QUALIDADE DE VIDA

Plantas, frutas, Ervas e seu uso medicinal - Parte 7

PimentoPIMENTÃO (Capsicum annuum) - Um alimento que não produz calorias. O consumo é indicado para fortalecimento da pele, das unhas e do cabelo. Sua ingestão também é benéfica para a desinfecção da mucosa bucal e gástrica, destruindo os germes intestinais sem prejudicar a flora bacteriana normal. O pimentão é um fruto do tipo baga, de formato cônico, semi-cônico, retangular ou quadrado, encontrado em variadas cores, como o amarelo, verde, vermelho, creme, laranja e roxo, de uma espécie de planta arbustiva cujo nome científico é Capsicum annuum L. Esta planta, originária do continente americano, especificamente da América Central e do norte da América do Sul, possui folhas de coloração verde-escura de formato oval-lanceolado, flores pequenas em tons de branco e pode atingir uma altura de até um metro e meio.



Da família das Solanáceas, da qual estão inclusas aproximadamente 2.000 espécies, entre elas a pimenta, a batata e o tomate, o pimentão assim como outros membros de sua família é muito apreciado na culinária de diferentes países por ser um alimento saboroso e por conter propriedades medicinais atraentes.

O sabor levemente picante característico dos pimentões é muito apreciado pelos brasileiros que os consomem de diferentes maneiras, desde crus em saladas, como também assados, refogados e como ingrediente de várias receitas. Este sabor picante presente nos pimentões é devido a uma substância chamada capsaicina. Esta substância, também encontrada nas pimentas, porém em concentrações maiores, ajuda a limpar o estômago e ainda é eficaz em combater os germes presentes no intestino.

Além da capsaicina, o pimentão contém vitamina C, vitamina A e minerais como o cálcio, fósforo e ferro. Por conter baixíssimas calorias o pimentão pode estar incluso em dietas de emagrecimento e ainda possui propriedades que beneficiam pele, unhas e cabelos. Outra substância encontrada nos pimentões é a capsorubina, um pigmento antioxidante e protetor das células.

Os pimentões são cultivados em várias regiões do Brasil com destaque para o Estado de Minas Gerais e São Paulo que são os principais produtores. Para se desenvolverem bem as plantas dos pimentões necessitam de solos bem drenados, porém não encharcados, e sem salinidade, com temperatura em torno de 21 a 27 graus Celsius. São plantas muito sensíveis ao frio e geada, e requerem boa luminosidade e calor durante todo o seu ciclo vegetativo.

Assim como outras plantas, o pimentão também está susceptível aos ataques de várias pragas agrícolas como os pulgões (Myzus persicae e Macrosiphum euphorbiae), os tripes (Thrips tabaci e Frankliniella shulzei), a vaquinha (Diabrotica speciosa), as largatas (Agrotis ipsilon e Prodenia spp) e pelos ácaros (Tetranyuchus urticae, T. evansi, T. marianae, etc.). Uma forma de combater estas pragas agrícolas é através da aplicação de inseticidas e acaricidas.


QUIABO - Hibiscus esculentus

Quiabo


Favorece os órgãos digestivos, intestinais, renais e urinários. Usado como auxiliar no tratamento da bronquite e fortalece os ossos pelo seu conteúdo de cálcio. Muito rico em vitaminas e sais minerais, é ótimo laxante facilitando o trabalho de intestinos, rins e bexiga e prevenindo doenças. Rico em vitamina A e, portanto, de extrema importância para a visão, pele e mucosas em geral, o quiabo (Hibiscus esculentus) é hortaliça da família das Malváceas. Seus frutos têm forma de cápsulas, são verdes e peludos e apresentam um tipo de goma viscosa. É geralmente usado frito, em sopas, saladas ou refogados e seus frutos devem ser escolhidos quando tenros e firmes.

Segundo dados, em 100 gramas de quiabo estão agrupados 850 U.I. de vitamina A; 130 mcg de vitamina B1 (Tiamina); 75 mcg de vitamina B2 (Riboflavina); 0,70 mg de Vitamina B5 (Niacina) e 25,80 mg de ácido ascórbico. Além disso, contém 40,00% calorias (em 100 gramas); 89,60% de água; 7,40 % de hidratos de carbono; 1,80% de proteínas; 0,20% de gorduras e 1,00% de sais. Se por um lado a vitamina A exerce as funções já mencionadas, além de proteger o fígado, a vitamina B1 é decisiva para o bom funcionamento do sistema nervoso, a vitamina B2 é importante para o crescimento, principalmente na adolescência.

Fruto de fácil digestão, é recomendado para pessoas que sofrem de problemas digestivos. Por isso mesmo, é eficaz contra infecções dos intestinos, bexiga e rins. Uma vez que a natureza oferece tudo de que o homem necessita, o quiabo tem também outras vantagens terapêuticas. Ele é “laxante mecânico”, sendo indicado para casos de pneumonia, bronquite etc, quando ‘‘empregam-se cataplasmas de folhas cozidas’’, acompanhado de chá de flores ou frutos que deve ser tomado a gosto. O período de safra do quiabo vai de janeiro a maio. Quem tem alguma prevenção contra o quiabo por causa da aparência gosmenta, aqui vai a dica: basta pingar limão ou vinagre na hora da fervura e ela desaparecerá.

Bastante popular na mesa dos brasileiros, o quiabo passou a fazer parte da culinária brasileira ainda na época da escravidão, e logo foi incorporado a nossa alimentação. Hoje, já é ingrediente indispensável em muitos pratos típicos de diversas regiões do país. Quem não conhece o famoso caruru, quiabo cozido com camarão seco? Ou o frango com quiabo e, ainda, o refogado de carne com quiabo, pratos tipicamente mineiros? Cozido, refogado, frito ou ensopado, em sopas e até mesmo em saladas, o quiabo pode ser consumido de diversas formas. Há quem o dispense pelo aspecto áspero e viscoso, e acaba perdendo as vantagens nutricionais que ele oferece.

Fonte de cálcio e sais minerais, esse vegetal possui vitaminas essenciais para nosso organismo, pois contém a vitamina A, que protege o fígado e é importante para visão, pele e mucosas, a vitamina B1, que auxilia no funcionamento do sistema nervoso e a vitamina B2, importante para o crescimento. Por ser de fácil digestão, o quiabo também é ótimo aliado na prevenção de infecções intestinais, renais e da bexiga.

Para que você possa desfrutar os benefícios desse vegetal, degustando seu sabor sem se incomodar com aquela goma viscosa que a hortaliça solta ao ser cozida, existe um segredinho. Basta pingar algumas gotas de limão no quiabo depois de pronto. Prepará-lo ao vapor ou escaldá-lo até que fique bem macio também é uma dica para deixar o quiabo mais sequinho. A melhor época para comprar quiabos é de janeiro a maio, quando a oferta é maior e os preços estão mais baixos. Os frutos devem ser firmes, com coloração verde intensa e sem manchas. Confira aqui uma receita deliciosa de salada com quiabo.


RABANETE - Raphanus sativus

Rabanete


Estimula a digestão, purifica o sangue, tonifica os nervos, atuando principalmente sobre o aparelho renal. O rabanete, cujo nome científico é Raphanus sativus, é uma planta herbácea, anual, de pequeno porte, com folhas verdes dispostas em roseta e flores de apenas quatro pétalas encontradas em tons de branco, rosa e roxo. Sua raiz tuberosa, de formato arredondado ou alongado possui casca de coloração predominantemente avermelhada e polpa branca. Já os frutos são do tipo síliqua, ou seja, são secos e deiscentes, constituídos por dois carpelos.

Os rabanetes se desenvolvem muito bem em climas amenos a frios e exigem solos férteis, que sejam bem drenados, enriquecidos com matéria orgânica e neutros (pH em torno de 6,6 a 7,5). Requerem boa luminosidade e a forma de propagação é por semente. A produção de rabanetes no Brasil concentra-se principalmente nas regiões Sudeste e Sul.

Pertencente a família Brassicaceae da qual estão inclusas mais de 3.000 espécies, entre elas a couve, o repolho, o nabo  e a mostarda, o rabanete é destaque por conter uma raiz tuberosa muito apreciada e cultivada em várias regiões do mundo, principalmente no continente Asiático, onde o consumo é elevado se comparado com os países do ocidente.

No Brasil, o consumo de rabanete não é tão comum. Porém por ser uma raiz bastante valorizada em outros países da Ásia e Europa, pelos seus usos na culinária e por conter diversas propriedades medicinais benéficas a saúde, a fama do rabanete está começando a se popularizar.

As raízes podem ser consumidas de variadas maneiras, principalmente cruas, cortadas em rodelas, formando uma salada crocante e refrescante. Além do seu sabor levemente picante, as raízes são ricas em fibras alimentares, vitamina C, folato e minerais como o potássio e fósforo. Por conter baixíssimas quantidades calóricas (100 gramas contém apenas 20 kcal), os rabanetes podem ser consumidos em dietas de restrições calóricas e com a grande vantagem de ser um alimento que ajuda na digestão dos amidos, por conter uma enzima chamada diatase. Além de tudo isto presente nos rabanetes, também são encontradas duas substâncias antioxidantes neles, são elas a luteína e zexantina. Porém, o rabanete pode causar em algumas pessoas distensão abdominal e flatulência.

Os benefícios do rabanete não param por aí. Ele também contém diversas propriedades medicinais, tanto em suas raízes, como também em suas folhas. Juntos, as raízes e folhas são consideradas poderosos calmantes, diuréticos, mineralizantes, alcalinizantes, tônicos para os músculos, antiescorbúticos, aperientes e eupépticos.

Uma curiosidade é que em Oaxaca, um estado do México localizado na parte meridional do país, existe um evento anual comemorado todo dia 23 de dezembro conhecido como a Noite dos Rabanetes. Este evento consiste numa exposição de esculturas belíssimas e criativas feitas por artesãos a partir dos rabanetes. O evento que é celebrado há cerca de 100 anos e perto da época do Natal, atrai turistas de várias partes do mundo.


REPOLHO - Brassica oleracea capitata

Repolho


Indicado para pessoas enfraquecidas, anêmicas, portadoras de câncer ou tuberculose. O seu teor de ferro, reconstitui o sangue e sendo um ótimo queimador de gorduras é aconselhado para dietas de emagrecimento.

O repolho é uma ótima fonte de vitamina C; ajuda a cicatrizar úlceras pépticas; pode ajudar a prevenir o câncer de cólon e os tumores malignos causados pelo estrogênio; além de ser pobre em calorias e rico em fibras, potássio, folato e betacaroteno, um precursor da vitamina A.

Pessoas que consomem grande quantidade de repolho têm menor probabilidade de desenvolver câncer de cólon, graças aos bioflavonóides, aos indóis, à genisteína e a outras substâncias químicas presentes no repolho, que inibem o crescimento de tumores e protegem  as células dos danos causados pelos radicais livres liberados quando o organismo queima oxigênio. Como algumas dessas substâncias aceleram o metabolismo do estrogênio, as mulheres que consomem grande quantidade de repolho têm menos chance de desenvolver câncer de mama, útero e ovário.

O repolho também é indicado nos casos de úlceras, náuseas, nevralgias, erisipela, gota, reumatismo e rouquidão; bem como é ótimo para o sistema digestivo e para o fígado.

Nos casos citados e como preventivo, toma-se um copo de suco de repolho pela manhã em jejum.

Além disso, o suco de repolho cru ajuda na cicatrização de úlceras pépticas, por causa da metionina, um aminoácido encontrado em pequena quantidade nesse vegetal. Basta beber um litro de suco de repolho cru ao dia por no mínimo duas semanas.

Observação: O suco de repolho cru pode ser misturado a cenoura ou salsão, para ficar com um sabor mais agradável.

REPOLHO ROXO

1. É amigo do peito
O repolho roxo é rico em antocianinas, os mesmos pigmentos que fazem a fama da uva e do vinho, cujo grande poder é afastar o risco de infarto.


2. Afasta infecções

Aposte no roxo e dê uma força ao sistema imune. Ele contém mais vitamina C. A recomendação diária é de 90 miligramas para homens e 75 para mulheres.


3. Deixa a pele bonita

O selênio, nutriente que ajuda a manter a pele saudável, aparece mais no repolho roxo. A dose diária para homens e mulheres é de 55 microgramas.


4. Fortalece os ossos

O roxo tem o dobro de fósforo, essencial para os ossos. Homens e mulheres precisam de 700 miligramas diários.

REPOLHO BRANCO

1. Combate tumores

O repolho branco tem mais ácido fólico, uma vitamina que ajuda a diminuir o risco do câncer.


2. É bom para os olhos
O branco contribui com uma pitada a mais de vitamina A, que previne males como a catarata. Homens precisam de 900 microgramas e mulheres, de 700.


3. Dá mais vigor

O repolho branco tem mais potássio, um mineral que fortalece os músculos. A recomendação diária é de 2 mil miligramas por dia para ambos os sexos.


SABUGUEIRO - Sambucus nigra

Sabugueiro


O chá, bebido como água é eficaz nos casos de sarampo. Para o diabetes é indicado um tratamento de no mínimo três meses, onde se toma diariamente o chá das folhas. Como depurativo e contra intoxicações do fígado, ferver sete gramas de folhas frescas de sabugueiro trituradas em meio litro de água durante dez minutos, beber meia xícara do liquido filtrado e adoçado com mel, pela manhã em jejum.

O Sabugueiro é uma árvore espontânea que os agricultores plantam para fazer sebes e à volta das vinhas ou junto às linhas de água, mas cujas bagas depois de apanhadas e secas, são exportadas para Alemanha, Japão, Holanda, etc., a fim de serem transformadas e servirem de corantes para as pastelarias, bem como para produtos farmacêuticos.

O fruto também se utiliza como aditivo ao vinho, para lhe dar, especialmente, cor.
A baga do Sabugueiro é uma das fontes de riqueza para os agricultores nos países em que é aproveitada agrícola e industrialmente.

Como exemplo podemos dizer que foi graças a esta árvore e ao riquíssimo património plantado no concelho de Tarouca, que foi criada uma associação, com ela um Rancho folclórico com o objectivo de preservar a cultura popular, nomeadamente os trajes, danças, cantigas, usos e costumes do povo do Vale do Varosa, além da ocupação dos tempos livres dos jovens, retirando-os dos meios alienatórios que os podem levar à destruição.

As propriedades do sabugueiro são admiradas desde os tempos de Hipócrates (século 5 a.C.), considerado o maior médico da antiguidade.

Esse arbusto ajuda nas inflamações, é anti diarreico, óptimo para crianças com doenças como o sarampo e a catapora, pois baixa a temperatura do corpo e é anti-febrífugo. É indicado para tratamentos com os órgãos femininos, pois é um auxiliar maravilhoso para a artemísia.
A fruta quando seca e tostada, moída e preparada como café, é excelente para interromper a diarreia.

As folhas machucadas podem ser aplicadas nos casos de queimaduras, retirando rapidamente a dor.

O chá das flores secas do sabugueiro é utilizado contra resfriados, gripes, anginas e nas enfermidades eruptivas, como sarampo, rubéola, varíola e escarlatina, por provocarem rapidamente a transpiração.

O chá das cascas, raízes e folhas é indicado para combater a retenção de urina (efeito diurético) e o reumatismo. Além disso, o chá da frutinha purifica o sangue e limpa os rins.

Uso Energético

Não existe nada mais maravilhoso que um banho de imersão com flores de sabugueiro.
O sabugueiro é indicado para pessoas que estão sempre temendo perder o controle das situações. Para quem tem movimentos involuntários de origem nervosa.
Diz-se que limpa a aura e prepara para coisas novas e criativas

Crenças!

Não vão longe os tempos em que eram colocadas nas portas e janelas das casas para impedir a entrada de males ou ainda nas tumbas para proteger os defuntos das bruxas e espíritos maléficos. Dizia-se que de sua madeira foi feita a Cruz do Calvário, e por esse motivo, acreditava-se que dava azar cortar um tronco de sabugueiro.


SALSA - Petroselinun sativum

SalSa


Combate gases intestinais, estimula o apetite, facilita a digestão e limpa os brônquios. Um chá de folhas de salsa é um poderoso diurético, aconselhado em casos de gota. A salsa atua também como auxiliar na cura de afecções hepáticas e hipertensão. A infusão da salsa é feita deixando por dez minutos 30gr de sementes de salsa (novamente não usar as destinadas a plantio, e sim as retiradas da planta) em 200g de água fervente, filtrar o liquido, bebendo metade em seguida; o restante três horas depois.

Um raminho de salsa pode fornecer muito mais do que uma decoração no seu prato. A salsa contém dois tipos de componentes pouco comuns que proporcionam benefícios únicos para a saúde. O primeiro é o óleo volátil que é uma componente que inclui myristicina, limoneno, eugenole alfa-thujene. O segundo são os  flavonóides, incluindo apiin, apigenina, crisoeriole luteolina.

A componente de óleos voláteis, particularmente myristicina, mostrou a inibição da formação de tumor, em estudos feitos com animais, especialmente a ausência de formação de tumores nos pulmões.

A Myristicina activa também a enzima glutationa-S-transferase, que ajuda a fixar a molécula de glutationa prevenindo possíveis danos do organismo. A actividade de óleos voláteis de salsa qualifica-a como um "alimento" químico-protector e, em particular, um alimento que pode ajudar a neutralizar determinados tipos de substâncias cancerígenas (como os benzopirenos que fazem parte da fumaça de cigarro e do fumo dos grelhadores a carvão).

Os flavonóides da salsa, especialmente a  luteolina, têm mostrado que funcionam como antioxidantes, que combinam com os radicais de oxigênio e ajuda a evitar danos nas células. Além disso, tem-se utilizado extratos de salsa em estudos feitos com animais para ajudar a aumentar a capacidade antioxidante do sangue.

Além de seus óleos voláteis e flavonóides, a salsa é uma excelente fonte de dois nutrientes vitais que são igualmente importantes para a prevenção de muitas doenças: a vitamina C e vitamina A (nomeadamente através da sua concentração de pró-vitamina A de carotenóides, beta-caroteno ).

A vitamina C tem muitas funções diferentes. É um antioxidante primário do corpo, solúvel na água, neutralizador dos perigosos radicais livres. Altos níveis de radicais livres contribuem para o desenvolvimento e progressão de uma grande variedade de doenças, incluindo a aterosclerose, o câncer de cólon, a diabetes e a asma. Isto pode explicar porque é que as pessoas que consomem quantidades saudáveis de vitamina C, reduzem o risco de sofrerem daquelas doenças. A vitamina C também é um poderoso agente anti-inflamatório, o que explica a sua utilidade no combate à osteoartrite e à artrite reumatóide. E uma vez que a vitamina C é necessária para o funcionamento saudável do sistema imunológico, também pode ser útil para prevenir as infecções recorrentes do ouvido médio ou resfriados.

Beta-caroteno, um outro importante antioxidante, actua nas áreas solúveis de gordura do corpo. Dietas com alimentos ricos em beta-caroteno também estão indicados na prevenção/tratamento da progressão de doenças como a aterosclerose, a diabetes e o câncer do cólon. Tal como a vitamina C,  o beta-caroteno também pode ser útil na redução da gravidade da asma, da osteoartrite e da artrite reumatóide. O beta-caroteno é convertido pelo organismo em vitamina A, um nutriente tão importante para o fortalecimento do sistema imunológico que a sua alcunha é a de vitamina "anti-infecciosa."

A Salsa é uma boa fonte de ácido fólico, uma das mais importantes vitaminas B. Desempenha vários papéis no corpo, sendo um de seus mais importantes o relacionado com a saúde cardiovascular, em que é necessária a sua participação no processo de conversão da homocisteína em moléculas benignas.

A homocisteína é uma molécula potencialmente perigosa, pois, se atingir níveis elevados, pode danificar directamente os vasos sanguíneos; os níveis elevados de homocisteína estão associados a um aumento significativo do risco de ataques cardíacos e de derrames em pessoas com aterosclerose ou a outras doenças de coração e ainda à diabetes. Ingerir alimentos ricos em ácido fólico, como a salsa, é uma boa idéia, especialmente para os indivíduos que têm, ou querem evitar, aquelas doenças.

O ácido fólico também é um nutriente essencial para a divisão celular adequada e, portanto, de vital importância para a prevenção do câncer, em duas áreas do corpo que contêm células de divisão rápida, o cólon, e, nas mulheres, o colo do útero.

Embora um estudo feito em animais de laboratório sugira que doses suplementares elevadas de vitamina C pode causar osteoartrite, um tipo de artrite degenerativa que ocorre com o envelhecimento, um outro indica que os alimentos ricos em vitamina C, como a salsa, fornecem protecção contra a poliartrite inflamatória, uma forma de artrite reumatóide que envolve duas ou mais articulações.

Os resultados, apresentados nos estudos das doenças reumáticas foram retirados de um estudo de mais de 20.000 indivíduos que mantiveram a sua dieta diária de vitamina C quando o estudo começou e que vieram a deixar de sofrer de artrite; aqueles estudos incidiram especialmente  sobre doentes que desenvolveram poliartrite inflamatória e outras doenças do mesmo género, e que, durante os estudos, no período de acompanhamento,  deixaram igualmente de sofrer de artrite. Concluiu-se que os indivíduos que consumiram menor quantidade de alimentos ricos em vitamina C corriam três vezes mais riscos de desenvolver artrite do que aqueles que consumiram maior quantidade.

Assim, na próxima vez que a salsa aparece no seu prato apenas como um enfeite, não se esqueça de reconhecer seu verdadeiro valor e de a utilizar para melhorar a sua saúde. Além disso a salsa tem ainda a capacidade de “limpar” o seu paladar e de o ajudar a respirar melhor, no final das suas refeições.


UVA - Vitis vinifera

Uva


As folhas da parreira são indicadas para se fazer chás que refrescam os intestinos, relaxam os nervos e tonificam o coração.

Este é um pequeno apanhado dos alimentos que podemos fazer uso diário, que não só nos nutrem, mas bem combinados nos trazem saúde. A arte de cozinhar é uma alquimia com a qual podemos transformar doenças em saúde. Aproveitando ao máximo os poderes da Natureza que a Deusa criou, mesmo porque ao cozinhar estamos atuando com os quatro elementos, água, terra, fogo e ar, e sabemos que esses poderes transformam qualquer coisa.

A uva, além de uma fruta muito saborosa, é altamente recomendada para a saúde, já que contém boa fonte de propriedades nutricionais, como a vitamina C e vitaminas do complexo B.

Como sabemos, a uva é usada na fabricação de vinhos e sucos. Tanto no vinho como no suco são encontrados dois elementos: o resveratrol (que eliminam plaquetas causadoras de coágulos que pode entupir as artérias) e flavonóides, que são oxidantes e inibem o envelhecimento das células.

A uva - tanto as vermelhas, roxas ou pretas - é boa para o coração, funciona como diurético e como laxante natural, atuando contra alguns problemas do intestino. A casca da uva aumenta o colesterol HDL (colesterol bom) e a uva verde tem poderes antivirais e antibacterianos. A melhor maneira de usufruir das suas propriedades é utilizar em sua forma natural. Assim é possível aproveitar o potássio, o cálcio, o magnésio e os minerais que ela contém. Com tantos benefícios, a poderosa fruta ainda contribui para a longevidade.

Por ser rica em vitaminas A, B e C, além de proteínas, carboidratos, iodo, fósforo e flavonóides, a uva protege o coração contra infartos, já que ajuda a desobstruir as artérias e regula as taxas de colesterol no sangue. Também melhora o funcionamento do fígado e dos rins, auxilia o estômago a se recuperar mais facilmente de úlceras e da gastrite, além de eliminar ácido úrico do sangue.

As uvas verdes possuem uma menor quantidade de flavonóides, substâncias com função antiinflamatória que também protegem o organismo contra o ataque dos radicais livres. Sendo assim, seus benefícios ao organismo são reduzidos se comparados aos das uvas preta, roxa e rosada.

Tomar 2 copos de suco de uva por dia pode reduzir em até 40% o risco de sofrer infarto, pois a fruta previne a obstrução de artérias.

A farinha de uva é fabricada a partir dos dejetos descartados pela indústria do vinho e sucos, e do óleo de sementes.

As propriedades presentes nos compostos das sementes da uva ajudam a impedir doenças no coração, tais como ataque cardíaco e infarto, pois impedem o desenvolvimento de plaquetas que bloqueiam as artérias. Também alivia o cansaço dos olhos em pessoas que utilizam o computador por muito tempo, diminui a degeneração macular e cataratas, melhora a circulação sangüínea nos pequenos vasos dos olhos, onde algumas doenças do olho podem causar bloqueios e enfraquecimentos que resultam em danos na visão.

A farinha de uva diminui o nível do colesterol ruim, o LDL, inibe o aparecimento de varizes, porque ativa a circulação e retarda o envelhecimento. É rica em OPC, antioxidante que combate os radicais livres.

A farinha de sementes de uva NÃO CONTÉM GLÚTEN, lactose ou colesterol, e é rica em fibras dietéticas naturais.

A grande vantagem do consumo de farinha de uva está no fato dos diabéticos não poderem consumir as frutas em quantidades razoáveis, a ingestão de algumas frutas já é suficiente para aparecer os sintomas devido à alta concentração de frutose.

A farinha de sementes de uva é também benéfica à saúde, pois a farinha é composta de 76% de fibras, segundo os pesquisadores possui alta quantidade de flavonóides, também é antioxidante, cuja principal função é combater os radicais livres e herdou da fruta a prevenção do envelhecimento e das doenças degenerativas.

INDICAÇÃO:  Excelente no tratamento de doenças circulatórias, diminui aparecimento das varizes; auxilia na prevenção de problemas cardiovasculares; ajuda no combate das doenças de pele, como psoríase e eczema. Limpa a pele das impurezas externas e células mortas e retarda o envelhecimento, dá brilho e maciez. Aumenta a produção de tecidos colagenosos, evitando aparecimento de rugas, flacidez e perda dos dentes.

Evita a deficiência de visão e audição; ajuda a minimizar danos no fibroma, auxilia na prevenção da artrite e também auxilia na prevenção do endurecimento das artérias. Ajudam no controle de espirros, congestões e outras características provenientes de reações alérgicas.

Como esfoliante natural e excelente ação rejuvenescedora a farinha da semente de uva pode ser misturada ao mel e aplicada diretamente sobre a pele. O resultado é imediato, com visível ação clareadora e emoliente da pele, além dos benefícios antioxidantes, resultantes da ação contínua do tratamento.

MODO DE PREPARO:

Consumir de 2 a 3 colheres ( sopa) diárias de farinha de uva, pode ser consumida pura ou misturado nos sucos e vitaminas.

A farinha de uva pode ser usada nas receitas de pães, barras de cereais, massas caseiras dentre outras. A farinha de uva deixa os alimentos mais saborosos e pode ser usado juntamente nas saladas.

Como esfoliante, deve ser usada com cuidado, dependendo do tipo da pele e local: rosto, mãos, pés.
Para uma pele oleosa, por exemplo, esfolie duas vezes por semana, pele seca ou normal uma vez por semana de preferência à noite.

Lave o rosto com sabonete de sua preferência, aplique a farinha de uva suavemente, com a pele molhada; deixe agir por alguns minutos. Enxágüe o local com bastante água.



Fonte: http://amemoria.tripod.com/
http://belezaesaude.dae.com.br
Portal iTodas
http://www.outramedicina.com
http://www.blogers.com.br/os-beneficios-do-abacaxi/
Salvatore de Salvo e Mara Teresa de Salvo, Novos Segredos da Boa Saúde
http://vilamulher.terra.com.br
http://alimentacao.terra.com.br
portalnatural.com.br
http://terapeutaquantico.blogspot.com.br
http://vidadequalidade.org
http://www.tuasaude.com
http://www.infoescola.com
http://007blog.net
http://www.remedio-caseiro.com
http://zerohora.clicrbs.com.br
ANutricionista.Com - Ana Paula Fidélis - CRN9 6192 - Nutricionista em Belo Horizonte.
http://www.morumbi.net/nutricao/22.php
SOS Você
http://mdemulher.abril.com.br
http://www.i-legumes.com
http://emagrecimentoesaudeblog.com.br
http://vilamulher.terra.com.br
nergiaeequilibrioterapias.blogspot.com.br
http://www.beneficiosdacanela.com
http://esaudavel.blogspot.com.br
http://www.mulhersexofragil.com.br
http://www.alimentacao-saudavel.com
http://marcela-nutricao.blogspot.com.br/
http://science4life-12c.blogspot.com.br
Revista vegetarianos.com
http://www.cnph.embrapa.br/paginas/dicas_ao_consumidor/chicoria.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Chicória
http://www.jardineiro.net/br/banco/cichorium_endivia.php
http://emedix.uol.com.br/fit/chicoria.php
http://medicinanatural.blogspot.com.br
http://cyberdiet.terra.com.br
http://blog.buddhaspa.com.br
http://medicinaenergetica.zip.net
Aparup Mukherjee
http://www.melhoramiga.com.br
http://boaforma.abril.com.br
http://mdemulher.abril.com.br
http://www.mundodastribos.com
http://www.jornaldosite.com.br
http://www.fotosantesedepois.com
http://belezaesaude.dae.com.br
http://cozinhajaponesa.com.br
http://www.clubebelezaesaude.com.br
http://www.nutricaoemfoco.com
http://007blog.net
http://beneficiodasfrutasnasaude.blogspot.com.br
http://www.corposaudavel.net
http://secuidando.blogspot.com.br
http://www.portalsaofrancisco.com.br
http://mdemulher.abril.com.br
http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com
http://www.jardimdeflores.com.br
http://www.diabetenet.com.br
http://www2.uol.com.br
http://mdemulher.abril.com.br    
Terra Notícias
http://www.entrenalinea.com.br
http://www.sidewin.com
http://projetoinovador.spaceblog.com.br
http://belezaesaude.dae.com.br
http://www.alimentacao-saudavel.com
http://www.saudevital.org
http://www.taeq.com.br
http://globoruraltv.globo.com/GRural/0,27062,LTP0-4373-0-L-R,00.html
http://www.cnph.embrapa.br/bib/saibaque/rabanete.htm
http://www.cm-guimaraes.pt/files/1/documentos/horta/comocultivar/RABANETE.pd
http://curapelanatureza.blogspot.com.br
http://saude.abril.com.br