QUALIDADE DE VIDA

Caroço do abacate e seus benefícios

abacar topoAbacate é um SUPER ALIMENTO... Você precisa conhecê-lo mais. Sua safra que vai de março até junho, mas é possível encontrá-lo praticamente o ano inteiro. A fruta tem a polpa rica em gordura monoinsaturada, uma fonte alternativa de energia para o cérebro... Ainda mais quando preparado com cacau e/ou um tequinho (1 mão/cada xícara de fruta picada) de semente germinada... O limão vai atuar como mineralizante e adstringente, reduzindo a flatulência.

E para adoçar: 1 mãozinha de fruta seca previamente hidratada num suco de laranja ou limão MAS TEM MAIS: nunca coloque a semente do abacate no lixo! Vamos saber mais sobre seus benefícios? A semente - vulgarmente caroço - do abacate tem sido cada vez mais reconhecida por seu valor nutracêutico! Já muito se falou dos benefícios que o abacate tem para a nossa saúde, mas pouco sabemos do verdadeiro poder nutracêutico do seu caroço. Já de início, o caroço de um abacate tem a quantidade ideal de fibras que uma pessoa deve consumir diariamente. Mas não é só isso, pois é no caroço que está concentrada a maior parte dos antioxidantes desta fruta: cerca de 70%. E tais fibras poderão facilitar a concentração do colesterol no trato intestinal, impedindo que seja absorvido pelo organismo.

A semente do abacate é um poderoso antimicrobiano, antifúngico, um antibiótico natural. Ela tem o poder de impedir a o surgimento da cândida e de diversas classes de fungos, além de nos proteger dos efeitos da picada do mosquito que transmite a febre amarela.

Vamos então saber mais dos vários benefícios que o caroço dessa deliciosa fruta pode nos proporcionar, e como utilizá-lo.

Leia também - Metais tóxicos e suas conseqüências para a saúde humana

- Como já mencionado, ocorre uma grande concentração de antioxidantes no caroço de abacate. Funcionalmente, os antioxidantes protegem as células sadias do organismo, combatendo os radicais livres. O grande benefício é a prevenção de doenças cardíacas, redução do colesterol e o combate a várias outras doenças degenerativas. Há nestas sementes uma quantidade significativa de flavonoides, uma classe muito especial de antioxidantes que, entre outras coisas, ajuda a combater o cancro. Quem sofre com essa doença deve investir em alimentos ricos em flavonoides, como o caroço de abacate.

- O aparelho digestivo é composto por vários órgãos que, quando ficam inflamados, alteram o processo de digestão. É comum, por exemplo, o desconforto e a dificuldade de absorver nutrientes. O caroço do abacate reduz não somente esse tipo de inflamação, mas muitas outras.

- A semente deste fruto pode ser de grande ajuda em diferentes problemas estomacais, alivia diarreias e a inflamação do trato gastrointestinal, prevenindo a formação de úlceras gástricas e doenças bacterianas e virais.

 

 

- Outro de seus grandes benefícios é que ajuda a aumentar as defesas do corpo, ou seja, fortalece o sistema imunológico. Também possui propriedades anti-inflamatórias, o que é favorável àqueles que sofrem com doenças que atingem as articulações, como a artrite, por exemplo.

- O consumo frequente do caroço do abacate não só previne gripes e constipações, como também as cura, por seu poder de fortalecer o sistema imunológico.

- Muitas pessoas, quando ansiosas, entram em compulsão e procuram se "acalmar" exagerando nas comidas calóricas. A novidade é que o caroço de abacate pode ser um ótimo alimento para diminuir essa necessidade de comer fora de horas, e consequentemente, ajudar a perder peso.

- Ele também colabora bastante para manter o baixo nível de açúcar no sangue.

- Um chá de uma semente de abacate, pode ser efetivo para ajudar a eliminar o excesso de gordura corporal, já que esta semente contém propriedades termogênicas.

Populações indígenas costumam usar esta semente para curar desde diarreias, dores musculares, transtornos nos rins e fígado até, inclusive, catarata, furúnculos, epilepsia e problemas na tireoide, dentre outras doenças.

COMO USAR O CAROÇO DO ABACATE

Com uma faca, corte ao meio e ao longo do abacate, em seguida retire o caroço.

No site Lá na Roça indica-se: lavar bem e deixar que seque. Guardar o caroço num saco ou num recipiente de plástico, sempre fechado, no freezer. Na hora de usar, rale um pouco e coloque no liquidificador com outros ingredientes como banana, maçã, mamão, além de água, para fazer uma deliciosa e saudável bebida.

Meu pitaco: o congelamento é um cozimento reverso, então sou bem contra este procedimento de armazenar alimentos 'vivos', funcionais, em freezer: eles 'morrem'...

A sugestão é ralar, desidratar no sol e armazenar em potes de vidro
com tampa de boa vedação, e manter na porta da geladeira...

Outra opção é ralar 'fresquinho' sobre pratos como sopas e saladas.

RECEITAS EXTRAÍDAS DO LIVRO
AMO ABACATE

CHÁ - CHÁ - CHÁ

Este chá tem propriedades anti-inflamatórias e diuréticas. Usado nas doenças renais e nas doenças das vias urinárias.
Também age nas dores do reumatismo e nevralgias.

Preparo do chá: rale a semente de um abacate e acrescente sobre 4 xícaras de água QUASE em ebulição. Desligue o fogo, tampe com um pires e deixe em infusão por mínimo 10 minutos. Tome 3 vezes/dia, morno ou na temperatura ambiente.

abacar1
Caroço de abacate ralado. Sugiro colocar suco fresco de limão para evitar escurecimento.

abacar2
Sachês da farinha de abacate

Como é bem concentrada e forte, sugiro o consumo de 1 colher (sobremesa)/dia
dividida em uma ou mais vezes: 1/2 pela manhã e 1/2 à tarde, por exemplo.

Para combater os eczemas do couro cabeludo e a queda de cabelos.

Decocção: ferva 50 g do caroço do abacate bem picado em um litro de água durante 15 minutos. Aplicar em fricções no couro cabeludo e enxaguar com água limpa.

Leia também - Uso medicinal da folha de loureiro

Reumatismo e contusões

Ralar três caroços de abacate e colocar num litro de álcool de cereais e deixar curtindo durante uma semana. Depois esfregar o líquido sobre o local dolorido. Cuidado! Pode manchar a roupa.

Pedras nos rins

Maceração: um caroço (com casca) de abacate em uma garrafa de cerveja preta. Enterrar a garrafa com a mistura durante oito dias depois tomar uma colher (sopa), três vezes ao dia.

 

9 Benefícios surpreendentes das sementes de abacate que você deve saber

 

As sementes de abacates sao usadas a séculos pelos indios e por outras culturas pelos seus beneficios medicinais.

Você provavelmente já sabe que os abacates é um dos alimentos mais nutritivos que existe – essas frutas cremosas são ótimas para perda de peso, é saudável para pele e o cabelo, equilibra os níveis de açúcar no sangue, aumenta a absorção de nutrientes e é excelente para um bom funcionamento do aparelho digestivo.

No entanto, a maioria das pessoas que adoram o abacate não estão conscientes de que eles estão jogando fora a parte mais nutritiva da fruta – a semente!

Sim, você pode comer essa grande semente marrom que parece uma pedra e que representa até 20% do abacate inteiro.

Como preparar sementes de abacate

Leia também - Pepsi e Coca-Cola vão deixar de ser vendidas em estado da Índia


1 – Depois de retirar a semente da fruta, limpar e desidratar no forno a 50 graus por 2 horas. Depois deste tempo, Retire-o e remova a casca externa.

2 – Você tambem pode deixar secando a semente no sol por 2 a 3 dias.

Corte a semente seca pela metade e depois em laminas finas e depois em cubinhos.

Em seguida, coloque em um liquidificador de alta potência, ou num processador. Deixe até triturar bem assim.

Agora é só adicionar 1 colher de chá nos sucos, saladas , iogurte, ou onde achar melhor.

abacar3


Benefícios da semente de abacate


Alguns benefícios deste componente frequentemente negligenciado do abacate incluem:

1 – Pode combater o câncer de sangue
Não se encontra nenhuma menção das sementes de abacate para câncer em literatura de medicina popular, mas um estudo de 2013 descobriu que extratos de etanol da fruta e das sementes de abacates poderiam provocar a morte de células afetadas por leucemia ou câncer de sangue.
Estes pesquisadores sugerem usar semente de abacate como um tratamento alternativo para leucemia.

2 – Antioxidante
Mais de 70% da capacidade antioxidante total dos abacates é encontrada dentro da semente. Isso significa que comer a semente evita o envelhecimento celular

3 – Reduz o nivel de colesterol
graças ao seu teor de aminoácidos, Previne doenças cardiovasculares: Por isso é ótimo para o tratamento de colesterol e triglicerídeos altos e como prevenção de doenças coronárias.

4 – Bactericida e fungicida
Ajuda a criar defesas e combater doenças causadas por micróbios, fungos e parasitas

5 – Ajuda na perda de peso
Sementes de abacates está repleto de fibra solúvel, que melhora o trato intestinal e faz com que você se sinta satisfeito. Alem disto, estas fibras vao se juntar á gordura dos alimentos e inibir que essa seja absorvida pelo corpo.

6 -Fortalecer os ossos
semente de abacate também possui grande quantidade em cálcio e pode ser eficaz para manter a densidade da massa óssea. O cálcio é um mineral crucial que é necessário no desenvolvimento dos ossos e protege a massa de sofrer osteoporose ou outra desordem dos ossos.

7 – Astringente
O chá do pó de semente de abacate é ótimo para tratar diarréia e inflamação do trato gastrointestinal

8 – Prevenir e tratar a anemia
A anemia é quando o corpo não possui oxigênio e nem os nutrientes levados pelos glóbulos vermelhos e isso causa uma baixa resistência e produtividade. A sementes de abacate contém ferro que pode ser útil no tratamento e prevenção da anemia, pois o ferro é o fator chave da formação de glóbulos vermelhos.

9 – Tem efeitos anti-diabéticos
O extrato de sementes de abacate pode diminuir o diabetes e proteger os tecidos de fígado, pâncreas e rim.

10 – Combate tumores
graças ao seu teor de flavonol, a semente de abacate pode Previnir o crescimento de tumores.

Como consumi-lo
As sementes de abacate têm um sabor amargo por causa de suas propriedades medicinais. Para consumi-lo, a melhor opção é fazer como foi mostrado no video abaixo …. tostar em forno e triturar até formar um pó. Você vai ver que fica com uma cor avermelhada e isso é perfeitamente normal.

Você pode:
– Fazer uma infusão. Use uma colher de chá para cada xícara de água quente
ou use-o como uma guarnição em sucos, vitaminas, saladas, sopas, ensopados, pratos de arroz, macarrão, etc.

Se você tostar adequadamente e depois moer até virar um pó bem fino, vai prolongar sua durabilidade até 3 meses.

Aviso: Mesmo sendo considerado um super alimento, nunca se deve abusar da quantidade diária. No momento, poderia dizer que uma colher de chá por dia seria o ideal e o suficiente …mesmo com as evidências das numerosas qualidades nutricionais que essa semente tem, ainda não existem estudos científicos dizendo o quando podemos comer diariamente desta semente. Como tudo ….. Menos é mais !!!

 

Aprenda a germinar uma semente de abacate e faça a sua própria muda

 

Produzir suas próprias mudas é algo que agrega ainda mais prazer a um plantio, se for uma espécie frutífera, a experiência é ainda melhor. A dica do CicloVivo hoje é como plantar uma árvore de abacate. Esse processo é semelhante ao da batata. Ele é muito simples e indicado para ser feito por pessoas em qualquer idade, mas, principalmente, com crianças, que podem acompanhar e visualizar cada etapa do crescimento de uma planta.

Passo 1.

Tudo começa com um abacate. O ideal é que seja um fruto orgânico. Você pode pedir para um amigo que tem uma árvore em casa, pegar em uma árvore da rua ou comprar um abacate orgânico na feira ou supermercado. Os alimentos não orgânicos, muitas vezes passam por processos de mudança genética, que dificultam a sua reprodução em uma horta.

Passo 2.

Retire a semente do abacate e separe. Encha um copo com água, coloque três espetos na semente e coloque-a sobre a boca do copo. O ideal é que a água cubra metade da semente. Deixe o copo descansando perto de uma janela. Esse cuidado é essencial para o desenvolvimento da muda.

abacar5

Passo 3.

Aguarde. Paciência é a palavra-chave para o cultivo de qualquer espécie. Entre duas e quatro semanas os primeiros sinais do broto aparecerão. Até lá, você pode trocar a água usada como cama para a semente semanalmente. Tenha cuidado e fique atento para que o recipiente não se torne um ambiente propício ao desenvolvimento de mosquitos como a dengue.

abacar6

Passo 4.

A partir do segundo mês o broto começará a crescer e aos poucos as folhas surgirão. Mantenha-o no copo até que o broto tenha, entre dez e 20 centímetros de altura. Aí, então, parte das folhas mais antigas podem ser podadas e a semente estará pronta para ser transplantada para um vaso, onde continuará a se desenvolver.

Leia também - O que você não resolve em sua mente, seu corpo transforma em doença

abacar7

Passo 5.

Acompanhe o crescimento e apenas retire a muda do vaso quando ela já estiver grande demais para continuar a se desenvolver. Assim, a muda pode ser plantada em um jardim e, com o passar do tempo, os frutos aparecerão.

 

Fonte: https://www.docelimao.com.br
           https://www.assimquefaz.com
           https://ciclovivo.com.br