CURIOSIDADES

Formiga Pote de mel

formigamelAs formigas são talvez os animais que melhor vivem a sua vida no planeta Terra, com melhores condições e em maior quantidade. O número de espécimes é gigante, assim como as espécies distintas que existem (actualmente contam-se cerca de 12,5 mil), distribuídas por todas as regiões do planeta, com a excepção das regiões polares. As formigas sobrevivem nesta enorme quantidade ao longo dos séculos e das mudanças devido a um factor muito importante, a sua organização. As sociedades compostas por formigas são organizadas de forma a haver divisão eficiente das tarefas e a cada tipo de tarefa corresponde uma formiga diferente.

Estes animais são o exemplo vivo que deveria ser seguido pela própria humanidade, trabalho feito com dedicação, organizado e com competência. Uma dessas espécies é denominada de Formiga Pote-de-Mel, o nome poderá ser estranho, mas se continuar a ler vai perceber exactamente porquê este nome.

Formigas-pote-de-mel são formigas obreiras especiais, que usam o próprio abdômen como reserva de alimento para todo o formigueiro permanecendo na maioria das vezes imóveis no teto do formigueiro. As espécies de formigas que criam esse grupo encontram-se nas regiões desérticas da África, América do Norte e Austrália. Nessas regiões são consideradas um petisco delicioso para os humanos nativos.

Estas formigas estão habitualmente em locais com climas quentes, nomeadamente nos desertos. Depois das chuvas, as plantas do deserto (aquelas que surgem apenas nos períodos chuvosos), produzem uma quantidade de néctar fora do vulgar, e estas formigas vivem como autênticos potes de mel, armazenando sem qualquer desperdício todo este alimento, para sobreviverem nos tempos secos. Algumas formigas são escolhidas para funcionarem como “reservatório”, e acumulam néctar de uma forma impressionante, até que não se consigam mexer, chegando por vezes a atingir a dimensão de uma uva. Depois de armazenado todo o néctar estas voltam para o formigueiro subterrâneo, e quando o alimento do deserto acabar, estas regurgitam o conteúdo armazenado e todas as outras formigas alimentam-se com o mel por estas armazenado.

Se ficou a pensar que depois destas alimentarem as outras companheiras morrem, está enganado. Pois depois de todo o conteúdo armazenado ser absorvido pelas companheiras, as formigas “reservatório”, voltam ao seu tamanho normal e estão prontas para mais uma etapa de colheita de néctar assim que possível. A escolha das formigas que irão servir de reservatório recai simplesmente pelas operárias que possuírem o corpo mais robusto, para que possam armazenar o máximo de néctar possível, suficiente para alimentar todas as outras companheiras.

Mais uma vez, as formigas mostram que a organização é essencial para sobreviverem em situações mais complicadas e de escassez de alimento. Estas conseguem facilmente relacionar-se com outras espécies, no entanto, como se encontram em maior quantidade em zonas desérticas, a relação com outras espécies não é muito normal, mas quando ocorre, ocorre sem qualquer tipo de problema.


Abdome Gigantesco

formigamel2


Basta uma rápida olhada para esta formiga que entendemos de imediato a razão para seu nome. Seu abdome gigantesco, está repleto de um caldo gosmento. Essas curiosas formigas vivem em locais áridos ou desérticos, onde a água é absolutamente escassa. Devido à essas restrições naturais, a formiga evoluiu para transportar sua própria água (pra ela e pra colônia) de modo que poderíamos dizer que a formiga é mesmo um pote de mel ambulante.

Após o período das chuvas, surge o néctar em pequenas plantas que, devido ao inóspito ambiente, tem vida muito curta. Então as formigas mais do que depressa, coletam todo este néctar, pois sabem que em breve as condições climáticas irão piorar. Algumas formigas da colônia são escolhidas e alimentadas com gigantescas doses de néctar, de modo que elas simplesmente viram esferas de comida, até ficarem do tamanho de uvas!

Então quando o tempo esquenta de vez e toda a vegetação morre, a água que havia já evaporou faz tempo, essas formigas se tornam verdadeiros supermercados para suas irmãs. Elas vão gradualmente vomitando o mel até esvaziar completamente.

 

formigamel3

 

Graças a esta engenhosa artimanha, elas sobrevivem ao mais rigoroso dos verões em lugares inóspitos da Terra. E também graças a isso elas são muito apreciadas por diversos animais, inclusive o ser humano.

Em função do tamanho que adquirem, essas formigas acabam presas no fundo do formigueiro a maior parte do tempo, pois elas atingem um tamanho tão grande que não conseguem passar pelos caminhos de tuneis estreitos que levam para fora da colônia. Então a vida dessa formiga se resumje a apenaas duas coisas. Ficar parada no alto do teto da câmara (pra não ocupar espaço no caminho) e esperar. Mas não é uma só. São centenas, talvez milhares delas.

ma outra razão para que elas fiquem no escuro e distante fundo do formigueiro é que como são uma grande fonte de energia, elas precisam ser protegidas a todo custo, pois representam a sobrevivência da espécie. É mais ou menos como a gente faz com barras de ouro.

Além disso, ficar no fundo do formigueiro ás mantém protegidas de animais que tentam escavar em busca delas. Outra curiosa característica deste animal é que ele muda de cor, sendo as mais comuns o verde, vermelho, amarelo, laranja e azul. No Brasil não existe dessa formiga, porque nosso clima é tropical e tem fartura de comida para formigas e outros bichos.

 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Formiga-pote-de-mel
            http://www.maisnatureza.com/animais/insectos/formigas-pote-de-mel/
            http://www.indoalemdoslimites.blogspot.com/