TERAPIAS COMPLEMENTARES

Reiki - Parte 2

reiki3Das origens do Reiki sabemos que Mikao Usui viveu de 1865 até 1926; era padre cristão em Kioto (Japão) e professor na Universidade local. Seus estudos se concentravam em descobrir como Jesus conseguia realizar seus milagres. Ele sabia que era possível curar com as mãos através da força vital que as mesmas emanavam, mas desconhecia de que modo isso funcionava. Em vão foi à América, para a Universidade de Chicago, tentar ...

desvendar o segredo das curas milagrosas de Cristo. Ali se tornou Doutor em Teologia. De volta ao Japão, e mais tarde na Índia, estudou sânscristo e as antigas escritas budistas, encontrando finalmente a chave da sabedoria antiga: uma fórmula em sânscrito baseada numa série de símbolos, os quais, acionados, ativam e captam a energia vital universal. Depois, Usui ensinou a sabedoria a vários japoneses e fundou o sistema dos Mestres do Reiki. Um Mestre de Reiki recebe uma iniciação ligada a uma transmissão de energia de um grão-mestre, e é assim qualificado para despertar energias nas outras pessoas e transmitir o "Dom da Cura". A americana de origem japonesa - Hawayo Takata - levou o Reiki para o Ocidente nos anos 40 e , em 1983, o Reiki entrou pela primeira vez no Brasil, trazido pelo Dr. Egídio Vecchio- PHd e tendo a Dr.ª Claudete França como primeira Mestre em Reiki em toda a América do Sul. 

Reiki é um método de cura natural pelas mãos.

REI significa universal e KI a força da energia vital que está presente, pois pertence ao que é cósmico.

Reiki pode ser então definido como " a Arte e a Ciência da ativação, do direcionamento e da aplicação da Energia Vital Universal, para promover o completo equilíbrio energético, para prevenção das disfunções e para possibilitar as condições necessárias a um completo BEM ESTAR ".

Esta é a ENERGIA que forma os indivíduos em todas as etapas da vida, a porção de FORÇA VITAL (que é uma luz invisível que passa pelo cérebro, o sistema nervoso e as veias) que anima todos os corpos, fazendo com que uns sejam saudáveis, e outros, devido a sua falta, enfermos.

O Reiki deve percorrer todo o ser vivo. Mas o "stress" diário, as tensões que as crises pessoais e sociais nos criam, a má alimentação, a má respiração, impedem o fluxo desta energia natural. Todos sabemos os efeitos da depressão, da ansiedade, do medo, mas poucos de nós somos treinados para evitar estes estados negativos.

O grande sucesso do Reiki é que é seguro, é fácil, acessível a qualquer criança, é simples e, uma vez ativado, permanece energizando o sistema orgânico que recebeu sua aplicação. Também por não ter conotação religiosa e não intervir com outros tratamentos, sua prática vem crescendo dia a dia

1)Reiki é uma ciência energética. Reiki trabalha independente de qualquer sistema religioso.

2)Reiki é energia não polarizada, portanto, sempre segura.

3)Como o Reiki é não-polarizado, pode ser usado até por uma criança; pode ser usado para tratar, até mesmo, doenças crônicas; ou por um adulto de qualquer meio social.

4)Sendo não-polarizado, Reiki trabalha conjuntamente com qualquer outra forma de terapia incluindo medicamentos, quimioterapia, cirurgia, homeopatia, acupuntura, etc.

5)Porque Reiki é energia que emana do nível subatômico, quando fazendo o tratamento, o terapeuta utiliza primeiramente a Energia Reiki e de uma maneira menor, de toda energia inata do corpo. O terapeuta de Reiki não arrisca nada ao tratar de outros e o Reiki na verdade estará energizando-os quando eles tratam de outra pessoa. Após tratar muitos pacientes, por mais que estejam doentes, o terapeuta Reiki geralmente se sente mais energizado.

6)Reiki trabalha no plano causal, isto é, no nível da raiz da causa e como tal, trata o corpo como um todo; É holístico por natureza, porém não requer nenhuma habilidade em diagnosticar por parte do terapeuta. Por estas razões, Reiki pode ser usado eficientemente por qualquer pessoa de qualquer idade ou meio social.

O PRIMEIRO NÍVEL ( 1º. Grau ) é o nível principal, durante o qual você recebe REIKI para toda a vida. Você aprende, através de uma técnica específica (pela ajuda das suas mãos), a ativar a Energia Vital em si mesmo e nos outros, a fim de dissolver as causas de tensões, bloqueios e doenças. A energia despertada será absorvida onde for mais necessária naquele exato momento, por exemplo : pelo corpo, pelas emoções, pelo sentimento, pelo intelecto, pela criatividade, pela intuição.

O SEGUNDO NÍVEL ( 2o. Grau ) é o nível que tem aplicações avançadas para aqueles que desejam conhecer melhor o REIKI, pois, neste nível, o foco é a cura mental com repercussão no corpo físico e etérico, assim como a cura à distância. Aqui o Reiki trabalhará diretamente no plano causal.

O TERCEIRO NIVEL A ( 3o. Grau A ) capacita ao Reikiano o uso de uma energia especial, que leva ao auto-crescimento, auto-transformação e a ser Mestre de si mesmo. Essa graduação inclui um nível de ativação de energia de alta potência, também para balanceamento energético, cura, integração e iluminação. O 3o. Nível A é de uso pessoal, para multidões e para trabalhar o planeta. Esta graduação está delineada principalmente para aq ueles que desejam se aprofundar mais na técnica da Energia Cósmica, sem terem adquirido um certificado, ou se qualificado como Mestre Reiki. O curso é completado, recebendo-se o total e original poder do Reiki do 3º. Nível B.

O TERCEIRO NÍVEL B ( 3º. Grau B ) é o Nível de Mestre, onde você aprende a iniciar pessoas nos Níveis I, II e III ( A e B ), e a ministrar cursos de Reiki


Os Símbolos do Reiki

 

chokurei

Cho Ku Rei  - Símbolo da Força. É o símbolo que potencializa a energia, usado para invocar a energia do Universo. Origem taoista. O Cho Ku Rei é um pontencializador da energia Reiki. Deve-se usá-lo em qualquer circunstância, pois ele tem o poder de limpar de imediato qualquer pessoa, local, objeto, pois age nos canais físicos, etéricos, emocionais e mentais, fazendo uma grande limpeza em todos os níveis. Cor: Violeta. Esse é o mais poderoso, e o único que pode ser usado de forma independente, e você o usará todas as vezes que ativar a energia REIKI com sua intenção. Todos os outros símbolos dependem desse para sua ativação. Sua utilização potencializa a energia REIKI usada no Nível I. É um símbolo para ser usado em qualquer ocasião. Esse é o símbolo do poder, permitindo a nossa ligação imediata com a Energia Cósmica, e o fluir da ENERGIA REIKI. Quando o espiralamos, trazemos a energia do cosmos para o Plano Físico, a concentramos e a direcionamos conforme nossa intenção. Sentimos como se entrássemos na ENERGIA. Esse símbolo potencializa a energia REIKI de forma a que passe muitas horas atuando após sua aplicação. Esse símbolo transmuta energias de níveis inferiores para padrões mais elevados, traz a energia sutil que passa a ocupar o espaço que antes era ocupado por energias densas, sanando, realizando ou curando.

É também conhecido por vários nomes como “O Interruptor Da Luz” ”, “Imediatamente”, “Alinhar-se com o Cosmos”, “Deus está Aqui” ou “ Energia Cósmica Aqui e Agora”. Seu desenho deve seguir a ordem da figura. Como no Hemisfério Sul o movimento anti-horário é o sentido da evocação e do aumento, e o horário é usado para dispersão e decréscimo ( No Hemisfério Norte é o contrário ), desenhe-o no sentido contrário ao movimento dos ponteiros de um relógio. Na figura, os traços finos numerados indicam o sentido em que deve ser desenhado no Hemisfério Sul ( Brasil ), portanto procure memorizá-lo e desenhá-lo com perfeição”.

Construções retêm energias negativas oriundas de diversas fontes, que se acumuladas, tornam-se bastante prejudiciais, contaminando seus moradores ou freqüentadores assíduos. Também, como conseqüência do mundo moderno, nos ambientes que habitamos, trabalhamos ou freqüentamos, cada vez mais somos cercados de redes de energias eletromagnéticas: rádios, televisores, freezers, microondas, aparelhos de som, entre outros incontáveis. Nas paredes, cada vez mais passam fios, alta tensão, ferragens. Os prédios são celas elétricas. Isso pode ser o resultado da troca do maior conforto pela perda da saúde. Numa visão apriorística, nosso corpo físico esta protegido contra possíveis radiações, mas e nossos corpos mais sutis? Contudo, a aplicação do Choku Rei defende nossa saúde contra resíduos negativos de energia que saturam os locais. Para isso, o símbolo deve ser traçado inicialmente nos cantos do ambiente, pois a energia move-se em círculos e sua tendência é concentrar-se nos cantos, e depois nos cômodos que contiverem eletrodomésticos. Nesses casos, deve-se inundar o ambiente com um grande Choku Rei que em círculos envolva todos os aparelhos e penetre nas paredes. Quanto mais é usado, mais energia benéfica satura o local.

Antes de sentar, desenhe o Choku Rei sobre a cadeira, transmutando a energia; também faça o mesmo sobre qualquer coisa que queira limpar ou energizar. Use-o nos alimentos, na água, que passam de desenergizados a saudáveis e com poder de cura. Em medicamentos, potencializando seus efeitos desejáveis e reduzindo os indesejáveis. Para Auto-Proteção, de sua família, de sua casa, de seu carro, etc. REIKI funciona em todos os níveis, logo a proteção é geral, inclusive contra agressões e ataques físicos.

Também o Choku Rei pode ser usado para proteger a Aura e os Chakras antes de uma aplicação. Desenhamos o Choku Rei nas palmas das mãos e em frente ao corpo. Em seguida, desenhamos novamente seu Yantra, trazendo a mão a cada Chakra (de baixo para cima), sempre repetindo o mantra 3 vezes. Após esse procedimento, seu corpo estará selado contra energias maléficas.

Para tirar um pensamento negativo, traçamos imediatamente o Choku Rei e acontece a mudança de padrão de energia e pensamento.

Numa situação de assalto, ou qualquer outra desfavorável, envolva o oponente num grande Choku Rei.
Use-o para achar vagas em estacionamentos.

No autotratamento, ou na aplicação em outras pessoas, o símbolo deve ser visualizado no Chakra Coronário, no sentido da testa para a nuca, antes da aplicação. Dessa forma, os canais energéticos do corpo serão desbloqueados e limpos mais rapidamente. Com esse procedimento, absorvemos mais energia vital e podemos diminuir o tempo mínimo para cada posição de 5 para 2,5 minutos.

Esse símbolo trabalha primordialmente o corpo físico na cura. Só precisa ser desenhado uma vez em cada tratamento. Se a sessão for interrompida, recomeçar com o Choku Rei na mesma posição em que tiver parado (posições Nível 1). Pode ser aplicado no reinos mineral (Cristais) e Vegetal (energizando Plantas), e nos animais.

seiheki

Sei He Ki  - Dragão da proteção. Significa: Deus e a Humanidade são uma só pessoa. Origem Budista. Este símbolo é muito importante, é usado principalmente em cura emocional. É chamado também de Símbolo Emocional. Seu uso constante equilibra os lados direito e esquerdo do cérebro, dando harmonia e paz. É especialmente usado para curar problemas de relacionamentos e também em qualquer situação de disfunções mentais, emocionais como: nervosismo, medo, depressão, angústia, tristeza, etc. O Sei He Ki penetra em todas as camadas da nossa mente, busca os padrões de pensamento e de sentimentos negativos para modificá-los e transformá-los. Sua cor é o verde, a cor da cura do coração. Pode ser mentalizado na cor que considerar adequada para o tratamento que esta sendo feito. Pode ser invocado para proteção e purificação. Esse é o segundo símbolo do grupo usado no Nível II de REIKI. Seu Yantra lembra um Dragão, o grande protetor que cospe o fogo da transmutação. Esse símbolo introduz a divindade em nosso corpo energético e alinha nossos 4 Chakras superiores. Como Terapeutas, nossa experiência mostra que a grande maioria dos problemas físicos possui origem emocional. Sentimentos e reações como culpa, ira, inveja, rejeição, solidão, são algumas das causas das doenças humanas. Esse símbolo o Sei He Ki direciona a energia REIKI para o corpo emocional. Por isso, é recomendável sua utilização em todos os tratamentos. Acaba com vícios e compulsões, como Gula e uso de Drogas.

Esse símbolo tem o poder de diluir os padrões negativos que advieram de antigos conflitos - sentimentos, memórias, etc - nos ajudando assim a encontrar as causa escondidas em nosso inconsciente. Facilita a cura, possibilitando a descoberta da causa do problema, descobrindo essa energia causadora dos padrões negativos existentes em nosso momento atual, revolvendo em nossos arquivos de memórias infantis, da vida intra-uterina, indo até a vidas passadas e aos registros Karmicos quando associado ao 30 símbolo do grupo que estudaremos a seguir.

Seu trabalho se dá especificamente sobre os Chakras Cardíaco e do Plexo Solar, que são os que recebem energia mais diretamente do corpo áurico emocional, e assim curando os bloqueios emocionais que estavam seguros nessa região da AURA. Aquele que recebe o REIKI conecta-se diretamente com esse aspecto emocional, de forma suficiente para resolvê-lo definitivamente, bem como sua manifestação física se for o caso. Também pode ser usado para outras finalidades, como proteção, purificação, para transformar energias negativas, tirar obcessores, defesa de energias negativas em formas de emoções de pessoas ou entidades. É também conhecido por vários nomes como “Purificação”, “Chave do Universo”, “O Homem e Deus são Unos”, “O Homem encontra Deus” ou “Emocional”.

Esse símbolo sagrado atua no corpo emocional e no inconsciente, além de equilibrar os dois lados do celebro, o racional e lógico, com o criativo e fantástico, o que possibilita harmonia e tranqüilidade. Possui aplicações variadas, como erradicar vícios, mudar hábitos e costumes indesejáveis e tratar compulsões. É um símbolo que tem o poder de fazer com que emoções internas e traumas que estavam a nível inconsciente venham à tona, tornando-se conscientes, e assim liberando essas energias nocivas e difíceis de serem localizadas. Também pode ser usado na prática para melhorar a memória e tratar da obesidade. Seu uso no tratamento deve seguir os seguintes passos:

a. Colocar a mão não dominante sobre a cabeça do cliente e, com a mão dominante desenhar o Choku Rei e repetir seu Mantra 3 vezes.

b. Começar o tratamento na 1a posição de cabeça.

c. Esperar até sentir a conexão energética e o REIKI começar a fluir. Aguardar por mais ou menos 2,5 minutos.

d. Impor as mãos por 2,5 minutos na 2a posição de cabeça.

e. Colocar a mão não dominante na nuca e a outra na testa do cliente.

f. Retirar a mão dominante da testa e desenhar o Sei He Ki no Chakra coronário do cliente, repetindo 3 vezes seu mantra.

g. Desenhar o ChoKu Rei uma vez repetindo seu mantra 3 vezes.

h. Recolocar a mão dominante no Chakra Frontal.

i. Utilizar afirmações positivas, mentalizações e visualizações.

IMPORTANTE: nesse momento se produz uma ligação profunda com o nível psicológico, com o inconsciente do cliente. Os resultados serão ainda melhores se usar em conjunto com essa técnica afirmações positivas, mentalizações ou visualizações de cura, as quais serão absorvidas imediatamente pelo Corpo Emocional do cliente. Essa afirmação deve ser repetida 3 vezes, e aí, torna-se realidade. Numa afirmação nunca devemos usar palavras negativas como o não, pois a mente não reconhece o não fazer, eliminando o não; como por exemplo, a frase “Eu não quero fumar” será interpretada pela mente como “Eu quero Fumar”, ou seja, não ha como a mente interpretar o não fazer. Tente imaginar-se NÃO plantando uma árvore. O que acontece? Sua visualização imediata é você plantando uma árvore. Quando se usa o NÃO, obtém-se o resultado contrario ao que queremos.

Esse é um procedimento poderoso para levar a pessoa a lembrar-se de vivência anteriores e transmutar essas experiências para o aqui e o agora.

Também os animais domésticos podem ser purificados e tratados com esse símbolo, principalmente porque absorvem energia dos seus donos e da casa onde moram. Por isso podem ficar doentes e até virem a falecer.

honsha

Hon Sha Ze Sho Nen  - Símbolo da conexão à distância. A luz em mim se estende para a luz em você a fim de promover iluminação e Paz. Origem no Kanji Japonês. Símbolo relacionado ao Corpo Mental. Este símbolo é como os demais, de grande importância, dirige a energia Reiki para a cura à distância, cura sem toque, cura ausente. Este símbolo abre uma porta infinita para a transformação, pois com a ligação que efetua com o passado e futuro, permite desobstruir todas as coisas que impedem o equilíbrio. O símbolo Hon Sha Ze Sho Nen permite ir a qualquer tempo ou lugar e usando o símbolo Sei He Ki mudar os padrões mentais e emocionais e logo após limpá-los com símbolo Cho Ku Rei. Sua cor é o azul.  Esse é o terceiro símbolo do grupo usado no Nível II de REIKI. Dirige a ENERGIA para o Consciente, para o Corpo Mental. É a chave para o envio do REIKI a distancia no espaço e no tempo. A outro bairro, a outra cidade, pais, ao passado ou ao futuro. Esse símbolo acaba com qualquer barreira entre quem envia o REIKI e o receptor, pois ele faz com que, dirigidos pela intenção, os campos auricos se interajam independente de qualquer obstáculo. Pode ser usado para transpor o tempo, para intervir nas ondas quânticas, traz o continuum de tempo, e aí são rompidas as ligações de passado, presente e futuro. Esse símbolo é a chave para o envio da cura a distancia, para a ligação com outros seres, mundos e níveis de percepção.

Os Registros Akashicos contém todos os pensamentos, emoções, sentimentos, compromissos karmicos, ou seja, tudo o que a mente de cada ser vivo emitiu desde sua origem, guardado em forma de energia. Esse símbolo permite o acesso e a manipulação desses arquivos, ajudando a, quando possível, amenizar o Karma (Compromisso). Particularmente, em minha experiência com mapas astrológicos, pude constatar a veracidade desse fato em inúmeros casos de pessoas que aí encontraram a felicidade. É também conhecido por vários nomes como “Nem Presente, Nem Passado, Nem Futuro”, “A Divindade que existe em mim saúda a Divindade que existe em você”, “A casa da Luz Brilhante venha a mim nesse momento”, “O Pagode”, ou o “Stupa”, representação budista tantrica dos Chakras ou dos 5 elementos em forma de estátua ou construção.

Esse símbolo sagrado é usado para cura e energização a distancia, em pessoas ausentes, como também em seções de imposições de mãos e autotratamento, atuando no corpo mental e na parte consciente da mente. Trabalha sobre os Chakras da Garganta, Frontal e Coronário;

Esse símbolo atua sobre as ondas quânticas, proporcionando ação fora do espaço (trabalho a distancia) e do tempo atual (presente). Quando enviado ao passado, a energia REIKI ajuda a tratar de traumas de infância ou de vidas passadas, influenciando um evento passado e reprogramando-o. Em uma espécie de efeito dominó, o presente e o futuro passam a reagir, e assim a realidade é transformada. Nesse caso, pode-se usar uma foto da época do trauma. Se isso não for possível, e se não tivermos a data em que o trauma aconteceu, apenas pensamos no evento, e com afirmações peça que a energia REIKI vá a causa e a sane. Enviada ao futuro, a energia REIKI pode ser armazenada ou acumulada e será disparada e recebida na hora previamente determinada. Essa técnica é de grande utilidade quando vamos passar por situações difíceis, que possam stressar, como uma entrevista para um trabalho, uma audiência na justiça, uma consulta médica ou odontológica, uma prova ou um concurso. Também pode nos ajudar a transformar situações que irão ocorrer, determinadas pelos nossos trânsitos planetários. Para utilizar essa técnica, procedemos da seguinte forma:

a. Colocamos ambas as mãos sobre o Chakra Coronário no topo de nossa cabeça.

b. Com as mãos nessa posição, visualizamos o Hon Sha Ze Sho Nen, seguido do Sei He Ki, sempre repetindo os respectivos mantras três vezes.

c. Fazemos uma afirmação 3 vezes para a época em que a energia deverá agir.

d. Em seguida, visualizamos o Choku Rei, e repetimos seu mantra três vezes.

daikomyo

Dai Ko Myo  - No terceiro nível, os alunos são sintonizados com a energia do Dai Ko Myo, a energia do Mestre Interior, símbolo da sintonização espiritual com o universo. É a cura da alma. Amplificador dos outros três símbolos, a partir deste momento o Canal Reikiano faz o seu tempo. Esse estágio é a preparação para o nível de Mestre.  Esse é o 4º Símbolo do REIKI; o Símbolo dos Mestres, da Realização. Seu significado pode ser traduzido como: “Nos levando de volta a Deus” ou “Deus brilhe sobre mim e seja meu amigo. Esse é o símbolo da Cura da Alma; cada símbolo do REIKI concentra sua atuação num dos corpos: O Choku Rei tem sua mais forte ressonância no nível do Corpo Físico; O Sei He Ki, no corpo emocional; O Hon Sha Ze Sho Nen, com o corpo mental; O Day Koo Myo trabalha ao nível do corpo espiritual.Em tratamentos é extremamente eficaz, combatendo direto as raízes das doenças. Trabalhando direto no corpo espiritual sua atuação se da ao nível do projeto original do qual se derivou o corpo físico. Esse é o símbolo das curas ditas miraculosas. Aqui ocorrem as transformações da vida.

Nas curas a distancia use inicialmente o Dai Koo Mio, depois os símbolos 3, 2 e finalmente o 1 - Choku Rei. Pode-se dizer que essa, possivelmente, é a energia mais forte do planeta. É um dos símbolos de iniciação de novos Reikianos. Ele amplia e potencializa as energias dos símbolos do nível 2. Permite o contato com energias de alta freqüência, acelerando as partículas energéticas de nosso corpo, bem como do campo vibracional que nos circunda, limpando os canais que servem de condução dessa energia. Faz o volume de energia se tornar ilimitado”.

É um potencializador em qualquer espécie de trabalho de CURA ou transformação, permitindo a Realização, podendo ser ativado em qualquer lugar ou situação, até dirigindo veículos. Ativado, o REIKI começa a fluir em nossas mãos, independente do que estejamos fazendo. Lembro apenas que como nos outros símbolos sua ativação depende de seu Mantra ser ativado 3 vezes. Deve ser sempre usado antes dos símbolos 3, 2 e 1, para potencializá-los. No Auto-Tratamento usamos o símbolo 4, depois o 1. Em trabalhos de problemas emocionais, a seqüência de ativação dos símbolos é o 4, o 2 e o 1. Em processos mentais, e curas ou transformações fora do tempo e do espaço, usamos o 4, depois o 3, o 2 e o 1. Da mesma forma, curamos multidões ou outras pessoas. Nesse último caso (outras pessoas) esse símbolo, assim como os demais, deve ser visualizado sobre a cabeça do cliente no sentido da testa para a nuca. Quanto às técnicas aprendidas no 20 nível, inclui-se o Dai Koo Myo ficando a seqüência 4, 3, 2 e 1. Assim, com essa combinação podemos irradiar a energia para um no ilimitado de pessoas simultaneamente. Nas técnicas aprendidas de transformação do caderno e da caixa, essas receberão a inclusão do Dai Koo Myo, passando a seqüência de ativação a ser 4, 3, 2 e 1. Também pode ser usado na purificação e energização de cristais, programando-os para que se auto purifiquem. Nesse caso, segure o Cristal ou a Pedra em questão entre suas mãos em concha, enviando energia REIKI. Inicialmente visualize o Dai Koo Myo e, então, o símbolo 2 - Nível 2 para purificar de todas as dores e energias negativas absorvidas. Após isso, programe-o com o símbolo 1 - Nível 2, afirmando um objetivo, como o seu desejo. Se estiver programando para problemas mentais conscientes ou que necessitem que se saia do espaço e do tempo (outra época ou outro lugar), adicione o símbolo 3 - Nível 2 antes do símbolo 2 - Nível 2. Finalizando, visualize o Dai Koo Myo, selando seu pedido (por exemplo, que a partir desse momento o Cristal ou a Pedra se auto purifiquem. Haverá a auto purificação, mas de tempos em tempos, é recomendável que você a purifique. Pode e deve ser usado, ainda, para potencializar remédios; nesses casos adicione o símbolo 1 - Nível 2.

raku

5º - RAKU  - O Raku simboliza o Vajra (símbolo de pureza) do Budismo Vajrayana, também conhecido como o caminho de diamante no Tibet. Vajra é uma palavra do sânscrito, sendo o seu equivalente em tibetano dorje e simboliza a imutabilidade da verdadeira natureza da realidade. É usado nos rituais tântricos, na mão direita, simbolizando o princípio masculino do método (upaya), que preconiza o bem de todos os seres como caminho para a iluminação. Nestes rituais é usada também uma campainha, segurada na mão esquerda, simbolizando o princípio feminino da sabedoria (prajna). Gestos específicos de ambas as mãos, simbolizam a unificação do método e da sabedoria. No Reiki, o Raku é (normalmente) somente utilizado nas iniciações, onde, tem duas funções:

1 - Fixação da energia no iniciado. (Nas práticas tibetanas designam-no como: "O Raio de Luz que mantém o Fogo").

2 - Para religar as pessoas a Terra. (Nos casos em que o desenraizamento proporciona um deslocamento da realidade).

Existem, contudo terapeutas que o usam para ajudar os seus clientes a serem mais fortes animicamente e mais independentes, harmonizando através do Raku, ligações doentias. Estas são geralmente pessoas que apresentam sintomas de estagnação, preguiça ou então, estão completamente bloqueadas em todos os aspectos das suas vidas.

Para sentir um pouco da energia do Raku, olhe para o símbolo durante alguns instantes respirando fundo. Traga à sua mente algo que deseje muito para a sua vida, por exemplo, ser mais amoroso, ser mais compassivo, ser mais tolerante, ser mais calmo, ou outro atributo que lhe devolva o seu estado natural de harmonia interior. Depois feche os seus olhos e veja uma imagem sua, a fazer algo, num futuro muito próximo, onde esse atributo que escolheu esteja presente nos seus atos, atitudes, comportamentos, palavras, gestos, olhar. Depois, veja o Raku a "selar" essa imagem, esse desejo. Lembre-se, o Raku é o "Raio de Luz que mantém o fogo". Que assim seja, para o seu bem supremo. Depois, respire fundo novamente e abra os seus olhos devagar.


O SECRETISMO DOS SÍMBOLOS DO REIKI


Recebo muitos e-mails criticando o facto de expor os símbolos na Internet. Vou tentar deixar aqui transparente o porquê.

Unicamente as pessoas que são sintonizadas com os símbolos, através dum ritual sagrado, os podem usar energeticamente, não havendo assim perigo de qualquer pessoa os utilizar com fins menos dignos. Para as pessoas não sintonizadas com a vibração dos símbolos do Reiki, por muito que os queiram utilizar, estes não passam de desenhos.

Muitos praticantes de Reiki de 2º grau têm esquecido a sua forma e / ou sequência, isto porque a muitos deles não lhes foi permitido levar um desenho dos símbolos para casa, tendo de os memorizar durante o curso. Devido a este facto, existem cada vez mais versões dos símbolos originais (as formas que as pessoas se conseguem recordar) deturpando-se e perdendo-se com o tempo a informação inicial.

Sagrado não é necessariamente sinónimo de secreto. O sagrado do símbolo reside dentro do seu significado e do seu poder, e não, no desenho visível.

O Reiki e os seus símbolos são um presente do Universo para a Humanidade, e não para um número restrito de pessoas que têm possibilidades de suportar financeiramente os altos preços dos cursos de Reiki, praticados pela maioria. Por isso é urgente que o Reiki seja desmistificado e lhe seja dada toda a acessibilidade.

Hoje, cada vez mais pessoas em todo o mundo, têm acesso ao Reiki, simplesmente porque o Reiki quer que assim seja. Faz parte do nosso lívre-arbítrio respeitar ou não essa vontade.

De qualquer forma, e independentemente de se tornar o Reiki acessível ou não, a Energia flui por todos os praticantes uma vez que na sua essência, a Energia Reiki, é, Amor Incondicional. Sandra Ramos

violeta

REIKI DA CHAMA VIOLETA  - Você pode ver seu rosto quase em qualquer lugar onde os chineses moram. A Deusa da Misericórdia (a Deusa da Compaixão) é a mais popular e difundida entre as divindades do Budismo Chinês.  No entanto, somente agora o Ocidente começa a saber dela.  Ela e conhecida como Quan Yin, Quan’Am (Vietnã), Kannon (Japão), e Kanin (Bali), ou Kwan Yin.  Ela é a encarnação da compassiva amorosa bondade.  Como a Bodhisattva da Compaixão, Ela ouve os lamentos de todos os seres.  Quan Yin tem uma grande semelhança com a Maria do Cristianismo, a Mãe de Jesus, e com a deusa tibetana Tara.  Sua influência se estende desde a criação até os desejos profundos de toda mulher que anseia ser mãe.  Em momentos de doença e problemas, a primeira invocada é ela.  Ela é geradora, criadora, compaixão viva, amiga e intercessora.  Ela é a grande deusa da vida em si mesma.  Quan Yin significa “alguém que ouve os lamentos do mundo.”

Suas maiores virtudes são: misericórdia, modéstia, valentia, justiça e sabedoria. Uma aliada próxima de Quan Yi é Tara (estrela), deusa da proteção e compaixão, venerada pelos Budistas Tibetanos, Mongolianos e Nepaleses.

De acordo com “Mandalas: The Architecture of Enlightenment”, de Denise Patry & Robert A. F. Thurman (Shambala, 1997):

“Tara é a bodhisattva-deidade arcangélica e arquetípica que representa a atividade miraculosa de todos os budas. No mito, ela nasce das lágrimas de compaixão de Avalokitesvara ou de seu voto de ser iluminada e permanecer mulher...  Há muitas manifestações de Tara, “como muitos seres requerem”, sendo que a mais famosa é a Tara Branca pacífica, que traz proteção, vida longa e paz, e a Tara Verde dinâmica, que vence todos os obstáculos e salva os seres de situações perigosas.”

Quan Yin, como ela é conhecida por muitos budistas, é a bodhisattva que recusa ascender como uma mestra, até que seja permitida toda a humanidade abandonar a roda da reencarnação, e suas lágrimas sejam curadas.  Ela é a compassiva.  S

ua cor é lilás, ou a sombra suave da Chama Violeta de Saint German.  É um matiz violeta-dourado, a cor da cura e proteção.Enquanto ela meditava sobre Quan Yin, e desejando desenvolver melhor suas habilidades de cura usando Reiki, Ivy Moore recebeu aproximadamente quarenta símbolos para esse fim.

Ela chamou isso de Reiki da Chama Violeta e o dedicou à Senhora Quan Yin, quem suavemente a sintonizou com os símbolos que tinha recebido.

Esse Reiki tem um toque acalorado e compassivo, e quando usado oferece uma grande cura, tanto para o espírito como para o corpo.  Também pode ser usado através de grandes distâncias.

É aconselhável transmiti-lo a estudantes do ou sobre Usui Reiki Nível II,  basicamente por causa do número grande de símbolos.

A Senhora Moore acredita que os símbolos são sagrados e privados.  Quando discute a Chama Violeta com os receptores do Reiki, não os mostra abertamente a eles.

Ela simplesmente usa o Reiki como se usasse Usui Reiki, e invoca um símbolo se acredita que é necessário.

Há quatro níveis do Reiki, mas a sintonização pode ser dada de uma vez, ou numa série de encontros, principalmente por causa do grande número de símbolos.

ambém por essa mesma razão, você pode eleger sintonizar seus estudantes à Chama Violeta numa serie de sintonizações.

Se usar, porem, uma caixa Reiki similar àquela mostrada a seguir, pode ser facilmente feita de uma vez.

Por favor, leia as instruções acerca de como fazer isso.  Ela considera as sintonizações com grande seriedade, e eu sou testemunha do êxito de sua técnica!

Uma pessoa deve hamonizar outra pessoa na Chama Violeta somente depois de completar tanto Nível III de Reiki como a Chama Violeta (todos os quatro níveis).

Note que há um símbolo da sintonização que se recebe no último nível do Reiki da Chama Violeta.

História e Origens do Reiki da Chama Violeta

Por Ivy MooreEste verão eu achei alguns símbolos novos, um total de quase quarenta.

Esse sistema chama-se do Reiki da Chama Violeta.  Esse Reiki não é mais alto ou melhor e aprimorado Reiki.

O Reiki da Chama Violeta (RCV) é símbolos novos “velhos”...  disso eu tenho certeza.

Como o sistema RCV foi encontrado:

Eu rezava um terço diário desta mantra de Kuan Yin:

NAMO KUAN SHIH YIN PU’SA [Nayh Moe Gwahn Een Poo Saw]e Decretos da Chama Violeta.

Esse mantra chama ou invoca a presença de Kuan Yin dentro do devoto.

Também é cura para o coração.

Eu vi os símbolos e escrevi tão rápido quanto pude toda a informação.  Pode parecer simplista...  mas foi assim que aconteceu.  Eu não estava procurando novos símbolos.  Eu estava tentando aprofundar minha espiritualidade, atingir a iluminação e me aperfeiçoar, repetindo todos os dias os mantras em múltiplos de 108, e vi os símbolos.

Qual é a diferença entre os vários sistemas Reiki e esse?

R: Eu sei que há muitas idéias diferentes sobre isso.   Eu sinto que os vários sistemas Reiki são como facetas diferentes do mesmo diamante.  Todos são presentes maravilhosos.

Por que Quan Yin deu a você essa informação?

R: O sistema de símbolos do Reiki da Chama Violeta foi dado para ser compartilhado.  A ênfase de esse sistema e a cura com um coração puro.  O Reiki da Chama Violeta nos leva de novo ao bem de nosso poder pessoal fazendo uma conexão entre nos e a energia amorosa de Quan Yin e Saint German.  O Reiki da Chama Violeta e o mantra jogam fora o ego, deixando na pessoa a pureza do coração.

Existe uma ordem específica na qual os gestos dos símbolos devem ser administrados?

R: Essa pergunta tem sido feita algumas vezes.  Honestamente, a resposta é:  Eu não sei.  Eu “vi” os símbolos, mas eu não “vi” gestos específicos para eles serem administrados.   Eu poderia criar alguma coisa, mas não vou fazê-lo. A aprendizagem do RCV requer “fazê-lo sozinho”.  Eu encorajo você a dizer o mantra: Sânscrito:

Namo Kuan Shih Yin Pu’sa

Pronuncia Fonética:

Nay-Mo Gwahn Shy Een Poo Sa

Significado:

Homenagem ao nome sagrado de Kuan Yin

Eu repito cada dia esse mantra em múltiplos de 108.

Se você gesticula os símbolos depois disso, note como VOCÊ os gesticula.Eu uso os símbolos de várias maneiras.Você pode traçados em sua pele (com a ponta dos dedos)Imaginados em sua frente e espirados para dentro de seu corpo.

Eu comprei discos de madeira e escrevi os símbolos neles.

Quando eu faço uma terapia, coloco-os dentro da minha caixa com alguma coisa minha particular (ou de outra pessoa, se estou fazendo a terapia para essa pessoa.)

Você pode também traçar o símbolo no céu de sua boca com a ponta da língua.

Visualize o símbolo enquanto suas mãos estão em contato com a área que precisa de ajuda.  Ou apenas faça uma sessão do Reiki...

Os símbolos não precisam ser usados.

O Reiki vai aonde é necessário, com ou sem símbolos.

Amor e Luz,

Ivy

 

Fontes: http://www.ab-reiki.com.br/reiki.htm
http://www.marizarauber.com/simbolos.html
http://www.mistico.com/p/reiki/faqreik.htm#a
http://pt.wikipedia.org/wiki/Reiki
reikiessencial.com/blog/index.php?option=com_...