VERDADES INCONVENIENTES

Zeitgeist 2 (Addendum) - Parte 3

zeid40"O meu ome é Jacque Freco, sou designer industrial e engenheiro social. Estou muito interessado na sociedade e no desenvolvimento de um sistema que seja sustentável para todos. Primeiro de tudo, a palavra "corrupção" é uma invenção monetária, um comportamento aberrante, Comportamento esse que é destrutivo para o bem estar das pessoas. Estamos falando de comportamento humano, e o comportmento humano parece ser determinado pelo ambiente que o rodeia, por outras palavras, se fossemos criados por índios Seminole desde bebês, sem ter visto mais nada, esses seriam os seus valores. E isto aplica-se a nações, a pessoas.

Para famílias, tentam doutrinar as suas crianças para uma crença particular ao seu país, e fazem-nos sentir que fazem parte disso. E criam uma sociedade, a qual chamam de estabelecida. Estabelecem um ponto de vista funcional e perpetuar isso mesmo. Digamos que todas as sociedades são emergentes, não estabelecidas, e por isso combatem novas idéias, que possam inerfir com o estabelecimento.

Os governos tentam perpetuar aquilo que os mantém no poder. As pessoas não são eleitas para cargos políticos para mudar as coisas, são postas no cargo, para manter as coisas tal com são. Por isso, com se pode ver, a base da corrupção esta na nossa sociedade. Fique claro, todas as nações são corruptas basicamente porque defendem instituições existentes. Não pretendo defender, ou desvalorizar todas as nações, mas comunismo, socialismo, fascismo, o sistema de empresa-livre e todas as outras sub culturas são iguais. São todas basicamente corruptas."

Auto-preservação

A característica mais fundamental das nossas instituições sociais é a necessidade de auto-preservação. Mas quando existe a cooperação da religião ou governo. o maior interesse é presevar a própria instituição. Por exemplo, a ultima coisa que uma petrolífera quer, é a utilização de uma energia que esteja fora do seu controle, ja que isso a tornaria menos importante para a sociedade. Igualemente, a Guerra Fria e a queda da URSS foram na verdade uma forma de preservar a hegemonia global e econômica dos EUA.

Do mesmo modo as religiões condicionam as pessoas a sentirem-se culpadas por inclinações naturais, e cada uma afirma oferecer o único caminho paa o perdão e a salvação.

No coração dessa autopreservação institucional, esta o sistema monetário, pois o dinheiro é o que possibilita os meios de poder e sobrevivÊncia. Do mesmo modo que uma pessoa pobre se vê forçada a roubar para sobreviver, é uma tendência natural fazer o que for preciso para manter a lucratividade de uma instituição. Assim, fica naturalmente difícil que instituições baseadas em lucro mudem, porque isso ameaça não só a sobrevivência de grupos de pessoas, mas também o estilo de vida materialista associado aos poderosos. A necessidade paralisante de preservar as instituições, independentemente de seu impacto social, esta fortemente baseada na necessidade de dinheiro, ou lucro

Indústria

Jacque Fresco: "O que eu ganho com isso, é o que as pessoas pensam. Portanto se alguém ganha dinheiro vendendo um produto qualquer, natualmente irá combater quem trabalhar com outro produto que possa ameaçar sua instituição. Por isso, as pessoas não podem ser justas. E as pessoas não confiam umas nas outras. Alguém chega e nos diz: eu tenho a casa que vocÊ procura! Ele é um vendedor!Quando um médico diz: temos que retirar o seu rim, eu não sei se ele precisa pagar o seu iate ou se o meu rim realmente está doente. É dificil, num sistema monetário, confiar nas pessoas. Se vocÊ chegasse na minha loja e dissesse: este abajur é muito bom, mas o daquela loja é muito melhor", eu não duraria muito no mercado. Não daria certo. Se eu fosse ético, não daria certo. Então quando dizem que a "indústria preocupa-se com as pessoas", isto não é verdade! Iria sair-lhes muito caro serem éticos.

O sistema não foi projetado para servir ao bem estar das pessoas. Se ainda não entendeu isso, não haveria terceirização de empregos, se eles se importassem com as pessoas. A indústria não se importa com as pessoas, só contratam pessoas porque ainda não automatizaram tudo. Por isso não me falem d decência e ética; é nos muito caro e continuamos a nossa vida."

Empresa Livre

É importante destacar que independentemente do sistema social, seja ele facista, socialista, capitalista ou comunista, o mecanismo por tr´s de tudo isso ainda é dinheiro, trabalho e competição. A China comunista não é menos capitalista que os EUA. A única diferença é o grau de interferência do governo nas empresas. A realidade é o que o "Monetarismo", por assim dizer, é o mecanismo, que guia os interesses de todos os paises do planeta. A mais agressiva, e por isso dominante, variação do monetarismo é o sistema de empresa livre.

A perspectiva fundamental proposta pelos primeiros economistas do mercado livre, como Adam Smith, é que o interesse próprio e que a competição leva a prosperidade social, ja que o ato de competir cria incentivo, o que motiva as pessoas a perseverar. No entanto, o que não é dito, é que uma competição baseada na economia leva, inevitavelmente, a corrupção estratégica, dar poder aos mais ricos, estratificação social, paralisia tecnológica, abusos de trabalho e em último caso, uma forma disfarçada de governo ditatorial pela elite rica.

A palavra "corrupção" é normalmente definida como: perversão moral. Se uma companhia despeja lixo tóxico no oceano, para poupar dinheiro, a maioria das pessoas reconhece isto como "comportamento corrupto". De um modo mais sutil, quando o Walt-Mart se muda para uma cidade pequena e força as lojas mais pequenas a fecharam por não poderem competir, surge uma dúvida: afinal o que é que o Wal-Mart esta exatamente fazendo de errado? Porque eles se importariam com as organizações que destroem? Porém, mais discreto ainda, quando uma pessoa é despedida, porque novas máquinas foram criadas, e que podem fazer o trabalho por menos dinheiro, as pessoas tendem a aceitar isso como "As coiss são assim mesmo". Sem ver "corrupção humana" inerente a uma ação deste tipo. Porque o fato é: se depejar lixo tóxico, ter o monopólio empresarial ou desvalorizar a mão de obra, o motivo é o mesmo, LUCRO !

São apenas diferentes níveis do mesmo mecanismo de auto preservação, que coloca sempre o bem estar das pessoas DEPOIS do ganho monetário. Por isso, corrupção não é apenas um "produto" do monetarismo, é a sua própria base. E quando a maioria está consciente disto de uma forma ou de outra, continuarmos ingenuos em relação as consequencias que possa causar o fato de termos este mecanismo tão egoísta como guia, na sociedade.

Jacque Fresco: "Portanto, temos corrupção inerente. Estamos todos as escarificar-nos uns aos outros, e não podemos esperar decência numa coisa destas. Politicos...a sensaão de não saber quem eleger. Pensam em termos de democracia, o que não é possível numa economia baseada em dinheiro. Se temos dinheiro para publicitar a nossa posição que desejamos no governo, isso não é democracia. Dá vantagem apenas aos que podem pagar por isso. Por isso é sempre uma ditadura dos elitistas, os ricos financeiramente."

"Ou temos democracia neste pais ou temos uma enorme riqueza concentrada nas mãos de alguns, mas não podemos ter ambos." Louis Brandeis, Suprema Corte de Justiça

É curioso observar cmo personalidades, aparentemente desconhecidas, aparecem magicamente em cena como candidatos à presidência. E antes de nos darmos conta, deixam-nos de alguma forma condicionados a escolher entre um pequeno grupo de pessoas extremamente ricas que curiosamente tem a mesma perspectiva social. É obvio que é uma piada. As pessoas são colocadas no escrutínio porque já foram pré selecionadas como "aceitáveis" pela estrutura financeira estabelecida que realmente manda em tudo. Mesmo assim, os muitos que acreditam nesta ilusão de democracia, pensam: "Se aomenos podessemos colocar os nossos políticos honestos e éticos no poder", ficaram mais calmos.

Enquanto, esta idéia sobre o curso das coisas nos parece razoável na nossa perspectiva sobre o mundo, é infelizmente outra falácia. Ja que quando chegamos ao que realmente interessa, a instituição das políticas e os próprios políticos, não tem qualquer relevância no que toca a com o mundo e a sociedade funcionam.

Jacque Fresco: "Não são os políticos que podem resolver problemas, eles não tem capacidades técnicas. Eles não sabem como resolver problemas. Mesmo que fossem sinceros, eles não sabem como resolver problemas. São os técnicos que controem as fábricas de dessalinização, são os técnicos que nos dão eletricidade. Que nos dão veículos motorizados, que aquecem a nossa casa e arrefecem-na no verão. É a tecnologia que resolve problemas, nao a política. Os politicos não resolvem problemas porque não sáo treinados para o fazer."

Tecnologia

Hoje em dia, poucos param para pensar no que realmente pode melhorar as nossas vidas. É o dinheiro? Obviamente que não. Ninguém come dinheiro, ou coloca no tanque no carro para faze-lo andar. É a política? Tudo o que os políticos podem fazer é criar leis, estabelecer orçamentos, e declarar guerras. É a religião? Claro que não, a religião não cria mais nada senão consolo emocional intangível para aqueles que precisam.

A verdadeira dádiva que nós como humanos temos, que tem sido responsável por tudo o que melhorou as nosas vidas, é a tecnologia. O que é tecnologia? Tecnologia é um lapis, que permite alguém solidificar idéias num papel para partilha-las. Tecnologia é um automóvel, que premite alguém viajar mais rápido do que com os pés. Tecnologia é um par de óculos, que dá visão aqueles que precisam.

A tecnologia aplicada é simplesmente uma extensão dos atributos humanos, que reduz o esforço humano, libertando os humanos para um problema ou tarefa particula. Imaginem como as nossas vidas seriam hoje sem telefones, ou um forno, ou um computador ou um avião. Tudo na nossa casa, que tomamos por garantido, desde a campainha, a mesa, a uma máquina de lavar louça, é tecnologia, gerada pela criatividade científica de técnicos humanos. Não dinheiro, política ou religião. Isto são falsas instituições.

O Lucro

Jacque Fresco: "...e escrever o seu discurso é fantástico. Dizem, "escreve o teu discurso se queres que alguma coisa seja feita." Os homens de Washington deveriam estar na vanguarda da tecnologia. Na vanguarda de estudos humanos. Na vanguarda do crime. Todos os fatores que definem o comportamento humano. Não temos que escrever discursos. Que tipo de pessoas são eles para serem ditos para fazer esse trabalho? O futuro terá muitas dificuldades e a questão feita pelos políticos é: quanto custará o projeto? A questão não é "quanto vai custar". Temos os recursos? Hoje temos os recursos para poder alojar toda gente, contruir hospitais por todo o mundo, escolas por todo o mundo, o melhor equipamento nos laboratórios para ensinar e fazer pesquisa médica. Portanto, temos tudo, mas estamos num sistema monetário e num sistema monetário existe o lucro."

E qual é o mecanismo fundmetal que guia o sistema de lucro para além do interessem próprio? Qual é que exatamente mantém esta competitividade? Será a alta eficiência e sustentabilidade? Não, isso não faz parte dos seus objetivos. Nada do que é produzido na nossa sociedde baseada em lucro está sequer peto do que é sustentável ou eficiente. Se estivesse, não haveria uma indúsria automobiliística multi milionária todos os anos. Nem o tempo de vida da maioria dos aparelhos eletrônicos seria cerca menos de 3 meses, até se tornarem obsoletos.

É a abundância? Calro que não. A abundância, tal como com manda lei da oferta e da procura, é uma coisa negativa. Se uma companhia de diamantes encontra 10 vezes mais diamantes do que o normal durante a mineração, significa que a oferta de diamentes aumentou, o que significa que o custo e lucro por diamante desce. O fato é que, eficiência, sustentabilidade, e abundância são INIMIGOS DO LUCRO. Por outras palavras, é o mecanismo de escassez que aumenta o lucro.

Jacque Fresco: "O que é a escassez? É a base de manter os produtos com valor. Abrandar a produção de petróleo aumenta o seu preço. Manter a escassez de diamentes mantem o seu preço alto. Queimam diamantes n Mina de diamantes Kimberly. São feitos de carbono. Isso mantem o preço alto."

PARTE 4