HISTÓRIA E CULTURA

Imagens Históricas - Parte 3

Vista aérea a do festival de Woodstook, em 1969 - Em um dos períodos mais conturbados da hum5yjmanidade, quatro jovens idealizaram um festival de música sem ter noção de que o mesmo se tornaria o maior evento mundial do rock. Tinha o objetivo inicial de reunir cerca de cem mil pessoas.Porém, estima-se que 450 mil pessoas compareceram ao evento. Woodstock ficou conhecido como o maior dos festivais, tendo como lema “Três Dias de Paz, Amor e Rock and Roll”.Através do mesmo, reuniram-se consagrados nomes do rock and roll, como Janis Joplin, Jimi Hendrix,Joe Cocker, Jefferson Airplane, Santana, dentre outros.

Nesse festival da contra cultura, marcou-se a liberdade dos jovens, em uma apologia à diversão e ao estilo musical que extrapola as regras e os limites impostos pelos mais conservadores da época. Nova Iorque de repente se viu em um dos maiores engarrafamentos de sua história, mas como a paz era um dos principais elementos que figuravam no movimento, não aconteceram acidentes ou manifestações de violência.O festival deveria ocorrer originalmente na pequena cidade de Woodstock, mas os moradores locais não aceitaram, o que levou o evento para a pequena Bethel, a uma hora e meia de distância.

O festival exemplificou a era hippie e a contracultura do final dos anos 1960. Trinta e dois dos mais conhecidos músicos da época apresentaram-se durante um chuvoso fim de semana defronte a meio milhão de espectadores. Apesar de tentativas posteriores de emular o festival, o evento original provou ser únicoe lendário, reconhecido como um dos maiores momentos na história da música popular. Porém, a precariedade da estrutura montada não foi suficiente para atender a multidão presente no local, o que fez apresentar problemas de higiene, falta d’água e de alimentos. Foi marcado também pelo disseminado uso de drogas. Woodstock simbolizou os valores da juventude da década de 60, protestando contra a guerra e contra o capitalismo, levantando a bandeira do amor livre.

 

44KMJJ

Marlon Brando não conseguia gravar suas falas em "O Poderoso Chefão." Ator Robert Duvall aparece c/ um cartaz preso ao corpo, para ajudá-lo.

 

5444JH

Veterano de Guerra Civil Jacob Miller, um tiro na testa em 1863. Ele viveu com um ferimento de bala aberto por muitos anos. O veterano da Guerra Civil Jacob Miller da 9 a Infantaria de Indiana foi baleado na testa em setembro. de 1863 no Brock Field em Chickamauga. Ele sobreviveu ao tiro, mais tarde escrevendo que tinha um lembrete constante do campo de batalha de Chickamauga e da dor constante que sofria com aquela ferida.

 

ab200

Um soldado despede-se da sua esposa e filho bebé na Estação Pennsylvania antes de enviar para serviço na Segunda Guerra Mundial, Nova Iorque, Nova Iorque, 1943.

 

acfsll23

acfsll23a

Leola King, a primeira mulher policial de trânsito da América (1918, Washington DC)

 

aaavf455

Pedras calcárias pré-históricas com pegada de dinossauros sendo removidas do leito do Rio Paluxy, Texas, 1952.

 

bbjj455

Carruagem de zebra de Lionel Walter Rothschild, como apareceu nas ruas de Londres em 1894. Várias tentativas foram feitas para domesticar a zebra, sem êxito. Usar a zebra para fazer o trabalho de cavalos, mulas e burros era uma ideia muito popular no final do século XIX, e houve tentativas generalizadas para o fazer. A mais famosa delas, e a mais bem-sucedida, foi a do zoólogo Lionel Walter Rothschild. Ele fez um grande esforço para fazer zebras puxarem carruagens e dirigiu uma carruagem de 6 zebras até o Palácio de Buckingham, a fim de comprovar a viabilidade.

 

bbdf3444445

31 de janeiro de 1865, a Câmara dos Deputados aprovou uma emenda constitucional para abolir a escravidão.

 

ccg288

Um dia na moda nas corridas-1911.

 

ccv34990

Correio, 1900.

 

dd34rtk

dd34rtka

O carro que a Bonnie e o Clyde estavam a conduzir quando foram abatidos por agentes da advocacia, 1934. Bonnie Elizabeth Parker e Clyde Chestnut Barrow foram um casal de criminosos norte-americanos que viajavam pela região central dos Estados Unidos da América com sua gangue durante a Grande Depressão, roubando e matando pessoas quando encurralados ou confrontados.

 

GG4550

Beatlemania em pleno andamento. (Palácio de Buckingham, 1965)

 

HRTT5

Primeira biblioteca móvel da Grã-Bretanha: Um Ford 1920 usado por bibliotecas Perth e Kinross.

 

FHHH499

1920, 1° refrigerador

 

NBBB23

A casa mais móvel de todas. (1926)

 

DDDQW2

Bebê Jimi Hendrix, início dos anos 1940

 

ACV8999

1955 Lincoln Concept Futura. Mais tarde, serviu de inspiração para o Batmóvel.

 

ADVVB500

 

Primeira fotografia de um rosto feminino, Dorothy Draper Catherine. 1839. Irmã do cientista, pioneiro acadêmico e fotográfico John William Draper, a imagem do rosto de Draper tirada em 1840 foi a primeira a ser capturada permanentemente por meio das experiências de seu irmão e melhorias com o processo Daguerreótipo. Draper está enterrada neste túmulo, que também inclui seu irmão John William Draper, a esposa de Draper, Antonia Gardner Draper e a filha de Draper, Antonia Draper Dixon.

 ZZZ 59

 

George Barris (o mais baixo) , o customizador de carros que criou o Batmóvel da série de 1966 . O segundo é Bob Kane , o homem que 30 anos antes da série de TV em 1936 , criou o Batman ! Bob nasceu em 1915 e tinha 51 anos na época que a série foi gravada . Ele partiu em 3 de novembro de 1998 , aos 83 anos .

 

Fonte: Revista Veja
           http://www.megacurioso.com.br/
           http://www.pavablog.com/
           http://www.oversodoinverso.com.br/
           http://haznos.org/
           http://www.historiadigital.org/  Revista Veja
           http://www.megacurioso.com.br/
           http://www.pavablog.com/
           http://www.oversodoinverso.com.br/
           http://haznos.org/
           http://www.historiadigital.org/
           G1, History, e Biography
           Revista LIFE
           The Guardian e Cultura Española
           helopinheiro.com.br     http://br.mundo.com/