PESSOAS ESPECIAIS

A história de Bruce Lee-Parte1

bruce1Bruce Lee (chinês: ???; pinyin: Li Zhènfán) (São Francisco, 27 de novembro de 1940 — Hong Kong, 20 de julho de 1973) foi um ator Sino-americano e um dos artistas marciais mais importantes do século XX, responsável pela popularização dos filmes de Hong Kong. É o criador do Jeet Kune Do e considerado um dos maiores lutadores de Artes Marciais de todos os tempos. Bruce Lee nasceu num hospital chinês em São Francisco, os nomes dos seus pais eram Lee Grace e Lee Hoi Chuen. Ele recebeu desde cedo educação e treino em Kung Fu em ...

Hong Kong. Devido à fama do seu pai como um actor de Ópera Chinesa, Lee teve a oportunidade de aparecer em diversos filmes chineses quando era criança. Iniciou o seu estudo em artes marciais aos 13 anos de idade com o Wing Chun. 

Leia também - Mahatma Gandhi

Porém, estudou diversos tipos de artes marciais ao longo de sua vida, vindo a fundar mais tarde a sua própia arte marcial, o Jeet Kune Do. Também aprendeu idiomas, como inglês e cantonês. Em 1958, Bruce Lee foi a Seattle para completar os seus estudos. Recebeu então diploma do Edison Technical School e também foi formado pela Universidade de Washington em filosofia. Foi na Universidade de Washington que ele conheceu sua futura esposa, Linda Emery, com quem se casou em 1964.

 

BRANDON

 

Lee teve uma filha, Shannon, e um filho, Brandon, morto tragicamente durante a produção de um filme. Embora tenha feito somente uma boa quantidade de filmes e shows de televisão, Bruce começou a tornar-se um ícone como a personificação do homem asiático que se torna a epítome do que muitos vêem como sendo a perfeição em artes marciais, agilidade e força. A maioria das pessoas que têm um conhecimento superficial sobre Bruce Lee acreditam que ele era apenas uma estrela de filmes de artes marciais. Mas isso segundo relatos de pessoas que conviveram com Lee é um grande engano. Bruce Lee era antes de tudo um excelente artista marcial, que se dedicava completamente no aperfeiçoamento de seu corpo, mente e técnicas. Desde que atingiu um bom nível no kung fu, (aos 16 anos de idade) e até sua morte prematura, venceu todas as lutas no qual foi desafiado.

abobrn

Bruce Lee morreu em Hong Kong no dia 20 de julho de 1973, aos 32 anos, apesar dos rumores que envolvem sua morte. Começaram a circular teorias de que ele havia sido envenenado pelas Tríades chinesas, enquanto outros acreditavam que um cabal secreto de mestres de artes marciais matou Lee por ter revelado muitos segredos e outras noticias envolvendo vingança e drogas. A verdade é que a autópsia comprovou que a morte de Bruce Lee foi causada por edema cerebral, um inchaço no cérebro, que ocasionou o AVC (Acidente Vascular Cerebral) devido a uma reação alérgica a um remédio (equagezic) tomado para aliviar uma dor de cabeça que estava sentindo.

Em 25 de julho de 1973, cerimónias funerais atraíram cerca de 30.000 fãs em Hong Kong. Em 30 de julho, foi realizada uma segunda cerimônia funeral, em Seattle, Estados Unidos, onde somente os amigos e parentes estiveram presentes. Bruce Lee foi enterrado no Cemitério Lake View.

Treino em artes marciais

Lee foi apresentado às artes marciais inicialmente pelo seu pai Lee Hoi Chuen, onde aprendeu os fundamentos do estilo Wu do Tai Chi Chuan.

Aprendeu Wing Chun dos 13 aos 18 anos com o famoso mestre Yip Man. No qual foi introduzido ao estilo pelo seu amigo William Cheung em 1954. Anos mais tarde, o próprio William Cheung disse que Bruce Lee evoluiu muito rápido no Wing Chun, ultrapassando em pouco tempo a habilidade de muitos alunos mais antigos.

Como muitas das escolas de artes marciais na época, os alunos eram ensinados por outros alunos mais graduados. Mas Yip Man começou a treinar Lee privativamente após alguns alunos recusarem-se a treina-lo, pois de sua mãe não era totalmente chinesa e a maioria dos chineses naquele tempo recusavam-se a ensinar artes marciais aos ocidentais e aos mestiços.

Leia também - Leonardo da Vinci

Lee parou de treinar Wing Chun com seu mestre quando mudou-se para os EUA. Após alguns anos, Lee voltou a China para convencer seu mestre a terminar o seu treino, mas por motivos ainda não totalmente esclarecidos, Yip Man negou-se a terminar de ensiná-lo e pediu que um outro aluno avançado terminasse o treino de Lee. Mas Lee declinou a oferta do seu mestre.

A partir dos 25 anos, Bruce Lee intensificou os seus treinos, utilizando ao máximo e até ultrapassando o potencial de seu corpo, muitas vezes causando algumas lesões. Como por exemplo, a lesão que teve na coluna, chegando a ficar paralítico por 6 meses até conseguir voltar a treinar.

Lee também treinou boxe ocidental e ganhou um campeonato de boxe em 1958 contra o três vezes campeão Gary Elms no terceiro round por KO. Bruce aprendeu também esgrima com seu irmão que tinha sido campeão na época. Todos esses conhecimentos adquiridos em diferentes estilos de artes marciais, mas com Wing Chun sempre predominante, fizeram com que Lee pudesse criar um sistema próprio de defesa, denominado por ele de Jeet Kune Do, The Way of the Intercepting Fist.

Jeet Kune Do

 

{youtube}JF_vh8RRXoU{/youtube}

 

Estilo sem formas fixas, o Jeet Kune Do foi um sistema de luta criado por Bruce Lee. Mais do que uma arte marcial, o Jeet Kune Do é uma síntese de seus próprios pensamentos e experiências sobre o combate. Em última instância, o Jeet Kune Do (O caminho que intercepta o punho/pé) não se resume a uma técnica, mas essencialmente a uma filosofia advinda principalmente da corrente Taoísta, com influências do Budismo Zen, e de Krishnamurti.

Carreira ativa

Devido às conexões de seu pai com a indústria do entretenimento, Bruce Lee foi um actor infantil em vários filmes de Hong Kong na década de 50.

Depois da graduação na Universidade de Washington com um Bachalerado de Artes em Filosofia, Bruce Lee foi para São Francisco e então Hollywood. Lee tornou-se uma estrela, como o Kato da série de televisão O Besouro Verde, que ficou no ar de 1966 a 1967 e, mais tarde, abriu a sua própria escola de Jeet Kune Do, estilo de arte marcial criada por ele.

Em 1971, sem conseguir encontrar actuações e esbarrando com o preconceito contra estereótipos de atores asiáticos, Lee retornou para Hong Kong com a sua família. Lá atuou em filmes de artes marcias, lucrando U$ 30.000,00 com os seus primeiros dois filmes produzidos por ele mesmo, concretizando sua fama.
Yuen Wah, um membro dos Seven Little Fortunes, e que mais tarde tornaria-se um ator conhecido por seus próprios méritos (notavelmente estrelando na versão 2005 de Kung Fu Hustle) era seu oponente de lutas em seus últimos filmes.

Um importante momento na carreira de Bruce Lee e Chuck Norris aconteceu em 1964 durante uma demonstração em Long Beach, California. O campeão de karaté cinturão negro foi introduzido por Lee, e tornou-se um dos oponentes de Lee no filme O vôo do Dragão, tendo como título original`The Way of Dragon´ e nos EUA `The Returns of dragon. A luta contra Chuck Norris no Coliseu é amplamente considerada como a melhor luta de artes marciais jamais filmada anteriormente.

Mas enquanto Bruce Lee e Chuck Norris eram publicamente amigos, contrariando o que muitos (incluindo Norris) consideravam, eles não eram amigos íntimos. Bruce Lee repetidamente humilhava Chuck Norris durante algumas sessões de mock sparring no salão principal do hotel no Campeonato Internacional de karatê de Long Beach em 1964. arte marcial dojo na luta. Norris estava ensinando a sua turma de Faixa Preta naquele momento. De acordo com uma testemunha, Lee fez Norris pegar o telefone e dizer na frente dos seus alunos que Bruce Lee era melhor lutador que ele. Mais tarde, Norris escreveu uma carta na sua defesa para Lee (a carta original está aos cuidados do aprendiz de Lee Dan Inosanto) - embora nem Chuck Norris nem Dan Inosanto tenham publicamente confirmado essa versão.

Nomes

• Lee recebeu o nome Lee Jun Fan, que em Cantonês literalmente significa avigore San Francisco, em homenagem ao nome em chinês de seu local de nascimento, San Francisco, Califórnia.

• No nascimento, Lee recebeu o nome em inglês Bruce da enfermeira do hospital.

• A mãe de Lee, mesmo com o pai de Lee longe numa turnê de ópera chinesa naquele momento, inicialmente deu-lhe um nome. Quando o pai retornou depois de alguns meses, o nome foi abandonado devido a um conflito com o nome de seu avô (na cultura chinesa era considerado um tabu dar a uma criança o nome que pertencera a de algum ancestral). Lee foi renomeado para Jun Fan.

• Lee recebera também outro nome durante sua infância, Sai Feng, literalmente Fênix Delgado, um nome típico feminino, usado normalmente para afastar a criança de maus espirítos.

Lutas oficiais

Ano Adversário Local Resultado

1955 William Cheung Hong Kong Exibição

1957 Wong Shun-Leung Hong Kong Exibição

1958 Pu Chang Hong Kong VENCEU KO no 2º round

1958 Yang Huang Hong Kong VENCEU KO no 1º round

1958 Lieh Lo         Hong Kong VENCEU KO no 1º round

1958 Shen Yuen Hong Kong VENCEU KO no 1º round

1958 Gary Elms Hong Kong VENCEU KO no 3º round

1960 Lutador de Rua Seattle, Washington VENCEU KO no 1º Round

1960 Lutador de Rua Seattle, Washington VENCEU

1962 (?)Uechi Seattle, Washington VENCEU

1963 (unknown) Hong Kong VENCEU

1964 Wong Jack-Man Oakland, California O resultado é controveso, há duvidas entre empate e vitória de Lee.

1973 (Lutador de Kung Fu)Hong Kong VENCEU KO com 30 segundos.

Nome artístico

O seu nome artístico foi Lee Siu Lung em Cantonês ou Li Xiao Long em Mandarim que literalmente significa Lee Pequeno Dragão, o nome foi dado por um diretor em 1950 de um filme cantonês no qual Lee atuou.

Filmografia

 

{youtube}AjDIiTz7gsU{/youtube}

Bruce Lee x Chuck Norris

 

• The Golden Boy (1940)
• Tears of San Francisco (1941)
• Golden Gate Girl (1941)
• The Beginning of a Boy (1946)
• The Birth of Mankind (1946)
• The Birth of Mankind (1946)
• Kid Cheung (1948)
• Boys on the Street (Garotos de Rua) (1948)
• Wealth Is Like a Dream (1948)
• Sai See in the Dream (1949)
• My Son, Ah Chung (The Kid) (1950)
• Infancy (The Birth of Mankind) (1951)
• Blame it on father (1953)
• In the Face of Demotion (1953)
• Qian wan ren jia (1953)
• Blame it on Father (1953)
• The Guiding Light (1953)
• An Orphan’s Tragedy (1955)
• A Mother’s Tears (1953)
• In the Face of Demolition (1953)
• Gu xing xue lei (1955)
• Gu er xing (1955)
• Love (1955)
• Love Part 2 (1955)
• We Owe it on our Children (1955)
• Love (1955)
• Too Late for Divorce (1956)
• Zha dian na fu (1956)
• Zao zhi dang cu wo bu jia (1956)
• The Thunderstorm (O Temporal) (1957)
• The Orphan (O Órfão) (1960)
• The Green Hornet (O Besouro Verde) (1966 e 1967) Série de TV - 29 episódios
• Ironside: Tagged for Murder (#1.7)” (1967)
• Batman (1968)
• Blondie: Pick on Someone Your Own Size (#1.13)” (1968)
• The Green Berets (1968)
• The Wrecking Crew (1969)
• Here Come the Brides: Marriage Chinese Style (#1.25) (1969)
• Marlowe (Detetive Marlowe em Ação) (1969)
• Walk in the Spring Rain (1970)
• The Pierre Berton Show: (1971-12-09)”
• Longstreet (1971)
• The Big Boss (Dragão Chinês) (1971)
• Fist of Fury (A Fúria do Dragão) (1971)
• The Way of the Dragon (O Vôo do Dragão) (1972)
• Qi lin zhang (Fist of Unicorn) (1973)
• Enter the Dragon (Operação Dragão) (1973)
• Game of Death (O Jogo da Morte) (1978)
• Game of Death II (O Jogo da Morte II) (1981)

 

{youtube}XFfbh3nuGKY{/youtube}

Luta Espetacular usando o Nunchaku: Bruce lee x Dan Inosanto (Grande mestre coreano)

 

Curiosidades  - • Em 1972, Bruce Lee começou os preparativos para o filme Game of Death. Um dado curioso é que algumas cenas com Dan Inosanto e com o verdadeiro Bruce Lee foram feitas num pagode de 5 andares, localizado no Nepal. • A idéia original de Bruce Lee para esse filme era a presença de um chefe em cada andar, até que, no último andar, Lee encontraria o chefe final. Bruce Lee filmou apenas um terço do que planejava para o filme, cenas de luta em sua maioria, mas morreu antes de concluir o filme. • Apesar de Bruce Lee constar como parte do elenco nos créditos de The Game of Death 2, ele nunca esteve envolvido directamente na produção do filme. Existem algumas cenas com o verdadeiro Lee, mas retiradas de outros filmes, Enter the Dragon e Fist of Fury, além de cenas de seu próprio funeral incluídas como o funeral de seu personagem, Billy Lo. • O ator Jackie Chan teve duas participações em filmes com Bruce Lee. Uma delas, no filme Fist of Fury, em que ele trabalha como duplo do chefe do Dojo japonês, sendo atirado com um pontapé pela janela. A outra foi para no filme Enter the Dragon, em que Chan aparece como um mero capanga tentando agarrar Bruce Lee, que se livra e parte-lhe o pescoço.

Leia também - Teresa Neumann

• Bruce Lee também actuou como actor coadjuvante na série Besouro Verde, como Kato, onde se destacou mais que o personagem principal.

• Foi a idéia de Bruce Lee a série Kung Fu, em que ele deveria ser a estrela, ficando decepcionado ao ser substituído por David Carradine.

• Muitos acreditam que o inchaço que o matou foi devido a uma alergia a haxixe, e não 'um remédio contra dor de cabeça', versão confirmada por um médico da família no documentário do DVD especial 'Operação Dragão'.

• Segundo sua esposa, Linda Lee, Bruce sempre considerou-se, em primeiro lugar, um artista marcial e depois um ator.

• Pesquisador sobre artes marciais, Lee dedicou sua vida à análise das teorias e práticas de sistemas de luta. Percebeu a ineficiência para combates reais dos floreios advindos das técnicas clássicas, que chamava de "desespero organizado". Segundo Lee, as técnicas clássicas de luta não estavam preparadas para situações reais de combate, preferindo abordagens mais diretas.

 

Filosofia

 

{youtube}84cmE9yK1wI{/youtube}

 

 

Ano do Dragão

Nascido a 27 de novembro de 1940, no ano e dia do Dragão, em São Francisco, Califórnia, Bruce Lee dedicou toda sua vida às artes marciais.

Foi de tudo um pouco: filósofo, mestre, lutador, ator. Foi o arco principal de ligação entre as artes marciais, reservadas exclusivamente para os asiáticos, e os povos do resto do mundo.

Filho de um ator da ópera chinesa, Li Hoi Chuen, que estava numa turnê pelos Estados Unidos, e também refugiado de Hong Kong pelo início da 2ª Guerra Mundial, com toda sua família, quando Bruce nasceu. Nasceu com o nome de Lee Jun Fan, mas foi apelidado por uma enfermeira de Bruce. No fim da turnê, ele e toda a família, voltaram para Hong Kong, local onde Bruce cresceu. Bruce era um garoto pequeno, mas muito briguento, sempre "entrando em frias" com outros garotos e até mesmo com gangues de Hong Kong.

Aos 13 anos, iniciou seus estudos de artes marciais de Kung Fu no estilo Ving Tsun (o nome deste estilo pode ser escrito de várias formas, como Wing Chun, Wing Tchun e Wing Tsun. Ving Tsun é o modo que estará escrito aqui, pois este é o modo oficial de Hong Kong), único estilo de Kung Fu criado por uma mulher, sob a supervisão do Mestre Yip Man, visando aliviar a insegurança pessoal que estava presente em sua vida, entre as brigas com gangues na cidade de Hong Kong. Aos 18 anos, foi para os Estados Unidos para se afastar das brigas entre as gangues chinesas e também estudar Filosofia na Universidade de Seatle - Washington. Também passou a trabalhar como garçom num restaurante de uma amiga da família, Ruby Chow, em Chinatown.

Passou a ser um mestre dentro do campus da faculdade, mesclando a arte marcial à filosofia. Foi daí que surgiram seus primeiros "alunos", que eram seus amigos. Ele não cobrava nada de ninguém e nunca o faria para amigos. Começaram a fazer, então, com que Bruce abrisse a sua própria academia de Kung Fu, e daí, poderia cobrar de seus alunos para se manter. Eis que em 1963, em paralelo com a faculdade, Bruce abre o "Lee Jun Fan Kung Fu Institute", sua própria academia, passando a dar aulas para seus amigos neste local.

Bruce Vive

Transcrito do "Jornal do Brasil" - 07/06/93 Los Angeles - Bruce Lee esta de novo na moda. A recente e misteriosa morte de seu filho, Brandon, e o lançamento de um filme biográfico de enorme sucesso fizeram o nome do mestre das artes marciais voltar as páginas dos jornais. A conseqüência e uma incrível corrida as videolocadoras em busca dos filmes realizados por Bruce, quase duas décadas após sua morte, em 1973, aos 32 anos.

A cadeia de videolocadoras Blockbuster, a maior do mundo, com 3200 lojas só nos Estados Unidos, viu suas dependências subitamente invadidas por novos fãs de Bruce. "Não temos como dar números, mas garanto que a procura aos filmes de Lee aumentou em proporções surpreendentes", diz Wally Knief, porta voz da empresa. Hussan Megara, gerente da cadeia Movies and More, calcula que o aluguel de vídeos de Bruce triplicou nas duas ultimas semanas.

O filme sobre a vida de Bruce Lee, "Dragão,a historia de Bruce Lee", já rendeu 35 milhões de dólares, um resultado excepcional para um filme estrelado em maio,época considerada péssima para qualquer lançamento, pois precede os filmes milionários do verão americano. Para o papel de Bruce Lee, o diretor Rob Cohen escalou o novato Jason Scott Lee (sem parentescos com Bruce). Jason foi submetido a intenso treinamento com Jerry Poteet, um ex-aluno de Bruce Lee. Depois de quase dois meses de treino e de ter vistos todos os filmes de Bruce, o ator se saiu supreendentemente bem.

Revistas especializadas em artes marciais, como KUNG FU MAGAZINE, elogiaram a semelhança física de Bruce e Jason, e garantiram que o mestre esta sendo representado com fidelidade. "No começo eu estava intimidado pelo papel, mas a pessoa que me ajudou a superar os temores foi Brandon Lee", disse Jason ao New York times. "Ele me disse que não conseguiria fazer o papel se eu tratasse Bruce Lee como um Deus.

Ele me disse que seu pai era um homem temperamental, raivoso,que se ofendia com a mediocridade e as vezes era impiedoso." Jason, um havaiano de 26 anos, filho de um motorista de ônibus em Honolulu, estava trabalhando como garçom e como entregador de uma loja de flores, antes de ser chamado para fazer o papel de Bruce Lee. "No instante em que ele entrou no meu escritório", disse o diretor Rob Cohen, "eu sabia que era a pessoa certa para o papel. Ele é atlético, gracioso, mas acima de tudo é um cara misterioso - você nunca sabe o que ele esta pensando. Bruce era assim." O filme é baseado no livro BRUCE LEE O HOMEM QUE SOMENTE EU CONHECI, escrito por sua viúva Linda Lee. "Algumas pessoas são como lâmpadas de 40 watts. Outras são como o sol. Bruce era como o sol." Mas, Bruce teve atenção especial com uma aluna: Linda Emery.

Sem muita demora, os dois passaram da amizade para um relacionamento sério. Mas houve a intervenção da mãe de Linda, pois na época, casais inter-raciais não eram bem aceitos nos Estados Unidos, por gerarem filhos mestiços, e também duvidava que Bruce pudesse dar à Linda uma vida estável. Isso fez com que Bruce trabalhasse muito, e se dedicou durante um grande tempo apenas às artes marciais, abrindo uma grande rede de franquias de sua academia, para que a mãe de Linda visse que ele seria capaz de tudo. Eis que em 17 de agosto de 64, Bruce e Linda se casaram. Se mudaram então para Oakland, Califórnia, onde continuou a dar aulas em outra de suas academias de Kung Fu.

bruce3

Eis que então foi defrontado por um grupo de mestres asiáticos de artes marciais, dizendo para ele que não deveria ensinar a arte marcial aos não-chineses, ou deveria enfrentar o melhor lutador deles. Como Bruce adorava desafios, ele aceitou. A luta demorou três minutos e ele fez com que o adversário, jogado no chão, dissesse "eu me rendo", em chinês. Vendo que deveria ter vencido em segundos, e não em minutos, passou a se dedicar muito mais a arte marcial do Kung Fu. Comemorando o nascimento de seu filho Brandon Bruce Lee, apenas uma semana depois, voltou para Hong Kong, pois seu pai havia falecido. Na volta, fez uma promessa para si mesmo, de que sua família se orgulhasse dele, passando assim a criar um estilo de Kung Fu próprio: o Jeet Kune Do. Tendo se apresentado num campeonato de artes marciais, fora escolhido por um grande diretor , dizendo ser o homem certo para protagonizar o papel principal na série de "Charlie Chan". Mas um outro projeto fez com que este fosse adiado. "Batman", com Adam West e Burt Ward, cancelou esta série de Charlie Chan, mas ele não foi deixado de lado. O diretor estava com outra idéia na mente: passar a série de rádio dos anos 30, "O Besouro Verde", para a tela da televisão, onde fez o fantástico papel do chofer que luta contra o crime ao lado de Besouro Verde, Kato. A série estreou nos EUA no dia 9 de setembro de 1966 e foi um grande estouro, principalmente pelo papel de Bruce.

Ele se esforçava para fazer com que suas cenas de luta fossem cada vez mais reais, tirando velocidade de seus movimentos, pois ele era muito rápido. Mas o programa não emplacou devido o grande sucesso de "Batman". Numa desesperada tentativa de fazer com que a série continuasse, foi feito um combate entre Kato e Robin, tendo a luta empatada ao final, para não entristecer os fãs de ambas as séries.

Leia também - Spartacus

Mas mesmo assim não teve jeito e o Besouro Verde saiu do ar uma temporada após o combate. O programa, que Bruce queria que fosse um "trampolim" para o sucesso, o trouxe de novo ao chão. A partir disto, Bruce teve de enfrentar novas dificuldades. Passou então a dar aulas particulares à domicílio, para personalidades famosas do meio artístico, como Lee Marvin, Chuck Norris e Steve McQueen, podendo custar o treinamento com o grande Mestre Bruce Lee até US$ 250,00 a hora. Mas seu aluno mais querido era seu filho, Brandon, e nesse meio tempo, veio ao mundo sua filha, Shannon Lee.

A garota teve o dom de poder acalmar Bruce. Bruce Lee era uma pessoa de carne e osso, como eu e você, e não um super-herói como parece. Numa manhã em 1970, levantando pesos, Bruce fraturou um importante nervo das costas, deixando impossibilitado de treinar por seis meses, tempo esse que ele teve para formular a parte filosófica de sua arte marcial, o Jeet Kune Do. Médicos de todo o centro de tratamento vieram dizendo a ele que nunca mais voltaria a treinar, mas Bruce fez de um obstáculo um ponto de apoio, para descobrir quais eram seus limites e medir a capacidade do corpo humano.

Dava 2000 socos por dia, 1000 chutes, corria 5 Km e pedalava mais 24 Km, para ver de que o seu corpo era capaz. Ao ficar totalmente recuperado, começou uma exaustiva rotina diária de exercícios. Partiu, então, para o estrelato. Não conseguindo lugar nas telas dos EUA, Bruce e sua família foram para Hong Kong, onde descobriu que seu sucesso em "Besouro Verde" foi alcançado ali, sendo a série conhecida por "Programa de Kato". Por sua fama, foi convidado a participar num projeto de três filmes do grande diretor chinês Raymond Chow, em que o primeiro se denominava "O Dragão Chinês" (The Big Boss - 1971). O público chinês era muito conhecido por deturpar o cinema, rasgar os assentos e quebrar tudo. Ao término do filme, Bruce e Linda, que estavam um ao lado do outro, viram que a platéia não se manifestava. Ambos pensaram: "Eles acharam um horror!", e logo foram saindo.

A platéia estava um pouco abobalhada pelo filme, e logo em seguida começou a aplaudir com grande entusiasmo. O filme bateu todos os récordes de bilheteria na China. Então Bruce iniciou uma grande e próspera carreira no cinema mundial. Seu próximo filme foi "Fúria do Dragão" (Fist of Fury - 1971) que quebrou os antigos recordes e o consagrou, além de artista marcial, como artista cinematográfico. Raymond Chow não concluiu outra proposta de acordo para mais filmes com Bruce. Bruce então conquistara a Ásia mas agora queria conquistar o mundo. Ele então voltou para a América, Hollywood. Mas sua fama de artista e também artista marcial não ajudaram muito contra os preconceitos de alguém de outra nacionalidade. Não aceitavam que num filme americano, o herói fosse um asiático.

Antes de voltar para Hong Kong, Bruce estava entretido num projeto de uma nova série com o diretor John Saxon, da Warner Bros. No princípio, esta série iria se chamar "O Guerreiro", mais tarde, tornara-se "Kung Fu", e em seu lugar colocaram um ator americano, o qual tiveram que maquiar muito para se parecer chinês e que não sabia nada de artes marciais, David Carradine. Tudo isso porque disseram que Bruce era "chinês demais" para o papel. Estando muito nervoso com isso, Bruce afirmou que isto era "racismo hollywoodiano", e centrou toda a sua atenção para um novo projeto seu: "O Vôo do Dragão" (The Way of the Dragon), em 1973, com Raymond Chow, e tendo se interessado muito pela cinematografia durante as filmagens de "Besouro Verde", Bruce supervisionou todos os aspectos do filme, tendo escrito, atuado, coreografado, tocou percussão na trilha sonora do filme e estreou como diretor de cinema.

Mas uma das melhores cenas é a do combate entre Bruce e seu ex-aluno Chuck Norris. Nessa cena ele mostra a necessidade de se adaptar à luta de acordo com o necessário. Ele começa perdendo, seguindo à arte marcial rigorosamente, mas logo começa a se mexer muito, a quicar no chão, deixando o oponente atordoado e o vence. Já ao final das filmagens, Bruce preparava novas cenas de luta para seu novo filme "O Jogo da Morte" (Game of Death - 1973/78), mas em pleno início da produção, Bruce recebeu um telefonema dos Estados Unidos, para protagonizar seu primeiro filme americano, "Operação Dragão" (Enter the Dragon - 1973). Com esse novo projeto em mãos, ele estava preparado para alcançar seu total sucesso, podendo ter tudo o que sempre sonhou.

Ele passava muito tempo treinando, treinando para um combate que nunca existiria; era um treinamento de sete dias por semana. Até que em 10 de maio de 1973, enquanto editava "Operação Dragão", ele sofreu um desmaio no estúdio, sendo levado às pressas para o hospital, onde não foi detectado nada. Após uma bateria de testes, ele se recuperou, terminou "Operação Dragão", e voltou para seu antigo projeto "Jogo da Morte". De volta ao antigo filme, Bruce estava trabalhando com a atriz chinesa Betty Ting Pei. Foi um dia a casa dela para discutir algumas cenas do filme e disse à ela estar com uma forte dor de cabeça. Ela lhe deu um remédio e ele se deitou. Algumas horas depois, Betty entrou em pânico por não conseguir acordá-lo e ligou para Raymond Chow.

Ele foi a sua casa e notou que Bruce estava muito pálido. Levaram-no para o hospital, onde Raymond ligou para dar a notícia a Linda: Bruce Lee, a lenda das artes marciais, havia morrido. Todos foram ao chão com a notícia, espalhando-se pelo mundo. Em seu sepultamento, foi homenageado por milhares de pessoas, e seu corpo foi levado para Seatle, onde ele e Linda se conheceram. Com apenas 32 anos, Bruce deixou uma esposa, dois filhos e um legado inigualável no mundo, tanto das artes marciais como das artes cinematográficas. Até hoje sua morte é discutida: muitos dizem que foi algum tipo de vingança entre as gangues de Hong Kong, ou até mesmo uma maldição dos mestres chineses por passar as artes marciais aos não-asiáticos.

Muitos também acham que foi vingança por ter feito muito sucesso. Mas sua morte foi comprovada por uma autópsia e resultou num edema cerebral, um inchaço no cérebro causado por uma reação alérgica ao remédio tomado na casa de Betty. Mesmo com a sua morte, foi continuado e concluído 5 anos depois "Jogo da Morte", que também não deixou de ser um grande sucesso. Com isso, seu legado foi deixado nas telas e tornou-se uma grande figura mundial. Também possibilitou que outros artistas seguissem seu caminho. Entre seus sucessores, estão Jackie Chan, Chuck Norris, Jean-Claude Van Dame e muitos outros, mas nenhum poderia ter tanto destaque como seu filho Brandon, este que teve uma carreira também próspera, mas em 31 de março de 1993, durante as gravações de "O Corvo", Brandon foi morto no set de filmagem por uma arma de festim indevidamente checada.

O filme continuou como em "Jogo da Morte", com dublês e efeitos especiais. Novamente, rumores sobre a morte de Bruce voltaram à discussão e novas teorias do porquê havia morrido voltaram à tona. Mesmo assim, ainda hoje, o nome Bruce Lee é mundialmente falado; revistas publicam artigos, vídeos são produzidos e até homepages são montadas em sua memória.Bons exemplos são essa page, com tudo o que existe nela, e um ótimo filme: "Dragão: a história de Bruce Lee", estrelando ?, o mesmo de "O Livro da Selva", no papel de Bruce Lee. Assista pois vale a pena!

PARTE 2