LUGARES EXTRAORDINÁRIOS

Parque Vigeland, Noruega

parqu566O Parque Vigeland (Vigelandsanlegget) é uma área que fica situada no Parque Frogner, em Oslo, Noruega. Está localizado a 3 km do centro da cidade e cobre uma área de 320000 m2. É um local popular para exposições e atividades ao ar livre, como piqueniques e banho de sol. É constituído por 212 esculturas em bronze e granito da autoria do escultor norueguês Gustav Vigeland (1869-1943). As esculturas materializam inerências da existência humana,  como o trabalho, a ira, a maternidade, o sexo, a fraternidade e etc. Na entrada principal do parque existem quatro grandes portões, que dão acesso a uma ponte, um obelisco, uma fonte e uma área recreativa para crianças.

Leia também - Cristal River – a reserva dos peixes-boi da Flórida

Na saída principal existe a escultura de quatro velhos levantando uma criança, que segundo Vigeland, é um símbolo de eternidade. Na entrada principal do parque existem quatro grandes portões, que dão acesso a uma ponte, um obelisco, uma fonte e um playground. Na saída principal existe a escultura de quatro velhos levantando uma criança, que segundo Vigeland, é um símbolo de eternidade.

norupar2 norupar3

norupar4 norupar5

norupar8

 caráter humanista de Vigeland atinge seu ápice no obelisco de granito, com 20 metros de altura, localizado no centro do parque: são 121 figuras que concentram, em uma só obra, a sua visão da diversidade da vida. Nesta tal da era da informação, na qual tudo é por demais cartesiano, as esculturas de Vigeland nos volta para a importância do corpo, que em primeira instância é o que nos conecta ao mundo, a prova concreta de que estamos vivos. Circundando este monólito estão 36 grupos em granito representando o ciclo da vida: um homem e uma mulher sentam-se face a face com uma pequena criança entre eles; crianças brincam, homens e mulheres jovens sonham e se abraçam, entre outras cenas.

norupar9 norupar10

norupar11 norupar14

norupar16

Entre todas as estátuas, a mais emblemática, chamada menino com raiva, é a de maior interesse. Todos os visitantes querem uma foto do menino com raiva. Há quem diga que o modelo revoltou-se ao lhe forçarem ficar pelado. Gustav Vigeland, o seu escultor, trabalhou nele entre 1907 e 1942, um verdadeiro museu ao ar livre. Nasceu em 11 de Abril de 1869 e faleceu em 12 de Março de 1943 (73 anos) foi um escultor norueguês.

Leia também - Lago Karachai

Filho de camponeses foi pobre, mas uma criança de grande talento e conseguiu benfeitores podendo, então, ter seu próprio ‘atelier’, viajar, fazer exposições. Teve grande influência do trabalho do escultor francês Auguste Rodin visto por ele nas visitas ao estúdio do artista em Paris o que o impactou profundamente. O relacionamento entre o homem e a mulher sempre foi um tema recorrente nas suas obras.


Fonte: https://pt.wikipedia.org
           https://michelechristine.wordpress.com