aumenta a sensação de saciedade, impedindo que você coma mais do que deveria durante as refeições. E ele não engorda!

O morango também controla o colesterol, afinal, quanto mais fibras um alimento tem, maior a capacidade de absorver o colesterol do sangue e eliminá-lo pelas fezes. Ele também evita as rugas! Pois é dotado de antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce, combatendo os radicais livres.

Além disso, reduz o inchaço, equilibrando o nível de sódio que retém líquidos, combate à gordura, graças à vitamina C, que previne a obesidade e auxilia na formação de colágeno, dando firmeza à pele.  Ele também diminui a barriga e regula o intestino.

E o que pouca gente sabe: ele previne o câncer, pois contém ácido elágico, substância que trabalha para impedir a formação de tumores no aparelho digestivo. E mais uma boa notícia para quem quer emagrecer: a fruta aumenta a produção do hormônio leptina, que estimula o metabolismo, melhora o funcionamento de outros hormônios que trabalham no emagrecimento, reduzem a velocidade de digestão de alguns alimentos e controlam os níveis de açúcar no sangue.

O morango para alem de ser uma fruta saborosa, proporciona vários benefícios para a saúde e beleza, pois ajuda a dar mais resistência aos nossos tecidos, combate os radicais livres, fortalece os dentes e ossos, combate infecções e ajuda a cicatrizar mais rápido os ferimentos.

É rico em vitaminas C e ferro (ajuda na formação do sangue), a vitamina C ajuda na cicatrização de ferimentos, age contra as infecções e dá resistência aos tecidos, o morango é um protetor do organismo, pois tem ação antioxidante que elimina os radicais livres e estimula a circulação do sangue.

O seu consumo ajuda nos problemas de cálculos renais, dores artríticas e gota, reumatismo, a fruta age como laxante e é ideal para a prisão de ventre, o morango pode ser consumidos naturalmente, em sucos com leite, bolos, tortas, geléias, ele é altamente diurético, pois possui 90% de água, e é rico em ácido fólico, magnésio e potássio.

O morango possui um enorme valor nutritivo, ajuda a proteger os ligamentos, reduz dores musculares, protege as juntas e tendões, exerce um papel essencial como antioxidante, reduz riscos de dores e inflamações que podem ocorrer após os exercícios físicos.

Quando preparar suco de morango é fundamental ingerir logo após o preparo, evitando que ele se oxide e perca suas propriedades benéficas para o organismo, pois as boas substâncias passam depressa por uma metamorfose quando a fruta vira suco.

Você deve ingerir todos os dias pequena porções de morango, pois ele também ajuda no tratamento do fígado, sistema nervoso e aparelho digestivo, ele também proporciona muitos benefícios para a beleza, pois existem muitos cremes à base de morango que ajudam nas acnes, perda de tonicidade da pele, manchas vermelhas, rugas finas, você pode preparar cremes caseiros com a fruta com dois morangos, uma colher de mel e uma de aveia, misture os ingredientes até que forme um creme e hidrate os fios do cabelos, passe nas mechas e deixe agir por 40 minutos, massageando por alguns minutos e em seguida coloque uma toca de alumínio para que o produto seja absorvido com mais facilidade, esse procedimento favorece a maciez e o brilho dos cabelos, o morango favorece a saúde do corpo e a sua beleza.

O morango também é utilizado na preparação de máscaras faciais, coloque dois morangos com um iogurte e uma colher de aveia, a hidratação vai agir de forma benéfica na pele, tornando- a mais saudável e macia, aproveite de várias formas as propriedades do morango.


NABO - Brassica napius

Nabo



O nabo é indicado para combater a gripe e doenças dos brônquios. O chá de suas folhas e até da raiz fortalecem os ossos, agindo também como diurético.

Se está preocupado com artrite reumatóide, os nabos são um bom alimento para adicionar à sua lista de compras. O beta-caroteno das folhas de nabo é importante porque os baixos níveis de vitamina A, que pode ser formada no organismo a partir de beta-caroteno, são associados com artrite reumatóide.  A Vitamina A suporta o funcionamento adequado do sistema imunológico, assim como ajuda o corpo a produzir e manter as membranas saudáveis, incluindo a membrana sinovial que reveste as articulações.

A vitamina C e a vitamina E, fornecida pelo nabos trabalham em conjunto para eliminar os radicais livres que podem agravar a lesão articular. Desde a artrite reumatóide pode causar perda óssea, aumentando assim o risco de osteoporose, o cálcio fornecido pelo nabo é também um benefício especial.  E, como é uma excelente fonte de cobre do mineral, o nabo pode novamente ajudar as pessoas com artrite reumatóide, uma vez que o cobre é necessário para a produção de tecido conjuntivo, que é danificado nessa condição.

O nabo é um alimento eficaz para a limpeza e tratamento dos distúrbios do muco brônquico como tosse, bronquite e asma. É dito que comer nabos ajuda a dispersar a congestão pulmonar.O Nabo tem quantidades significativas de cada membro de uma combinação estelar de antioxidantes: vitamina C, vitamina E e beta-caroteno. Não só a vitamina C ajuda a diminuir os níveis de radicais livres e pode ajudar a diminuir a incidência de tumores do cólon.

A maior ingestão de vitamina E reduz a cerca de um terço, o risco de desenvolver câncer comparados com aqueles com o menor consumo deste antioxidante. O Beta-caroteno, que é um poderoso antioxidante e pode ser convertido no organismo em vitamina A, que tem sido demonstrado em alguns estudos capaz de diminuir os riscos de desenvolver, cancro tanto do cólon e como rectal.  O Nabo também serve como uma excelente fonte de cálcio, e um maior consumo deste importante mineral tem sido associado com uma diminuição significativa no risco de cancro do cólon e recto. O teor de fibra dietética dos nabos acrescenta ainda mais a sua capacidade de oferecer proteção contra o cancro colorrectal.

O Nabo tem imensos nutrientes antioxidantes que protegem contra a aterosclerose. A vitamina C, vitamina E e beta-caroteno trabalham em conjunto para ajudar a extinguir os níveis de radicais livres, minimizando assim a agregação plaquetária e LDL (colesterol "ruim"), dois mecanismos centrais para o desenvolvimento da aterosclerose.

Além disso, a ingestão de vitamina E e vitamina C é pensado para ser associado a um composto chamado paraoxonase, uma enzima que inibe a oxidação do LDL e HDL. Como uma excelente fonte de vitamina B6 e ambos folato, os nabos também podem ajudar a prevenir a aterosclerose ou a sua progressão uma vez que ambos estes nutrientes ajudam a manter os níveis baixos de homocisteína, uma molécula potencialmente prejudicial às paredes dos vasos sanguíneos.

Saiba Mais

- O nabo é rico em cálcio, mas a forma como o mineral é encontrado no produto não permite absorção.

- 100g da raiz do produto (o equivalente a uma xícara de chá) tem aproximadamente 30 calorias. 100g do seu talo cozido (3/4 de uma xícara de chá) tem pouco menos, 21 calorias.

- O consumo de nabo é liberado para idosos, crianças, hipertensos ou diabéticos, sem qualquer contra-indicação.

- Para saber se o nabo esta adequado ao consumo, comece observando as folhas. Se elas já caíram, estão murchas ou amareladas, é sinal de que o alimento não esta fresco. Se ele estiver muito mole e leve em relação ao seu tamanho, pode estar oco e em mas condições para ser consumido.

- A safra de nabo começa em meados de julho e vai ateh outubro. Essa é a época ideal para comprar o produto, pois ele costuma estar mais fresco e com sabor mais acentuado.

- O nabo ralado tem a vantagem de poder ser usado para engrossar pratos sem interferir muito no sabor e ainda deixar a comida mais nutritiva.

- A medicina popular demonstra que o nabo associado ao gengibre pode diminuir a incidência de tosses e combates asma e bronquite. No entanto, não há comprovação científica para essas propriedades medicinais do alimento.


PEPINO - Cucumis sativus

Pepino



O pepino, para não se tornar indigesto, não deve ser descascado. A casca é que facilita a digestão. A ingestão diária fortifica as unhas e o cabelo, atuando como adstringente para a pele. Neutraliza a acidez estomacal, tonifica o fígado e os rins.

A sílica no pepino é um componente essencial do tecido conjuntivo saudável, que inclui músculos, tendões, ligamentos, cartilagem e osso. O sumo de pepino é frequentemente recomendado como fonte de sílica para melhorar a aparência e saúde da pele, devido ao seu conteúdo de água, o pepino é naturalmente hidratante, um imperativo para uma pele brilhante. Os pepinos são também utilizados topicamente para vários tipos de problemas de pele, incluindo inchaço dos olhos, olheiras e queimaduras. Dois compostos no pepino, ácido ascórbico e ácido caféico, impedem a retenção de água, o que pode explicar porque os pepinos aplicados topicamente são frequentemente úteis em olhos inchados, queimaduras e dermatites.

Os Pepinos têm uma propriedade diurética suave, provavelmente devido ao seu elevado teor de água que é útil na perda de peso e na pressão arterial elevada. Tentar aumentar o consumo de fibra alimentar, é um desafio para muita gente. Adicionando um pepino nas saladas é uma forma especialmente boa para aumentar a sua ingestão de fibra, pois o pepino tem uma grande quantidade de fibra. Além disso, recebe o bónus de vitamina C, silício, potássio e magnésio. A Casca do pepino é uma boa fonte de fibra alimentar que ajuda a reduzir a prisão de ventre e oferece alguma proteção contra o câncer de cólon.

Um estudo sobre a adição de alimentos ricos em potássio, magnésio e fibra na alimentação de pessoas com a tensão alta, conclui que comer pepino ajuda a manter a pressão arterial dentro de níveis saudáveis.

O pepino é predominantemente formado por água. A água do pepino ajuda no controle da temperatura do corpo e nos processos orgânicos, oferecendo nutrientes para as células e eliminando delas suas impurezas.

Ele possui muita fibra e é importante para o sistema digestivo. Esta hortaliça é um poderoso tônico para o fígado e rins, além de dar força aos cabelos e unhas — graças ao alto teor de sílica e flúor.

O pepino é alcalinizante, calmante, refrescante, emoliente, laxante, estimulante e mineralizante.

Além disso, o pepino é um diurético natural e de grande ajuda na dissolução de cálculos renais. Ele é rico em potássio, que proporciona flexibilidade aos músculos e dá elasticidade às células que compõem a pele. Isso resulta em rejuvenescimento da epiderme, especialmente a do rosto.

O alto teor de fibras do pepino mantém o funcionamento do sistema digestivo e, diferentemente de outros alimentos ricos em fibras, ele é balanceado com uma reserva própria de líquido. O seu consumo pode diminuir ou prevenir a prisão de ventre, causada em geral pela falta de ingestão de líquidos. O alimento ajuda também em caso de diarreia, pois, além de reidratar, repõe minerais essenciais. O suco de pepino fresco ameniza acidez da indigestão. Os seus minerais estão contidos na casca, mas a polpa, famosa por aliviar a irritação cutânea, é rica em vitamina C e ácido cafeico, que reduzem a inflamação.

O suco de pepino é utilizado para inflamações do tubo digestivo e da bexiga. Ele tem também ação purificante e serve para eliminar a gordura da pele. O suco de pepino é conhecido por ser um ótimo diurético. Ele auxilia nos casos de pressão arterial, nas enfermidades dos dentes e das gengivas. Além disso, poder ser utilizado como cosmético para o rosto e no couro cabeludo para combater a caspa.

O pepino vai muito bem em pratos como saladas, sopas frias ou cozidas, e em conservas. Deve ser consumido ainda verde, pois quando amadurece se torna fibroso, perde a crocância e as sementes ficam duras e ásperas. Para saber se está no ponto, a casca precisa ter cor viva e brilhante.

PERA - Pyrus communis

Pera



Um fruto leve, pode ser ingerido sem restrições. Sua atuação é marcante nos rins por ser um diurético excelente. Seu consumo é indicado para pessoas portadoras dos inchaços edematosos característicos dos doentes do aparelho circulatório e dos rins, elimina esses inchaços. Cruas ou cozidas,e algumas vezes combinadas com pão integral e iogurte, são indicadas nos regimes contra obesidade.

Ela é rica em fibras, que auxiliam na digestão e evitam prisão de ventre.  Possui vitamina A que auxilia na manutenção da boa visão e vitamina C, que é antioxidante. Dos minerais possui potássio que dá energia e atua na contração muscular, fósforo, fortalecendo os neurônios e batimentos cardíacos, ferro, que ajuda na formação da hemoglobina combatendo a anemia, cálcio, que ajuda na formação de dentes e ossos e na prevenção de hipertensão, magnésio, também atuando na hipertensão, e enxofre que aumenta a resistência contra bactérias e evita o ressecamento da pele graças a elastina.

A pêra é muito útil para prevenção de câncer de cólon, bexiga, próstata e endométrio. Também previne doenças cardiovasculares e diabetes. É ótima no tratamento de hipertensão, ingeri-la frequentemente ou tomar seu suco faz com que a pressão arterial baixe, além de exercer uma ação diurética que purifica todo o organismo. Ela também tem sido empregada com sucesso como coadjuvante no tratamento de inflamações da bexiga, problemas digestivos e prisão de ventre.

Estudos demonstram que o consumo da pêra ou seu suco nas dietas de emagrecimento ajudam a emagrecer mais rápido e a perder barriga, isso porque  contém muitas fibras que ajudam na sensação de saciedade, além de conter um açúcar chamado levulose, que é mais doce que os outros e ajuda a reduzir a vontade de comer doces.A melhor maneira é consumir a fruta in natura, principalmente agora que é a fruta da estação sendo mais doce e suculenta, mas seu suco também é muito saboroso, principalmente quando feito junto com suco de limão, o que tira o excesso de doce e ajuda a não oxidar tão rapidamente, pois o suco da pêra escurece (oxida) muito rapidamente! Também pode ser consumida em saladas de frutas, doces, geléias, tortas, etc.

PARTE 7