QUALIDADE DE VIDA

Sua língua ficou preta? Veja o que pode ser

linpre1Por Natasha Romanzoti, em 19.10.2018 - Recentemente, o Dr. Yasir Hamad, do Departamento de Medicina da Universidade de Washington (EUA), atendeu uma paciente cuja língua havia ficado preta e adquirido um aspecto peludo. O que estava acontecendo? Língua pilosa negra. A condição tem essa aparência por causa do alongamento das papilas gustativas existentes na língua, em até 15 vezes. Normalmente com menos de um ...

milímetro de comprimento, podem atingir entre 12 e 18 milímetros. À medida que as papilas crescem, acredita-se que elas prendam mais partículas microscópicas de alimentos, dando às bactérias e outros micróbios uma chance de prosperar na língua e causando a coloração escura. A língua negra é um efeito colateral incomum e inofensivo de algumas drogas, mas também pode estar ligada ao tabagismo, má higiene bucal e certas condições médicas.

O caso

A paciente de Hamad, uma mulher de 55 anos, recebeu um antibiótico chamado minociclina para tratar de uma infecção em uma ferida após um acidente de automóvel. Dentro de uma semana, sua língua ficou preta e ela começou a sentir náuseas, bem como um gosto ruim em sua boca. “Por mais assustador que pareça, a melhor parte é que é reversível”, explicou o Dr. Hamad. Quatro semanas depois que os médicos mudaram seu regime de medicação, a língua da paciente voltou à sua coloração e aspecto normal.

Leia também - Biomassa de banana verde

Raro

Não está claro quão incomum a condição é, mas este foi o primeiro caso que o Dr. Hamad viu em 10 anos de prática. Se sua língua começar a parecer suspeitamente preta, não entre em pânico. “Cheque com seu médico, porque algumas outras condições podem se assemelhar a [língua pilosa negra]”, esclareceu. Um relato do caso foi publicado na revista científica New England Journal of Medicine.

 

O Que é a Língua Preta Pilosa?

 

Por Dra Giovana Rocha Lamber - “Língua pilosa preta” ou também conhecida como “língua preta peluda”, é um termo que soa assustador. Porém, esta é uma condição temporária, inocente e facilmente reversível somente com uma higienização bem realizada. É uma condição patológica que faz da aparência da língua pilosa e preta e é causada por um excesso de crescimento de bactérias na mucosa oral.

COMO OCORRE

A língua é constituída por diferentes tipos de papilas que apresentam cada uma sua função. Nelas, há o acúmulo de todos os tipos de bactérias, que criam pigmentações provenientes dos glóbulos vermelhos do sangue, dando a língua a coloração preta. Já o caso de parecer “pilosa/peluda”, provém de uma descamação da capa externa das células presentes nesse órgão.

O QUE CAUSA

As causas da língua preta são desconhecidas, mas alguns pesquisadores acreditam ser devido a mudança de bactérias normais no meio bucal. Isto porque o indivíduo acarreta fatores que influenciam nessa mudança da microbiota, como: o uso excessivo de antibióticos, café ou chá; produtos que contenham bismuto; tabagismo ou qualquer mantimento proveniente do tabaco; e principalmente a higienização realizada de maneira incorreta.

COMO PREVENIR

Como forma de prevenção, realize a higienização dos dentes e também da língua corretamente, utilize sempre o fio, escova e creme dental.

COMO TRATAR

Leia também - Alecrim: aumento de memória em 75%

Já como forma de tratamento, utilize a própria escova de dente para a higienização da língua ou um higienizador lingual por pelo menos três vezes ao dia. Evite o uso dos exaguantes bucais, pois ironicamente estes podem aumentar o risco de mau hálito, o que não é cientificamente comprovado. Portanto, dê atenção ao uso excessivo de enxaguantes que contêm adstringentes (mentol ou hamamelis) ou agentes oxidantes (peróxido), pois podem aumentar o risco da “língua pilosa preta”.

Caso a pigmentação persista, consulte seu dentista.

 

Fonte: CNN
           https://conquistodontologia.com.br