QUALIDADE DE VIDA

7 razões pelas quais você deve comer mais limão

limaobom127/04/2023 - As limas são muitas vezes ofuscadas pelos limões. Mas eles deixam sua marca em alimentos como torta de limão, limonada e salsa. Eles também podem enfeitar uma bebida ou outros pratos, mas isso é apenas a ponta do seu potencial. Limões são embalados com benefícios para a saúde e são deliciosos para arrancar. Aqui estão muitas razões para consumir mais limões, incluindo algumas sugestões sobre como apreciá-los.

Os benefícios para a saúde do limão

1. Boa fonte de antioxidantes

Antioxidantes são compostos que protegem as células do corpo dos radicais livres. Grandes quantidades dessas moléculas podem causar danos às células. Na verdade, a pesquisa ligou os danos dos radicais livres a doenças cardíacas, diabetes e outras condições crônicas, bem como alguns tipos de câncer. Felizmente, o limão é rico em vários tipos de antioxidantes, como limonoides, quercetina, flavonoides e ácido ascórbico. [1]

2. Melhora a digestão

O limão ajuda na primeira etapa da digestão. Seu sabor azedo provoca um aumento na produção de saliva e, uma vez digeridos, estimulam a produção de fluidos importantes como o ácido e a bile. Eles também contêm carboidratos feitos principalmente de fibra solúvel chamada pectina. A fibra solúvel é digerida lentamente, o que mantém os níveis de açúcar no sangue estáveis. As frutas cítricas em geral possuem d-limoneno em suas cascas e óleos, um nutriente que pode ajudar a aliviar os sintomas de indigestão e azia. Há uma boa razão pela qual limões e limões em água quente são usados para aliviar dores de estômago. [2]

3. Aumentar a absorção de ferro

O ferro é um nutriente vital para o corpo, e sua deficiência é chamada de anemia. A deficiência pode levar a vários sintomas desagradáveis, como fadiga, palidez e pele e cabelos secos. Pessoas em dietas à base de plantas são mais propensas a sofrer de anemia, uma vez que o corpo não absorve produtos de ferro à base de plantas, bem como produtos de ferro de origem animal. Felizmente, limões e outros alimentos ricos em vitamina C podem ajudar o corpo a absorver o ferro de origem vegetal.

4. Pode prevenir cálculos renais

Pedras nos rins são massas duras de minerais que podem se formar nos rins. Eles costumam ser extremamente dolorosos de passar. Eles são formados quando a urina fica muito concentrada ou quando a urina contém altos níveis de minerais que acumulam cálculos renais, como o cálcio. Enquanto isso, limas e outras frutas cítricas são ricas em ácido cítrico, que aumenta os níveis de citrato na urina enquanto neutraliza os minerais formadores de pedra. Isso pode ajudar a prevenir a formação de cálculos renais. Um estudo descobriu que as pessoas que comiam muitas frutas cítricas tinham um risco visivelmente menor de desenvolver cálculos renais.

5. Pode aumentar a imunidade

Limões contêm vitamina C, que tem sido associada a um sistema imunológico melhorado. Estudos descobriram que a vitamina C pode ajudar a encurtar a duração dos resfriados e reduzir a gravidade dos sintomas. Além disso, a vitamina C pode diminuir os níveis de inflamação e ajudar na produção de colágeno, passos necessários para curar feridas rapidamente.

6. Rejuvenesce a pele

O limão contém vitamina C e antioxidantes, ambos ótimos para a saúde da pele. A vitamina C é necessária para produzir colágeno, uma proteína vital para uma pele forte e firme. Estudos descobriram que as mulheres que consumiam mais vitamina C tinham um risco menor de pele seca e rugas. Enquanto isso, os antioxidantes também podem ajudar a proteger a pele de problemas relacionados à idade. Os radicais livres podem levar ao estresse oxidativo, que pode causar o envelhecimento prematuro da pele.

7. Pode reduzir o risco de doenças cardíacas

Existem muitos fatores de risco para doenças cardíacas, e o limão pode ajudar a reduzir alguns deles. Por exemplo, seu conteúdo de vitamina C pode ajudar a diminuir a pressão alta, que é um grande fator de risco. A vitamina C também pode proteger contra a aterosclerose. Esta doença faz com que placas se acumulem nas artérias e as tornem mais estreitas, aumentando assim o risco de parada cardíaca.

As melhores maneiras de desfrutar de limão

Há muitas maneiras de aproveitar o limão e, quando você começar a experimentar, poderá descobrir que ele pode melhorar muitos pratos diferentes. Por exemplo, seu entusiasmo vai para muitas sobremesas, desde tortas a sorvetes e biscoitos. Eles também podem dar sabor a pratos salgados como frango, peixe ou saladas. Mas talvez o limão seja melhor consumido em um copo de água quente ou fria.

“As limas são baixas em calorias, ricas em micronutrientes e superam seu peso em relação ao teor de água e fibras”, disse a nutricionista e nutricionista Carly Sedlacek RDN, LD. “Eles são realmente bons para nós, mas a maioria de nós não vai fazer um lanche com eles. O suco – sem adição de açúcar – é o melhor que podemos fazer.” [3]

A água de limão vem com sua própria lista de benefícios. Em primeiro lugar, o sabor do limão pode ajudar as pessoas a beber mais água durante o dia. A hidratação adequada é necessária para muitas funções corporais, como apoiar uma boa digestão, perda de peso, saúde da pele, saúde dos olhos, saúde do coração e muito mais. Dessa forma, as pessoas obtêm os benefícios do limão e da hidratação de uma só vez. [4]

Além disso, a água com limão é muito fácil de fazer. Primeiro, lave o limão e corte-o em fatias. Em seguida, encha um copo com água e esprema o suco de limão nele. Você também pode optar por água quente com cal para uma bebida mais reconfortante. Você também pode preparar água com limão com antecedência, enchendo uma jarra com água e espremendo o suco de um limão inteiro (ou mais, dependendo do tamanho da jarra). Beba a água em um dia para aproveitar o sabor mais fresco do limão.

“As limas não são uma cura para tudo, de forma alguma, mas são uma adição bem-vinda a uma dieta saudável”, disse Sedlacek.

Fontes

1 - “Limes: A Citrus Fruit with Powerful Benefits.” Healthline. Ryan Raman, MS, RD. April 20, 2023
2 - “8 Amazing Health Benefits of Limes.” UHN. Chandra Johnson Greene. June 23, 2020
3 - “Is Lime Water Good for You?” Cleveland Clinic. December 12, 2022
4 - “What are the benefits of drinking lime water?” Medical News Today. Dylan Bailey, MS, RD, FAND and Jenna Fletcher. May 3, 2022

Fonte: https://theheartysoul.com