CURIOSIDADES

Rações Operacionais - O que diferentes exércitos servem aos soldados em campo

racaoex1Não importa o país, os soldados em todo o mundo precisam comer e muita coisa mudou na alimentação dos soldados nas últimas décadas. A comida enlatada, usada desde as grandes guerras mundiais, deu espaço a novas tecnologias e maneiras de preparar a refeição do militar. Cada país cria rações para seus soldados com base nas preferências alimentares nacionais e que tipo de tecnologia está disponível para eles.

O que há em comum entre essas refeições é que elas são embaladas para serem consumidas em qualquer lugar e de rápido e fácil preparo. Abaixo veremos algumas rações que são servidas em diferentes exércitos:

REINO UNIDO

racao runido

O pacote britânico contém marcas conhecidas do café, chá e uma mini garrafa de molho Tabasco. Os pratos principais incluem o favorito britânico, Chicken Tikka Masala (é um prato de pedaços de torradas ( tikka ) de frango com um molho picante. O molho é geralmente cremoso, temperada e de cor laranja), e um macarrão vegetariano. Há também carne de porco e feijão para o almoço, um monte de doces e lanches de trilha. Além de pacotes de Polos ( balas refrescantes com formatos de moedas e tem como característica marcante um buraco no meio)e, claro, muita saquinhos de chá.

Leia também - Ingleses se casam sobre Aviões de acrobacia em pleno vôo

ESTÔNIA

racao esto

O pacote de ração da Estônia inclui Stuffed peppers (prato que consiste de pimentas recheadas com carne picada e arroz), Chicken-meat Pâté (uma pasta feita de frango desfiado), peixes salgados e defumados (Arenque) e salsicha de fígado com batatas. Além disso, torradas e doces de baunilha como sobremesa. Para o almoço tem Muesli (pequeno-almoço com base em matérias- flocos de aveia e outros ingredientes, incluindo grãos, frescos ou frutas, sementes e nozes, misturado com leite, leite de soja, iogurte e / ou suco de frutas secas), um pouco de frutas e mel.

EUA

racao eua

A ração americana inclui amêndoas, bolo de sementes de papoula e de frutas vermelhas, Cidra de maçã com especiarias (bebida não-alcoólica quente nos EUA) e manteiga de amendoim e biscoitos compõem este pacote de refeição muito americano. A principal - massas com vegetais tem molho de tomate picante. Para preparar as rações basta adicionar água na embalagem e cozer num "fogareiro" que na verdade não emite fogo mas sim faz aquece a ração por intermédio de uma reação química.

FRANÇA

racao fra

A ração francesa é racionalizada porém bastante sofisticada. O pacote oferece aos soldados patê de veado,fejão seco e carne de pato, carne de porco ao estilo crioulo e um pudim de creme de chocolate. Há também um aquecedor descartável, um pouco de café e bebidas em pó, cereais para pequeno-almoço e doces de caramelo ao leite como sobremesa.

ITÁLIA

racao ita

O pacote de ração italiano contém um pequeno recipiente de bebida 40% alcoólica, um cappuccino em pó, biscoitos, e um fogão de campismo descartável para aquecer a refeição. Inclui também um macarrão e sopa de feijão, enlatados de peru e uma salada de arroz. A sobremesa é salada de frutas em conserva ou uma barra de mousse de chocolate.

CANADÁ

racao can

O pacote de ração canadense inclui patas de urso e xarope de bordo. Tem a opção de filé de salmão com molho toscano ou cuscuz vegetariano para a refeição principal. Há também os ingredientes de um sanduíche de manteiga de amendoim e geleia de framboesa no café da manhã.

ESPANHA

racao espa

O pacote de almoço espanhol tem latas de feijão verde com presunto, lula em óleo vegetal, e patê. Há também um sachê de sopa de legumes em pó, pêssego em calda para a sobremesa e biscoitos entregues para ir com a refeição no lugar de pão. Há um aquecedor descartável e comprimidos de vitamina C, glicose, purificação de água e para reidratação.

SINGAPURA

racao sin

Na ração de Singapura contém macarrão de galinha,cogumelo, manjericão, arroz, frango e leite de soja, a sobremesa é feijão-vermelho. Além disso, cada soldado de Cingapura recebe um pacote de "acessório", como parte de um pacote de ração de 24 horas, que inclui bebidas em lata, barras energéticas, bebidas isotônicas em pó, alimentos enlatados, macarrão instantâneo, biscoitos, "doces", chá instantâneo e café, papel de tecido, e blocos de aquecimento para preparar a ração.

Leia também - Empresa faz Osama Bin Laden em versão "lego"

DINAMARCA

racao din

O pacote dinamarquês tem tecnologia americana (o aquecedor sem chama), mas gostos britânicos. Há chá Earl Grey (nome dado a qualquer tipo de chá aromatizado com óleo essencial de bergamota. O tipo mais frequente de Earl Grey é à base de chá preto), feijão e bacon no molho de tomate, um biscoito de aveia dourada e pastilhas doces.

AUSTRÁLIA

racao aus

O pacote de ração australiano tem mais guloseimas pequenas do que qualquer um dos outros. A maior parte é embalada pelos militares, a partir de uma porção que eles chamam de "Ame isto ou Odeia-o" e Vegemite (pasta escura feita de extrato de levedura de cerveja) para biscoitos, sanduíche e um tubo de leite condensado.Também há uma colher com abridor de latas, queijo cheddar, almôndegas e massas de atum apimentada. Há doces e refrigerantes e dois pacotes da não apetitosa "ração de chocolate"

ALEMANHA

racao ale

O pacote de ração alemã contém várias saquetas de grapefruit (fruto parecido com a laranja) e suco em pó exótico para adicionar à água, biscoitos italianos, salsicha de fígado, pão de centeio, carne cozida temperada com verduras e batatas e para café da manhã cereja azeda e compota de damasco.

TAILÂNDIA

racao tai

Na Tailândia, a ração tem sopa de peixe, arroz de jasmim, carne apimentada com alho, pimenta em pó, molho de peixe, frutas secas e uma colher de plástico.

NOVA ZELÂNDIA

racao nova

A ração diária da Nova Zelândia inclui frango cremoso com batatas, curry de cordeiro ao estilo thai, biscoitos de chocolate, Marmite (extrato de levedura) e esponja.

Leia também - 10 Curiosidades sobre personagens famosos

LITUÂNIA

racao litu

A ração individual dos soldados da Lituânia inclui cozido de carne com cevada, bolachas de água e sal, amêndoas, geléia, bebida de cereja com vitaminas, chocolate, caldo de frango em pó, açúcar, lenços umedecidos, fósforos, combustível em tablete, aquecedores acionáveis por água, bandeja de papel e colher de plástico.

CHINA

racao chi

RÚSSIA

racao ru

BRASIL

racao bra

A ração operacional brasileira é uma composição de itens desidratados (refrescos, bebidas quentes), liofilizados (macarrão instantâneo, risotos), termoprocessados (comida esterilizada, cozida, pronta para consumo) e outros complementos industrializados, como doces e biscoitos. As Forças Armadas Brasileira têm optado, na atualidade, por rações operacionais de perfil tecnológico termoprocessado, alimento pronto para o consumo, cozido, esterilizado em embalagens flexíveis, chamadas em inglês de pouchs. Esse tipo de comida é preparada a uma temperatura em torno de 120°C. Quatro camadas da embalagem protegem o alimento de microorganismos, luz, calor e poeira. São quatro os tipos de ração de campanha. A de combate deve suprir as necessidades de um soldado por um período de 24 horas. É composta café, almoço, jantar e ceia.

Leia também - Beleza Adormecida

Já a de emergência destina-se para uma campanha de 12 horas, com duas refeições (café e almoço ou jantar e ceia). Já a ração de adestramento, para exercícios de instrução de até 6 horas, contém apenas uma refeição (almoço ou jantar). Também pode ser usada em situações de resgate ou calamidade pública. Todas as rações são acompanhas por um kit com acessórios para aquecimento – mini fogareiro, combustível e fósforo. A fim de garantir a variedade das Rações Operacionais, é previstos 10 (dez) cardápios para as rações R2, R3 e Ração de Adestramento, conforme segue: Cardápio 1 (C1) – Carne seca com abóbora; Cardápio 2 (C2) – Frango com legumes; Cardápio 3 (C3) – Strogonoff de carne bovina; Cardápio 4 (C4) - Strogonoff de frango; Cardápio 5 (C5) – Feijoada; Cardápio 6 (C6) – Picadinho de carne bovina ao molho; Cardápio 7 (C7) – Almôndegas ao molho; Cardápio 8 (C8) – Feijão branco com linguiça; Cardápio 9 (C9) – Carne bovina ao molho goulash; e Cardápio 10 (C10) – Cassoulet de frango.

Fonte: VIRALNOVA
           http://www.bbc.com
           https://minilua.com