VERDADES INCONVENIENTES

A Doutrina do Choque - Parte 3

chockd55NK: "Essas primeiras experiências na América Latina levaram Friedman e seus seguidores a enfrentar um sério problema ideológico. Friedman prometera que tais políticas não apenas enriqueceriam as elites, mas também criariam as sociedades mais livres, que seria uma guerra contr a tirania, que o capitalismo e a liberdade andariam juntos. Mas vemos que, nos anos 1970 os únicos paises a implementar tais idéias firan ditaduras militares. Nixon apoiara totalmente, impondo esse tipo de política brutal de livre mercado as ditaduras da América do Sul. Mas quando se tratava da economia interna dos EUA, onde Nixon se preocupava em ser reeleito a história foi bem diferente."

 


A ESCOLA DE CHICAGO E O MUNDO ANGLÓFONO

chockd56

Friedman desfrutava da amizade de Nixon. Muitos dos seus colegas e alunos de Chicago foram chamados para trabalhar no governo. Donald Rumsfeld foi um deles. Mas em 1971, com a economia em recessão, Nixon deu as costas as idéias de Friedman e impôs uma politica de controle de preços e salários, atribuindo tal função a Rumsfeld.

Rumsfeld, 1971:

"Basicamente é um problema de oferta e procura."

Friedman:

"Há muito tempo me oponho ao controle de preços e salários. Creio que a intervenção do governo na liberdade individual é intolerável."

A política keynesiana foi um sucesso e Nixon foi reeleito com uma ampla maioria. Foi um golpe para Friedman. Então em 1979, Margaret Thatcher foi eleita Primeira ministra da Grâ-Bretanha. Seu guru intelectual foi o antigo mentor de Friedman, Freidrich Von Hajek. Pouco mais de um ano depois, Ronald Reagan foi eleito presidente dos EUA. Taanto a Inglaterra como os EUA agora eram governados por seguidores de Friedman.

Friedman: "O programa de Margareth Thatcher finha quatro frentes: cortar gastos púlbicos, reduzir impostos, privatização de estatais, desrebulamentação da indústria. E uma política monetária estável e moderada para reduzir a inflação."

chockd57

Em seus primeiros 3 anos de governo, o desemprego dobrou em alguns setores da economia, levando a uma onda de greves. A popularidade de Thatcher caiu para 25%. Houve tumultos nas pricipais cidades da Inglaterra. Até os admiradores de Thatcher tinham suas dúvidas.

Friedman: "A performance econômica do governo Thatcher foi ambígua.

chockd58

Friedrich von Hayek incitou Tatcher a copiar a terapia econômica de choque de Pinochet. Thatcher respondeu:

"No Reino Unido, com nossas instituições democráticas e a necessidade de obter alto grau de consenso, algumas medidas adotadas no Chile seriam inaceitáveis."

NK: "A grande impopularidade de Thatcher demonstra, mais uma vez, que o fundamentalismo de livre mercado era muito impopular, muito prejudicial a muitas pessoas, para sobreviver em um estado democrático, no qual o governo precisa do consentimento dos governados, diferente de uma ditadura militar. O que tirou Thatcher do buraco e salvou o projeto, foi uma crise. Na verdade a maior das crises. Uma guerra!"

Thatcher:

"Vocês estão aqui porque, pela primeira vez em muitos anos, o território britânico foi invadido por uma potência estrangeira. O governo decidiu que uma grande força-tarefa zarpará assim que todos os preparativos forem concluídos. O HMS Invencible encabeçará a missão."

A maioria dos britânicos nunca tinham ouvido falar das Malvinas. Quando a Argentina invadiu esse pequeno grupo de ilhas, a milhares de km de distância, no Atlântico Sul, Thatcher aproveitou a chance para mostrar sua fama de Dama de Ferro. A guerra terminou em 3 meses. Quando as tropas voltaram a Inglaterra, uma onda de celebrações patrióticas assolava o país. Thatcher ganhou as eleições de 1983 com ampla maioria. Ela agora poderia impor uma terapia de choque econômico como a vista no Chile.

chockd59

O sindicado mais poderoso do REino Unido era o dos mineiros. Quado o governo tentou fechar algumas minas, os mineiros deflagraram greve, que durou quase um ano. Thatcher usou todos os meios ao seu dispor para destruir o sindicato. No final os mineiros foram derrotados. Thatcher usou essa vitória para trazer a revolução da Escola de Chicago ao Reino Unido. Uma série de anúncios vistosos promoviam imenso programa de privatização. Thatcher vendeu a indústria do aço, a água, a eletricidade, o gás, telecomunicações, empresas aéreas, petróleo. A habitação publica foi vendida. Os serviços sociais expostos a oferta. Em 1986 os serviços financeiros e bancários foram desregulados. Foi chamado "O Big Bang".

Na Inglaterra, antes de Thatcher, um CEO ganhava 10 vezes mais que um trabalhador médio. Em 2007 ele ganhava 100 vezes mais. Nos EUA, antes de Reagan, um CEO ganhava 43 vezes mais que um tralhador médio. Em 2005 ele ganhava 400 vezes mais. Freidman reconheceu abertamente a importância de Thatcher e REagan na disseminação da política da Escola de Chicago pelo mundo.

Friedman: "A coincidência de Thatcher e Reagan ao mesmo tempo no poder foi muito importante para a aceitação da opinião pública mundial de um enfoque diferente para a política econômica e monetária."


ALÉM DA CORTINA DE FERRO


NK: "Todos conhecemos o conto de fadas da queda do comunismo. O Ocidente liderado por Reagan e Thatcher parecia tão próspero para quem vivia no antigo bloco comunista que eles exigiram políticas radicais de livre mercado. Mas isso é um conto de fadas. É verdade que quem vivia sob o comunismo autoritário queria verdadeiramente a democracia, também queria comprar jeans azul e comer Big Macs, isso é verdade. Mas não significa que quisessem o capitalismo ocidental silvagem com oligarcas loucos e sem seguridade social, com os quais terminaram mutos dos países do bloco oriental e continuam a sofrer até hoje."

Thatcher fez o possível para quebrar o poder dos sindicatos no Reino Unido. Mas em 1988, ela foi a Polônia para mostrar seu apoio ao sindicato de operários Solidariedade. As greves possibilitaram ao Solidariedade participar das eleições gerais da Polônia em junho de 1989. Isso detonou manifestações pela Europa Oriental.

chockd60

No passado a União Soviética havia usado o poderio militar para destruir os movimentos democráticos. Mas a União Soviética tinha um novo tipo de líder: Mikhail Gorbachev. Ele dedicara-se a Glasnost e a Perestroika. Ele falava sobre uma terceira via, a transição gradual a uma social democracia escandinava. Algo entre o capitaismo de livre mercado e o comunismo.

Gorbachev encantou a opinião pública e os políticos do Ocidente. Margareth Thatcher: "Ele é um líder ousado, decidido e corajoso."

chockd61

Gorbachev observou enquanto, um por um, os antigos regimes comunistas caiam. No fim do ano, o símbolo mais famoso da divisão da Europa desmoronou. Para Friedman e os Chicago Boys abria-se um mundo completamente novo. Na União Soviética, Gorbachev esperava uma reforma gradual da economia russa. Em 1991, Gorbachev foi convidado a reunião do G7 em Londres. Ele esperava apoio financeiro para suas reformas econômicas graduais. Ao invés, disseram a ele que a menos que adotasse uma terapia de choque radical não haveria nenhuma ajuda.

No mês seguinte, houve uma tentativa de golpe contra ele. Um grupo da linha dura do Partido Comunista pôs Gorbachev em prisão domiciliar em sua casa de veraneio da Criméia. Os tanques cercaram a Câmara Branca, o parlamento russo. Em meio ao caos dos embates nas ruas, era óbvio que para reforçar sua posição a linha dura comunista iria recorrer a violência. O confronto entre o povo e as forças de segurança não eram vistos desde os primórdios da Revoluçao Russa. Ao amanhecer de hoje, em meio a um mar de escombros, estava claro que o golpe estava se desintegrando. O prédio do parlamento russo estava intacto. O Exército não havia invadido. No interior do prédio, Boris Yeltsin estava mais poderoso do que nunca. Este foi o ápice de Yeltsin.

chockd62

Gorbachev foi libertado e voltou a Moscou. Mas havia perdido muito do seu poder. Gorbachev: "Saúdo aos altos princípios do povo russo e ao presidente, Boris Yeltsin."

Em dezembro de 1991, a União Soviética foi dissolvida. Um choque profundo para o povo russo. Yeltsin agora era o responsável pela política economica da Federação Russa. O livre mercado chegou a Rússia. O caos instalou-se. A adoção das políticas da Escola de Chicago na Rússia marca o começo de um novo capítulo na cruzada do livre mercado. Era apenas choque, sem terapia.

Apesar do esforço para promover o capitalismo popular, a verdade era que apenas um pequeno grupo de empresários ganhava enormes fortunas. Estatais eram vendidas por uma pechincha. A imprensa russa batizou os assessores de Yeltsin de Chicago Boys.

chockd63

chockd64

Após a terapia de choque de Yeltsin, feita em 1992, o cidadão russo médio consumia 40% a menos que em 1991. Um terço dos russos ficaram abaixo da linha da pobreza. E os salários atrasavam por vários meses. Um especialista estima que atualmente 140 milhões de russos logo estarão vivendo abaixo da linha da pobreza. A corrupção imperava, o crime organizado cresceu. Moscou virou o novo Oeste Selvagem. A maioria dos russos opunha-se a visão radical dos Chicago Boys para seu país.

Em março de 1993, o Parlamento tomou uma decisão crucial. REvogou os poderes especiais concedidos a Yeltsin. Ele declarou estado de emergência. O Tribunal Constitucional decidiu que era ilegal. Em 21 de setembro, Yeltsin adotou a saída de Pinochet e dissolveu o parlamento.

chockd65

"A partir de hoje, estou suspendendo as funções legislativas, administrativas e de controle do parlamento da Federação Russa."

chockd66

O Ocidente apoiou Yeltsin. Al Gore: "Acreditamos que Boris Yeltsin é a melhor esperança de democracia da Rússia,"

Dois dias depois,o Parlamento votou o impeachmant de Yeltsin, com 636 votos a favor e 2 votos contra. Milhares de defensores do Parlamento reuniram-se em frente a Camara Braca e marcahram até a emissora de TV. Parecia que os defensores do parlamento iam triunfar.Yeltsin voltou a Moscou de sua casa de veraneio. Naquela noite, 100 manifestantes foram mortos quando as forças de Yeltsin contra-atacaram. Em 4 de outubro ele mandou as tropas atacarem o parlamento, bombardeando o prédio que ele defendera 2 anos atrás. Warren Christopher, secretário do Estado dos EUA, disse: "Os EUA não apoiam tão facilmente a dissolução de um Parlamento, mas este é um momento extraordinário."

chockd67

chockd68

Yeltsin agora tinha poder absoluto. Com a assessoria dos seus Chicago Boys governou sob a forma de um capitalismo de compadrio. Mais estatais foram vendidas, criando a nova classe do empresariado multibilionário, com enorme influência política, os oligarcas. Em 1998. 80% dos agricultores russos estavam falidos e 70 mil estatais haviam fechado. Em 8 anos, o número de pobres havia aumentado em 72 milhões.Enquanto isso, Moscou tornava-se a cidade com maior número de bilionários do mundo.


UM NOVO INIMIGO

chockd69

"Boa noite, Obrigado por virem. Hoje tenho a honra de anunciar o nome de Donald Rumsfeld, como secretário de Defesa."

Rumsfeld fora secretário de Defesa, no governo de Gerald Ford. Naquela época, o inimigo a temer era a União Soviética. Agora havia um inimigo mais perto de casa. Em 10 de setembro de 2001, Rumsfeld fez um discurso expondo seu plano de privatizar boa parte das formas armadas dos EUA. Milton Friedman teria ficado orgulhoso. Rumsfeld disse:

"O tema de hoje é um inimigo que constitui uma ameaça. Uma grave ameaça a segurança dos EUA. Esse adversário é um dos últimos bastiões da economia planificada do mundo. Ele governa ditando planos quinquenais. Talvez esse adversário lembre a antiga União Soviética. Mas tal inimigo não mais existe. Esse adversário está mais perto de casa. É a burocracia do Pentágono. HOje declaramos guerra a burocracia."

No dia seguinte o voo 777 da American Airline caiu sobre o Pentágono matando 184 pessoas.


O CHOQUE DO 11 DE SETEMBRO


chockd70

NK: "Pensem no sentimento após aqueles ataques. Quem são esss pessoas? De onde elas vieram? Por que nos odeiam? Houve perda total da narrativa coletiva. Não vivíamos no mundo que imaginávamos. E ouvíamos dos nossos líderes políticos que tudo em que acreditávamos antes dos ataques, não mais se aplicava. Havia um novo conceito: pensamento pré 11 de setembro. Nesse momento surgiram novas histórias em um passe de mágica. Que estávamos em um choque de civilizações, que esse era o mundo no qual agora vivíamos. Que havia um eixo do mal, que estávamos em uma guerra contra o terrorismo."

Essa guerra abstrata e impossível de vencer teve enormes consequencias econômicas. Antes de 2001, a segurança nacional mal existia como indústria. Hoje ela é maior que Holywood e a indústria da música juntas. Entre 11 de setembro de 2001 e 2006, o departamento de segurança nacional destinou 130 bilhões de dóalres para pagar mercenários. Este é o complexo do capitalismo do desastre. Uma nova economia baseada nomedo.

Geroge Bush:

"Esta será uma luta monumental, do bem contra o mal."


A GUERRA AO TERROR - PARTE 1

chockd71


George Bush: "A melhor defesa contra o terror é uma ofensiva global contra ele, ond quer que ele se encontre."

A primeira fase dessa guerra foi o bombardeio ao Afeganistão. O governo talibá foi deposto rapidamente. As consequencias da guerra foram mais complicadas. Guantánamo foi a primeira fez que as técnicas do manual Kubark foram usadas explícita e publicamente pelos EUA. Sancionadas oficialmente pela Casa Branca e transmitidas abertamete.

chockd72

chockd73

chockd74

chockd75

chockd76

 

Manual: "O isolamento tanto físico como psiciológico deve ser mantido desde o instante da captura. A capacidade de resistência é diminuida pela desorientação. Os prisioneiros devem ficar em silêncio o tempo todo. Jamais devem se comunicar."

PARTE 4