10 Atitudes que ajudam a economizar água

    ecoagua1Na hora de poupar os recursos naturais do planeta, vale investir nos pequenos gestos cotidianos. Abaixo, confira algumas dicas que podem ajudar a usar a água de forma consciente em seu lar A sustentabilidade é um assunto muito importante e tem sido discutido cada vez mais. Para ajudá-lo a economizar cada vez mais água e contribuir para o meio ambiente, confira 10 atitudes que ajudam nessa missão:

    1. Nos dias quentes faça a rega das plantas pela manhã ou à noite, para reduzir a perda de água por evaporação. A economia é de 48 garrafas de 2 litros por mês. No inverno, regue dia sim, dia não.

    2. Para economizar água na hora de lavar a louça, limpe os restos de comida dos pratos e das panelas. Molhe tudo de uma vez e feche a torneira enquanto os ensaboa. Abra a torneira só para enxaguá-los. Acredite, o consumo de água cai de 117 litros para 20 litros!

    Leia também - Emulsificantes e risco de colite e doença metabólica

    3. Em residências ou condomínios, as piscinas que não estiverem sendo utilizadas precisam ficar cobertas. Assim, a perda por evaporação diminui em até 90%. Em uma piscina de tamanho médio, isso representa uma economia mensal de 3.785 litros de água – quantidade suficiente para atender uma família de quatro pessoas por cerca de um ano e meio.

    4. Nada de jogar óleo de cozinha sujo pelo ralo! Além de entupir seu encanamento e deixar aquele mau cheiro na cozinha, um litro de óleo descartado de forma errada polui 25 mil litros de água. Procure uma cooperativa e encaminhe o resíduo para reciclagem. Esse material pode ser transformado em sabão!

    5. O lixo descartado de forma errada, como jogar um papel de bala pela janela ou no vaso sanitário, pode ir parar nos sistemas de abastecimento de água da cidade. O problema é que quanto mais suja estiver essa água, mais difícil (e caro!) fica para limpá-la para o uso da população.

    6. Você sabe verificar quando o vaso sanitário está com vazamento? Essa é bem fácil: jogue pó de café nas laterais do vaso e observe. Se ele derreter ou desaparecer é sinal de que há vazamento na válvula ou caixa de descarga.

    7. Dica para descobrir vazamento na instalação interna: 1º) Feche o registro do hidrômetro. 2º) Abra a torneira logo em seguida e espere toda a água escorrer. 3º) Coloque um copo cheio de água na boca da torneira e observe. Se a água do copo for sugada é sinal de que há vazamento no ramal que está ligado diretamente à rede.

    8. Ao escovar os dentes por cinco minutos sem fechar a torneira, são consumidos 12 litros de água. Reduza o gasto para meio litro só molhando a escova e usando um copo do líquido para enxaguar a boca!

    Leia também - Fortaleça a sua imunidade com este remédio de alho e mel

    9. Muitos acabam demorando até 30 minutos para lavar o carro. Com uma mangueira não muito aberta, o gasto é de 216 litros de água. Com meia volta de abertura, o desperdício chega a 560 litros. Para reduzir, lave seu automóvel uma vez por mês com balde. Assim, o consumo cai para 40 litros.

    10. Lavar roupa todo dia, que agonia! Ainda mais em tempos de economia de água. Deixe acumular o máximo de peças que puder e, só então, ligue a máquina de lavar. Se você tem tempo disponível, vale até lavar as peças na mão para evitar o desperdício. Outra dica é colocar um balde vazio perto do chuveiro quando estiver tomando banho. A água coletada ali pode servir para deixar as roupas mais sujas de molho antes da lavagem.

    Fonte: Revista Casa e Jardim

    Translate

    ptenfrdeitrues

     

     

     Ajude a manter o site no ar.

     

    Curta O Arquivo no FacebookCurta O ARQUIVO no Facebook

    O Arquivo

    Sobre  |  Fale Conosco