Cascas de banana madura agem como elemento purificador de água

    ban topo1Além dos surpreendentes usos das cascas de banana – tais como branqueamento dos dentes, polimento de talheres, de sapatos de couro, e das folhas das plantas caseiras - os cientistas adicionaram a purificação de água contaminada com metais potencialmente tóxicos. A casca da banana picada se desempenha melhor do que uma série de outros materiais de purificação, ...

    de acordo com um novo estudo. Agora os cientistas têm conseguido purificar água potável contaminada com metais potencialmente tóxicos. 

    Leia também - Metais tóxicos e suas conseqüências para a saúde humana

    O relatório que conclui que as cascas de banana picadas têm melhor desempenho do que uma série de outros materiais de purificação, aparece publicado no jornal da ACS's Journal Industrial & Engineering Chemistry Research.

    Gustavo Castro e seus colegas observam que os processos de mineração, bem como o escoamento das fazendas e os resíduos industriais, podem contaminar com metais pesados como chumbo e cobre, o curso das águas. Os metais pesados podem ter efeitos adversos na saúde de animais, do ser humano e no meio ambiente. Os métodos atuais de remoção de metais pesados da água são caros e algumas substâncias utilizadas no processo são tóxicas em si mesmas. Trabalhos anteriores têm mostrado que alguns resíduos de plantas, tais como as fibras de coco e as cascas do amendoim, podem remover essas toxinas potenciais da água.

    ban01

    Neste trabalho, os pesquisadores se propuseram pesquisar se cascas de banana picada também poderiam atuar como purificadoras de água. Os pesquisadores descobriram que a casca de banana picada pode remover rapidamente o chumbo e o cobre da água do rio, melhor do que muitos outros materiais. Um sistema de purificação baseado em cascas de banana pode ser usado até 11 vezes sem perder as suas propriedades de fixação de metais, eles observam. A equipe acrescenta que cascas de banana são muito atraentes como purificadores de água devido ao seu baixo custo e porque as cascas não precisam ser quimicamente modificados para colocá-las a desenvolver a purificação.

    Os autores agradecem o financiamento da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

    Fonte (*): American Chemical Society. "Banana peels get a second life as water purifier." ScienceDaily, 10 March 2011

    Pitacos e experimentos da Conceição Trucom

    ban02

    Seguimos buscando mais material destes estudos, mas enquanto isso fizemos nossos estudos práticos aqui no Doce Limão. Então, avaliamos por radiestesia e degustação os seguintes experimentos, lembrando que não quantificamos, foram avaliações relativas, um simples termômetro.

    1) Avaliações de nossas águas: nível de contaminantes tóxicos de ZERO A DEZ

    - Água da torneira : NÍVEL 2
    - Água filtrada no carvão ativo : NÍVEL 2 (ou seja, o carvão ativo não minimiza estes agentes tóxicos)
    - Água Solarizada pelo método SODIS : NÍVEL 1 (ou seja, este método consegue sim cortar o nível de agentes tóxicos pela metade, mas não zera)

    ban03

    2) Avaliações da ação da casca de banana: não tínhamos banana orgânica, então usamos a casca de bananas nanica de cultura convencional, porém bem maduras.

    Leia também - Seja inadequado, porque não se adequar a uma sociedade doente é uma virtude

    Mas, sobre Água da torneira, ou seja, nas condições de maior toxicidade. Deixamos as cascas agindo por 12 horas, um tempo razoável, que não gera fermentações, mas permite que as reações de sequestro e extração dos metais pesados ocorra com eficiência.

    - Casca fresca (recém descascada) da banana inteira (1 casca/2 litros de água) : NÍVEL ZERO
    - Casca picada e desidratada (1 colher de sopa/2 litros de água) : NÍVEL 1

    Conclusões:

    - Realmente funciona, e a proporção ideal é esta: casca inteira (desnecessário picar) de uma banana nanica média, recém descascada, para cada 2 litros de água. Mas recomendo colocar sobre uma água solarizada, porque esta água é desbacterizada, desclorada e desfluorizada pelo sol. Com isso, conseguimos uma água completamente saudável.

    - Imagino o poder da casca de bananas de cultura orgânica. Vou conseguir na próxima feirinha e realizar os testes.

    - O sabor E AROMA da água fica bastante agradável, com leve bouquet dos óleos essenciais da banana: NOTA MIL. Confira infos na imagem abaixo.

    Importante lembrar que o processo deve ser realizado em local fresco e ventilado, fora de calor ou frio excessivo. Ou seja, nada de janela pegando sol, nem geladeira OK?
    O procedimento consegue ótima eficiência com apenas 12 horas de sequestro e extração dos metais pesados.

    (*) American Chemical Society. "Banana peels get a second life as water purifier." ScienceDaily, 10 March 2011

    (**) Fernando Trucco, Professional Translations.

    https://www.docelimao.com.br

    Translate

    ptenfrdeitrues

     

     

     Ajude a manter o site no ar.

     

    Curta O Arquivo no FacebookCurta O ARQUIVO no Facebook

    O Arquivo

    Sobre  |  Fale Conosco