CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Pesquisadores na China afirmam ter desenvolvido inteligência artificial de 'leitura da mente' que pode medir a lealdade ao Partido Comunista Chinês, dizem relatórios

iavigia110/07/2022, por Hannah Towey - Pesquisadores do Comprehensive National Science Center da China em Hefei afirmaram ter desenvolvido inteligência artificial de "leitura de mentes" capaz de medir a lealdade dos cidadãos ao Partido Comunista Chinês (PCC), The Sunday Times UK primeiro relatado. Em um vídeo e artigo agora excluídos, o instituto disse que o software poderia medir as reações dos membros do partido ao "pensamento e educação política", analisando expressões faciais e ondas cerebrais, de acordo com o The Times.

Os resultados podem então ser usados ​​para "solidificar ainda mais sua confiança e determinação de ser grato ao partido, ouvir o partido e seguir o partido", disseram os pesquisadores, segundo o relatório. A postagem foi retirada após protestos públicos de cidadãos chineses, de acordo com um artigo da VOA publicado no sábado. Dr. Lance B. Eliot, especialista em IA e aprendizado de máquina, escreveu na Forbes na semana passada que, sem conhecer as especificidades do estudo de pesquisa, é impossível provar a validade das alegações do instituto.

"Esta certamente não é a primeira vez que um recurso de varredura de ondas cerebrais foi usado em seres humanos em um esforço de pesquisa", escreveu ele. “Dito isso, usá-los para avaliar a lealdade ao PCC não é algo em que você se concentraria muito. Quando tal IA é usada para controle governamental, uma linha vermelha foi cruzada”. No final do ano passado, o Departamento de Comércio dos EUA sancionou vários institutos chineses por ajudarem a desenvolver biotecnologia, incluindo “armas de controle cerebral supostos”, como o Insider relatou anteriormente.

Leia também - Protótipo permite que os seres humanos fazer upload de sua mente em ‘cabeças’ mecanizadas

O governo chinês foi criticado por usar sistemas de inteligência artificial e reconhecimento facial para rastrear e controlar os uigures, um grupo minoritário étnico. Entre 1 milhão e 3 milhões de uigures foram detidos pelo Partido Comunista Chinês em "campos de reeducação", segundo o Comitê de Relações Exteriores do Senado.

"A busca científica da biotecnologia e da inovação médica pode salvar vidas", disse a secretária de Comércio dos EUA, Gina M. Raimondo, em um comunicado à imprensa anunciando as sanções. "Infelizmente, a [República Popular da China] está optando por usar essas tecnologias para buscar o controle sobre seu povo e a repressão de membros de grupos minoritários étnicos e religiosos".

Fonte: https://www.businessinsider.com/