10 coisas que a bicicleta pode fazer por sua saúde

    bici401As bicicletas estão na moda. Os governos municipais do sul do país promovem-nas como meio de transporte para evitar o trânsito e reduzir a poluição. Os psicólogos sugerem-nas como entretenimento e em pró da união familiar. E os profissionais de saúde recomendam pedalar para baixar de peso e tonificar o corpo. Eu adoro pedalar, há muitos anos que revezo a corrida com pedaladas noturnas após o serviço.

    O problema é que ultimamente as magrelas passaram também a ser visadas pelos amigos do alheio -uma boa bike de fibra de carbono pode alcançar os 15 mil reais-, por este motivo evito pedalar todas as noites e faço minhas trilhas no sábado de dia subindo a Serra Dona Francisca ou cruzando a zona rural. Há alguns anos, um médico, hoje amigo de pedaladas, me deu 10 razões para começar a subir em uma magrela sempre que possível, que repasso depois do pedalado salto:

    Andar de bicicleta regularmente reduz o risco de infarto em 50%.

    Reduz o colesterol LDL (o ruim).

    Adotando a postura adequada (com o torso ligeiramente inclinado para frente) e com os movimentos regulares da perna, fortalece-se a zona lombar e previne-se o aparecimento de hérnias de disco.

    Leia também - Aparelho para casa transforma resíduos orgânicos em gás de cozinha

    Estimulam-se os músculos das vértebras dorsais.

    75% do peso carrega-se sobre o assento, motivo pelo qual previne o impacto sobre os joelhos, que acontecem durante uma corrida. Por isso, se estiver acima do peso, é melhor, antes de correr ou caminhar, pedalar para perder peso e ganhar condicionamento físico.

    Estimula-se o sistema imunológico pois com cada pedalada os fagócitos (as células que comem bactérias) se mobilizam.

    Afasta o estresse já que o cérebro é oxigenado permitindo pensar com mais clareza.

    Estudos comprovaram que as pessoas que andam regularmente de bike sofrem menos doenças psicológicas e correm menor risco de depressão.

    Geram-se endorfinas (isto acontece com qualquer tipo de exercício), mas é um fato que andar de bicicleta nos torna muito mais feliz.

    A pedalada estimula a circulação, motivo pelo qual previne o aparecimento de varizes e estrias.

    Os benefícios de andar de bicicleta começam a surgir após 20 minutos de pedaladas (não precisam ser vigorosas, podem ser até mesmo suaves ao estilo passeio), motivo pelo qual os especialistas recomendam fazê-lo no mínimo 45 minutos por vez, 3 vezes por semana.

    Fonte: http://www.ndig.com.br/

    Translate

    ptenfrdeitrues

     

     

     Ajude a manter o site no ar.

     

    Curta O Arquivo no FacebookCurta O ARQUIVO no Facebook

    O Arquivo

    Sobre  |  Fale Conosco