SÍMBOLOS E OBJETOS

Faravahar

farav topoO Faravahar é um dos símbolos mais conhecidos do Zoroastrismo, a religião oficial do Irã antigo, Este símbolo religioso-cultural foi adaptado pela dinastia Pahlavi para representar a nação iraquiana. O significado atribuido a ele é a representação de um Fravashi, ou seja, uma espécie de entidade divina protetora, como um anjo da guarda. O símbolo que aparece pela primeira vez em inscrições reais da antiga Pérsia, também é considerado como representação do mandato divino que era o faundamento da autoridade de um rei. No entanto, não há descrição física dos Fravashis no Avestra, os textos sagrados do zoroatrismo, e nas escrituras estas entidade são gramaticalmente femininas.

Leia também - Baralho das Feiticeiras

No zoroastrismo atual, o Faravahar é interpretado com o sentido da vida, que consiste em viver de tal forma que a alma progrida para o frasho-kereti, ou união com Ahura Mazda, a divindade suprema do Zoroastrismo.

farav1

farav1a

Mesmo após a conquista islâmica da Pérsia, o Zoroastrismo continuou a ser parte da cultura iraniana nas festividades como o Ano Novo persa ou Nowruz, o "Fertival de Outono" ou Mehregan e o "Festival do Fogo" ou Chaharshanbe Suri que são remanescentes destas tradições. Desde o início do século 20, o ícone Farvahar encontra-se em locais públicos e se tornou um símbolo conhecido entre todos os iranianos. Até mesmo o túmulo do poeta Ferdowsi, célebre autor do épico Shahnameh, também contém o ícone Faravahar.

Leia também - Yantra

Após a Revolução Islâmica de 1979, o leão e o Sol que faziam parte da bandeira original do Irã foram proibidos, no entanto, os ícones Faravahar não foram removidos dos locais públicos. Hoje em dia é possível ver muitos iranianos ao redor do mundo ostentando acessórios com o Faravahar como pingentes, camisetas, bonés e até mesmo tatuagens, embora seja usado com um símbolo nacional, em vez de um ícone religioso, apesar de não ignorarem suas raizes zoroastrianas.

Fonte: https://en.wikipedia.org
         http://www.iransara.info/