PESSOAS ESPECIAIS

Aleister Crowley - Parte 2

crow4Legado - Durante boa parte de sua vida, Aleister Crowley buscou incansavelmente, e isto de fato era uma gigantesca obsessão para ele, reconhecimento de seu trabalho. Sua vida, marcada pela excentricidade, drogas, excessos sexuais, nunca lhe permitiu reconhecimento do valor de sua Obra. Isto porém, e mesmo ele o saberia quando de seu amadurecimento mágico, só viria a acontecer após seu falecimento. Aliás, Crowley dizia ...

estar meio deslocado no tempo e, como também afirmado por seu curioso, Liber Al vel Legis, ele entendia ser o sucesso o seu grande ordálio, a grande prova de sua existência. Mas seu sucesso, de modo paradoxal, ocorrendo em vida, seria a cabal prova de seu fracasso, pois, segundo Crowley, o estado mental da absoluta maioria dos seus contemporâneos, ainda não suportando a revelação contida em suas obras, o rejeitaria por completo. A aceitação delas seria, neste caso então, o incontestável argumento e prova de sua falha. Esta opinião poderia ter sido, muito bem, apenas mais uma jactância da presunçosa personalidade da Besta, ou simplesmente uma tola desculpa arquitetada como álibi a ser usado quando de seu fracasso, isto não fosse a imparcialidade da história demonstrando e confirmando a gabolice do pior homem do mundo. Alguns de seus discípulos diretos se tornaram os principais responsáveis pela maior parte do que se vê em termos de vanguarda ocultista internacional.

Entre tantos dignos de nota, citaremos somente aqueles mais conhecidos cujo importante trabalho é apenas um aspecto da forte influência exercida por Aleister Crowley. Personagens como Arnold Krumm-Heller (Fra. Huiracocha), Kenneth Grant (Aossic Aiwass), Austin Osman Spare (Zos vel Thanatos), Karl J. Germer (Saturnus), Louis Grady McMurty (Himenaeus Alfa), Cecil Frederick Russel (Genesthai), Charles Stanfeld Jones (Achad), Gerald Brosseau Gardner, entre outros, estiveram sob direta instrução de Crowley.

          Todos estes, cada um de acordo com a própria vontade, estabeleceram ou formaram novas Ordens, desenvolveram Ritos e criaram movimentos cuja base é a Lei de Thelema. Assim, Krumm-Heller herdou e estabeleceu a F.R.A., onde a palavra da Lei é (ou pelo menos era) Thelema; Kenneth Grant, líder mundial de um ramo da Ordo Templi Orientis e fundador da New Isis Lodge na Inglaterra, sendo ele um dos principais divulgadores da obra de Crowley; Austin Osman Spare, um talentoso artista plástico inglês, que desenvolveu um culto totalmente pessoal denominado Zos Kia; Karl J. Germer, que alguns consideram um Magister Templi da A.'. A.'.), torna-se, por herança, o O.H.O. da O.T.O.; Louis G. McMurty, um outro discípulo direto de Crowley, funda um outro ramo da O.T.O., hoje conhecido como o ramo americano ou californiano, também chamado de "Califado"; Cecil F. Russel fundou o Choronzon Club, grupo que mais tarde viria a ser conhecido como Great Brotherhood of God, a G.'.B.'.G.'.; Charles S. Jones, considerado o filho mágico de Crowley, descobriu a chave matemática do Liber Al vel Legis; e Gerald B. Gardner, a partir de Rituais escritos por Crowley, escreve seu Book of Shadows, concebe e funda a Wicca moderna.

          Mas a influência de Crowley não acaba aí. Uma interminável relação de Ordens poderia ser citada como, se considerando ou não seguidores da Lei de Thelema, fruto direto ou indireto de seu trabalho. Estas Ordens constantemente utilizam a farta obra de Aleister Crowley não só como referência, mas como sendo básicas a seus trabalhos e imprescindíveis ao desenvolvimento de seus Adeptos.

          Novamente aqui citaremos apenas as mais conhecidas Ordens e movimentos que, de uma forma ou de outra, são frutos do trabalho de Lorde Boleskine.

          Desta forma, temos a própria Ordo Templi Orientis Antiqua, a O.T.O.A., movimento fundado no Haiti, como dissidência da O.T.O., por Lucien-Francois Jean-Maine em 1921. Um inovador e interessante movimento conhecido na Inglaterra como Kaos Magick e a curiosa IOT (Illuminates of Thanateros) de Peter James Carrol, baseados nas obras de Crowley e Spare, tiveram vez nos anos 80. Os membros da IOT consideram-se herdeiros da Tradição da A.'.A.'. e do Culto Zos Kia, têm em Liber Null and Psychonaut, um grupo de ensaios de boa qualidade, um de seus mais importantes escritos.

          No que diz respeito aos seguidores de Crowley, há de se ressaltar o lamentável exemplo da já citada versão Californiana da Ordo Templi Orientis, informalmente fundada por Louis G. McMurty (Hymenaeus Alfa) no início dos anos 70. Atualmente dirigida por William Breeze (Hymenaeus Beta), esta ramificação da O.T.O. tem se destacado das demais agremiações de natureza thelêmica, por seu envolvimento em escândalos, por processos judiciais, perseguições, etc., tudo para garantir apenas a este grupo o direto legal (Copyrights) de exploração comercial da Obra de Aleister Crowley.

          Felizmente, como já dito, a Lei de Thelema não se resume a versão americana da O.T.O. Atualmente existe uma enorme variação de Ordens espalhadas pelo mundo sob as mais diversas nomenclaturas. Cada uma a seu modo, na Inglaterra, Suíça, Espanha, Venezuela, França, Austrália e no Brasil, trabalham para a promulgação da Lei de Thelema.

          Devemos aqui, também, mencionar um interessante fenômeno dos anos 60, que até hoje permanece conquistando uma considerável gama de interessados em ocultismo. Trata-se da Igreja de Satã, movimento fundado na Califórnia, por Anton Szandor La Vey, que, muito embora não tenha uma direta ligação com Crowley, consiste numa espécie de simplificação de seus mais básicos escritos. Outro que adquiriu certa notoriedade, nessa mesma época, foi Alex Sanders, um discípulo de Gardner que se auto denominou Rei dos Bruxos. Sanders utilizou alguns rituais elaborados por Crowley, desenvolvendo seu próprio controvertido sistema de Witchcraft.

          Além destas, temos também algumas derivações da G.'.D.'. e da Stella Matutina que, embora cristianizadas por seus fundadores, utilizam a Obra da Besta como importante fonte de pesquisa: Society of the Inner Light, de Madame Violet Firth (Dion Fortune), Servants of Light, de W. E. Butler e Basil Wilby (mais conhecido como Gareth Knigth). A Aurum Solis, liderada por Melita Denning e Osborne Phillipis, também consiste numa variação da Golden Dawn.

À parte os movimentos mágicos e iniciáticos, Crowley também exerceu enorme influência sobre o trabalho de vários artistas, compositores e conjunto musicais; famosos grupos e cantores de rock como Black Sabbath, Led Zeppelin (Jimmy Page, guitarrista do Led, inclusive comprou o famoso "Castelo" de Boleskine, onde Crowley morou por alguns anos), Rolling Stones, The Clash, Beatles (no álbum Sergeant Pepper's Lonely Hearts Club Band, sua fotografia aparece como "uma das pessoas que gostamos"), Iron Maiden, Ozzy Osbourne (que compôs o clássico "Mr. Crowley"), entre tantos outros, além de artistas do quilate de H. R. Giger, Kenneth Anger, David Bowie, etc., têm no exemplo de 666 uma fonte de inspiração para seus trabalhos e vidas.

          Também na literatura encontramos vários romances que foram concebidos utilizando a imagem cultivada por Crowley, como exemplo: The Magician de W. Somerset Maugham (o mesmo autor de O Fio da Navalha), The Goat-Food God de Dion Fortune, Stranger in a Strange Land de Robert A. Heinlein, etc.

          Finalizando, não poderíamos deixar de mencionar o meio artístico brasileiro, que teve no memorável Raul Seixas, o grande arauto da mensagem de Aleister Crowley. Em especial as músicas A Lei e Sociedade Alternativa (ambas de Raul Seixas e Paulo Coelho), que têm como base Liber OZ. Outras notáveis obras de sua autoria são A Maçã, Tente Outra Vez (estas em parceria com Marcelo Motta e Paulo Coelho) além de muitas outras canções do maluco beleza que apresentam, de um modo bem particular ao Raul, a Lei de Thelema.

Certamente o legado da Besta (como passou a ser conhecida a influência de Aleister Crowley) surpreendeu aqueles que esperavam, e até mesmo ansiavam, seu esquecimento. Esses nunca poderiam imaginar que a quantidade de estudantes, admiradores - e até mesmo discípulos - da Tradição revivida por Crowley, o Culto da Besta, ou o Culto das Sombras, aumentasse de forma "assustadora, chegando mesmo a comprometer as bases morais, nas quais nossa sociedade está erigida".

          Talvez esses tenham esquecidos que as tais mesmas bases morais, nas quais tão solidamente foi estabelecido aquilo que hoje denominamos sociedade, são as únicas responsáveis pela obtusa condição em que se encontram centenas de milhões de homens e mulheres, massacrados que estão pelas inópias e não qualificáveis condições de vida, seguro retorno do bi-milenar investimento sócio-religioso e econômico, que é a miséria.
          Vontade fraca e entendimento nulo. A resultante desta insidiosa ação não poderia ser outra. E quando vontade e entendimento, dois dos princípios básicos que constituem o homem, operam sem harmonia, o espírito cai enfermo. O estudo e a prática da Lei de Thelema intentam fazer com que o conjunto Vontade e Entendimento, funcione devidamente, levando o Adepto a sua realização plena.

Sim, a Lei de Thelema. Muito já foi feito, e também muito ainda resta por fazer. Aleister Crowley representou, tão somente neste sentido, o papel de Profeta, Vate e Apóstolo. Mas sua grande aspiração reflete a aspiração de todo ser humano, sim, o anseio do homem por Liberdade. Seu trabalho não é apenas resultado dos caprichos de uma controvertida personalidade, mas, principalmente, vem da necessidade humana de tomada de consciência, necessidade de Vontade, necessidade de entendimento.

          Este era todo o anseio de Crowley. Isto é liberdade, liberdade apenas para a realização de sua Vontade Verdadeira, nada mais.
          É a esta demanda por irrestrita Liberdade, munidos pela Tradição, que os Adeptos e Estudantes de Thelema dedicam sua Obra. E eles, certamente, estarão sempre acompanhados, como acontece com a própria história da Magia, pela lembrança do calvo semblante da Grande Besta 666, Aleister Crowley.

Cronologia

Esta Cronologia Básica da vida de Aleister Crowey - originalmente postada na Lista de Discussão Arte Magicka, foi desenvolvida pelo autor de "O Mago de Mil Faces", Carlos Raposo, que contou com a colaboração de Noé Thanatos. A cronologia, ora apresentada, tem como base o texto de Gerald Suster encontrado em The Legacy of the Beast - Segunda Edição de 1990.

* 1875 - Em 12 de Outubro, Edward Alexander Crowley nasce em Leamington Spa. Warwickshire.

* 1887 - Seu pai, Edward Crowley morre.

* 1895 - Matricula-se no Trinity College, Cambridge.

* 1896 - Primeira experiência mística.

* 1898 - Publica seu primeiro poema, Aceldama.
              Conhece Gerald Kelly.
              Deixa Cambridge.
              Conhece George Cecil Jones.
              Escreve Liber Berashit, seu primeiro texto místico.

* 18/11/1898 - É iniciado na Ordem Hermética da Aurora Dourada [Hermetic Order of the Golden Dawn]. Assume o nome de Frater Perdurabo isto é, "eu perdurarei até o fim".

* 1899 - Conhece Allan Bennet e recebe instruções mágicas mais intensas.

              Conhece o Chefe da Aurora Dourada, 'MacGregor' Mathers.

              Adquire a Mansão Boleskine, nas proximidades do Lago Ness, Escócia.
* 1900 - Cisma na Aurora Dourada.

              Mathers inicia Crowley no Adeptado em Paris.

              Crowley parte para o México.

* 1901 - Exercicios de Concentração e alpinismo no México com Oscar Eckenstein.
              Escreve Alice: um Adultério.

              Vê Allan Bennet e estuda/pratica Yoga com ele no Ceilão. Atinge o Dhyana.
* 1901-2 - Viagens pela Índia.

* 1902 - Visita Bennet em Burma.


              Expedição ao K2 liderada por Eckenstein.

              Chega em Paris.

* 1903 - Retorna a Boleskine.

              Conhece Rose Kelly, irmã de Gerald, e a desposa.

* 1903-4 - Viagens em Lua-de-mel para Paris, Nápoles, Cairo e Índia.

* 09/02/1904 - Retornam ao Cairo.

* 20/03/1904 - Equinócio dos Deuses.

* 16/03/1904 - Frater Perdurabo tenta divertir a sua esposa mostrando-lhe os silfos. Esta fica subitamente "inspirada" e repete sem cessar que "Eles estão esperando por você!"

* 17/03/1904 - "É 'tudo sobre a criança'. Também 'tudo Osíris'."

* 18/03/1904 - É "revelado que o que o aguardava era Hórus", o qual Frater Perdurabo teria "ofendido" e "deveria invocar". Identificada a Estela da Revelação no Museu do Cairo sob o número 666.

* 19/03/1904 - Realizada a Invocação de Hórus.

* 8, 9 & 10/04/1904 - Recepção do LIVRO DA LEI.

* 1904-5 - Crowley rejeita intelectualmente o Livro e perde o manuscrito.

* 1905-7 - Publicação das "Obras Completas de Aleister Crowley".

* 1905 - Expedição a Kangchenjunga.

* 1906 - Viagens pelo Sul da China com Rose e sua filha, Lilith.

              Invocações do Augoeides.

              Lilith morre.

              Atinge Nirvikalpa Samadhi e completa a Operação de Abramelin.

              Escreve o 777.

              Reconhecido como Mestre por George Cecil Jones.

* 1907 - Inicia-se a Recepção dos "Livros Sagrados".


              Fundação da A.'. A.'.

              Amizade com o Capitão J.F.C. Fuller.

* 1908 - Realiza o "João São João" em Paris.

* 1909-1913 - Publica os dez primeiros números de "O Equinócio".

* 1909 - A A.'. A.'. é aberta a novos membros.
              Encontra o manuscrito perdido do LIVRO DA LEI (28/06/1909).
              Rose se divorcia de Crowley.

              A Visão e a Voz é recebido no Saara com Victor Neuburg.

              Crowley formalmente aceita o Grau de Mestre do Templo.

* 1910 - Conhece Leila Waddell - que seria L.A.Y.L.A.H.

              Os Ritos de Elêusis realizados em Caxton Hall.

* 1911 - George Cecil Jones processa o jornal The Looking Glass por perdas e danos.

              Jones, Fuller e outros rompem com Crowley.

              Outra visita ao Saara com Neuberg.

              Conhece Mary d'Este Sturges.


              É realizado o Trabalho de Abuldiz.

* 1912 - Livro Quatro - Partes 1 & 2 - publicado como resultado do Trabalho de Abuldiz.

              Theodore Reuss inicia Crowley na Ordo Templi Orientis e o aponta como Cabeça do Ramo Britânico.
* 1913 - Visita à Moscou com "The Ragged Rag-Time Girls".

              Escreve o Hino a Pan, entre outros Trabalhos.

              Publicação de O Livro das Mentiras.

* 1914 - O Trabalho de Paris - The Paris Working - com Victor Neuberg.

              Parte para os Estados Unidos.

* 1915 -Compõe LIBER XV - A MISSA GNÓSTICA.
 
              Trabalha no livro Astrology com Evangeline Adams.

              Envolve-se com Jeane Foster - depois conhecida como Soror Hilarion & A Gata.

              Trabalha com Charles Stansfield Jones - Frater Achad - em Vancouver.

              Crowley assume o Grau de Magus, o Profeta do Novo Aeon.


* 1916 - Retiro Mágicko em New Hampshire.

              Período de privações em Nova Orleans.

* 1917 - Se torna editor do The International.
=
              Começa a pintar.

* 1918 - Finaliza Liber Aleph.

              Trabalho de Amalantrah com Roddie Minor.


              Retiro Mágicko na Ilha de Esopo.
              Versão de Crowley do Tao Teh King.
              Conhece Leah Hirsig.

* 1919 - O Equinócio Azul, Volume III, número 1, publicado.

[
              Volta para a Inglaterra com Leah.

              Recebe uma herança de 3000 libras.
* 1920 - Abadia de Thelema fundada em Cefalu, Sicília.

              Anna Leah (Poupeé), filha de Crowley e Leah, morre.

              Ninette Shumway na Abadia ; chegada de Jane Wolf.

* 1921 - Crowley assume o Grau de Ipisissimus mas jura jamais divulgar o fato.


              1922 - Publicação de Diary of a Drug Fiend.


              Na Inglaterra, a Imprensa move uma campanha contra Crowley.
* 1923 - Raul Loveday morre em Cefalu.

              Crowley expulso da Itália por Mussolini
.
              Completa As Confissões de Aleister Crowley (Uma Autohagiografia).
* 1925 - Crowley é convidado a ser o Cabeça Internacional da Ordo Templi Orientis (O.T.O.).

* 1928 - Israel Regardie une-se a Crowley em Paris e se torna o seu Secretário.

* 1929 - Crowley, Regardie & a então amante de Crowley, Maria Teresa de Miramar, expulsos da França.               Retorno a Inglaterra. Magick in Theory and Practice publicado em Paris e Londres
.
              Crowley casa-se com Maria em Londres.

* 1930 - Publicados os dois primeiros volumes de As Confissões.

* 1930-4 - Viagens a Alemanha e Portugal.

* 1932 - Regardie e Crowley se afastam.

* 1934 - Crowley perde um processo que havia movido contra Nina Hamnett e Constance & Co.
* 1935 - Crowley vai a falência.

* 1937 - Publicação de O Equinócio dos Deuses.

* 1939 - Publicação de Oito Lições de Ioga.

              Sugere o sinal do "V" da Vitória ao Governo Inglês.

* 1944 - Publicação de O Livro de Thoth com as cartas de Tarot pintadas por Frieda Harris.
* 1945 - Crowley muda-se para 'Netherwood', Hastings.

              Trabalha no Magick without Tears
.
* 1947 - 1 Dezembro: morre Aleister Crowley aos 72 anos de idade e de causas naturais, em Hastings.
* 5 Dezembro: seu corpo físico é cremado em Brighton.

 

Lei de Thelema

crow5Faze o que tu queres há de ser toda a Lei  - O princípio Thelemico está dedicado aos altos propósitos de segurança da Liberdade do Indivíduo e de seu crescimento em Luz, Sabedoria, Compreensão, Conhecimento e Poder; mediante Beleza, Coragem e Sapiência;
A lei de Thelema está encravada no Livro da Lei, recebido por Aleister Crowley em 1904, e com este, uma mensagem de revolução do pensamento humano, da cultura e religião baseados no simples axioma: "Faze o que tu queres há de ser toda a Lei - Amor é a lei, amor sob vontade". Essa Lei, resumida na palavra Thelema, não é para ser interpretada como uma licença para satisfazer cada capricho vivido, porém antes um mandato a descobrir a sua única e Verdadeira Vontade e persegui-la; deixando outros fazerem o mesmo em seus únicos e próprios e caminhos. "Todo homem e toda mulher é uma estrela".

Amor é a lei, amor sob vontade.

Paz, Tolerância, Verdade;

Saudações em Todos os Pontos do Triângulo;

Com Respeito à Ordem.

A Quem Interessar possa.

Thelema ("Télêma") é uma palavra Grega que significa "vontade" ou "intenção". Ela é também o nome da nova filosofia espiritual que foi erguida à quase cem anos e está agora tornando-se gradualmente estabilizada ao redor do mundo.

Uma das mais primeiras menções a esta filosofia ocorre no clássico Gargantua e Pantagruel escritos por Francois Rabelais em 1532. Um episódio desta aventura épica conta-nos da fundação da "Abadia de Thelema" como uma instituição para o cultivo das virtudes humanas, que Rabelais identificou como sendo por completa oposta às prevalecentes propriedades Cristãs do momento. A única regra da Abadia de Thelema era: "Faze o que tu queres há de ser toda a Lei". Essa tem sido uma das crenças básicas da filosofia Thelemica hoje.

Embora tocada sobre vários proeminentes e visionários pensadores nos cem anos seguintes, a semente de Thelema plantada por Rabelais eventualmente veio a dar frutos na primeira parte deste século, quando desenvolvida por um inglês chamado Aleister Crowley. Crowley foi um poeta, autor de vários livros, montanhista, magista e membro de uma sociedade oculta conhecida como Ordem Hermética da Aurora Dourada (Hermetic Order of Golden Dawn). Em 1904, enquanto viajava pelo Egito, com sua esposa Rose Kelly, Crowley tornou-se inexplicavelmente envolvido em uma série de eventos no qual ele clama inaugurar um novo aeon da evolução da humanidade. Esses fatos culminaram em Abril, quando Crowley entrou em um estado de transe e escreveu os três capítulos de 220 versos que veio a ser chamado O Livro da Lei (também conhecido como Liber AL e Liber Legis). Entre outras coisas, esse livro declarou: "A palavra da Lei é Thelema" e "Faze o que tu queres há de ser toda a Lei".
 
Crowley gastou o resto de sua vida desenvolvendo a filosofia de Thelema, tal como revelado pelo Livro da Lei. O resultado foi uma volumosa produção de comentários e trabalhos relacionados à magick, misticismo, yoga, qabalah e outros assuntos ocultistas. Virtualmente todos esses escritos levaram a influência de Thelema, tal como interpretada e entendida por Crowley em sua capacidade como profeta do Novo Aeon.
Uma teoria defende que cada capítulo do Livro da Lei está associado, em particular, com um aeon da evolução espiritual da humanidade. De acordo com isto, o Capítulo Um caracteriza o Aeon de Ísis, quando o arquétipo da divindade feminina era eminente. O Capítulo Dois relata o Aeon de Osíris, quando o arquétipo do deus morto tornou-se proeminente, e as palavras da religiões patriarcais foram estabelecidas. O Capítulo Três proclama o alvorecer de um novo aeon, o Aeon de Hórus, a criança de Ísis e Osíris. É neste novo aeon que a filosofia de Thelema será completamente desvelada à humanidade, e será estabelecida como o primeiro paradigma para a evolução espiritual das espécies.

Alguns desses elementos essenciais da crença em Thelema são:

"Todo homem e toda mulher é uma estrela."

O significado disto geralmente é tomado que cada um indivíduo é único e têm seus próprios caminhos em um universo espaçoso, onde eles podem mover-se livremente sem colisão.

"Faze o que tu queres há ser toda a Lei." e "tu não tens direito senão faze o que tu queres."
Muitos Thelemitas esperam que toda pessoa possui uma Verdadeira Vontade, uma simples motivação abrangente por suas existências. A Lei de Thelema determina que cada pessoa siga sua Verdadeira Vontade para alcançar satisfação na vida e liberdade das restrições da suas naturezas. Pois duas Verdadeiras Vontades não podem estar em real conflito (de acordo com "Todo homem e toda mulher é uma estrela"), essa Lei também proíbe alguém de interferir na Verdadeira Vontade de qualquer outra pessoa.

A noção de absoluta liberdade para um indivíduo seguir sua Verdadeira Vontade é uma das nutridas entre os Thelemitas. Essa filosofia também reconhece que a principal tarefa de um indivíduo que inicia o caminho de Thelema, é primeiro descobrir sua Verdadeira Vontade, através de métodos de auto-exploração tal como a magick. Além disso, toda Verdadeira Vontade é diferente, e por isso cada pessoa tem um único ponto de vista do universo, ninguém pode determinar a Verdadeira Vontade para outra pessoa. Cada pessoa deve chegar a descobrir por elas próprias.

É claro, com a ênfase sobre a liberdade e individualidade inerente em Thelema, as crenças de qualquer dado Thelemita são provavelmente para diferenciar daqueles de qualquer outro. No Comento anexado ao Livro da Lei é estabelecido que: "Todas as questões do Livro da Lei devem ser decididas apenas por apelo aos meus escritos, cada qual por si mesmo." Nisso, Thelema mal pode ser classificada como um "religião", uma vez que ele engloba uma vasta área de crenças, desde ateísmo ao politeísmo. O importante é que cada pessoa tem o direito de completar-se através de quaisquer credo e ações que são melhor adequados para eles (desde que eles não interfiram na vontade de outros), e somente eles mesmos estão qualificados para determinar quais são.
Filosofia Thelemica
Thelema se refere à doutrina ou filosofia religiosa difundida por Aleister Crowley a partir de 1904 nos moldes propostos pelo Liber AL vel Legis, publicação recebida por uma entidade auto-denominada "Aiwass", Ministro de Hoor-par-Kraat (o Deus Hórus).

De acordo com a filosofia thelêmica, o ser humano está afastado de sua condição divina não pela encarnação, conforme pregava, por exemplo, o gnosticismo, e sim pela simples não-conscientização desta natureza. Essa falta de consciência seria mantida por uma série de fatores, dentre os quais podem-se citar o conceito de pecado (enquanto restrição artificial dos impulsos naturais), o egocentrismmo e a entrega à vontade alheia ou aos vícios -- que no conceito thelêmico referem-se a qualquer atitude que controle a vontade ao invés de ser controlada por ela. Assim, cabia ao ser humano buscar uma profunda auto-consciência, chegando assim ao conhecimento do que foi chamado de Verdadeira Vontade (Thelema, do grego vontade), o objetivo primal da encarnação de um espírito individual.

Segundo Crowley um dos caminhos desta busca pelo auto-conhecimento passava pela experimentação dos próprios limites. Mas essa experimentação, que por muitos podia ser vista como mera libertinagem ou imoralidade deveria sempre ser executada com rigor científico, imparcialidade e permanente refinamento. Assim qualquer ato na vida passaria a ser uma ferramenta através da qual cada um poderia obter um profundo conhecimento de sua própria psiquê.


Esse sistema é representada no duplo enunciado da chamada Lei de Thelema:
• "Faze o que tu queres há de ser tudo da Lei". ("Do what thou wilt shall be the whole of the Law"[)
• "Amor é a lei, amor sob vontade". ("Love is the Law, Love under will.")
Nesta injunção (chamada de "a mais libertária das leis e a mais restritiva das leis") a pessoa é chamada a descobrir sua verdadeira natureza (o "tu" do primeiro enunciado) e, através desse conhecimento, submeter-se por completo à sua Verdadeira Vontade, deixando de lado todo e qualquer vício, capricho ou desejo que possa desviar seu caminho desse fim último.
O sistema thelêmico prescinde dos conceitos de "bem" e "mal" absolutos uma vez que lida com a individuação plena do ser humano, o que transforma todo ato em algo relativo. Por outro lado, prega também a necessidade de uma disciplina absoluta para que os caprichos não sejam confundidos com a Vontade, o que levaria ao afastamento da mesma, e de uma completa responsabilidade sobre sua própria vida, pois não há deuses externos a quem pedir auxílio ou demônios fora de cada um que possam servir de bodes-expiatórios.
As principais organizações de nível mundial a seguirem a filosofia de Thelema são:
• Astrum Argentum
• Ordo Templi Orientis (O.T.O.)

A filosofia telêmica postula que toda existência manifesta surge da interação de dois princípios cósmicos: o Contínuo Espaço-Temporal, infinitamente extenso e perpétuo, e o Princípio da Vida e Sabedoria, atômico e individual. Desta interação surge o Princípio da Consciência, o qual governa a existência. No Livro da Lei estes princípos divinos são personificados através de três divindades egípcias: Nuit, a deusa do espaço infinito, Hadit, a Serpente Alada da Luz, e Hórus, o deus solar com cabeça de falcão e senhor do Cosmo.
O sistema filosófico telêmico utiliza divindades de várias culturas e religiões como personificações de forças cósmicas arquetipicas — ou seja, estas personificações não são encaradas como divindades externas ao ser humano e sim como componentes do próprio espírito de cada homem e mulher. A doutrina telêmica sustenta que todas as diversas religiões humanas baseiam-se em princípios fundamentais verdadeiros (verdades universais em suas simbologias, ainda que não absolutas) e o estudo comparativo, desapaixonado e crítico, destas religiões é uma atividade de grande importância para muitos telemitas.

Respeitando os conceitos de cada indivíduo, Thelema segue o Hermetismo tradicional na doutrina de que cada pessoa possui um Corpo de Luz, uma alma organizada em "camadas" anexas ao corpo físico. Da mesma forma considera-se que cada indivíduo possui um Augoeides, ou Sagrado Anjo Guardião (SAG), o qual pode ser considerado como sendo o Self Superior. No que tange aos conceitos de pós-morte, a própria vida é considerada como um continuum, sendo a morte parte integrante da mesma. A vida termina para que a vida continue. O SAG, entretanto, é imortal, não estando submetido aos ciclos de vida e morte.

crow6Tal como na doutrina budista, o Corpo de Luz é considerado como sendo passível de metempsicose (reencarnação) após a morte do corpo físico. Considera-se que Corpo de Luz evolui em sabedoria, consciência e poder espiritual através de tais ciclos de reencarnação, para aqueles que assim decidem proceder, até o ponto em que se encontra a Verdadeira Vontade daquele espírito e o indivíduo está capacitado a partir em direção à execução de sua Grande Obra, o objetivo máximo de sua existência enquanto parte do Todo representado por Nuit. Thelema incorpora a idéia da evolução cíclica da Consciência Cultural, bem como da Consciência Pessoal. A História é considerada como sendo dividida em uma série de Eons, cada um dominado por um conceito de divindade e com sua própria forma de redenção e avanço espiritual. O Eon é o de Horus. O anterior foi o de Osíris e antes deste foi o de Isis. O Eon neolítico de Isis é considerado como tendo sido dominado pela idéia matriarcal de divindade, sua fórmula envolvendo a devoção à Deusa-Mãe para a obtenção da nutrição que ela providenciava. O Eon clássico/medieval de Osiris teve como dominante o princípio patriarcal, cuja fórmula de redenção era o auto-sacrifício e a submissão ao Deus-Pai. O contemporâneo Eon de Horus é centrado no Princípio da Criança, da sobrevivêcia individual, cuja fórmula é o crescimento, da consciência e do amor universal (Agapé), levando à auto-realização.

De acordo com a doutrina telêmica a expressão da Lei Divina no Eon de Hórus é o "Faze o que tu queres será o todo da Lei". Esta é a chamada Lei de Thelema e não deve ser interpretada como uma licença à realização de qualquer ato ou capricho e sim como uma missão divina de se encontrar sua Verdadeira Vontade, o propósito da vida de cada um, e ao cumprimento desta; permitindo a todos o trilhar de seus caminhos individuais. A aceitação (e verdadeira compreensão) da Lei de Thelema é o que define um telemita; e a descoberta de sua Verdadeira Vontade sua maior motivação. Alcançar "o Conhecimento e a Conversação com o Sagrado Anjo Guardião" é considerado parte integrante deste processo. Os métodos e práticas para se alcançar tal feito são vários e encontram-se agrupados no conceito de "Magick"

Nem todos os telemitas utilizam todas as práticas disponíveis; é considerado que cada um deva escolher as práticas que mais enquadrem-se às suas necessidades individuais. Algumas destas práticas são as mesmas ou bem similares às de várias religiões ou outras tradições ocultistas ou místicas, tanto do passado quanto do presente, tais como meditação, Yoga, estudo de textos religiosos, estudos de simbolismos, rituais, exercícios devocionais, auto-disciplina, Tantra, etc..

A filosofia telêmica considera que qualquer ato que vá contra a descoberta e o cumprimento da Verdadeira Vontade como sendo negativo. Isto inclui a interferência também no trilhar de terceiros. Reza a doutrina de Thelema que a desarmonia e o desequilíbrio causados por tais atitudes resultam em uma resposta compensatória do Universo, em busca de equilíbrio — um pensamento semelhante ao conceito oriental do Karma. Thelema não possui um conceito semelhante ao conceito judaico-cristão do Diabo ou Satã, ou mesmo do Mal. Contudo, uma pseudo-personificação do estado de confusão mental, ilusão e ignorância egoísta é referido pelo nome do demônio Chorozon.

O Profeta de uma nova era

Após a escritura do Livro da Lei, Crowley, em seu estilo pomposo de ser, escreveu uma carta a Mathers, onde anunciava o Equinócio dos Deuses e que havia forjado um novo elo místico com os Mestres Secretos, tornando-se assim a suprema autoridade mágica. Isto, naturalmente foi o estopim de um novo duelo mágico, do qual Crowley aparentemente saiu vitorioso.

De acordo com ele, Mathers enviou uma de suas discípulas, uma vampira que teria se apresentado como "uma mulher jovem, de beleza enfeitiçante", mas da qual teria sido capaz de defender-se, "transformando-a em uma feia mulher sexagenária, curvada e decrépita". Mathers então teria enviado uma "corrente de malignitude" que teria matado os cães de Crowley e adoecido seus empregados. Crowley teria retaliado conjurando as forças do demônio Beelzebub e seus 49 servos. Após este ato, as ações de Mathers teriam cessado. Anos depois, após a morte de Mathers por gripe muitos acreditaram que ele teria sido assassinado por magia.

Não está muito claro por que, após o encontro com Aiwass e a suposta batalha com Mathers, Crowley aparentemente perdeu o interesse pela magia durante vários anos. Em 1905 e.v. ele foi membro de uma expedição fracassada ao Himalaia, na qual vários componentes perderam a vida. Passou vários anos viajando pela China, Canadá e Estados Unidos, acompanhado ou não de sua esposa e filha, Lola Zaza. Retornando de uma de suas viagens solitárias, porém, recebeu a chocante notícia que sua amada filha havia morrido de tifo em Rangoon (Índia).

Em 1907 e.v. Crowley fundou a Astrum Argentum (A.•.A.•.), a Ordem da Estrela de Prata, primeira organização centrada no Livro da Lei, cujo manuscrito abandonado havia sido redescoberto. Em 1909 e.v. começa a publicação do "The Equinox" , órgão oficial da A.•.A.•. cuja publicação era feita nos Equinócios de Primavera e Outono, sendo a maioria dos aritigos de autoria do próprio Crowley.

Neste mesmo ano ele divorciou-se de Rose Kelly, então uma alcólatra. O divórcio permitiu que Crowley mergulhasse em seu caminho de magia, pontilhado por drogas e mulheres, sem as restrições de uma vida marital.
É interessante notar que Crowley afirmava ser a reencarnação do ocultista Eliphas Levi, o qual morrera no ano de seu nascimento. Na discriminação de suas vidas passadas também arrolou o Conde Cagliostro, um ocultista do Séc. XVIII, fundador do Rito Maçom Egípcio, bem como Alexandre VI, o notório Papa Bórgia, e Edward Kelley, o vidente que junto ao mago elizabetano John Dee, havia criado o sistema Enochiano de magia.

Os Últimos anos


Crowley casou-se em Londres pela segunda vez, com sua amante, Maria Tereza de Miramar, no mesmo ano em que eles, juntamente com seu amigo e secretário Israel Regardie foram expulsos da França, 1929 e.v.. No ano seguinte encontrou-se, em Portugal, como o poeta Fernando Pessoa, que havia lido seu livro "Confessions of Aleister Crowley: An Autobiography" e ficado encantado.

Em 1934 e.v. Crowley envolveu-se em um processo judicial contra a Nina Hamnett e Constance & Co., o qual perdeu. Isto acabou levando-o ?alência no ano seguinte. Foi durante este processo que um juiz rotulou-o como sendo "o pior homem na face da Terra".

Em 1939 e.v. publicou "Eight Lectures on Yoga" e sugeriu ao Primeiro Ministro Britânico Winston Churchill o sinal do "V da Vitória". A década de 40 apresentou um ressurgimento de Crowley. Junto com Lady Frieda Harris, cria e publica seu baralho de Tarot, o Livro de Thoth. Em 1942 e.v. publicou o Liber OZ na forma de um manifesto da O.T.O.. A partir de 1945 passou a viver em Hastings, sul da Inglaterra onde recebeu novos discípulos como Kenneth Grant, John Symonds e Grady McMurty. Foi neste período em que foram escritas as cartas que foram posteriormente publicadas no volume "Magick Without Tears".

Crowley morreu em 1? de dezembro de 1947, vítima de bronquite crônica e problemas cardíacos em sua casa na cidade de Hastings. Diz a lenda que suas últimas palavras teriam sido "eu estou perplexo", mas como ele morreu sozinho isto não pode ser comprovado. No dia 5 de dezembro seu corpo foi cremado em Brighton, em uma cerimônia assistida por amigos, admiradores e discípulos.

Crowley e a Maçonaria


assunto controverso o envolvimento de Aleister Crowley com a Maçonaria. Nenhuma prova documental foi apresentada até este momento que confirmasse ou negasse que ele tenha participado desta Ordem. Entretanto, no livro "Confessions", ele afirma ter sido iniciado ao Grau 33? do Rito Escocês durante sua estada na Cidade do México (pelas mãos de um suposto Don Jesus Medina) e em outro rito (não identificado) em Paris. Neste livro Crowley dá também a entender que possuía ligações com vários outros Ritos, tendo chegado a ocupara altos postos em alguns e mesmo sido encarregado de tentar restaurar a maçonaria cuja decadência era, segundo ele, óbvia para qualquer membro inteligente.

Não se sabe ao certo se estas declarações são verdadeiras ou não. De fato, não há registros de sua passagem por nenhum Rito maçônico ou mesmo de seu iniciador. O que se nota é que Crowley tinha, por certo, um extenso e profundo conhecimento da Maçonaria, não apenas de seus rituais e práticas mas também das formas de agir (éticas ou anti-éticas, principalmente estas) de seus membros, o que levou a uma série de críticas contundentes de sua parte contra esta Ordem.


Imporatncia Cultural e para o ocultismo

Considerado por muitos como um egocêntrico, um charlatão, um louco ou coisa pior, é inegável que a importância de Crowley para o ocultismo é inigualável. Poucos praticantes de magia podem gabar-se de ter mudado o mundo ocultista da mesma forma que ele. Seus preceitos encontram-se presentes em várias tradições mágicas modernas, mesmo as que não seguem a Lei de Thelema, tais como a Wicca, baseada na obra de Gerald B. Garder, e a Cientologia de L. Ron Hubbard, ambos ex-discípulos de Crowley.

Muitos movimentos culturais também foram influenciados por ele. Desde o cinema, na figura de Keneth Grant ?úsica (há uma foto dele em no disco dos Beatles "Sargent Pepper`s Lonely Hearts Club Band"). Grupos musicais como o Black Sabbath, o Led Zeppelin e os Rolling Stones colocam as obra de Crowley como fonte de influência. Nas artes plásticas o pintor H. R. Giger pode ser citado como um de seus inúmeros admiradores. Na literatura podemos citar a obra de Aldous Huxley, W. Somerset Maugham e Robert A. Heinlein.
No Brasil é importante salientar a obra musical de Raul Seixas, onde o nome e as palavras de Crowley surgem de forma explícita. Além disto outros musicos já confessaram-se admiradores de Crowley como Renato Russo e Rita Lee.
Crowley é considerado por muitos como o mais importante representante do Ocultismo no século XX. Com certeza este é um título que ele merece porém não pelos motivos que normalmente são considerador. A grande importância de Crowley para a magia não está no Livro da Lei, na Astrum Argentum ou na Ordo Templi Orientis; ainda que haja uma estreita ligação entre estes fatores e sua contribuição. Mais importante do que organizações ou mesmo do que Thelema foi a visão de Crowley da magia não como uma derivação da fé ou como o resultado de misticismo ou crendices. Ao definir a magia como "a arte e a ciência de se causar mudanças de acordo com a vontade" ele deu aos seguidores das artes ocultas a noção de que não se podia exercer realmente a magia sem um procedimento determinado, um disciplina restrita e um foco a ser alcançado.
Esta visão de Crowley da magia como algo que deveria ser investigado e tratado com o mesmo rigor de qualquer ciência de cunho técnico veio posteriormente a mostrar influências em homens como I. Regardier, que realizaram a essencial aproximação entre a magia e a Psicologia.
O.T.O
A O.T.O. é uma Ordem de caráter maçônico e iniciático cujos ensinamentos estão fundamentados na Lei de Thelema promulgada a Aleister Crowley, através do livro chamado Liber Al vel Legis, em Abril de 1904 na cidade do Cairo, Egito, por Aiwass, o ministro de Hoor-paar-kraat. O Liber Al vel Legis, ou o Livro da Lei, como é mais conhecido, anuncia uma Nova Lei para a humanidade e a transição planetária em direção ao Eon de Horus, o Novo Eon.
A organização foi fundada em 1895 e.v. pelo Austríaco Carl Kellner, alto grau da Maçonaria que, tendo viajado pelo Oriente foi instruído em determinadas práticas místicas e mágicas que o inspiraram na estruturação inicial de nossa Ordem. A Ordo Templi Orientis se tornou acessível ao público pela primeira vez em 1902 e.v. através de sua divulgação oficial na publicação "Oriflamme".
 
Aleister Crowley, considerado pelo meio ocultista como o grande Mago do século XX da Era Vulgar, entrou para a Ordem em 1912, tendo assumido a liderança da mesma em 1922. A partir de 1925 inicia a reformulação da Ordo Templi Orientis baseado na Lei de Thelema, seguindo os princípios e ensinamentos do Livro da Lei. A O.T.O. torna-se então a primeira Ordem a seguir a Lei do Novo Eon.

Desde então a organização tem concentrado todos os seus esforços no sagrado fito de levar ao conhecimento de todos a filosofia libertadora de Thelema, buscando trazer à humanidade uma nova consciência que lhe permita atuar de maneira equilibrada e harmônica sob o influxo do Eon de Horus.

Constam de seus ensinamentos os princípios da Lei de Thelema, as práticas de yoga, meditação, magia cerimonial, Cabalá e todas as disciplinas necessárias à correta formação de místicos e magistas. O sistema de graus é baseado no sistema de Chakras Hindú e é concretizado através de cerimônias iniciáticas individuais, cuidadosamente formuladas de forma a ativar as energias ocultas do corpo físico de nossos iniciados, a fim a prepara-los para as práticas mágico-místicas que correspondem a cada grau.

Em adição a este Sistema Iniciático de Graus a organização possui também em sua estrutura interna a Ecclesia Gnostica Catholicae, corpo eclesiástico da Ordo Templi Orientis, cuja principal função é a realização da Missa Gnóstica da O.T.O., poderoso ritual mágico-alquímico que possibilita o contato com as forças do Eon de Horus.
A Ecclesia Gnóstica Catholicae está devidamente patenteada de forma a oferecer batismos, casamentos e todo o tipo de ritualística eclesiástica necessária ao funcionamento de uma Igreja. Também oferece aos seus iniciados a devida consagração como Diáconos, Sacerdote, Sacerdotiza e Bispos. A Missa Gnóstica é o rito central da Ordem e o único que encontra-se aberto ao público convidado.

No Brasil, a Ordo Templi Orientis foi estabelecida em dezembro de 1995 e.v., quando ocorreram as primeiras iniciações. A O.T.O. Brasil é composta de homens e mulheres que trabalham com seriedade e afinco em favor da divulgação da Lei de Thelema em terras brasileiras, sendo a primeira representação da O.T.O. na América Latina. Esta autorizada a realizar rituais de iniciação, fornecer instruções e a efetuar a Missa Gnóstica regularmente.

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Aleister_Crowley
             http://www.insite.com.br/art/pessoa/misc/crowleyenct.html
             http://www.casadobruxo.com.br/textos/legado.htm
             http://www.artemagicka.com/therion/artemagicka.htm
             http://www.casadobruxo.com.br/textos/thelema.htm
             http://www.ordotempliorientisbrasil.org/textos_pag.asp?id=1107056583