VERDADES INCONVENIENTES

A Doutrina do Choque - Parte 2

chockd22Em 1970, o governo da Unidade Popular de Salvador Allende venceu as eleições com uma plataforma de nacionalização de grandes setores da economia. A campanhia telefônica chilena pertencia a empresa americana ITT, que liderou a tentativa de impedir Allende de se tornar presidente, contando com o apoio de Richard Nixon e da Casa Branca. Edwar Korry, US, Ambassador to chile: "Eu nao estava presente mas posso lhe dizer o que hoje sabemos ser verdade. Ele ordenou a CIA que impedisse Allende de assumir a presidência. Eles tentaram me fazer contatar os militares chilenos logo após a eleição de Allende."

Apesar dos esforços da CIA, Allende assumiu a presidência. Richard Nixon ordenou ao diretor da CIA para fazer a economia chilena sofrer.

Salvador Allende:

Sr Nixon é presidente dos EUA, eu sou presidente do Chile, não tenho nenhum problema com o Sr. Nixon, enquanto ele respeite o presidente do Chile."

chockd23

Começaram os preparativos para o golpe militar. Os "Chicago Boys" chilenos elaboraram um plano econômico de 500 páginas chamado "O Ladrilho". Com financiamento dos EUA, tudo foi feito par desestabilizar a economia. Os caminhoneiros deflagraram greve, paralisando a indústria e o comércio. Houve uma tentativa fracassada de golpe em 29 de junho de 1973. Então, em 11 de setembro de 1973, com o general Pinochet liderando o Exército, começou o ataque ao palácio presidencial.


O CHOQUE DA GUERRA

chockd24

O chile experimenta 41 anos de governos democráticos contínuos, agora deposto pela força. Pinochet e seus partidários descreveram o golpe como uma "guerra". Sem dúvida, foi concebido para parecer uma. Os chilenos foram os precursores da doutrina do "Choque e Pavor".

chockd25

General Pinochet: "As medidas tomadas hoje pelas Forças Armadas foram motivadas por patriotismo de tirar o pais do caos no qual fora mergulhado pelo governo marxista de Salvador Allende."

chockd26

Os "Chicagos Boys" entregaram seu plano econômico, o Ladrilho, a Pinochet. Nos dias seguintes, mais de 13 mil dissidentes foram detidos e presos. Milhares de prisioneiros foram detidos no Estádio Nacional. Muitos foram torturados. O Chile ficou famoso mundialmente. No começo de novembro, 5 mil presos foram libertados. Os 900 restantes foram transferidos para outros centros de detenção.

chockd27

Menos de um mês depois, a FIFA permitiu que o Chile jogasse uma partida classificatória para a Copa do Mundo no mesmo estádio. A equipe adversária, a União Soviética, recusou-se a jogar ali, assim, o Chile foi autorizado a marcar um gol vazio, classificando-se para a Copa do Mundo de 1974.


O CHOQUE ECONÔMICO


Com a população em estado de choque, Pinochet impos a politica proposta pelos "Chicago Boys": eliminação do controle de preços, venda das empresas estatais, eliminação das barreiras de importação e corte do gasto público. Friedman, mais tarde, reconheceu a importância da experiência chilena. Friedman: "Foi o primeiro caso no qual o movimento rumo ao comunismo foi substituido pelo movimento de livre mercado."

O plano não funcionou. Um ano depois, a inflação atingiu os 375% ao ano, a mais alta do mundo. Então em março de 1975, Arnold Harberger e Milton Friedman foram a Santiago.

chockd28

NK: "Friedman usou uma frase que nunca fora empregada dentro de uma crise econômica real. Ele exigia uma terapia de choque. Ele se apresentou como um médico que ajudaria um pais que sofria uma epidemia. Ele ia apenas receitar os remédios necessários."

Friedman escreveu que o general Pinochet simpatizava com a idéia de terapia de choque. Mas estava preocupado com o desemprego temporário que ela poderia causar. Logo ficou claro que a política econômica de Friedman beneficiava os ricos a custa dos pobres. Estimava-se que uma família com renda de um salário mínimo gastava 74% dela com pão. Itens como passagens de ônibus e leite, eram luxos.

chockd29

Pinochet aboliu o leite grátis nas escolas, medida que encontrou guarida na polêmica política da jovem ministra da Educação da Inglaterra, que mais tarde se tornaria sua amiga. Para impor essas políticas econômicas, devia existir um inimigo a temer. Pinochet:

"Não creio que tenhamos triunfado totalmente contra o marxismo. O marxismo é como um fantasma, é muito difícil captura-lo ou melhor, é impossível contê-lo."

chockd30

Friedman e Harberger sustentavam que a economia de livre mercado vinha atrelada a liberdade e a democracia. Mas o Chile, onde suas ideias eram implementadas em um contexto de ditadura militar, era exatamente o contrário. Muitos na América Latina viam uma ligação direta entre o choque econômico que empobrecia milhões de pessoas e a epidemia de tortura imposta a quem acreditava em outro tipo de sociedade.

chockd31

Um deles foi Orlando Letelier. Letelier fora embaixador de Allende em Washington. Ele passou umano em uma das prisões de Pinochet. Antes de ser exilado nos EUA. Em 1976, Letelier escreveu:

"O plano econômico teve de ser imposto a força. E, no contexto chileno, isso só poderia ser feito matando-se milhares de pessoas, estabelecendo-se campos de conentração por todo o país e prendendo-se mais de 100 mil pessoas em 3 anos."

Menos de um mês depois, Letelier foi morto por um carro-bomba. Michael Townley, um membro da polícia secreta de Pinochet, estava por trás do atentado. Ele entrou nos EUA, usando passaporte falso, com o conhecimento da CIA. Townley foi extraditado para os EUA e condenado pela morte de Letelier.

Pinochet governou o Chile como ditador militar por 17 anos. Mas em uma entrevista franca, Harberger pemanecia em negação. "Não se pode te um governo repressivo por muito tempo em um sistema econômico verdadeiramente livre."

No mesmo ano do assassinato de Orlando Letelier, Milton Friedman ganhou o Prêmio Nobel de Economia. Friedman:

"Vocês tem uma imagem distorcida sobre mim. Vou lhes dizer algumas coisas. Primeiro, ofereceram-me dois títulos honoríficos por universidades chilenas, antes que eu fosse lá, e eu os recusei, pois tais universidades eram patrocinadas por recursos públicos e eu não queria de forma alguma, dar qualquer apoio ao sistema politico do Chile. Nao sou representante do Chile, nem seu assessor. Não tenho nenhum compromisso com o governo do Chile."

chockd32
SUÉCIA 1976
CERIMÔNIA DO PRÊMIO NOBEL

chockd33

chockd34
EU LHES APRESENTO O PROFESSOR MILTON FRIEDMAN

chockd35
FRIEDMAN, VÁ EMBORA!
FRIEDMAN, VÁ EMBORA!
ABAIXO O CAPITALISMO...
LIBERDADE PARA O CHILE!!!

chockd36

chockd37


A REVOLUÇÃO ESPALHA-SE

chockd38

NK: "O que tento fazer em "A Doutrina do Choque" é contar uma história alternativa de como esta corrente selvagem do capitalismo puro na qual vivemos, o capitalismo sem limites, veio dominar o planeta."

O Chile não foi o único pais sul-americano a adotar a politica da Escola de Chicago. Os alunos de Friedman ocupavam postos-chave no Brasil e assessoravam o governo do Uruguai. Então, em 24/03/1976 um golpe militar destitui o governo de Isabel Perón na Argentina. Uma junta de três generais assumiu o contole do país comandada pelo general Videla. Os Chicago Boys ocuparam os principais cargos econômicos no governo militar. Aproveitando a chance para introduzir importantes mudanças sociais e econômicas.

Um ano após o golpe, os salários haviam perdido 40% do seu valor. Com o fechamento das fábricas, a pobreza aprofundou-se. Como no Chile, o povo teve de ser aterrorizado para aceitar essa política econômica. Videla aprendeu com as experiências de Pinochet. Ele adotou a tática de fazer as pessoas desaparecerem. Equilibrando a balança entre o terror público e privado, os desaparecimento geralmente ocorriam em plena luz do dia, mas sempre negados oficialmente.

chockd39

"...é necessário, no cumprimento da missão que a nação tem, articular a defesa da sociedade argentina. As regras desta guerra não convencional que não buscamos, nem provocamos."

Muitas técnicas utilizadas pelos militares do Chile e Argentina foraprendidas na Escola Das Américas, gerida pelos EUA.

chockd40

"Ensinavam técnicas de tortura, deste o estupro, despir, tortura com objetos afiados, quebra de mãos e pés, arrancar os olhos, queimaduras. O uso de tortura em um soldado inimigo para obter uma vantagem militar, creio que seja justificável e inteligente. Mas ir além disso, usar técnicas de tortura apenas para intimidar alguém, é totalmente errado. Sem ética e moral."

chockd41

chockd42

chockd43

 chockd44

chockd45

chockd46

chockd47

chockd48

chockd49

chockd50

chockd51

 

Mas na Argentina e chile essas técnicas não eram usadas apenas em soldados ou terroristas. Eram usadas em estudantes e sindicalistas. Usadas em qualquer pessoa que se opusesse as políticas de livre mercado do regime.

chockd52

Em 1978, a Junta Militar Argentina organizou a Copa do Mundo. A final teve lugar em um estádio a menos de 1,6 km do maior centro de detenção do páis, onde milhares de pessoas eram mantidas em câmaras de tortura.

chockd53

"Dizem que com os gols, com os gritos de gol, se abafava a voz dos sequestrados e os gritos deles eram uma realidade."

O Regime de terror da Argentina foi um pouco além do chileno. Entre os desaparecidos havia centenas de mulheres grávidas. Permitiram que elas dessem a luz antes de serem assassinadas. Muitas destas crianças cresceram nas famíias ligadas a Junta. Foi uma poderosa lembrança do plano da JUnta para reprojetar toda uma sociedade.

chockd54

Enquanto a Junta ainda estava no poder, um grupo de mães e avós dos desaparecidos começou a protestar na Praça de Maio. Els viraram detetivs, buscando pelas crianças desaparecidas. Depois que a junta caiu, algumas foram encontradas e voltaram para suas famílias. As vezes eram encontrados restos mortais, mas na maoiria dos casos nada era encontrado.

O general Videla foi condenado por homicídios, sequestros e torturas. Ele foi sentenciado a prisão perpétua.

PARTE 3