Investidores europeus têm uma nova obsessão: longevidade

investelonge121/12/2021 - A suíça Korify acaba de lançar um novo fundo de longevidade de US$ 100 milhões - e não é o único investidor que tenta derrotar o envelhecimento. Imagine um mundo onde a expectativa de vida média é bem superior a 100 anos (e não envolve passar 30 anos em um lar de idosos). Imagine um mundo onde – graças a descobertas científicas feitas nos últimos cinco anos – há uma cura para o envelhecimento.

Este é o futuro que os investidores no espaço da longevidade estão apostando. E cada vez mais.

Hoje, um novo fundo de US$ 100 milhões com foco na longevidade está sendo lançado pela Korify Capital, uma perna de investimento do escritório familiar suíço Infinitas Capital. Ele se junta a vários outros que investem na derrota da idade, incluindo o VC com sede em Berlim e a construtora de empresas Apollo Health Ventures, que fechou um fundo de US$ 180 milhões em novembro, a construtora suíça Maximon, que lançou um fundo de CHF 100 milhões (€ 96 milhões) há alguns meses, e A Longevity Science Foundation da Suíça, que se comprometeu a distribuir US$ 1 bilhão para projetos de longevidade nos próximos 10 anos.

“Acho que há muitas oportunidades em fazer de 70 os novos 50, por assim dizer. E isso inclui combater as doenças crônicas que estão entre as maiores assassinas da humanidade”, diz Robin Lauber, cofundador da Infinitas Capital.

Mas em que exatamente eles estão investindo?

O que é quente na longevidade?

De acordo com o parceiro de empreendimento da Apollo Health, Jan Adams, várias áreas estão decolando no momento: o Covid ajudou a aumentar o interesse geral no campo, mas o principal catalisador é a maneira como agora podemos analisar grandes conjuntos de dados com aprendizado de máquina e IA.

“Está se acelerando nos últimos, eu diria, três a cinco anos na verdade – capturando os dados, gerando os dados, dando sentido aos dados, interpretando os dados – e isso está contribuindo para muitas áreas de pesquisa sobre longevidade”, Adams diz.

Adams menciona genômica, proteômica e metabolômica – para o leigo, vamos chamar de análise de células. De acordo com o relatório científico de 2013 The Hallmarks of Ageing, que muitos usam como base de pesquisa, morrer e câncer têm o mesmo processo subjacente – o acúmulo de danos celulares.

Uma das principais razões pelas quais envelhecemos é que as capas protetoras no final de nossos cromossomos, chamadas telômeros, encurtam com o tempo. Quando eles se desintegram completamente, isso faz com que nosso DNA seja danificado e, portanto, nossas células parem de se replicar.

Outra razão é que quando nossas células se dividem um número máximo de vezes, elas se transformam em células “senescentes” semelhantes a zumbis que impedem a regeneração de novas células.

Com os recentes avanços tecnológicos, agora existe uma análise de dados que pode ajudar a impedir que isso aconteça em uma velocidade natural.

E embora existam muitos estudos sobre como tornar isso comercialmente atraente e interessante para investidores e cientistas, é improvável que muitas das empresas neste espaço sejam uma vitória rápida para os investidores.