CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Morcegos NÃO são o que você pensa e a natureza depende muito deles

morcenatura129/11/2021 - Desde os primórdios nos acostumamos a ver os morcegos de forma negativa por inúmeros motivos, e acabamos não percebendo como esses mamíferos voadores são importantes para o nosso planeta. Na verdade se os morcegos fossem extintos nosso meio ambiente seria fatalmente atingido, e por isso fizemos aqui uma superlista prática sobre alguns benefícios dos morcegos. E depois de saber de algumas curiosidades você provavelmente vai vê-los de uma forma bem diferente!

Veja alguns motivos para você querer preservar os morcegos:

Apenas 3 entre 1000 espécies são vampiros;

Morcegos vampiros preferem atacar animais nativos e menores, e em geral não representam perigo para os humanos;

Morcegos são responsáveis por cerca de 2 terços da polinização de espécies que produzem flores e frutos;

Sem morcegos nossa produção de alimentos diminuiria drasticamente, e mergulharia o mundo em uma crise ainda maior, além de afetar nosso ecossistema de maneira fatal;

A transmissão da raiva não é exclusividade dos morcegos, já que qualquer mamífero como cães e gatos também podem transmitir

A saliva do morcego-vampiro possui substâncias anticoagulantes e anestésicas para que o animal atacado não perceba que foi mordido e para que o sangue continue escapando pelo ferimento e não coagule;

As substâncias presentes na saliva do morcego-vampiro já são estudadas por cientistas e e podem ajudar na produção de medicamentos anestésicos e anticoagulantes, que podem ajudar pacientes com diversos problemas.

Em alguns países a população já se conscientizou sobre a importância dos morcegos e coloca até bebedouros com água e açúcar para preservar as espécies e garantir a polinização de suas plantações.

 

Morcegos: Conheça os grandes benefícios que estes polinizadores oferecem à humanidade

 

21/11/2018 - Vários mitos e histórias fizeram dos morcegos uma espécie incompreendida ao redor do mundo. Isso faz com que muitas das vantagens que esses animais proporcionam ao meio ambiente sejam desconhecidas. Esses voadores, únicos em seu tipo, são fundamentais para um bom desenvolvimento do meio ambiente, pois como polinizadores, dispersores de sementes e controladores de pragas, mantêm a biodiversidade dos ecossistemas que habitam em equilíbrio. São registradas mais de 1.300 espécies no mundo, representando 20% das variedades de mamíferos do planeta.

Os morcegos têm uma grande importância ecológica devido ao seu impacto positivo na natureza.

Exemplos do impacto positivo do morcego no meio ambiente:

Leia também - "Nano Gotas" para reparar as córneas

morcenatura2

– Estes animais são essenciais na manutenção e regeneração de florestas. Seu “guan”, (deriva do quíchua “wánu”, “fertilizante”) serve como fertilizante em grandes quantidades. Isso faz com que seja uma alternativa natural e orgânica para o cultivo agrícola.
– Quando comemos uma fruta tropical, não podemos imaginar que poderia ter sido um morcego que agiu como um polinizador ou dispersou a semente que fez a árvore crescer.
– Também devemos agradecer outras ações, como a eliminação de mosquitos que se tornam portadores de várias doenças.

O morcego elimina insetos e pragas que consomem as culturas.

O principal perigo que as populações de morcegos enfrentam é o ataque direto do ser humano. Infelizmente, em muitas ocasiões é absurdamente incitado, seja por causa de sua aparência particular, seus hábitos noturnos ou toda a série de mitos incomuns que os cercam.

A realidade é que, apesar de serem considerados “vampiros”, ou seja, consumidores de sangue, apenas 3 espécies são hematófagos. Já que se alimentam de sangue bovino, principalmente vacas. A ingestão de sangue desses morcegos é mínima, o que desmistifica o fato de que eles afetam a indústria pecuária.

No entanto, eles também enfrentam outras ameaças devido a vários fatores, entre os quais:

– A Síndrome do Nariz Branco é uma doença que já matou mais de um milhão de morcegos em menos de quatro anos.
– Os pesticidas.
– A destruição do seu habitat.

Para os especialistas, é imperativo cuidar dessa espécie e quebrar muitos mitos e mentiras sobre eles. Visto que, algumas pessoas têm repulsa. Além disso, grande parte da população não conhece o papel benéfico que desempenha.

Fonte: https://www.curtoecurioso.com/
           https://ecoa.org.br/