Inovações e Descobertas

Estamos vivenciando a maior revolução no transporte desde a invenção do automóvel

revolu1Por ulio Vasconcellos, 07/10/2015 - Em 1886 o alemão Karl Benz inventou o primeiro automóvel movido a gasolina. Em 1908, a Ford lançou o Model T, o primeiro carro economicamente acessível. Sem dúvida, o avanço no transporte revolucionou a sociedade, o comércio, e facilitou o crescimento e desenvolvimento das cidades.

Técnica inovadora transforma qualquer tipo de sangue em universal

tecsan12015 - O sangue humano do tipo O, também chamado de “doador universal”, é assimilável por qualquer organismo. E uma nova pesquisa científica está muito próxima de chegar a esse tipo sanguíneo, a partir de qualquer outro, graças a uma enzima de laboratório. Trata-se do trabalho de pesquisadores da Universidade de British Columbia, que desenvolveram uma técnica baseada na utilização de uma enzima especial para transformar os sangues de tipo A e B em O. A maior diferença para a compatibilidade universal dos sangues de tipo A e B em relação ao O é que os primeiros possuem uma molécula adicional de açúcar, ligada aos glóbulos vermelhos. Embora superficialmente ...

Empresa do estado de Minas Gerais cria kit para captar energia solar a 500 reais

solaeco114/09/20015 - Desde a crise energética de 2001, muitas residências passaram a investir no sistema de energia solar, mas, até pouco tempo, a popularização desse recurso esbarrava no custo elevado. Como solução, uma empresa social de Belo Horizonte (Minas Gerais/Brasil) criou um aquecedor solar 90% mais barato que os tradicionais. A tecnologia é construída com materiais de baixo custo, como canos de PVC e caixas d’água. Cada kit custa, em média, R$400. “Ao ficar exposto ao sol, o forro de PVC pintado de preto aquece a água. Ao longo do dia e da noite, você tem reservatório de água quente para utilizar de acordo com suas necessidades”, explica o geógrafo Rafael Xavier, criador do kit.

Bombas inteligentes têm guia

arminte1Por Michael Puttré - Uma equipe das forças especiais dos Estados Unidos e 1.000 combatentes afegãos anti-Taleban avançavam na escuridão no aeroporto de Kandahar em novembro de 2001, quando Tom Lawhead, um tenente-coronel da força aérea olhou para fora da cabine de seu caça-bombardeiro F-16. Mesmo usando óculos de visão noturna, o comandante do 389o esquadrão teve dificuldade para certificar- se de que as forças da coalizão, 4,6 mil metros abaixo, estavam fazendo progressos em direção ao seu objetivo. Para complicar as coisas, um dos líderes de vôo de Lawhead avistou um comboio se movendo por trás dos cumes de alguns morros próximos. Os afegãos anti-Taleban já tinham perdido contato por rádio com uma equipe enviada para fazer um reconhecimento avançado. Ninguém sabia se os veículos traziam os batedores de volta ou se eram de uma emboscada inimiga. A resposta veio em instantes. Assim que cruzaram os morros, os veículos do comboio apagaram seus faróis e dispararam uma granada.