CIÊNCIA E TECNOLOGIA

O MetaHuman Creator permite que qualquer pessoa crie pessoas digitais realistas "em minutos"

creatorhu414/02/2021 - A empresa de software e jogos Epic Games criou um aplicativo que pode criar humanos virtuais realistas para jogos e filmes. Batizado de MetaHuman Creator, o aplicativo tem uma interface semelhante à do videogame The Sims que permite aos usuários selecionar entre uma variedade de rostos predefinidos. Eles podem então personalizar tudo, desde a protrusão dos lábios até a distância dos olhos, a tez da pele e os dentes, criando humanos com rugas realistas, capilares quebrados e cerdas individuais de barba por fazer.

O "ativo humano digital" final pode ser baixado e animado usando as ferramentas de captura de movimento da plataforma de criação 3D Unreal Engine da Epic Games para uso como personagem em videogames, filmes ou outras produções virtuais.

“Até agora, construir humanos digitais realistas tem sido um processo árduo que leva semanas ou meses e muito conhecimento técnico”, disse o diretor de tecnologia da Epic Games, Kim Libreri.

"É um empreendimento difícil e caro que tradicionalmente só foi alcançado por estúdios de desenvolvimento de jogos de grande sucesso", disse ele a Dezeen. "Quando trouxemos os especialistas da 3Lateral e Cubic Motion para a família Epic, nossa missão desde o primeiro disponível para o mundo e a ferramenta MetaHuman Creator é a realização dessa visão", continuou ele.

"O tempo de criação de um personagem digital de alta qualidade agora pode ser medido em minutos e horas, em vez de semanas ou meses."

A Epic Games, a empresa por trás do popular jogo multiplayer online Fortnite, já trabalhou com a startup de mapeamento facial Cubic Motion e 3Lateral para criar um duplo virtual de Andy Serkis que recita Shakespeare e um personagem chamado Siren baseado na atriz chinesa Bingjie Jiang. Mas com o novo aplicativo baseado em navegador, a Epic Games está disponibilizando tecnologia de animação de alto desempenho para criadores menores e independentes.

creatorhu3

“O MetaHuman Creator é construído com base em décadas de experiência na 3Lateral e na Cubic em como recriar todas as nuances de um ser humano”, explicou Libreri.

"Ele apaga muitas tarefas laboriosas associadas à criação de conteúdo CG tradicional, como modelagem de rostos, texturização de pele, adição de cabelo e assim por diante."

O aplicativo permite que os usuários escolham entre 18 tipos de corpo predefinidos diferentes, bem como uma variedade de opções de roupas e penteados usando o "sistema de cabelo baseado em fios" fotorrealista do Unreal Engine.

Leia também - Vitrola japonesa utiliza laser para ler discos de vinil

Essas informações podem ser baixadas com vários níveis de detalhes (LOD) via Quixel Bridge, um sistema de gerenciamento de desktop para modelos 3D de alta resolução.

Até agora, a Epic Games lançou dois personagens de amostra para permitir que os usuários experimentem o software antes de ser lançado oficialmente no final deste ano.

A gigante eletrônica sul-coreana Samsung criou anteriormente uma série de avatares realistas, chamados Neons, que são alimentados por inteligência artificial para agir como chatbots em forma humana.

creatorhu2

Designers emergentes, como Marcel/a Baltarete, formado no Royal College of Art, impulsionaram o uso da tecnologia de digitalização e animação 3D para um propósito mais terapêutico, explorando como isso pode ajudar aqueles que lutam contra a disforia de gênero e seu relacionamento com seu próprio corpo físico.

Fonte: https://www.dezeen.com/