CIÊNCIA E TECNOLOGIA

O conceito de reboque elétrico da Airstream pode funcionar fora da rede por semanas

reboqueluz topo02/03/2022 - O eStream, um RV elegante e movido a energia solar, apresenta tecnologia que se espalhará por todo o setor. A tecnologia de veículos elétricos, passando de sedãs para scooters e tratores, finalmente está se conectando a casas sobre rodas. E, da mesma forma que os automóveis, está começando na extremidade ostentosa do mercado. A Airstream, a marca de campistas em forma de bala de prata, lançou um trailer de viagem eletrificado que ajudará sua controladora, a gigante de trailers Thor Industries, a navegar em direção a um futuro livre de emissões.

O equipamento, apelidado de eStream, é apenas um conceito e ainda não está disponível para compra, mas mostra a tecnologia que o CEO Bob Wheeler diz que em breve se espalhará pela crescente indústria de trailers.

“Tudo o que está empacotado no eStream não fará sentido para o mercado como está”, disse Wheeler em um evento de imprensa apresentando o trailer, “mas há tantos tópicos, tanto pode sair disso que encontrará seu caminho o futuro."

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Com duas grandes baterias e um telhado inteiro de painéis solares, o eStream foi projetado para ficar fora da rede por semanas

O eStream é equipado com vários painéis solares e um chassi estilo skate com duas grandes baterias em uma configuração muito parecida com a da Tesla. Mais estreito e com menos aberturas e saliências, o equipamento é cerca de 20% mais aerodinâmico do que um Airstream tradicional. Os painéis solares, por exemplo, são embutidos no telhado, em vez de aparafusados.

Airstreams são reboques e, como tal, são tradicionalmente sem motor. O grande volume e o perfil da maioria dos RVs apresentam um desafio significativo para percorrer as distâncias que os proprietários de veículos elétricos esperam. O eStream, no entanto, representa uma espécie de meio termo no caminho para um acampamento livre de emissões. Ele tem um par de motores elétricos acionando seu eixo, essencialmente facilitando o reboque. Se estiver sendo rebocado por um veículo movido a gás, o trem de força compensará algumas emissões; se estiver sendo rebocado por outro veículo elétrico, o campista aumentará seu alcance. O eixo motorizado também ajudará a plataforma a navegar em terrenos escorregadios ou irregulares, de acordo com McKay Featherstone, vice-presidente de desenvolvimento e engenharia de produtos da marca.

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Seu truque de festa mais inteligente, no entanto, é se mover desatrelado. O trailer pode ser conduzido de forma independente por meio de um smartphone, evitando o processo complicado de dar ré em um local de acampamento apertado. “Esse é um ponto problemático que esperamos poder simplesmente eliminar e salvar muitos casamentos com este produto”, disse Featherstone. Os trailers geralmente extraem eletricidade de tomadas fortes em acampamentos – “energia costeira” no idioma da indústria. A Airstream diz que seu novo equipamento poderá passar esses plugues e permitir que os proprietários se desloquem mais livremente fora da rede. O banco de baterias alimenta o ar-condicionado, a geladeira e outros eletrodomésticos, confortos que normalmente dependem da queima de propano. Eles podem ser carregados via plug, mas também serão recarregados pelos painéis solares e um sistema de frenagem regenerativa.

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Ao integrar painéis solares no teto – em vez de aparafusá-los – a Airstream tornou seu equipamento elétrico 20% mais aerodinâmico do que veículos similares.

“Vai ajudar os clientes a irem aonde quiserem e a permanecer lá o tempo que quiserem”, disse Featherstone. “Você poderia literalmente ficar fora da rede por semanas, se quisesse.” O campista também pode exportar seus elétrons, atuando como um gerador de backup para uma casa ou um carregador para um veículo elétrico separado. O eStream está atingindo uma indústria com força. Com os consumidores evitando companhias aéreas e hotéis, as vendas de trailers aceleraram durante a pandemia. No ano passado, as empresas de trailers dos EUA entregaram 600.240 veículos, um aumento de 48% em relação a 2019, e a maioria dessas plataformas eram reboques rebocáveis ​​como os que a Airstream fabrica.

A Thor, no entanto, não é a única empresa que investe em P&D elétrica. No mês passado, a Winnebago apresentou um motorhome elétrico apelidado de e-RV que poderá percorrer 125 milhas com bateria. Infelizmente, também é um veículo conceito e, como o eStream, não estará disponível para venda. Por enquanto, os campistas conscientes do clima terão que pensar menor. Em algum momento deste ano, a Ford espera entregar as primeiras versões elétricas de sua van Transit, que percorrerá cerca de 126 milhas com uma carga. E a Volkswagen está reprisando seu famoso trailer em uma iteração elétrica apelidada de ID.Buzz, que deve chegar às concessionárias no próximo ano.

Fonte: https://www.bloomberg.com/