TERAPIAS COMPLEMENTARES

Moxaterapia

moxa2A moxabustão, como o nome já sugere, significa o tratamento efetuado através da queima de uma erva medicinal denominada Artemísia (Artemísia vulgaris e sinensis), que produz um aquecimento muito particular com efeitos profundamente benéficos e terapêuticos no corpo humano. A artemísia, uma vez trabalhada, com a finalidade terapêutica, é conhecida com LÃ DE MOXA, ou simplesmente MOXA ou Diu. 

Pode ser obtida, de forma fácil, através do secamento das folhas da artemísia e de sua redução a pó, esfarelando-a com as mãos ou em um pilão próprio, até que fique uma massa uniforme que mais nos lembra uma forma de lã vegetal. Quanto mais velha melhor. Ela tem a propriedade de aquecer profundamente e, através do calor, remover obstruções dos meridianos, eliminando a umidade e o frio que promovem disfunções no organismo. A MOXA deve ser feita na forma de um cone. O menor não passa do tamanho de uma grão de trigo, o médio teria a altura aproximada de um caroço de feijão preto (+ou – ½ cm) e o maior não deve passar de 0,8 mm de base por 1 cm de altura.

Leia também - Terapia pelo som através dos Sinos Atlantes de Cristal

Os médicos orientais, hoje em dia, preferem o uso dos bastões de moxa. Aqui, é mais usado o processo tradicional. Colha a artemísia e prepare você mesmo sua própria moxa, confeccionando também seu próprio bastão ou cigarro de moxa. Basta enrolar, numa folha de papel, uma quantidade de moxa suficiente para transformá-la em bastão ou cigarro (o papel deve ser absorvente, tipo lenço de papel).

A moxaterapia é indicada para vários tratamentos como:

  • Nervo ciático
  • Miomas
  • Cistos
  • Burcite
  • Tendinite
  • Dor lombar
  • Hérnia de Disco
  • Impotência Sexual
  • Frigidez
  • Friagem Corporal

Uma Terapia Complementar

A moxaterapia é uma técnica que consiste em aquecer os pontos de acupuntura pela queima de ervas medicinais.Especula-se que as origens da acupuntura e da moxabustão estejam na China, nas tribos da Idade da Pedra. Eram usadas ferramentas de pedra para furar a pele e tratar doenças.

Segundo os princípios de tratamento, as técnicas de moxabustão procuram tonificar as doenças crônicas de Frio. O calor remove a congestão dos vasos sanguíneos e move o QI (energia) e o sangue, que finalmente remove a dor; tem efeitos gerais de vasodilatação, aumentando a circulação, potencializando a nutrição e a atividade dos Zang Fu (órgãos/víceras). Os resíduos metabólicos, são removidos diminuindo, assim, o espasmo muscular e a dor. O aroma da moxa incandescente e das outras ervar pode sedar o paciente.

O tratamento com moxa sobre os pontos de acupuntura produz uma condução de calor diretamente para os tecidos mais profundos por meio das agulhas, podendo assim, aliviar a dor por vias diferentes:

1. O calor diminui a viscosidade do sangue, aumentando o fluxo sanguíneo local, diminuindo a dor. A diminuição da viscosidade também aumenta a extensibilidade do colágeno, torna mais fácil alongar os tecidos fibrosos e conseqüentemente alivia a dor.

2. O calor aumenta o metabolismo e a taxa metabólica. Isto leva a um aumento da atividade celular, acelerando o processo de restauração e cura; e a um aumento dos produtos do metabolismo, promovendo dilatação dos pequenos vasos sanguíneos e a aceleração da circulação.

Efeitos neurais: reflexo axônico, provocando uma vasodilatação; proprioceptores, diminuindo os espasmos musculares e a dor; e, receptores cutâneos de calor que têm um efeito analgésico e sedativo

MOXA - Fonte natural de saúde e energia

PREVENIR é melhor que remediar, apesar de antigo esse provérbio quase sempre é esquecido, mesmo por quem tem consciência, cultura e informação sobre os problemas causados pela rotina e hábitos poucos saudáveis.

A falta de cuidado com a dieta, de alguma atividade física, o cigarro, o excesso de bebida, os gelados em geral; e principalmente, a TENSÃO e o STRESSE são denominadores comuns do ser humano em nossa época.

Atingidas por pressões de todos os lados, as pessoas sentem cada vez mais a necessidade de cuidar do seu corpo e de sua mente, a fim de criar condições para enfrentar esse agitado cotidiano atual. Hábitos mais saudáveis ganham cada vez mais publicidade e adeptos.

A MOXA, a massagem e o relaxamento ganham espaço difundindo o conceito de fonte de saúde natural, previne o desgaste físico dos órgãos e o envelhecimento precoce.

A MOXA é feita da planta ARTEMÍSIA de forma artesanal muito utilizada no Extremo-Oriente. Sua técnica consiste em estimular determinados pontos estratégicos da pele, comuns a acupuntura, alinhados sob um sistema de canais denominados meridianos que estão diretamente relacionados com os órgãos internos do corpo; pequenos cones, bastões devidamente preparados, colocados no corpo onde a força da erva combinada com o poder do fogo “o calor”, provoca moxabustão. É um tratamento rápido e eficaz como analgésico, antiinflamatório e relaxante muscular.

MOXAterapia é um poderoso recurso terapeutico-preventivo para o dia-a-dia com grande efeito em síndromes doloridas no pescoço, ombros, costas-coluna, região lombar, glúteos, pernas, articulações, tendinites – LER - lesão por esforço repetitivo. Desbloqueia a energia do corpo, distúrbios sexuais e disfunções de origem psico-orgânica fazendo-as circular harmoniosamente de forma natural.

Leia também - Você colocaria fogo na própria cara para ficar mais jovem?

 

MOXAterapia vem sendo usada como suporte na revitalização do corpo e da mente por jovens, executivos, acometidos de estresse, atletas que querem aumentar o seu rendimento esportivo.

Associado a MOXAterapia é preciso melhorar seus hábitos alimentares e se dedicar a alguma atividade física.

Moxabustão

De história milenar, originária do norte da China, moxabustão - ? - jiu (pinyin) significa, literalmente, "longo tempo de aplicação do fogo", uma espécie de acupuntura térmica, feita pela combustão da erva Artemisia sinensis e Artemisia vulgaris.

É uma técnica terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa. Baseia-se nos mesmos princípios e conhecimento dos meridianos de energia trabalhados na acupuntura, sendo amplamente utilizada nos sistemas de medicina tradicional da China, Japão, Coréia, Vietnam, Tibete, e Mongólia. Acredita-se que seja anterior à acupuntura.
A moxabustão trata e previne doenças através da aplicação de calor em pontos e/ou certos regiões do corpo humano.

A palavra "moxa" vem do Japonês mogusa (?) (ou não é pronunciado com força). Yomogi (?) é outra palavra que designa esta técnica no Japão.

Em chinês é utilizado o mesmo ideograma (?), que em chinês se pronuncia ài. Também é utilizado o têrmo àiróng (??), que significa "veludo de ài".

O ideograma chinês para moxabustão compõe metade da palavra chinesa zhenjiu, ou japonesa "shinkyu" (??), que é geralmente traduzida como "acupuntura" no ocidente.

O preparo da erva

As folhas da Artemísia são lavadas, secadas, trituradas e peneiradas, até transformarem-se em uma massa uniforme, semelhante a uma lã vegetal - a moxa. Após preparada, a moxa pode ser moldada de diversas formas para sua utilização: as mais usuais são bastão e cone.

Propriedades terapêuticas

A combustão da Artemísia tem a propriedade de aquecer profundamente. A aplicação do calor produzido pela moxa nos pontos ou meridianos de acupuntura, remove bloqueios de energia que obstruem o seu fluxo pelos meridianos, eliminando a umidade e o frio que promovem disfunções no organismo.

O efeito do calor ou radiação infravermelha se soma a energia yang do corpo potencializando esse aspecto (yang) da energia (chi) podendo inclusive ser conduzido até o seu extremo ou seja a transformação no aspecto oposto da energia (yin). O calor de um dia quente pode ser amenizado com xícara de chá.

Na patologia chinesa as doenças reumáticas são classificadas como doenças do frio, da tristeza e da umidade. O frio patogênico tem características Yin e consome o Qi (Chi) Yang. Predomina no inverno assim como as doenças do frio. Pode ser causado por contração e estagnação ou por exposição ao frio após transpirar, ou seer apanhado pelo vento e chuva.

A depleção do Yang pode ser percebida por membros frios; palidez, diarréia com fragmentos de alimentos não digeridos nas fezes; urína límpida e abundante.

A Umidade predomina no final do verão, época de chuvas, torna-se susceptível aos seus efeitos patogênicos com o uso de roupas molhadas e/ou residência em locais úmidos, ou mesmo contatos frequentes (ocupacionais) com a água. Se caracteriza por indolência e estagnação além de sintomas como tontura, cansaço, opressão no peito e epigástrio, náusea, vômitos, viscosidade e sabor adocicados na bôca. Doenças de pele, abcessos, úlceras gotosas, leucorréia de fluxo abundante são manifestações de seu poder patogênico. Como foi dito, pode se combinar com o frio ou calor.

No ocidente os efeitos da temperatura no corpo humano forma bastante estudados durante o final do século XIX e início do século XX consolidando-se no que é conhecido como hidroterapia ou termalismo. Atualmente o tratamento com aplicação de calor é administrado (geralmente com lâmpadas infra vermelhas) por fisioterapeutas, embora ainda se utilize saunas de vapor e banhos quentes. O Ofurô apesar de amplamente utilizado no Japão não integra o elenco das práticas médicas tradicionais da Ásia.

Apesar da concepção de saúde-doença e tratamento da moxabustuão e acupuntura serem essencialmente semelhantes, não se aplica a moxabustão em todos os pontos de acupuntura. Kikuchi, em sua prática e seu livro sobre o tema, selecionou 78 pontos (tsubo em japonês)com indicação clínica e resultados empíricos de eficácia.

Leia também - Hidrozonioterapia

 

Do ponto de vista ocidental, os efeitos da aplicação de calor são as alterações no comportamento metabólico/celular (elevação), circulatório (vaso-dilatação), na função nervosa (relaxamento muscular e sedação) Observe-se que do ponto de vista da fisiologia chinesa a energia yang corresponde à tonificação (aumento da taxa metabólica) e a diminuição da rigidez e espasmo favorecem ao movimento e atividade.

Aplicação

Aceso, o bastão funciona como um charuto que deve ser aproximado do ponto ao qual se deseja acrescentar energia.

O calor do bastão de moxa pode ser conduzido através da agulha de acupuntura, por aproximação da pele, ou mesmo queimando a erva diretamente sobre pele (neste caso pode causar pequenas marcas de queimadura).

A técnica pode ser utilizada sozinha ou associada às práticas de acupuntura tradicional e ventosaterapia.


Fonte: http://www.neupoesias.hpg.ig.com.br/dicas/moxa.htm
http://kiequilibrio.com.br/modules/mastop_publish/?tac=Moxaterapia
http://www.terapiacomplementar.com.br/
Wikipédia, a enciclopédia livre