VERDADES INCONVENIENTES

Relatório: Assessores científicos do governo admitem que usaram táticas de medo 'totalitárias' para controlar as pessoas durante a pandemia

relatoriopan117/05/2021, por Steve Watson - “A maneira como usamos o medo é distópica”. Cientistas no Reino Unido que trabalham como conselheiros do governo expressaram arrependimento por usar o que agora admitem ser métodos “antiéticos” e “totalitários” de incutir medo na população para controlar o comportamento durante a pandemia, de acordo com um relatório.O London Telegraph relata os comentários feitos por membros do Scientific Pandemic Influenza Group on Behavior (SPI-B), um subcomitê do ...

Scientific Advisory Group for Emergencies (Sage), o principal grupo consultivo científico do governo. O relatório cita um briefing de março de 2020, quando o primeiro bloqueio foi decretado, que afirmava que o governo deveria aumentar drasticamente “o nível percebido de ameaça pessoal” que o vírus representa porque “um número substancial de pessoas ainda não se sente suficientemente ameaçado pessoalmente”. .

Um cientista do SPI-B admite que “em março [2020] o governo estava muito preocupado com a conformidade e achava que as pessoas não gostariam de ser trancadas. Houve discussões sobre a necessidade de medo para incentivar a conformidade, e foram tomadas decisões sobre como aumentar o medo”.

O cientista sem nome acrescenta que “a maneira como usamos o medo é distópica”. O cientista confessou ainda que “o uso do medo foi definitivamente eticamente questionável. Tem sido como um experimento estranho. Em última análise, saiu pela culatra porque as pessoas ficaram com muito medo.”

Outro cientista separado no subcomitê declarou: “Você poderia chamar a psicologia de ‘controle mental’. Isso é o que fazemos… claramente tentamos fazer isso de uma maneira positiva, mas isso foi usado de forma nefasta no passado.”

Outro cientista alertou que “temos que ter muito cuidado com o autoritarismo que está surgindo”, acrescentando que “as pessoas usam a pandemia para tomar o poder e passar por coisas que não aconteceriam de outra forma”.

De acordo com o relatório, outro pesquisador do grupo reconheceu que “sem uma vacina, a psicologia é sua principal arma”, acrescentando que “a psicologia teve uma epidemia muito boa, na verdade”.

Leia também - STF demora 63 anos para julgar processo e até advogados já morreram

Ainda outro cientista do subcomitê afirmou que eles ficaram “atordoados com a armação da psicologia comportamental” no ano passado e advertiram que “os psicólogos não pareciam notar quando deixou de ser altruísta e se tornou manipulador”.

“Eles têm muito poder e isso os intoxica”, alertou ainda o cientista. Os comentários foram coletados pela autora Laura Dodsworth, para seu livro A State of Fear, lançado hoje, que explora as ações do governo durante a pandemia.

Quando o Telegraph pediu ao subcomitê para comentar as descobertas, o psicólogo do SPI-B, Gavin Morgan, respondeu: “Claramente, usar o medo como meio de controle não é ético. Usar o medo cheira a totalitarismo. Não é uma postura ética para qualquer governo moderno.”

Morgan acrescentou que “por natureza sou uma pessoa otimista, mas tudo isso me deu uma visão mais pessimista das pessoas”.

Comentando as revelações, o conservador Steve Baker, membro de um grupo de parlamentares anti-lockdown, disse: “Se é verdade que o estado tomou a decisão de aterrorizar o público para obter o cumprimento das regras, isso levanta questões extremamente sérias sobre o tipo de sociedade que queremos nos tornar”.

“Temo que a política do governo hoje esteja jogando nas raízes do totalitarismo? Sim, claro que é”, insistiu Baker.

O estado de medo do governo continua minuto a minuto, já que os ministros do governo estão agora sugerindo que o chamado 'dia da liberdade' no Reino Unido (uma situação em que o governo permite que as pessoas tenham direitos básicos não é liberdade) em 21 de junho está ameaçado porque um parte da população está se recusando a tomar a vacina:

Fonte: https://t.co/M8KERnTV4b

— Política para todos (@PoliticsForAlI) 17 de maio de 2021
Fonte: https://t.co/M8KERnTV4b

— Política para todos (@PoliticsForAlI) 17 de maio de 2021

Fonte: https://summit.news/