LUGARES EXTRAORDINÁRIOS

As 3 Lagoas do Kelimutu - Ilha das Flores - Indonésia

lagoa4Na ilha de Flores, localizado no arquipélago indonésio, há uma atração turística fascinante! O vulcão Kelimutu, situado mais precisamente no distrito de Ende (no centro da ilha). E nas suas crateras preservam-se verdadeiros fenômenos da natureza que são três lagoas que mudam de cor regularmente. A apenas 200 metros de distância pode se avistar dois lagos, estes separados por uma parede de rocha, com um metro de largura (em seu ponto mais estreito). O maior dentre eles é chamado de Tiwu Nua Muri Koo Fai (Lago dos Homens e das Mulheres Jovens). Ele tem 501 mil metros cúbicos, apresentando uma cor turquesa.A oeste está o Tiwu Ata Mbupu (Lago dos Anciãos), de 245 mil metros cúbicos de capacidade. Atualmente apresenta uma ...

cor azul escura, sendo tão intensa que aparenta ser quase negro. A menor é conhecida como Tiwu Ata Pólo (Lago Encantado). Ele tem 446 mil metros cúbicos e sua cor está mais para café com leite. O Lago dos Anciãos não foi sempre azul escuro, mas tinha uma tonalidade esverdeada, escurecendo ao longo das décadas, e nos últimos 50 anos, as águas do Lago Encantado passaram de vermelho ao que é hoje, um marrom.

lagoa5

lagoa2

lagoa6

lagoa3

Só o Lago dos Homens e das Mulheres Jovens a tonalidade turquesa manteve-se praticamente na mesma. A variação de cores, muitos afirmam que a atividade geológica no interior do vulcão Kelimutu seja a causa principal, e dependendo da época do ano e do mineral concentrado nas águas causaria tal efeito (enxofre, barium, cobre e arsênico). A Indonésia pertence ao chamado Anel de Fogo do Oceano Pacífico, uma área de grande atividade geológica, e que acolhe 190 vulcões em atividade.

Fonte: http://www.vocerealmentesabia.com